quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

FELIZ 2010


Que no ano de 2010, seja repleto de boas realizações, paz e muita harmonia.

Feliz Ano Novo para todos e em especial os leitores no nosso Blog, dos amigos blogueiros em especial aos que nos acompanha e principalmente aos que nos dão credibilidade naquilo que informamos.

Em 2010 teremos novidades... e enquanto vocês estiverem conosco, estaremos a disposição.

Edilson Angelo Alcântara, Alcântaras (CE)
Guilherme Hugo Alcântara, Brasília (DF)



Imagem: site Velhos Amigos

ACIDENTE GRAVE NO BAIRRO JUNCO EM ALCÂNTARAS


Manoel Jovam Ximenes Magalhães 39, colidiu sua moto com um automóvel que estava estacionado na rua Joaquim Caetano no bairro do Junco em Alcântaras.

O acidente ocorreu por volta de 23:00 horas desta quarta feira 30/12. A batida foi considerada muito forte e o vitimado foi levado direto para Sobral.

Nené da Mariete como é mais conhecido ,é residente do sítio Espirito Santo próximo a cidade de Alcântaras, é pai de família e tem uma criança de apenas cinco anos.

no momento ele se encontra na Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Misericórdia de Sobral em estado gravíssimo.

Imagem: Web, ilustração
Escrito por Edilson Angelo

HÁ DOIS ANOS, O CRIME CHOCOU A POPULAÇÃO DE SOBRAL


Foi no dia 31 de Dezembro de 2007, Francilma Carvalho Fontenele, para nós recém formados do curso de Ciências Sociais da UVA, a doce Francilma.


No último dia daquele ano, aproximadamente as 08h00min da manhã, a professorinha do Distrito de Vambira Viçosa do Ceará, foi covardemente assassinada no centro de Sobral por um bandido que queria o seu celular.


Ouvi muitos comentários em Sobral a respeito do assassinato, e só dias depois fui saber realmente de quem se tratava. Um choque para todos que conhecia aquela pessoa que já parecia um anjo em vida.


Dizem que quem morre é rapidamente esquecido, Francilma era uma pessoa tão boa que não há como esquecê-la. Tinha uma vida dedicada aos estudos e uma carreira brilhante pela frente que infelizmente foi interrompida.


Aqui fica a minha homenagem a você Francilma. “Felicidades onde você estiver.”

Na foto, Francilma é a primeira do lado esquerdo, com a camiseta branca.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

ACIDENTE NA CE SOBRAL MERUOCA CAUSA VÍTIMA FATAL


O acidente chocou os morados das imediações do distrito de Palestina em Meruoca, onde o vitimado morava.


Leia mais, as informações são de Jocélio Neves do Site Grande Sobral.


Por volta das 18h41m da noite de terça-feira, na Estrada que liga Sobral a Serra da Meruoca, nas proximidades do Bar do Zé Leiteiro, um veículo Gol e uma moto Honda colidiram, causando a morte de Antônio Aurélio Gomes, que residia na Palestina, distrito de Meruoca. O condutor do veículo Gol evadiu-se do local após o acidente, deixando o veículo. Até o fechamento desta matéria, ele não tinha sido encontrado.


Segundo informações da CTTU, órgão responsável pelo trânsito em Sobral, a estrada é de responsabilidade da PRE, antiga CPRV, mas agentes de trânsito foram ao local da ocorrência, juntamente com a Polícia Militar e solicitaram a presença da perícia. O corpo de Aurélio foi conduzido ao IML. A moto ficou completamente destruída.


Imagem: SPN

SUICÍDIO, MAIS UM CASO LAMENTÁVEL OCORRIDO NO MUNICÍPIO DE ALCÂNTARAS

Jovem e mulher, mais um caso entre muitos ocorridos no município de Alcântaras nos últimos meses ou anos. A incidência de suicídio é muito grande na região sul e sudoeste do pequeno município serrano.


Desta vez foi uma jovem de apenas 20 anos que cometeu suicídio por enforcamento. Leia mais: Blog Alcântaras 29/12/2009.


"Informações dão conta que a vítima, foi a jovem Nilda Vasconcelos da Silva, de 20 anos, praticou o ato através de enforcamento na tarde de hoje (29/12) e era residente do Sítio Pai João.

Em plena véspera de Reveillon, temos este desprazer em publicar notícias desta natureza. Poder Público, Igrejas, Entidades e Associações de Alcântaras, não já está no tempo de trabalhar este tema com nosso povo?

É lamentável, saber que o município de Alcântaras, é referência nacional em índice de suicídios."

BOLSA FAMÍLIA “PRAZOS DA AUDITORIA DO TCU É NOVAMENTE PRORROGADO”


O prazo que deveria ter encerrado no dia 31 de Outubro, já foi adiado uma vez para o 31 de Dezembro, e agora a nova data é 28 de Fevereiro. Um alívio para os técnicos do Programa que tentavam até as últimas horas concluir os trabalhos.

Leia mais:

Famílias devem atualizar informações até 28 de fevereiro, para evitar o bloqueio dos benefícios do Bolsa Família

As famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), que foram identificadas na auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) este ano, devem ter as informações cadastrais atualizadas até 28 de fevereiro de 2010.


As famílias beneficiárias identificadas nessa auditoria que não tiverem seus cadastros atualizados até esta data e o questionário do SIMAC devidamente preenchido terão os benefícios bloqueados. Aquelas famílias beneficiárias que persistirem sem atualização cadastral até 30 de abril terão os benefícios cancelados a partir de maio de 2010. As famílias constantes dessa auditoria, mas que não são beneficiárias do Bolsa Família não poderão ser atendidas pelo benefício do programa de transferência de renda condicionada sem essa regularização.


Importante lembrar que, além da atualização cadastral, as famílias identificadas com indícios de irregularidades pelo TCU devem, necessariamente, ter os dados complementados por meio dos questionários do Sistema de Monitoramento de Auditorias do CadÚnico (SIMAC). É fundamental que os municípios acessem o SIMAC e respondam os questionários das ocorrências apontadas pelo TCU (Sisobi, Renavam, Políticos, Previdência e Falta de CPF e Título de Eleitor), para que as famílias tenham a situação regularizada.


Mais informações no site do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)

BOLSA FAMÍLIA “MONITORAMENTO DA FREQUÊNCIA ESCOLAR BATE RECORDE”


Cerca de 88% dos 17,7 milhões de crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, tiveram a presença na escola registrada no sistema do Ministério da Educação

O monitoramento dos alunos beneficiados pelo Bolsa Família foi recorde em outubro e novembro: 88% dos 17,7 milhões de crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, tiveram a presença na escola registrada no sistema do Ministério da Educação. São mais de 15,7 milhões de estudantes da população de baixa renda com acompanhamento individual em todas as cidades brasileiras. Contribuíram para esse resultado a atualização, em 2009, do cadastro de 2,4 milhões de famílias atendidas pelo programa, o bloqueio de 401.354 benefícios em setembro por falta de informação de freqüência neste ano e a integração entre o gestor local do Bolsa Família e a área de educação de Estados e Municípios.
.
A suspensão do pagamento fez com que 264.823 famílias procurassem as prefeituras e informassem dados sobre a escola dos filhos, possibilitando assim o monitoramento da freqüência. Mas 136.498 ainda estão com seus benefícios bloqueados e precisam buscar a gestão local até 31 de dezembro para evitar o cancelamento do programa a partir de fevereiro de 2010. Todas essas ações tomadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome têm por objetivo aprimorar o acompanhamento das condicionalidades. A escolaridade é um dos instrumentos mais eficazes para combater a pobreza.
.
Acima da média nacional estão três Estados do Nordeste. Com 92%, Rio Grande do Norte informou a freqüência de 391.035 do total de 424.282 alunos beneficiados pelo Bolsa Família. Em seguida, estão os municípios do Piauí com monitoramento de 483.215 estudantes do total de 530.387, o que significa 91%. O Ceará também chegou aos 90% de crianças e adolescentes acompanhados. As cidades cearenses registraram a presença escolar de 1.184.896 do total de 1.305.203.
.
As condicionalidades do programa têm por finalidade estimular o acesso da população atendida aos serviços de educação e saúde e, com isso, melhorar as condições de vida da futura geração.
.
Além da transferência de renda, o Bolsa Família ao exigir as contrapartidas se transforma em um eixo articulador de outras políticas de inclusão social. São transferidos R$ 1,1 bilhão por mês a cerca de 12,3 milhões de famílias com renda mensal per capita de até R$ 140,00.
.
Roseli Garcia
Assessoria de Comunicação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Ascom/MDS)

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

ACIDENTE DE CARRO MATA IRMÃO DO PREFEITO DE GRANJA


Mais um acidente de carro com vítima fatal no Vale do Coreaú, desta vez foi Emanuel Arruda, irmão do atual prefeito do município de Granja Esmerino Arruda, que faleceu.

Leia mais:

Na manhã de hoje, terça-feira (29/12), morreu o senhor Emanuel Arruda, irmão do prefeito do município de Granja Esmerino Arruda. O acidente aconteceu na rodovia Granja/Martinopoles no trecho chamado 35, a 8km de Granja, o veículo, Honda Civic de placa HVY 1843, bateu em uma cabra, perdeu o controle e capotou, causando a morte imediata de Emanuel Arruda e seu primo José Roberto Arruda (Beto Arruda). Os corpos das vítimas foram levadas para o hospital da cidade e de lá transferidos para Fortaleza.
Emanuel Arruda, que na eleição de 2008 apoiou seu irmão Esmerino Arruda, era o atual presidente do Conselho Gestor do município.

Fonte:Por Lira Dutra (Blog Granja Ceará)
Foto: Sobral de Prima

MORAÚJO “COLISÃO DE UM CARRO COM UMA MOTO CAUSA A MORTE DE UMA JOVEM”

Acidente fatal entre um carro e uma moto provoca a morte de uma jovem, de nome Cleide, filha do agricultor, o Sr. Antonio Pereira. O ocorrido aconteceu as 19h00min do dia 28/12/2009.


Segundo populares que se encontravam no local, a jovem Cleide, que trafegava em uma moto, de cor preta, mudou de direção repentina em um cruzamento, que liga Moraújo a Várzea da Volta. Neste momento, o Sr. Montezuma, diretor e responsável pela Rádio Moraújo FM, vinha em seu carro, em direção oposta, que colidiu de frente com a jovem, provocando assim, o óbito da mesma.


Os primeiros socorros foram efetuados, logo após o acidente, mas a jovem teve morte imediata no local. A moto foi completamente destruída e o carro parcialmente danificado. A polícia esteve no local prestando todos os procedimentos legais e apreensão dos veículos.


Fonte: Blog Supermathias

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

SEPULTADO ONTEM JOSÉ SOARES "UM MERUOQUENSE ADOTADO POR ALCÂNTARAS HÁ 50 ANOS"


O enterro aconteceu na tarde de ontem 27/12 no Cemitério São José, no bairro Bela Vista em Alcântaras

José Soares de Oliveira foi trazido de Meruoca pelo patriarca da família Cunha Freire, Gregório da Cunha Freire em 1959 quando este restaurou o município de Meruoca e se tornou o primeiro prefeito daquele município.

Ao desmembrar o município de Alcântaras em 1957, o município foi instalado somente em 1959, e foi no dia 06 de Dezembro de 1959 que José Soares chegou em Alcântaras, de onde criou 10 dos 15 filhos que teve com a esposa Teresa Soares, também já falecida.

José Soares chegou em Alcântaras com a missão de cuidar da iluminação pública gerada na época a motor na administração do então prefeito da época Roberto Ximenes Aragão. Anos depois, passou a trabalhar na mesma função para a Empresa de Eletrificação do Ceará (CENORTE) antiga Coelce onde nela se aposentou.

Em sua convivência em Alcântaras, Zé Soares fez muitas amizades, e por isso não media esforços para dar manutenção em inúmeras "casas de farinha" que tinham problemas em muitas noites de farinhadas; no ditado popular era ele que "tirava do prego."

Apesar de nunca ter sido reconhecido oficialmente como cidadão alcantarense, é tido como nós ,irmãos de Alcântaras. Aqui também fincou suas raízes como os filhos e inúmeros netos que deixou.

Em nome dos Alcântarenses, fica aqui a homenegem e solidariedade a família enlutada.

Edilson Angelo. Eneudo Alcântara, e Vicente Sales

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ REABRE INSCRIÇÕES PARA CARTEIRA DE MOTORISTA POPULAR


O Governo do Estado do Ceará, por intermédio do DETRAN-CE lançou o Programa Popular de Formação, Educação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores.

Em caso de estudantes de escolas públicas, beneficiários do Programa Bolsa Família, ex-presidiários,você pode tirar a primeira habilitação gratuitamente.


Clique aqui para as informações sobre o programa.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores