sábado, 23 de agosto de 2014

(SUCESSÃO ESTADUAL) CID JOGA A TOALHA E ACEITA QUE DILMA E LULA NÃO PEDIRÃO VOTO PARA CAMILO

Foto do Jornal Diário do Nordeste
Vencido pelo cansaço, o Governador aceita neutralidade em relação à corrida governamental no Ceará, mas insiste no apoio ao candidato ao Senado Mauro Filho.

Após insistir junto à cúpula nacional do PT para que Dilma Rousseff e Lula viessem ao Ceará para alavancar a campanha de Camilo Santana (PT) ao Governo do Estado, Cid Gomes aceitou que a presidente e o ex-presidente têm acordos nacionais que os obrigam a manterem-se neutros em relação à corrida governamental cearense. 

Como o PMDB é, nacionalmente, o principal partido da base aliada de Dilma, tanto a presidente quanto o ex-presidente Lula acordaram com o presidente estadual do PMDB no Ceará, Eunício Oliveira, concorrente de Camilo na disputa pelo Abolição, que não viriam ao Estado pedir voto para o candidato petista. Ou, caso viessem, pediriam votos para os dois candidatos. O acordo deixou Eunício satisfeito, mas desagradou o governador cearense. 

A insatisfação de Cid ganhou destaque na mídia impressa nacional nessa semana. Entretanto, de acordo com a coluna do jornalista Ilimar Franco (O Globo) deste sábado (23), o governador entendeu que Dilma não deve vir ao Ceará, uma vez que já tem 63% das intenções de voto do eleitorado cearense. 

Apesar de ter “jogado a toalha” em relação ao apoio a Camilo Santana, Cid Gomes segue insistindo para que Dilma e Lula peçam voto, na TV, para o candidato ao Senado Mauro Filho (Pros), adversário do tucano Tasso Jereissati, que compõe chapa com Eunício. 

Fonte: CearaNews7

TREMOR DE TERRA VOLTA A SER REGISTRADO EM ALCÂNTARAS

Tremor veio como um eco sonoro, fraco e demorado. O evento foi sentido às 7:20 deste sábado

Apesar de menos frequentes em comparação a anos anteriores os tremores de terra continuam a acontecer em Alcântaras. O último abalo sísmico registrado pelo Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ( UFRN) aconteceu em 16 de julho passado as 21:50m com intensidade 2.1 graus e a cerca de 08km da sede do município.

Entretanto na manhã deste sábado, 23, pouco mais um mês depois, novos abalos voltaram a sacudir a região. Conforme apurado, os dois tremores sentidos pela população aconteceram por volta das 7:20 m da manhã, porém ainda não tiveram zona epicentral e magnitude revelada pela RSisne/Labsis. 

O tremo ocorrida na manhã deste sábado, foi considerado fraco pela população, porém com som bastante demorado.

Com informações Francisco Freire (Portal Jovem)

(SEGURANÇA) 11 CIDADES RECEBEM VIATURAS PARA O PRÓ-CIDADANIA

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), realizou na manhã desta sexta-feira, no Palácio da Abolição, sede do Governo, a entrega de novas viaturas a serem utilizadas no Programa de Proteção à Cidadania (Pró-Cidadania).

Na ocasião foram entregues 11 viaturas que servirão no desenvolvimento de ações de prevenção à violência, à criminalidade e a danos a pessoas e ao patrimônio público em todo o Estado. As cidades contempladas são Bela Cruz, Croatá, Cruz, Jucás, Martinópole, Mombaça, Quixeré, Salitre, Santana do Acaraú, São Benedito e Varjota.

Pró-Cidadania

O Programa é uma estratégia organizacional que viabiliza uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios cearenses que possuam população inferior a 50 mil habitantes. A iniciativa possibilita a seleção, capacitação, contratação e pagamento de agentes de cidadania para atuarem de forma cooperativa com as autoridades estaduais e municipais nas ações de segurança. O programa tem o objetivo de incentivar a criação ou a ampliação da guarda municipal nos municípios até o fim da vigência do convênio firmados entre os municípios e a SSPDS.

Fonte: Informações do Site Ceará Agora

(MEIO AMBIENTE) GOVERNO PUBLICA INSTRUÇÃO NORMATIVA PARA CRIAR UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

O Governo do Ceará, agora, tem um procedimento padrão para nortear a criação das Unidades de Conservação. Foi publicada no Diário Oficial, em 20 de agosto último, a Instrução Normativa n°01/2014. 

O proprietário interessado em ter seu imóvel, integral ou parcialmente, transformado em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), deverá, no âmbito estadual, encaminhar requerimento ao Conselho de Politicas e Gestão do Meio Ambiente -Conpam, solicitando a criação da RPPN, como regulamenta o Decreto Estadual nº 31.255 de 26/06/2013.

As UCs são criadas por ato do poder público federal, estadual ou municipal. A criação deve ser precedida de estudos técnicos e de consulta pública, ocasião em que a população local pode participar na identificação da localização, dimensão e dos limites mais adequados. A consulta pública é obrigatória, exceto para a criação de UC nas categorias Estação Ecológica e Reserva Biológica.

Para mais informações sobre os procedimentos de criação de Unidades de Conservação acesse os links, abaixo:

- Lei n° 9.985, de 18 de julho de 2000, que regulamenta o art. 225, § 1° , incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências.
- Decreto nº 4.340, de 22 de agosto de 2002, que regulamenta artigos da Lei no 9.985, de 18 de julho de 2000, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - SNUC, e dá outras providências.

- Lei Estadual n° 14.390, de 07 de julho de 2009, que institui o Sistema Estadual de Unidades de Conservação do Ceará – SEUC, e dá outras providências.
- Instrução Normativa n° 01/2014 de 24 de julho de 2014, que disciplina as diretrizes, normas e procedimentos para a criação de Unidade de Conservação do Estado do Ceará.
- Decreto Estadual nº 31.255 de 26 de junho de 2013, que dispõe sobre a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) como Unidade de Conservação da Natureza no Território do Estado do Ceará, estabelece critérios e procedimentos administrativos para a sua criação, estímulos e incentivos para a sua implementação, institui o Programa Estadual de Apoio às Reservas Particulares do Patrimônio Natural, e dá outras providências.

Da Assessoria de Comunicação do Conpam

(MORADORES PREOCUPADOS) A NOVA IGREJA MATRIZ DE ALCÂNTARAS, E SUAS NOVAS RACHADURAS

Apesar das constantes rachaduras, estrutura na nova Matriz não está comprometida
Alguém lembra dos motivos da demolição da Antiga igreja Matriz de Alcântaras? Pois é, elas voltaram.

Demolida a antiga  totalmente construída uma nova, pelo jeito as rachaduras deverão ser uma pertubação mesmo na moderníssima Igreja Matriz da cidade. O fato tem chamado a atenção e preocupado alguns moradores. Deste de que construído o novo templo, também não é a primeira vez que elas aparecem, e também sua estrutura não está comprometida, garante especialistas em construção civil. Más, ou seja, assim como a velha construção, a nova também não irá cair facilmente, a diferença é que; as rachaduras da velha eram motivos para mostrar, e as da nova há motivos para não mostrar.

Que é algo/fato curioso. É!
Rachaduras como esta, e sem os devidos laudos técnicos dos orgáos competentes, foram usados como pretexto para demolição da antiga Matriz

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

JUSTIÇA BLOQUEIA BENS DO EX-PREFEITO DE GUARACIABA DO NORTE

A Justiça deferiu o pedido do Ministério Público do Estado do Ceará e bloqueou os bens do ex-prefeito de Guaraciaba do Norte Egberto Martins Farias; da servidora pública Maria Naíde Galvão Martins; da atual secretária de Educação, Maria Adriana Rodrigues; e do atual secretário-adjunto de Governo, João Jackson Pereira Costa. Eles são acusados de improbidade administrativa. A decisão foi assinada no último dia 13 pelo juiz Carlos Henrique Neves Gondim e atende à Ação Civil Pública proposta pelo promotor de Justiça Ítalo Souza Braga. 

O grupo é acusado da prática da venda de bens imóveis sem o procedimento licitatório para favorecimento pessoal dos alienantes. A compra do terreno serviria de garagem de transporte escolar e de outros veículos da Prefeitura. Segundo a Lei de Licitações, para que haja dispensa de licitação na compra de imóvel, é imprescindível que a necessidade de instalação e localização condicione a escolha, o que não parece ser o caso.

Com isso, a Justiça decretou a indisponibilidade de bens dos requeridos até o limite de R$ 159 mil, devendo ser expedidos ofícios ao Detran para que sejam bloqueados todos os veículos constantes em nome de qualquer dos requeridos; cartórios de registro de imóveis; e Junta Comercial.

Fonte: Ascom MP/CE

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

PRAZO PARA SOLICITAR VOTO EM TRÂNSITO TERMINA HOJE

O prazo para o eleitor que pretende votar fora de sua cidade nos dias 5 e 26 de outubro, primeiro e segundo turno das eleições, fazer o pedido à Justiça Eleitoral termina hoje (21). O voto em trânsito permite que o eleitor vá às urnas em municípios com mais de 200 mil eleitores, mas só para escolher o presidente da República.

De acordo com balanço parcial divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Justiça Eleitoral já recebeu 48,7 mil pedidos de voto em trânsito para o primeiro turno e 45 mil para o segundo. A maioria dos pedidos foi feita em São Paulo, maior colégio eleitoral do país. Foram 14 mil  e 13 mil para o primeiro e o segundo turnos, respectivamente. 

Para estar apto a votar em outra cidade, o eleitor deverá procurar o Cartório Eleitoral, indicando onde estará no dia da votação. Para fazer o pedido, é preciso levar um documento oficial com foto. Após o cadastramento, o cidadão fica impedido de votar na seção de origem, mas poderá pedir o cancelamento até o fim do prazo.

De acordo com o TSE, 86 cidades terão voto em trânsito. A lista das cidades pode ser verificada na página do tribunal na internet .

Da Agência Brasil

APRECE DISPONIBILIZA PROPOSTA DE LEI PARA A UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DO PAC2

A Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) elaborou uma proposta de Lei Municipal com o objetivo de oferecer parâmetros por meio dos quais os municípios beneficiados com o PAC2 possam se planejar, executar e monitorar obras, serviços e benfeitorias realizadas com a utilização dos referidos equipamentos. 

A proposta atende à Portaria MDA n° 30, de 23 de abril de 2014, referente à utilização dos equipamentos doados aos municípios no âmbito do Programa.

Várias prefeituras contribuíram para aprimorar a minuta de lei, propondo alterações e sugestões ao texto inicial encaminhado no mês de julho. “Considerando a importância de regular a utilização destes equipamentos assim como a necessidade de disponibilizar informações à sociedade quanto à utilização dos mesmos, gostaríamos de agradecer a todos os gestores e técnicos que colaboraram com nossa proposta”, afirmou o presidente em exercício da Aprece, Expedito José do Nascimento.

A entidade está encaminhando aos municípios associados a versão definitiva da Minuta de Lei. A orientação é para que cada gestor adapte o texto da lei à realidade do seu município e em seguida encaminhe o projeto de Lei para apreciação da Câmara Municipal de Vereadores.

Fonte: Site Ceará Agora

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

LEVANTAMENTO DA COGERH, 107 AÇUDES DO CEARÁ ESTÃO COM MENOS DE 30% DE ÁGUA ARMAZENADA

Foto arquivo: Açude Várzea do Boi, em Tauá, com 0,52%
Castanhão chegou ao menor volume dos últimos 10 anos.

O volume de armazenamento dos açudes do Ceará está em situação preocupante. Dos 149 reservatórios acompanhados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), 107 estão com volume abaixo de 30% e apenas o Açude do Gavião, em Pacatuba, possui armazenamento acima dos 90%.

Também motivo de preocupação, o Açude Castanhão chegou, nesta quarta-feira (20), aos 34,75% do volume de água armazenado. O índice é ainda menor do que o registrado em julho (37%) quando o reservatório atingiu o menor volume de armazenamento em 10 anos. 

O Castanhão está com 2,3 bilhões de m³ dos 6,7 bilhões de m³ que o reservatório pode armazenar. O açude é responsável pelo abastecimento de água de Fortaleza, Região Metropolitana, Complexo Portuário do Pecém e distritos do Eixão das Águas. 

11 açudes com menos de 1% da capacidade

No Interior do Estado, 11 reservatórios estão com menos de 1% de água armazenada. Conforme os dados, a situação é crítica nos açudes das cidades de Caridade, Irauçuba e Curu que estão com 0% do volume. 

Em Tauá, três açudes se encontram com volume crítico de abastecimento. O Forquilha II tem 0% de volume de água armazenada, o Várzea do Boi está com 0,52% e o Trici com apenas 0,24%. 

Outros 10 açudes estão com volume entre 1 e 2%. Esse é o caso dos reservatórios de Penedo, em Maranguape, com 1,24%, Flor do Campo, em Novo Oriente, com 1,97%, Patos, em Sobral, com 1,72%, Salão, em Canindé, com 1,27%.

Diário do Nordeste Online

PRIMEIRA PARCELA GARANTIA SAFRA É LIBERADO A APENAS 15% DOS MUNICÍPIOS CADASTRADOS

Foto: José Leomar

Quem se cadastrou e primeiro comprovou a perda de mais de 50% da lavoura dispõe do recurso desde o dia 18. No Ceará, milho, feijão e mandioca estão entre as principais culturas atingidas.


Fortaleza. Desde a última segunda-feira, agricultores de somente 28 municípios cearenses recebem a primeira parcela do Garantia Safra relativo ao período 2013/2014. Representa apenas 15,5% do total de 181 municípios que aderiram ao seguro para este ano. Em miúdos, quem cedo madrugou recebe a parcela primeiro. De todos os cadastrados no seguro federal, apenas 85 comunicaram ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) perdas iguais ou superiores a 50% da lavoura, por causa da seca. A conta ficou menor quando se considera os municípios que enviaram os laudos técnicos em tempo hábil, para avaliação e liberação do Ministério.

A primeira parcela, de R$ 170, está liberada desde o último dia 18. No total, serão R$ 850 liberados até o fim do ano para os agricultores com grandes perdas por conta da falta de chuvas, já no terceiro ano consecutivo de seca. O número de parcelas e, portanto, o valor, pode aumentar caso haja liberação de parcela extra, como já ocorreu no seguro referente ao período 2013/2014.

Os outros 57 municípios que comunicaram perdas acima da metade da produção estão na expectativa para receber a primeira parcela em setembro. Para Antônio Amorim, secretário estadual do Desenvolvimento Agrário, é normal que nem todos os municípios aptos recebam logo, mas admite que o principal critério é mesmo a pontualidade para envio dos laudos técnicos de perdas e, assim, inclusão dos municípios dentro do sistema nacional do Garantia Safra.

O seguro garante renda mínima para a sobrevivência de agricultores de localidades atingidas pela situação de emergência por conta da seca. Cada beneficiário recebe R$ 170 referente à primeira de cinco parcelas, a serem pagas mensalmente até dezembro. A relação dos municípios foi divulgada no último dia 14 de agosto no Diário Oficial da União (DOU), destacando um total de 259 municípios nos Estados de Paraíba (15), Bahia (123), Ceará (28), Minas Gerais (73) e Pernambuco (20).

Beneficiados

Para receber, o agricultor deve comparecer ao banco na mesma data em que ele já recebe os demais benefícios sociais pagos pela Caixa Econômica Federal. No Ceará, são 54.417 beneficiários de 28 municípios, os primeiros aptos a receber a parcela de R$ 170: Aiuaba, Alto Santo, Antonina do Norte, Banabuiú, Carnaubal, Ibaretama, Icapuí, Independência, Ipu, Irauçuba, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Milhã, Monsenhor Tabosa, Pedra Branca, Pentecoste, Quixeré, Russas, Salitre, São João do Jaguaribe, Sobral, Solonópole, Ti a n g u á, Umirim e Viçosa do Ceará.

Matéria completa no Jornal Diário do Nordeste

terça-feira, 19 de agosto de 2014

PREFEITURA DE SOBRAL DIVULGA EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA A ESTAÇÃO DA JUVENTUDE

A Prefeitura de Sobral divulgou Edital de Seleção Pública de contratação para os cargos de Coordenador-adjunto (1 vaga) e Assistente (2 vagas) para o Programa Estação da Juventude. Para participar da seleção é necessário ter curso de nível superior em Serviço Social, Psicologia ou Pedagogia.

As inscrições devem ser feitas de 18 a 22 de agosto na Coordenadoria de Juventude da Prefeitura de Sobral, ao lado do Museu do Eclipse, na Praça do Patrocínio. Os interessados devem apresentar Ficha de Inscrição preenchida, e cópia dos seguintes documentos: Identidade, CPF, comprovante de residência, Título de Eleitor, comprovante de quitação das obrigações eleitorais, certificado de reservista (para o sexo masculino), Diploma de Conclusão do Ensino Superior, Histórico e Currículo (conforme anexo IV do Edital).

A seleção será realizada em três etapas: prova dissertativa (28/08/2014), entrevista (05 e 08/09/2014) e prova de títulos (10/09/2014). O resultado final será divulgado no dia 16 de setembro.

Veja o Edital completo: clicando AQUI.

Informações Veríssimo Barroso 088-97145184 ou 088-94444291

POR ENQUANTO NADA DE ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS

Se depender do atual Presidente da Câmara Municipal de Alcântaras, o vereador Manoel Albuquerque, eleição para a mesa diretora da Câmara Municipal, neste momento, NEM PENSAR!

O projeto de antecipação da escolha do novo presidente do Legislativo, até que estava na lista para apreciação, mas sem explicação fundamentada foi retirada da pauta mesmo tendo o parecer favorável da comissão responsável.

Atualmente, Manoel - PROS não reúne as condições necessárias para ser reeleito, puxou o vereador José Cunha Freire (Zé Rolinha), mas perdeu a simpatia do vereador Reges do Bomfim - PMDB que vota com a outra chapa liderada pela vereadora Cleuvilândia - PT, ou seja, não possui a maioria dos votos

Pelo jeito, dá a entender que vereador ainda sonha com a permanência na presidencia

"CLIMA PESADO" NA ÚLTIMA SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS

Vereador Rogério Angelo (Gago)
Alcântaras: Vereador Rogério Gago: o salário da câmara é uma miséria, é amaldiçoado e não vale o diabo!

Desde quando começou o  segundo período legislativo da câmara de Alcântaras que alguns vereadores vem se alfinetando na tribuna. Na última sessão de sexta-feira (15), o vereador Rogério Gago ao usar a tribuna foi logo referindo-se a vereadora Cleuvilândia.

 Disse: "o meu nepotismo a justiça toma de conta, até porque o promotor mandou me intimar o que Eu, tinha de nepotismo e mandei  o que realmente tinha uma irmã empregada, agora o problema não é meu,é da justiça. Lembre-se o que manda na justiça é documento. Bote na sua cabeça a senhora está muito alterada, e talvez desequilibrada. A senhora me acusa de um tal dossiê,  não seu nem o que diabo é isto, traga testemunha que Eu, nunca disse uma coisa dessa não.

 Eu, não vou brigar não, vou brigar é com água para o povo da Bela Vista, Maia e até porque você  foi votada lá e nunca mais voltou. nunca disse que você está ganhando dinheiro, ou não, pois não me meto na sua vida pessoal. Eu, ganho meu dinheiro trabalhando, pois tenho meu caminhão é com ele que eu ganho dinheiro, Eu tenho meu ganha pão, pois se Eu fosse ganhar esse dinheiro miserável dessa câmara aqui, já tinha morrido de fome a muito tempo, pois não é salário é uma miséria, além de ser miséria é amaldiçoado não vale o diabo." - Ressaltou Rogério Gago

Fonte: Blog Luís Carlos Silva (Andarilho da Notícia)

(EDUCAÇÃO) CANDIDATOS PODEM SE INSCREVER PARA VAGAS NÃO PREENCHIDAS NO PROUNI

Começaram nesta segunda-feira (18) as inscrições para as vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos, da edição do segundo semestre. O candidato deve manifestar interesse pela internet, na página do ProUni (clique AQUI). Esse procedimento é novo e as regras foram publicadas pelo Ministério da Educação na sexta-feira (15).
                                 
Podem participar os candidatos que se inscreveram, em todas as opções, em cursos cujas turmas não foram formadas, e os professores da rede pública que estiverem exercendo o magistério da educação básica.

Os prazos de inscrição variam conforme a situação do candidato. Vai até 7 de setembro para o estudante não matriculado no curso da instituição de educação superior em que deseja se inscrever para a bolsa remanescente ou, até o dia 1 ° de dezembro, para o aluno já matriculado.

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais nas instituições privadas de ensino superior. As integrais são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar até três salários mínimos por pessoa.

Da Agência Brasil

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

TININHO MARCA E GUARANY VENCE REMO EM BRAGANÇA

Tininho comemora seu primeiro gol na Série D. Remo 0 x 1 Guarany de Sobral.

Mais uma vez o Cacique do Vale saiu de campo com três pontos. Depois de derrotar o Interporto pelo Brasileiro e o Crateús pela Fares Lopes, o time comandado por Maurílio venceu novamente, desta vez fora de casa e assumiu a liderança do Grupo 2 da Série D.

A superioridade do rival no primeiro tempo não acanhou o Guarany que soube aproveitar os erros do adversário e chegou ao gol aos 38 minutos. Tininho dominou e chutou de fora da área, o goleiro Maycki tentou defender mas a bola foi parar no fundo das redes. Daí em diante o jogo se equilibrou e a etapa inicial terminou em 1 a 0.

Sem alterações, o bugre retornou para o segundo tempo determinado em busca do resultado. Durante a etapa complementar Maurílio colocou em campo Douglas, Matheus Leoni e André Nunes nos lugares de Thiaguinho, Sadrak e Dudu respectivamente. Mesmo com poucas chances de gol, a equipe sobralense se defendeu bem e saiu de Bragança/PA com o triunfo.

Agora o Cacique do Vale soma seis pontos na tabela de classificação, chegando à primeira posição do grupo com duas vitórias. O próximo confronto pela Série D acontece no domingo (24), no Junco, contra o Remo-PA, abrindo os jogos de volta da fase classificatória. Antes disso, também em Sobral, o Guarany entra em campo para encarar o São Benedito, quarta (20), pela Taça Fares Lopes.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Guarany (Edinardo Abreu, foto e texto) 

domingo, 17 de agosto de 2014

(VESTIBULAR) NÃO PERCA A OPORTUNIDADE DE FAZER UM CURSO SUPERIOR EM ALCÂNTARAS

Começa em Setembro o processo seletivo para os cursos de Graduação em HISTÓRIA e PEDAGOGIA em Alcântaras.

As inscrições podem ser feitas diretamente no site http://ivaeduca.com.br/ou com Milvane pelos Telefones (88) 9238-2160 ou 8861-3605. Garanta seu futuro em um Instituto qualificado e parceiro oficial da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.


Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores