sábado, 16 de abril de 2016

TRANSPORTE UNIVERISTÁRIO DE ALCÂNTARAS FOI O ASSUNTO MAIS COMENTADO NA ÚLTIMA SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL

Na última semana alunos denunciaram superlotação do veículo.

A superlotação enfrentada por estudantes de Alcântaras no único veículo que realiza o trajeto da cidade até o município de Sobral foi o assunto mais discutido na tribuna durante a última sessão do legislativo municipal. 

Durante suas falas os três vereadores que se inscreveram para o grande expediente apoiaram a reivindicação da categoria que na última semana chegou a denunciar a situação por meio de uma publicação que circulou nas redes sociais. 

De acordo com muitos estudantes, a falta de espaços para acomodar alunos sentados e/ou em pés deveria-se ao grande número de pessoas que passaram a estudar em cursos técnicos e de graduação em Sobral, principalmente com o inicio das aulas do semestre 2015.2 da UVA, quando a falta de vagas ficou mais evidente tanto pela manhã quanto no turno da noite. 

Na mesma cidade a superlotação em ônibus escolares também é uma cena comum nos veículos que trafegam todos os dias da sede à zona rural, como é o caso do que faz a rota Alcântaras-Alegre-Bela Vista que rodaria com mais de 100 alunos todos os dias e apresentaria  ausência de equipamentos de segurança, sendo necessário em muitos  casos os estudantes descerem do do carro para evitar acidentes durante a subida de morros.

O Portal Jovem entrou em contato com o Secretaria de Educação de Alcântaras porém não teve ligações atendidas nem mensagens respondidas. A equipe também entrou em contato com o Departamento Estadual de Trânsito que informou realizar inspeção veicular conforme um calendário elaborado pelo órgão que teria contingente reduzido de profissionais para cobrir todos os municípios.

A Prefeitura por sua vez se reuniu com alguns dos universitários que apresentaram uma lista com 120 nomes só do período noturno e garantiu que o problema será solucionado já na próxima segunda-feira.

Com Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2016 COMEÇAM NO DIA 9 DE MAIO; CONFIRA DEMAIS DATAS

O ministro da Educação Aloizio Mercadante revelou as informações nesta quinta-feira, 14, em Brasília.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 teve suas datas divulgadas oficialmente nessa quarta-feira, 14, durante uma coletiva em Brasília. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, as inscrições para a prova começam no dia 9 de maio a partir das 10 horas e vão até as 23h59 do dia 20 de maio. Já as provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro.

Nesta edição do exame, a taxa de inscrição ficou mais cara, de R$ 65 passou a ser R$ 68 e poderá ser paga até 21h59 do dia 25 de maio. 

Por meio do Enem, os estudantes do ensino médio podem concorrer a uma vaga em faculdades públicas de todo o Brasil. Além de servir para a seleção para programas do governo como o Prouni e o Fies.

Fonte: OPOVO Online

JOGO DA CASSAÇÃO DE CUNHA

Charge, Amarildo, para o Blog do Amarildo

PSOL REFERINDO-SE A CUNHA: PROCESSO DE IMPEACHMENT COMANDADO POR RÉU É ILEGÍTIMO

Todos os seis deputados do PSOL, 19ª partido a se pronunciar no plenário da Câmara no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, contestaram em seus discursos a legitimidade do presidente da casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em conduzir tal processo, uma vez que é réu em inquérito autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por suspeita de recebimento de propina e lavagem de dinheiro. A denúncia foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República.

Após apresentar o PSOL como uma legenda de oposição à esquerda, que não possui cargos no governo, o líder do partido e primeiro a discursar, Ivan Valente (SP), comparou o processo de impeachment ao golpe civil-militar de 1964. Para ele, não há argumentos para a derrubada da presidenta e “caçá-la por impopularidade ou por 'conjunto da obra', com todas as críticas que nós temos […] é uma farsa.”

Em sua fala, o deputado Jean Wyllys (RJ) se disse constrangido em participar de um processo de impeachment comandando por um “réu que se comporta como gângster”. Para o deputado, a tentativa de afastar Dilma é um ataque contra as eleições diretas. “A tentativa de perdedores ressentidos, conspiradores, traidores, da grande mídia, de forçarem uma eleição indireta, ilegal e imoral não tem outro nome: é golpe, golpe parlamentar”, disse.

Tanto ele, como a deputada Luiza Erundina (SP) afirmaram que as chamadas pedaladas fiscais, um dos argumentos que constam no pedido de impedimento de Dilma, não são crimes, mas uma prática comum, utilizada amplamente por governantes atuais e anteriores na gestão de seus orçamentos, nas três esferas do governo, mas que é agora utilizada como álibi para tentar derrubar Dilma e fazer avançar uma agenda retrógrada e conservadora.

Erundina também criticou a permanência de Cunha, que se retirou do comando da sessão enquanto discursavam os deputados do PSOL, na presidência da Câmara, enquanto é réu no STF. “Um processo [de impeachment] conduzido por um deputado réu, investigado por corrupção e lavagem de dinheiro, envergonha essa Casa diante da sociedade brasileira e enxovalha a imagem do Brasil no mundo”, disse a deputada, ex-prefeita de São Paulo.

Apesar do PSOL se posicionar unanimemente contra o impeachment, chamado de golpe por todos os deputados da legenda, o partido não poupou críticas ao governo de Dilma Rousseff.

“Há um desrespeito da vontade popular expressa nas ruas, no último pleito presidencial, que não está sendo respeitado nem pela oposição nem pela situação. Dilma desrespeitou o programa pelo qual se elegeu, ao adotar politica econômica semelhante à de seus adversários”, disse Erundina.  

Após lamentar que os parlamentares não tenham promovido uma reforma política ao longo dos últimos anos, Chico Alencar (RJ) reconheceu que a corrupção é um problema grave entre políticos petistas, embora o argumento não sirva para legitimar o processo de afastamento da presidenta que está sendo discutido na Câmara. "Lamento que o PT tenha entrado no esquema [corrupto] que sempre criticou. Mas esse impeachment é uma fraude, um engodo", disse o deputado.

As discussões sobre o processo de impeachment de Dilma começaram ontem (15), às 8h55 e, com isso, já duram mais de 30 horas. Entre um e outro partido, as lideranças voltam à tribuna para se posicionar.

Da Agência Brasil

sexta-feira, 15 de abril de 2016

PLACAR FECHADO: CEARÁ TERÁ 13 VOTOS CONTRA IMPEACHMENT E OITO A FAVOR

Em reunião com Dilma: Foto: Divulgação Facebook
Bancada terá ainda ausência de Aníbal Gomes, que deve faltar sob justificativa médica.

O governador Camilo Santana (PT) divulgou agora há pouco foto em que aparece ao lado de 12 deputados federais que estariam comprometidos em votar contra o impeachment de Dilma Rousseff (PT) neste domingo. Mesmo ausente do encontro, Luizianne Lins (PT) também dará voto pró-Dilma, fechando placar de 13 votos anti-impeachment a oito favoráveis no Estado.

Imagem encerra dúvidas sobre votos até então indefinidos de Macedo (PP) Adail Carneiro (PP). Conforme O POVO antecipou, Adail voltou nesta sexta-feira, 15, à Câmara após ser exonerado do cargo de assessor especial do governo Camilo em Brasília. Com a mudança, saiu Paulo Henrique Lustosa (PP), que avaliava acompanhar posição do PP pelo impeachment.

Com o placar final, 36% da bancada do Ceará se manifestará a favor do impeachment - cerca de um a cada três deputados. Já os contrários ao pedido representarão 59% da bancada.

Deputado ausente

Agora, segue indefinido apenas posicionamento de Aníbal Gomes (PMDB). Aliado do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), um dos maiores defensores de Dilma, a expectativa é que Aníbal se ausente da votação sob justificativa médica – o que também beneficiaria o governo.

PLACAR DO IMPEACHMENT NO CEARÁ

Favoráveis ao pedido - 8
Raimundo Gomes de Matos (PSDB) 
Moses Rodrigues (PMDB)
Vitor Valim (PMDB) 
Moroni Torgan (DEM) 
Danilo Forte (PSB) 
Ronaldo Martins (PRB) 
Cabo Sabino (PR) 
Genecias Noronha (SD)

Contrários ao pedido - 13
José Airton (PT) 
José Guimarães (PT) 
Luizianne Lins (PT) 
Ariosto Holanda (PDT) 
Leônidas Cristino (PDT) 
Vicente Arruda (PDT)
Gorete Pereira (PR)
Chico Lopes (PCdoB) 
Domingos Neto (PSD) 
Arnon Bezerra (PTB) 
Odorico Monteiro (Pros)
Adail Carneiro (PP)
Macedo (PP)

Sem definição - 1
Aníbal Gomes (PMDB)*

* Deve se ausentar sob justificativa médica

Fonte: O Povo

(LEGISLATIVO DE ALCÂNTARAS) TRIBUNAL DE JUSTIÇA NEGA PEDIDO DO PREFEITO ELIÉSIO PARA TIRAR CLEUVILÂNDIA DO CARGO DE PRESIDENTA

O Tribunal de Justiça do Ceará, (TJ/CE), deu mais uma vez, uma decisão favorável a vereadora e atual Presidenta da Câmara Municipal de Alcântaras Cleuvilândia Menezes - PMB.

Após romper com a atual gestão municipal, a presidente vem sofrendo investidas do executivo para tirá-la do cargo, o que o ocorreu no último dia 04 de abril, na ocasião a Presidenta foi substituída pelo vereador mais idoso da casa, no caso Rogério Ângelo que em seu curto mandato, chegou a realizar algumas mudanças ou nomeações em cargos da câmara de Alcântaras.

A vereadora no entanto conseguiu retornar ao cargo após decisão liminar no dia 07 seguinte, e nesta sexta-feira 15, em mais uma ofensiva de seus desafetos políticos, a vereadora conseguiu mais uma vitória no Tribunal de Justiça.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

O IMPEACHMENT NO BRASIL

Charge Clayton, Jornal O Povo em, ontem 13.04.2016

SECRETÁRIO-GERAL DA OEA DIZ QUE CORRUPTOS COMANDAM O IMPEACHMENT NO BRASIL


O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, demonstrou preocupação com a ameaça à democracia no Brasil.

Em entrevista ao jornal espanhol El País, divulgada por vários outros veículos de comunicação, ele diz que o processo de impeachment em curso no Congresso brasileiro está sendo conduzido por congressistas “acusados e culpados” de corrupção.

“O feito fundamental é que está sendo realizado um processo de impeachment de uma presidenta [Dilma Rousseff] que não é acusada de nada, não responde por nenhum ato ilegal. É algo que verdadeiramente nos preocupa, sobretudo porque vemos que entre os que podem acionar o processo de impeachment existem congressistas acusados e culpados. É o mundo ao contrário”, declarou ao El País, sem citar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (denunciado ao Supremo Tribunal Federal), o vice-presidente da República, Michel Temer, citado nas investigações de corrupção da Operação Lava Jato, e parlamentares denunciados ao STF.

Para o secretário –geral da OEA, “sem democracia é impossível combater a corrupção, impossível conseguir condições de desenvolvimento, gerar direitos e eliminar as discriminações que ainda existem no continente”.

Almagro já havia se manifestado sobre a crise política no Brasil no começo deste mês. No último dia 5, em entrevista em Washington (EUA), o secretário-geral disse que não há “fundamento” para o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

“Devemos ir pelo caminho do respeito aos mandatos constitucionais e a honestidade de uma pessoa, porque se hoje você não tem nenhuma acusação, nenhuma mancha em termos de corrupção sobre a presidenta Dilma Rousseff, então não há nenhum fundamento para avançar em um processo de destituição, definitivamente não”, afirmou na ocasião.

Almagro está prestes a completar um ano no cargo de secretário-geral da OEA. Durante esse período, seu objetivo foi levantar uma instituição que havia perdido peso no continente. O ponto fundamental para Almagro passa por um aprofundamento democrático. Somente assim, afirma, os males da região como a violência, a desigualdade e a corrupção poderão ser combatidos.

Temer, Cunha e parlamentares envolvidos na Lava Jato não se manifestaram sobre as declarações do secretário-geral da OEA.

DEPUTADO ODORICO MONTEIRO REAFIRMA, EM EVENTO COM A PRESIDENTA DILMA, SUA DEFESA PELA DEMOCRACIA E A LUTA CONTRA A TENTATIVA DE GOLPE

O deputado federal cearense pelo Partido Republicano da Ordem Social (Pros), Odorico Monteiro, reafirmou, na tarde desta quarta-feira 13, em reunião com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, sua defesa pela democracia e a luta incessante contra a tentativa de golpe em curso.

Além do Pros, o encontro teve a participação de líderes do PMDB, PTB, PP, PR, PSD, PDT, PTN, PEN, PtdoB, PcdoB, PT, PHS entre outras siglas. Em reunião de líderes com Dilma, o Ceará estava representado pelos deputados Arnon Bezerra, José Guimarães e Odorico Monteiro. Odorico comentou sobre o bloco criado em defesa da democracia. “Além de toda a base de partidos representada aqui, o Pros fechou um bloco em defesa da democracia junto ao PEN e o PTN. Nossos 11 parlamentares estão unidos e conscientes do nosso propósito em defesa do Estado Democrático de Direito e da luta contra esta lamentável tentativa de Golpe”, afirma.   

Da Assessoria do deputado

quarta-feira, 13 de abril de 2016

MERUOCA: AÇUDE JENIPAPO GARANTE ABASTECER OS MUNICÍPIOS SERRANOS POR MAIS DOIS ANOS

Açude Jenipapo em Meruoca
Com as últimas chuvas caídas no município e com a recarga do açude Jenipapo vem deixando a população dos municípios que são abastecidos pelo referido reservatório bastante otimista na questão d'água para abastecimento. 

Segundo prefeito Manoel Costa Gomes (Aristides), o referido reservatório teve uma queda maior na questão do nível, até por conta do mesmo abastecer Meruoca e Alcântaras,além  da  questão da retirada d'água  dos carros pipas." Graças a Deus o mesmo já recuperou o retirado e temos a garantia d'água para mais dois anos e esperamos mais chuvas  que venham cair para garantir ainda mais o nosso principal reservatório" Disse Aristides.
Meruoca: Açude Jenipapo está com 45,83% de seu volume

Com as últimas chuvas caídas no município de Meruoca o açude Jenipapo tem pego um bom volume d'água em seu reservatório. No último boletim realizado no dia 03/04/16 era de 45,83% de seu volume. Açude Jenipapo que abastece os dois municípios serranos, ou seja, Meruoca e Alcântaras.

Fonte: Blog Luís Carlos Silva (Andarilho da Notícia)

IFCE ABRE INSCRIÇÕES PARA SHOW CULTURAL EM SOBRAL

Ideia é descobrir talentos nas áreas de música, teatro, mágica, artes e dança.

Você tem algum talento artístico? Se sim, é hora de mostrá-lo no Show Cultural, projeto do curso de Licenciatura em Física. A ideia é descobrir novos talentos entre os estudantes do IFCE e a comunidade de Sobral, além de abrir espaço para divulgar e valorizar a arte local. As apresentações podem ser nas áreas de música, teatro, mágica, artes plásticas e dança.

O evento será no dia 4 de maio, de 18h40min às 21h30min, em frente ao Bloco da Física. As inscrições seguem até o dia 20 de abril, por meio de formulário eletrônico. A apresentação é aberta ao público que queira se apresentar, respeitando o limite de tempo do evento. "A partir do Show de Cultural pretendemos também promover um momento cultural em que a comunidade sobralense possa interagir e conhecer o Campus do IFCE assim como o novo bloco do Curso de Física", informa o projeto.

A iniciativa é de alunos da disciplina de Projetos Sociais em conjunto com a professora e pedagoga Samantha Macedo. O evento terá parceria do curso técnico em Fruticultura, através de estandes com degustação de frutas e lanches, e da equipe do estúdio musical do campus de Sobral, com apresentação do coral e do grupo de flautas.

Os participantes que irão se apresentar no Show Cultural vão doar um quilo de alimento não perecível. Quem vai assistir também pode contribuir com a doação. Os alimentos arrecadados serão entregues ao Sesc para o programa Mesa Farta.

Serviço
Show Cultural
Quando: 4 de maio (quarta-feira), de 16h40min às 21h30min
Onde: campus do IFCE, em frente ao Bloco da Física
Inscrições: por meio de formulário eletrônico
Tempo médio de duração de cada apresentação:
Música - 10 minutos
Teatro - 25 a 30 minutos
Mágica - 5 a 20 minutos
Dança - 5 minutos
Artes Plásticas - exposição durante todo o evento

Mais informações: Coordenadoria de Comunicação e Eventos: (88) 3112.8120

Por Tiago Braga - Jornalista

NÃO VENDO A HORA!

Charge Sinfrônio Diário do Nordeste em 13.04.2016

segunda-feira, 11 de abril de 2016

GRENDENE, IFCE E PREFEITURA PROMOVEM JORNADA DA TECNOLOGIA EM SOBRAL

A Grendene, em parceria com o Instituto Federal Ceará – Campus Sobral (IFCE), o Centro de Educação à Distância do Ceará (CED) e a Prefeitura de Sobral, estão promovendo a Jornada da Tecnologia, com lançamento no dia 12 de Abril de 2016, às 18:30 no CED (Campus da CIDAO).

A Jornada constará de cursos de:
Indústria 4.0,
Robótica,
Eficiência Energética,
Comandos Lógicos Programáveis e Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos,
Física,
Ciência da Computação,
Técnico em Eletrotécnica ou em Mecânica
Os cursos estão abertos para toda a comunidade, desde que matriculados nos cursos de Mecatrônica Industrial,Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Física, Ciência da Computação, Técnico em Eletrotécnica ou em Mecânica, de qualquer instituição de ensino do Município de Sobral.

Os cursos são gratuitos! Participar do lançamento da Jornada da Tecnologia é uma excelente oportunidade para ficar por dentro das novidades da área da Indústria.
--

Herbert Rocha
Relações Públicas da Grendene S/A para Sobral
twitter: aurionarq

LANÇAMENTO "CRONOLOGIA SOBRALENSE" DO PE. SADOC

Greto pelo convite!

JANGURUSSU RECEBE AUDIÊNCIA PÚBLICA DO COMITÊ PELA PREVENÇÃO DE HOMICÍDIOS NA ADOLESCÊNCIA

Dando continuidade às audiências públicas nos bairros para discutir homicídios na adolescência, o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência realiza nesta terça-feira (12 de abril) uma audiência territorial no Jangurussu, em Fortaleza. O encontro será a partir das 18 horas, no CUCA e deve reunir moradores de bairros circunvizinhos.

O objetivo é ouvir das pessoas a opinião acerca do que aproxima e o que poderia afastar meninos e meninas da violência que os leva ou a matar ou a morrer, a partir das realidades onde vivem. O Comitê tem como presidente o deputado estadual Ivo Gomes (PDT) e, como relator, o deputado Renato Roseno (PSOL).

Audiências territoriais também serão realizadas no Vicente Pinzon e em cidades do interior e da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) com os maiores índices de homicídio na faixa de 10 a 19 anos – sendo um de cada macrorregião cearense. A audiência realizada na Barra do Ceará, no último dia 4, reuniu 121 participantes, que sugeriram ações que, junto com as considerações resultantes de seminários temáticos e o resultado da pesquisa de campo serão a matéria-prima para a elaboração de um relatório com recomendações para a superação do atual quadro. O documento será entregue aos gestores públicos municipais e estadual e às entidades do sistema de garantia de diretos. 

Números – Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM)/Secretaria Municipal de Saúde mostram a escalada da violência letal na adolescência em Fortaleza, em uma proporção que supera os homicídios entre adultos: em 2000, foram assassinadas na capital cearense 95 pessoas com idades entre 10 e 19 anos. Passada uma década, o número já era 312. Em 2013, chegou a 635; a 600 em 2014 e 429 em 2015 – mais da metade de todas as mortes nessa faixa etária em todo o Estado, em 2015 (817, segundo dados da SSPDS).

Sobre o Comitê – O Comitê é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará, em parceria com o Governo do Estado do Ceará e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) criado com o objetivo de compreender o fenômeno da violência entre os jovens – com foco na faixa etária de 10 a 19 anos – para elaborar propostas de políticas públicas que apontem para a prevenção e a redução de homicídios cometidos por adolescentes e contra adolescentes no Ceará.

Serviço – Audiência Pública/ Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência
Data: 12 de abril, a partir das 18 horas
Local: CUCA do Jangurussu (Av. Castelo de Castro, 9 - Av. Gov. Leonel Brizola - Jangurussu)
Assessoria AL/CE

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores