sábado, 13 de março de 2010

SOBRAL CONSOLIDA SUA ÁREA DE INFLUÊNCIA, SEGUNDO O IBGE


A cidade de Sobral, juntamente com Juazeiro do Norte, no Sul do Ceará, subiu um nível na escala de influência e hierarquia nas cidades brasileiras. Sobral agora faz parte do seleto grupo de 70 cidades em todo o Brasil que compõe a categoria "Capital Regional", com área de abrangência de 162 elementos.


Segundo o IBGE, na nova hierarquia das cidades, Fortaleza, que é metrópole, amplia sua área de influencia direta até as extensões de Teresina, capital do Piauí e São Luís do Maranhão, e reassume a rede de Juazeiro do Norte, que fazia parte de São Paulo, que por sua vez, perdeu áreas tambem para Curitiba e Brasília.


São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília são as três únicas Grandes Metrópoles Nacionais, ao mesmo tempo que o Rio e São Paulo fazem parte das chamadas Cidades Globais, com área de influência que extrapola as fronteiras do país.


Juazeiro do Norte e Sobral

O Ceará possui uma Metrópole, Fortaleza e duas Capitais Regionais: Sobral, no norte e Juazeiro, no sul do Estado.


Exercendo forte influência sobre grandes áreas, as duas cidades interioranas faziam parte da categoria Centros Regionais, juntamente com Crato e Parnaíba, no Piauí.


No novo estudo do IBGE, a promoção das cidades cearenses deve-se a forte concentração de bens e serviços oferecidos pelas duas cidades cearenses, que subiram para o nível 2 na hierarquia nacional. Crato por sua vez desceu para o nível Centro Subregional A, onde tambem se encontram Iguatu, Quixadá, Crateús e Itapipoca. No entanto, na área de influência macro, Crato, Juazeiro e Barbalha são vistas como centros integrados Capital Regional C.


Juazeiro é capital regional de 27 cidades do Cariri cearense, 5 de Pernambuco e 1 (uma) da Paraíba. Maior cidade do Interior, com população estimada em 245 mil habitantes, Juazeiro do Norte tem concentrado cada vez mais a liderança na Região, deixando Crato, a apenas 10 quilômetros de distância, com menor atuação no Cariri. Indústrias, serviços e comércio são o forte da cidade, que há bem pouco tempo pertencia à rede de São Paulo, quando o IBGE classificou a cidade como Mesopólo, juntamente com Sobral e Iguatu. Hoje, Juazeiro está integrada à rede de Fortaleza.


Juazeiro ainda influencia um Centro de Zona B e suas cidades interligadas: Brejo Santo (com duas cidades em sua rede), no extremo Sul, chegando a 30 o número de cidades da rede de Juazeiro somente no Ceará.


De todas as cidades do Estado, excetuando a capital, foi Sobral que mais consolidou sua área de influência. Somente na cadeia direta, são 29 cidades que compõe a rede sobralense, além de 4 Centros de Zona B e suas confluenciadas: Camocim (rede: Chaval e Barroquinha), Guaraciaba do Norte (rede: Croatá), Ipu (rede: Pires Ferreira) e São Benedito (rede: Carnaubal).


As cidades da rede de Sobral são: Alcântaras (CE), Bela Cruz (CE), Cariré (CE), Coreaú (CE), Forquilha (CE), Frecheirinha (CE), Graça (CE), Granja (CE)
Groaíras (CE), Hidrolândia (CE), Ibiapina (CE), Ipueiras (CE), Marco (CE), Martinópole (CE), Massapê (CE), Meruoca (CE), Moraújo (CE), Morrinhos (CE), Mucambo (CE), Pacujá (CE)
Reriutaba (CE), Santana do Acaraú (CE), Santa Quitéria (CE), Senador Sá (CE), Tianguá (CE), Ubajara (CE), Uruoca (CE), Varjota (CE), Viçosa do Ceará (CE) e vilas do Piauí que fazem fronteira com o norte do Estado.


Com a ampliação de serviços e o fortalecimento do comércio, a cidade de Sobral - que pode tornar-se Região Metropolitana em projeto de lei aprovado na Assembléia Legislativa - já começa a exercer, ainda que de forma tênue e bastante tímida, alguma influência sobre a rede de Parnaíba, no litoral piauiense, que faz parte da rede de Fortaleza e é diretamente influenciada pela capital cearense, e em menor intensidade, Teresina, capital do Piauí.


Dono do maior PIB e maior centro universitário do interior do Estado, e uma população estimada em 200 mil habitantes, Sobral passou por um processo de modernização e transformaçõo verificados a partir da administração do ex-prefeito e atual governador Cid Gomes, da ampliação do ensino universitário e da instalação de indústrias, notadamente a Grendene, a grande propulsora da economia local.


Nesse contexto, ocorre uma modernização e uma expansão nos setores comercial e de serviços. O primeiro conhece um crescimento extraordinário que é descrito por Holanda:


"Em 1996, Sobral apresentou um quadro composto por 408 estabelecimentos econômicos, no período que compreende dez anos se ampliaram enormemente, totalizando em 2006 cerca de 3.724 estabelecimentos cadastrados junto ao setor de arrecadação do município e/ou Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz). As atividades estão distribuídas da seguinte forma: 58,32% pertencem ao ramo comercial, 31,98% aos serviços e 9,69% ao ramo industrial". (HOLANDA, 2007, p. 134).


É justamente essa concentração das atividades de comércio e serviços que consolidou as relações interurbanas estabelecidas entre Sobral e os municípios da região, o que condiciona deslocamentos de grande parte da população dos mesmos. Sobral torna-se assim um ponto luminoso na Região Norte do Ceará.


Hierarquia - Nível 1 (classificação):

Metrópoles Nacionais: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Metrópoles: Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre.

Capitais Regionais - Nível 2 (classificação):


a. Capital regional A – constituído por 11 cidades, com medianas de 955 mil habitantes e 487 relacionamentos;
b. Capital regional B – constituído por 20 cidades, com medianas de 435 mil habitantes e 406 relacionamentos; e
c. Capital regional C – constituído por 39 cidades com medianas de 250 mil habitantes e 162 relacionamentos.


Fonte: IBGE. Imagens: André Adeodato.(Grande Sobral)

sexta-feira, 12 de março de 2010

CAPACITAÇÃO DOS NOVOS FORMULÁRIOS DO CADÚNICO ENVOLVE 184 MUNICÍPIOS CEARENSES


Depois de duas semanas consecutivas, a "Capacitação de Multiplicadores dos Novos Formulários do Cadastro Único" dá uma pausa.

O primeiro grupo de capacitandos, envolveu 52 município distribuídos em 5 turmas e aconteceu do dia 01 a 05 de Março.Leia mais aqui

Abaiara, Acarape, Acaraú, Acopiara, Aiuaba, Alcântaras, Altaneira, Alto Santo, Amontada Antonina do Norte, Apuiarés, Aquiraz, Aracati, Aracoiaba, Ararendá, Araripe, Aratuba, Arneiroz, Assaré, Aurora, Baixio, Banabuiú, Barbalha, Barreira, Barro, Barroquinha, Boa Viagem, baturuté,Beberibe, Bela Cruz, Brejo Santo, Camocim, Campos Sales, Canindé, Capistrano, Caridade, Cariré, Caririaçu, Cariús, Carnaubal, Catarina, Cascavel ,Catunda , Caucaia, Cedro, Chaval, Choró, Chorozinho, Coreaú, Crateús, Croatá, e mais a capital Fortaleza completando a lista com uma turma especial.

Seguindo a sequência de 08 a 12 de Março, os municípios de Cruz, Deputado Irapuan Pinheiro, Ererê, Eusébio, Farias Brito, Forquilha, Fortim Frecheirinha e etc...Devido ao feriado do dia de São José (19 de Março) a última turma que terminará o ciclo, contemplando assim, todos os 184 municípios cearenses será do 22 a 26.

O novo formulário do Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, trará mudanças que possibilitará algumas ferramentas a mais no controle e na identificação do público alvo do cadastro e assim auxiliar nas políticas públicas para a sociedade, e principalmente para as famílias mais vulneráveis do país, como por exemplo os moradores de ruas, que agora poderão receber o Bolsa Família.

Na foto, a primeira turma, capacitada no Salão Córsega -3º Andar (Praiano Palece Hotel ).Entre eles, alguns não estão na foto, porém há no meio coordenadores e multiplicadores estaduais e federais.

Escrito por Edilson Angelo

CHUVA EM SOBRAL AMENIZA CALOR


Uma chuva passageira no centro de Sobral amenizou o calor no hoje por volta das 13:00 hs.

A chuva não se estendeu pelos demais bairros cidade de Sobral, e nem principalmente pela zona rural do município. Na serra da Meruoca, somente alguns pingos na subida da serra e na zona rural de Alcântaras.

Pelo menos quem estava no centro de Sobral, a chuva não trouxe nenhum transtorno, a chuva serviu para aliviar a forte calor. A última chuva realmente pra valer, foi no período de Carnaval, domingo e segunda dias 14 de 15 de Fevereiro, há quase um mês atrás.

"chuvas irregulares, chove em bairro de uma cidade e em outro não; isso realmente acontece quando a coisa não está boa"

Escrito por Edilson Angelo

quinta-feira, 11 de março de 2010

JORDÃO-SOBRAL, HOMEM DERRUBA CASA PORQUE ESPOSA MUDA DE RELIGIÃO

O motivo, seria a mudança de religião da esposa, que saiu da religião Católica e se tornou Evangélica.
.

Um fato inusitado ocorreu no distrito de Jordão, município de Sobral. Antônio Marcos, insatisfeito com a mudança de religião da esposa, pegou uma picareta e derrubou metade de sua própria casa e destruiu parte dos móveis e eletrodomésticos.

.

Segundo a esposa, Rosilene, após se sentir ameaçada pelo marido, deu queixa na Delegacia da Mulher, em Sobral por que estava se sentindo ameaçada de morte. Ela informa que, após sua decisão de tornar-se evangélica, seu marido a ameaçava constantemente e chegaram a luta corporal. "Ele pegou no meu pescoço e aperto forte contra a parede. Ele queria me matar, mas eu dei um chute nele e ele caiu. Nos agarramos e pus ele pra fora de casa. Depois ele pegou uma picareta e derrubou a parede da frente".

Antônio Marcos se diz indignado com a atitude da esposa. "sou católico e ela se mudou para a lei dos crentes. Mas ela queria ela me provocar e me desafiava. Batia no peito dizendo que eu não tinha coragem (de destruir a casa e as mobílias) e eu disse que tinha. Por isso fiz. isso", informa.

O cabo Arteiro deslocou-se até o local da ocorrência e empreendeu diligências a fim de prender o acusado. "Ele havia se evadido do local, mas percorremos a área e conseguimos prendê-lo."

Antônio Marcos ficará preso por 4 meses e foi autuado pela Lei Maria da Penha. O casal tem dois filhos, um de 3 anos e um bebê de 11 meses.

.

Fonte: Jocélio Neves (Grande Sobral)

PSOL REALIZARÁ CONFERÊNCIA MUNICIPAL EM ALCÂNTARAS


Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) discutirá sobre sua participação política nas próximas eleições a serem realizadas em Outubro.

A Conferência Municipal do Psol, que será realizada no próximo domingo dia 14 de Março em Alcântaras, debaterá os possíveis nomes do partido que se colocarão a disposição visando as eleições de Outubro de 2010, sejam elas na esfera estadual ou nacional.

Além da situação do partido em relação a disputa ao governo do Estado do Ceará, o Psol também está apresentando e discutindo os nomes de Plínio de Arruda Sampaio (PSOL/SP), Martinho Cavalcante (PSOL/GO), e João Batista "Babá" (PSOL/RJ) como pré-candidatos a Presidencia da República. Na ocasião,o partido também irá debater assuntos de ordem interna municipal.

O Evento terá a participação do Presidente da sigla no Ceará ex-vereador do Município de Uruoca Moésio Mota, além do membro da direção estadual e atual presidente do diretório municipal Charlys Meneses.
Local: Sede do Sindicato dos Servidores Públicos de Alcântaras (SINDICAN)
Mais informações charlysmenezes50@yahoo.com.br

Escrito por Edilson Angelo

quarta-feira, 10 de março de 2010

REGIÃO DO "PINGA" EM ALCÂNTARAS É REFÚGIO DEVIDO O AUMENTO DA TEMPERATURA


O que era uma rotina de lazer, virou agora uma obrigação devido o forte calor dos últimos dias na região serrana, pois a população não está acostumada a sentir fortes calores.

A bica e nascente do Pinga, um dos poucos "banhos" da serra da Meruoca que independe do inverno, pois suas águas são constantes em todos os dias do ano; e por isso tem sido um refúgio do fim de semana para muitos que procuram uma opção de lazer acessível a todos. A região fica apenas entre 2,0 à 3,3 km da cidade.

Geralmente o movimento de banhistas é menor durante essa época do ano, mais as fortes temperaturas tem feito uma agradável reação contrária, pelo menos para donos de bares e banhistas.

A cidade de Alcântaras já registrou no fim de Fevereiro, picos de 34° C, o que não é comum no município, e principalmente quando se deveria está chovendo, já que teoricamente deveríamos estarmos no período chuvoso.

Enquanto a temperatura não diminui, a população invade Balneários, restaurantes e bares próximos ao açude açude Pinga e principalmente as bicas as margens do riacho com o mesmo nome.
Nota-se no período de "Quaresma" uma diminuição no consumo de bebida alcóolica no local. Pessoas de várias idades se revezam e se refrescam nas duas bicas ali existentes e no açude do pinga que fica no mesmo percurso. Sobralenses, além de visitantes de outros municípios, também procuram a região nos fins de semana.
As águas que brotam de dentro das pedras parecem ficar ainda mais geladas com o aumento da temperatura externa.

Escrito por Edilson Angelo

DIVULGADO O RESULTADO DA 2ª ETAPA DO PROUNI

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira o resultado da segunda etapa de seleção do Programa Universidade para Todos (ProUni), que dá bolsas de estudo integrais e parciais em entidades particulares de ensino superior.

A lista dos aprovados está disponível no site da pasta. Os selecionados devem comparecer às instituições até sexta-feira para comprovar as informações dadas na inscrição.

Confira a lista dos aprovados

O ProUni é voltado aos estudantes do ensino médio público ou da rede particular - caso seja bolsista integral -, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos.

Os estudantes são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os que forem contemplados por bolsa parcial no valor de 50% pode ainda utilizar o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para financiar o restante da mensalidade.

Fonte: Diário do Nordeste

ESCOLAS ESTADUAIS DO CEARÁ TERÃO INCENTIVO NO ENSINO DE MÚSICA


Melhorar a qualidade do ensino da linguagem musical na disciplina de Arte nas 576 escolas de Ensino Médio da rede estadual.

É com esse objetivo que o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), distribuirá 19.584 instrumentos musicais para as escolas da rede estadual. O investimento superou R$ 2,7 milhões. Hoje, a secretária da Educação, Izolda Cela, entrega 5.338 instrumentos para as 157 unidades localizadas em Fortaleza.

No Interior, cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) organizará seu calendário de entrega. Além do material, foram adquiridos armários de aço para guardar os objetos musicais que irão beneficiar mais de 410 mil alunos, dos quais, cerca de 200 mil estão na Capital.

Matriculados

São estudantes matriculados no Ensino Médio nas modalidades Regular, Diferenciada Indígena, Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos 184 municípios cearenses.

Cada escola receberá diversos instrumentos. Serão três violões acústicos, um teclado, dez flautas doce, dois timbas pequenas, dois pandeiros, dois triângulos, dois afoxés, dois surdos mor com baqueta, dois repiques, dois ganzás, dois reco-recos, dois agogôs, dois atabaques, além de um armário de aço para guardar todos os objetos musicais.

Fonte: Diário do Nordeste
Foto: Ilustração

ASSALTOS SIMULTÂNEOS NO INTERIOR DO CEARÁ

Os assaltos aconteceram nos municípios de Guaraciaba do Norte (Serra da Ibiapaba) e Santa Quitéria nos Sertões Cearenses.

Um assalto a banco e a uma Agência dos Correios foram registrados pela polícia na tarde desta terça-feira. A primeira ação aconteceu na cidade de Guaraciaba do Norte, na Serra da Ibiapaba. Cinco homens fortemente armados invadiram a Agência do Bradesco e fugiram levando malotes e uma pessoa, funcionário do banco como refém. Até o início da noite a polícia não havia encontrado pista do bando. O Funcionário foi libertado ainda dentro da cidade.

O segundo assalto aconteceu na cidade de Santa Quiéria, qunado dois homens em uma motocicleta invadiram a agência dos Correios que fica no centro da cidade e levaram todo o dinheiro. A perseguição foi feita por dois policiais também de moto. A viatura única da cidade está quebrada.

Fonte: Informações Blog Wilson Gomes

terça-feira, 9 de março de 2010

J. QUINTINO, POETA E ESCRITOR ALCANTARENSE DE VOLTA A SUA TERRA NATAL


José Quintino da Silva, ou simplesmente nome artístico J. Quintino

Ainda com o trabalho pouco conhecido em sua terra natal, J. Quintino está de volta a terra que o inspirou parte de sua obra, rever amigos e parentes e na oportunidade divulgar suas obras, além de adquirir parcerias ou até mesmo intercâmbio cultural.

Anos atrás J. Quintino foi reconhecido e apresentado como o destaque da semana no site da Secretaria de Estado de Transportes do Governo do Distrito Federal (GDF). Leia mais aqui

Hoje, depois de viúvo e casado pela segunda vez, Quintino se convenceu que tinha de tirar suas obras da gaveta e assumir o seu potencial artístico. Entre as obras, "Margarida e Aloísio, Esforço, Coragem e Vitória" e "O Velho Cassimiro", além de muitas outras, entre elas romances, contos e poesias. A linguagem, sem deixar de usar as palavras do cotidiano cearense e nordestino e principalmente o vivido em Alcântaras.

Uma bom exemplo de seu trabalho está registrado na obra "Enaltecendo as Belezas da Minha Terra, a Serra da Meruoca"

Meruóca das palmeiras
Do óleo do babaçu
Terra de muitas mangueiras
Cana de açucar e caju
Nenhuma terra é tão linda
Tão alegre como tu....

O texto é uma simplesmente uma viagem por todas as maravilhas da serra da Meruoca, enaltecendo não só as cidades de Alcântaras e Meruoca, mas todas as regiões desses dois municípios. A fauna e a flora, o povo da serra e a geografia em que vivem, e não também não esquecendo dos arredores do pequeno maciço rochoso:

A serra da Meruóca
É uma jóia em beleza
Sua base tem uma fonte
De inesgotável riqueza
Cerâmica, cimento e cal
Presente da natureza.

Ao sul se encontra Sobral
Ao norte Massapê
Oeste Coreaú
Quer um turismo fazer?
Confira, conheça "nóis"
Pois não vai se arrepender...

Por hora apresentamos apenas trechos, e como nasceu no sítio Santana, aí outro trecho, desta vez enaltecendo o seu berço; e o que dizer da terra mãe,Ventura?

Em Alcântaras tem festejos
No santuário da gruta
Tem um altar construído
Fincado na pedra bruta
Onde os devotos agradecem
Os resultados da luta.

Muita água no açude
Na santana e na laginha
A boa pinga no pinga
O peixe frito, a farinha
Transformada em farofa
Nos domingos à tardinha.

O banho na bica d'água
No tanque ou na cachoeira
ou mesmo no olho d'água
Que brota lá da pedreira
Debaixo daquela sombra
Da galhada da mangueira.

A moçada se diverte
A juventude se assanha
Se for namorar, namora
Quem for se banhar, se banha
Só num lugar como aquele
A alegria é tamanha...

Pula...

Pra se chegar a Ventura
Ver sua beleza inteira
De todas as direções
Terá que subir ladeira
Se Alcântaras fosse uma casa
Ventura era a cumeeira

Autor: J. Quintino

Apesar de registradas, Quintino ainda não publicou oficialmente suas obras.

Mais informações, aqui mesmo no blog, ou edilson.alca@yahoo.com.br, que o encaminharemos.

segunda-feira, 8 de março de 2010

ESCOLA DE ALCÂNTARAS AUMENTA O ÍNDICE DE APROVAÇÃO EM VESTIBULARES


A Escola Estadual Francisco de Almeida Monte se destaca no ensino público de Alcântaras e região norte.

Com o primeiro lugar no Crede 6 e oitavo no estado do Ceará, a escola teve dois de seus alunos premiados com um computador Romário Lucas da Silveira e José Fabiano Araújo Moreira, leia mais aqui.

Dos 37 alunos que prestaram o vestibular 14 foram aprovados, entre eles Ana Koroline Alcântara, Débora Carvalho Alcântara e Antônio Rodrigues Albuquerque Filho, ambos na Universidade Federal do Ceará.

A expectativa é de que o bom índice de aproveitamento no vestibular e a inclusão dos alunos em cursos superiores melhore o Índice de Desenvolvimento Humano do município (IDH), já que a Educação é um dos quesitos que medem esses índices. Engenharia Civil e Direito são alguns dos cursos em que os alunos da Escola Francisco de Almeida Monte estão cursando na UVA e na UFC em Sobral

Escrito por Edilson Angelo
Banner: Blog Alcântaras

FRASES DE HOJE "MULHER"


8 de Março, Dia Internacional da Mulher

"Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas."

"Séneca (filósofo, ano 4 a.c - 65 d.c)"

"Aquele que conheceu apenas a sua mulher, e a amou, sabe mais de mulheres do que aquele que conheceu mil."

"Leon Tolstoi"

Imagem: Web

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores