sábado, 23 de maio de 2015

ALUNOS DO IFCE DE SOBRAL PROMOVEM OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA

O evento gratuito e aberto ao público será nesta segunda-feira, 25

Os alunos do Clube de Astronomia do campus de Sobral do Instituto Federal do Ceará (IFCE) promoverão uma observação astronômica na próxima segunda-feira, 25 de maio, de 19h às 20h30min. O evento é gratuito e aberto ao público.

A ação integra os projetos “Astronomia na Caatinga” e “De Olho nas Estrelas”, realizados por estudantes do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Licenciatura em Física.
O objetivo é promover a observação dos astros e dos diferentes fenômenos astronômicos visíveis em cada época do ano. De acordo com o diretor técnico-científico do Clube de Astronomia, Wescley Canafístula nesta segunda-feira será possível observar a Lua, os planetas Vênus, Júpiter e Saturno e também algumas constelações, desde que as condições climáticas sejam favoráveis.

Serviço:
Observação astronômica no campus de Sobral do IFCE
Data: 25 de maio de 2015
Horário: de 19h às 20h30min
Onde: campus de Sobral do IFCE (avenida Dr. Guarani, nº 317, bairro Derby Clube)

Da Coordenadoria de Comunicação Social do IFCE de Sobral

SEGUNDO A FUNCEME, NAS ÚLTIMAS HORAS CHOVEU EM APENAS 24 MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ

Tempo nublado tem predominado em Alcântaras nos últimos dias. Foto: Arquivo
Total de postos com chuva em todo o estado: 34. Total de municípios com chuva em todo o estado: 24. As chuvas são relativa ao período: 7:00 de 22/05/2015 às 7:00 de 23/05/2015 nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba. Veja também as maiores chuvas em todo o Estado:

IBIAPABA

Sitio Vambira Viçosa do Ceará 46.7
Mucambo Mucambo 6.0
Poranga Poranga 2.0
Frecheirinha Frecheirinha 2.0

LITORAL NORTE

Icaraí de Amontada Amontada 11.0
Acaraú Acaraú 1.8

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Viçosa do Ceará (Posto: Sitio Vambira) : 46.7 mm
São Gonçalo do Amarante (Posto: Sede) : 22.4 mm
Tauá (Posto: Altamira) : 19.0 mm
São Gonçalo do Amarante (Posto: Siupe) : 17.6 mm
Palmácia (Posto: Palmácia) : 17.4 mm
Palmácia (Posto: Chacara Pedro Henrique) : 16.0 mm
Tauá (Posto: Vera Cruz) : 15.0 mm
Mombaça (Posto: Mombaca) : 14.0 mm
Maranguape (Posto: Tanques) : 11.0 mm
Amontada (Posto: Icaraí de Amontada) : 11.0 mm

Dados extraídos da Funceme às: 14:55 de 23/5/2015

DEPUTADOS ESTADUAIS VISITAM OBRAS DO CINTURÃO DAS ÁGUAS

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque (Pros), e uma comitiva formada por outros 11 deputados estaduais visitaram, na manhã desta sexta-feira (22/05), ao lado do governador Camilo Santana (PT), as obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) e da Barragem de Jati, que receberá as águas da transposição do rio São Francisco. Os parlamentares também conheceram o ponto de captação, sistema por meio do qual as águas do São Francisco entrarão no CAC, que fica localizado na cidade de Missão Velha.

Ao longo da visita, o presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, destacou a importância da visita dos deputados às obras. Para ele, o momento serve para mostrar que as obras não estão paradas, diferentemente do que afirmam algumas pessoas. “Hoje estamos vendo in loco essa gigantesca obra da qual muitos só vêm mostrando o lado negativo. O que podemos observar é que o trabalho está avançado e logo será resolvido o problema hídrico do estado do Ceará”, afirmou.
Ainda segundo Zezinho, após a visita, será feito um relatório sobre os pontos que mais chamaram a atenção da comissão.

Próximas etapas
O governador Camilo Santana explicou que as águas do São Francisco deverão chegar à barragem Jati até o segundo semestre de 2016. De acordo com o governador, com a chegada das águas à Barragem de Jati, dois terços da população cearense não enfrentarão mais problemas com a falta d’água.

“Vamos ver se a gente consegue pressionar para que o prazo seja cumprido. A transposição fará com que haja segurança hídrica para dois terços da população do Ceará. E vamos ver agora o trecho do Cinturão das Águas que levará água para o lado oeste do Estado através de túneis com tecnologia avançada. Para mim, a prioridade é a água chegar até o Riacho do Porto e Jati”, destacou.
Segundo o deputado Welington Landim (Pros), que por diversas vezes levou o assunto da transposição à tribuna da Casa, a visita serviu para alinhar a sociedade e os deputados com o que está acontecendo de verdade. “É a maior obra do Nordeste, e já estamos com mais de 50% concluída dentro do Estado”, comemorou.

Já o deputado Elmano Freitas (PT) afirmou que não conhecia a proporção da obra. Segundo ele, o projeto orgulha todo o povo cearense. “Tinha visto no papel, mas nada como ver a obra. É impressionante e orgulha qualquer nordestino. Aqueles que falam que a obra não existe, gostaria que viessem aqui. Mais importante ainda é o dia em que assistirmos a essa água correndo e resolvendo os problemas dos nossos irmãos cearenses”, pontuou.

Municípios beneficiados
O Cinturão das Águas, no trecho 1, vai atender diretamente as cidades de Jati, Brejo Santo, Porteiras, Abaiara, Missão Velha, Barbalha, Crato, Nova Olinda, Milagres, Farias Brito, Lavras da Mangabeira, Iguatu, Icó, Orós, Mauriti, Aurora, Cariús e Quixelô. A obra busca dar maior sustentabilidade e segurança hídrica ao Estado.

Além dos canais, estão sendo incluídos no trecho sifões - enterrados e aéreos - para a travessia dos cursos de água, além dos túneis. Na sua totalidade, o projeto do Cinturão das Águas do Ceará prevê a construção de 1,3 mil quilômetros de canais, sifões e túneis, que levarão água para 12 bacias hidrográficas do Ceará.

Também participaram da visita os deputados Evandro Leitão (PDT), Joaquim Noronha (PP), Leonardo Pinheiro (PSD), Zé Ailton Brasil (PP), Moisés Braz (PT), Odilon Aguiar (Pros), Robério Monteiro (Pros), Tin Gomes (PHS) e  Naumi Amorim (PSL), além do secretário de Recursos Hídricos do Estado, Francisco Teixeira.
Da Assessoria de Imprensa – Assembleia Legislativa do Ceará (Fotos: Edson Junior Pio)

PMDB DE ALCÂNTARAS PARTICIPA DO ENCONTRO ESTADUAL DA LEGENDA NA CIDADE DE CAMOCIM

Vereador Régis, Senador Eunício Oliveira e Junior Ximenes
O Vereador e Presidente do PMDB de Alcântaras Régis do Bonfim, esteve no dia de hoje participando do Encontro Estadual do partido na cidade de Camocim.

O encontro que tem o objetivo de debater e discutir temas na problemática atual no Estado, é também uma preparação visando as eleições municipais que ocorrerão no próximo ano. No momento também ocorrem a reestruturação do partido com a adesão de nova filiações.

Além do Presidente do PMDB de Alcântaras, outros membros da também participaram do evento; o Tesoureiro Junior Ximenes, e o 1º membro Augusto Linhares.
Com o Vice-Prefeito de Fortaleza e Presidente Regional do PMDB, Gaudêncio Lucena
Imagens Augusto Linhares

(DECRETO DO GOVERNO) SECA DEIXA MAIS 28 CIDADES DO CEARÁ EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Com a decisão, mais da metade (51,6%) dos 184 municípios enfrentam o problema

Ao, todo 95 encontram-se em estado de calamidade pública, o que representa 51,6% dos 184 municípios. Caucaia, São Gonçalo do Amarante e Cascavel estão na lista
  
Após ter decretado no último dia 30 de abril situação de emergência em 67 municípios do Ceará, por conta dos efeitos da seca, o governador Camilo Santana anunciou estado de calamidade pública em mais 28 cidades, totalizando 95.

Com a decisão, mais da metade (51,6%) dos 184 municípios enfrentam o problema. Caucaia, São Gonçalo do Amarante e Cascavel, localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), estão na lista.

O anúncio foi publicado do Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira (22). No decreto, o governador lembra que a irregularidade das chuvas vem ocasionando insuficiência na recarga dos mananciais cearenses, comprometendo o armazenamento de água e causando sérios problemas no abastecimento para o consumo humano e animal desde 2012.

Camilo destaca, ainda, que a seca contribui para intensificar as dificuldades econômicas e compromete o padrão de qualidade de vida da população que depende da agricultura.

Os municípios que entraram na lista são: Apuiarés; Ararendá; Banabuiú; Boa Viagem; Cascavel; Catunda; Caucaia; Choró; Forquilha; Groaíras; Ibicuitinga; Iguatu; Irauçuba; Jaguaretama; Jaguaruana; Jijoca de Jericoacoara; Lavras da Mangabeira; Morrinhos; Novo Oriente; Parambu; Pereiro; Potiretama; São Gonçalo do Amarante; São João do Jaguaribe; Sobral; Solonópole; Tejuçuoca; e Umirim.

Diário do Nordeste Online

sexta-feira, 22 de maio de 2015

(CHUVAS NO CEARÁ) SEGUNDO A FUNCEME, 37 MUNICÍPIOS REGISTRARAM PRECIPITAÇÕES NAS ÚLTIMAS HORAS

Mapa. Reprodução Funceme
Ao todo choveu em 52 localidades distribuídas em 37 municípios espalhados pelo Estado do Ceará. As maiores precipitações ocorreram em Mombaça (Posto: Boa Vista): 44.0 mm, Jaguaribara (Posto: Jaguaribara): 40.0 mm e Mombaça (Posto: Mombaca): 39.0 milímetros.

As chuvas são relativa ao período: 7:00 de 21/05/2015 às 7:00 de 22/05/2015 nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba. Veja também as maiores chuvas em todo o Estado:

LITORAL NORTE 

Local/posto Município
Apenas em Icaraí de Amontada Amontada 6.0

IBIAPABA

Local/posto Município
Guaraciaba do Norte Guaraciaba do Norte 6.0
São Benedito São Benedito 5.0
Pires Ferreira Pires Ferreira 4.5
Graça Graça 3.0
Mucambo Mucambo 3.0
Ubajara Ubajara 3.0

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Mombaça (Posto: Boa Vista): 44.0 mm
Jaguaribara (Posto: Jaguaribara): 40.0 mm
Mombaça (Posto: Mombaca): 39.0 mm
Mombaça (Posto: Fazenda Iemem): 37.2 mm
Iguatu (Posto: Iguatu): 35.0 mm
Orós (Posto: Ac. Orós): 32.6 mm
Orós (Posto: Orós): 32.0 mm
Iracema (Posto: São José do Fama): 20.0 mm
Iguatu (Posto: Aeroporto (Iguatu): 19.0 mm
Iracema (Posto: Bastiões): 18.0 mm

Dados extraídos da Funceme às: 14:55 de 22/5/2015

(ALCÂNTARAS) SECRETÁRIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA (SEINFRA) DIVULGA NOVOS PROJETOS

Maquete da Praça Pública de Rosápoles
O município de Alcântaras, poderá em breve passar a contar com novas cinco praças públicas.

Na última quarta-feira,20, a Secretaria do Desenvolvimento, Infraestrutura e Obras divulgou em sua fan page as maquetes digitais de alguns dos novos espaços de lazer que deverão ser construídos no município de Alcântaras. Conforme a lista de projetos da SEINFRA estão cogitadas a construção da Praça do Mercado, Praça ao lado do Hospital, Praça em Santa Rosa, Praça do Povoado de Lanchinha e a Praça da Igreja São Vicente de Paulo. De acordo com a previsão orçamentária do Departamento devem ser investidos recursos na ordem de R$ 1.223.917,13 engaranhados por meio de emenda parlamentar e financiamento da Secretaria das Cidades.

No município onde já foram contempladas com praças públicas nos últimos anos o Sitio Bonfim, Prata e São Bernardo, também foram feitas melhorias no Povoado de Carmolândia e Praça Gregório Cunha. Alguns dos projetos, já estariam em fase de licitação, como o da comunidade Lanchinha que segundo o Secretário Ronaldo Barros deve ter um investimento de R$ 150 mil. Além destas obras estão previstas a construção do "beco da cultura", próximo ao Hospital Municipal, bem como pavimentação em pedra tosca na localidade de  Fidalgo e calçadão ao longo da Av.Virgílio Fernandes.

Post, Francisco Freire (Portal Jovem)

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE É PRORROGADA NO DISTRITO FEDERAL E EM PELO MENOS 11 ESTADOS, ENTRE ELES O CEARÁ

Elza Fiúza/Agência Brasil
A vacinação contra a gripe foi prorrogada no Distrito Federal e em pelo menos 11 estados – Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, Santa Catarina, Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Pará e Piauí.

O encerramento da campanha nacional está previsto para hoje (22), mas números do Ministério da Saúde apontam que apenas 38,6% dos grupos prioritários receberam a dose. A meta do governo é imunizar 80% do público-alvo – pessoas com mais de 60 anos, crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos, indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, a população carcerária, profissionais de saúde e os que atuam no sistema prisional, além de doentes crônicos.

No Distrito Federal, em Goiás e São Paulo a vacinação vai até o dia 3 de junho. No Rio de Janeiro, Ceará, Piauí, em Alagoas, Pernambuco e Santa Catarina, a nova data prevista para o encerramento é 5 de junho.

A Bahia também deve finalizar a campanha em 5 de junho. Na capital baiana, Salvador, a imunização contra a gripe vai até 30 de maio, mesma data prevista para o encerramento da campanha no Pará. No Espírito Santo, os postos vão oferecer as doses até o dia 9 de junho.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano – A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B. O período de maior circulação da gripe no Hemisfério Sul vai do final de maio a agosto. Após a aplicação, o corpo leva de duas a três semanas para gerar a proteção contra a gripe.

A dose é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores ou aquelas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Agência Brasil

PREVISÃO DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS NO ESTADO DO CEARÁ

Confira a previsão do tempo 'no momento' elaborada às 08:26:20 do dia 22/05/2015 pela Fundação Cearense de Meteorologia.

Previsão para o dia 22/05/2015
As regiões cearenses estão sob a influência de áreas de instabilidade atmosférica. Por isso, ao longo do dia, o céu ficará com nebulosidade variável e com chuvas isoladas no centro-sul, Litoral Norte e Serra da Ibiapaba. Nas demais regiões, céu entre parcialmente nublado e claro.

Previsão para o dia 23/05/2015
O Ceará deverá permanecer sob a influência de áreas de instabilidade atmosférica. Com isso, o céu ficará com nebulosidade variável e com possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões no decorrer do dia.

Previsão para o dia 24/05/2015
Ao longo do dia, o céu ficará com nebulosidade variável com possibilidade de chuvas em todas as regiões cearenses.

Análise - 22/05/2015
Há nuvens sobre o Ceará, conforme mostra a imagem do satélite METEOSAT-10, canal visível, das 7h30min local. Essa nebulosidade está associada à formação de áreas de instabilidade atmosférica sobre o setor norte do Nordeste ( (NE) brasileiro, padrão observado nos últimos dias.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

ESTADO DO CEARÁ VOLTA A REGISTRAR CHUVAS NESTE MÊS DE MAIO

Foto: Arquivo VN
Ao todo choveu em 89 localidades distribuídas em 61 municípios espalhados pelo Estado do Ceará. As maiores precipitações ocorreram em Quixelô (Posto: Quixelô): 52.0 mm, Meruoca (Posto: Meruoca): 46.0 mm e Barbalha (Posto: Barbalha): 42.0 mm.

As chuva são relativa ao período: 7:00 de 20/05/2015 às 7:00 de 21/05/2015 nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba. Veja também as maiores chuvas em todo o Estado:

LITORAL NORTE

Local/posto Município
Meruoca Meruoca 46.0
Icaraí De Amontada Amontada 8.0
Sinhá Sabóia Sobral 7.0
Alcântaras Alcântaras 4.0
Acaraú Acaraú 3.8

IBIAPABA:

Local/posto Município
Viçosa do Ceara Viçosa do Ceará 23.4
Frecheirinha Frecheirinha 23.0
Ubauna Coreaú 17.0
Ubajara Ubajara 9.0
Tianguá Tianguá 7.2
Mucambo Mucambo 2.0

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Quixelô (Posto: Quixelô) : 52.0 mm
Meruoca (Posto: Meruoca) : 46.0 mm
Barbalha (Posto: Barbalha) : 42.0 mm
Iguatu (Posto: Iguatu) : 37.0 mm
Ererê (Posto: Acude Santa Maria) : 32.0 mm
Barro (Posto: Cuncas) : 31.5 mm
Mombaça (Posto: Fazenda Iemem) : 30.0 mm
Tauá (Posto: Vera Cruz) : 28.0 mm
Cedro (Posto: Várzea da Conceicao) : 27.0 mm
Jucás (Posto: Jucás) : 24.0 mm

Dados extraídos da Funceme às: 14:55 de 21/5/2015

CRISE NA SAÚDE DO MUNICÍPIO DE ALCÂNTARAS CHAMA ATENÇÃO DA IMPRENSA

Alcântaras vivencia a maior (primeira) epidemia de dengue de sua história.

 A situação da epidemiológica da Dengue no município de Alcântaras deixou de ser apenas assunto da tribuna e já tem chamado a atenção da mídia regional que continua a noticiar o cenário da cidade serrana frente a enfermidade.

 Alcântaras que já havia sido citado pelo Jornal Diário do Nordeste como as 11 cidades mais afetadas no Estado, também foi matéria de posts em blogs da cidade e recentemente de Sobral. A maior visibilidade ao estado de alerta da cidade localizada na Serra da Meruoca veio depois de ser revelado que estaria faltando soro para o atendimento de pacientes na Unidade Básica de Saúde Antônio Rocha Freire que estaria atendendo em média 50 pessoas/ dia com sintomas característicos da doença.

Evidenciado os números divulgados pela Secretaria do Município em algumas matérias foi questionado a posição do gestor da pasta frente a crise da saúde no município. No blog  O Ceará Online foi expresso que o secretário de saúde estaria "esquentando a cadeira" enquanto as estatísticas de casos suspeitos/confirmados não param de subir na cidade.

Tanta visibilidade a problemática despertou a atenção também de uma equipe de reportagem que esteve gravando imagens do Hospital Municipal na tarde desta quarta-feira,20. A equipe de reportagem  que desembarcou na cidade foi identificada  como pertencente sistema de brasileiro de  telecomunicação (SBT)  onde os cinegrafistas pertenciam a Nordestv.

O MAU USO DAS CISTERNAS PODE TER CONTRIBUÍDO PARA A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO DA DENGUE NA ZONA RURAL DE ALCÂNTARAS

O problema, é que a maioria dos beneficiados por uma cisterna, seja ela de polietileno ou de placas, não faz o uso correto com a relação a retirada da aguá armazenada, retirando ou até colocando o líquido pela a tampa superior.

Ao deixar de usar o acessório próprio instalado na cisterna para a retirada da água e usando uma escada para ter acesso a tampa localizada na parte superior da cisterna, o período em que deixam a tampa aberta ou semi-aberta foi o suficiente para o mosquito transmissor se proliferar. A exemplo de algumas comunidades rurais como, os sítios Prata, Macacos (Santa Maria), a dengue veio e com força total, os números não param de crescer.

Sendo assim, além da grande falha do poder público, a ingenuidade ou desinformação do povo também contribui e muito para a epidemia instalada no município.

DEPUTADOS ESTADUAIS VISITAM OBRAS DO CINTURÃO DAS ÁGUAS NESTA SEXTA-FEIRA (22)

Foto: Edson Junior Pio
Uma comissão de deputados estaduais vai acompanhar o governador Camilo Santana na visita à maior obra hídrica do Estado. Eles irão conhecer uma barragem em Jati e um túnel em Missão Velha.

Liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque (Pros), uma comissão de deputados estaduais visitará as obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) nesta sexta-feira (22/05), acompanhando o governador Camilo Santana (PT). Eles também irão conferir as obras da Barragem de Jati, que receberão as águas da Transposição do Rio São Francisco. Da barragem, a comitiva de parlamentares e o governador seguem para o ponto de captação, sistema por meio do qual as águas do São Francisco entrarão no CAC.

Além de Zezinho Albuquerque, devem participar da visita os deputados Elmano Freitas (PT), Joaquim Noronha (PP), Leonardo Pinheiro (PSD), Welington Landim (Pros), Zé Ailton Brasil (PP) e Bethrose (PRP).

A segunda etapa da visita acontece em Missão Velha, onde está sendo construído o Túnel Veneza, com 2,3 km de extensão. Neste ponto, técnicos da Secretaria dos Recursos Hídricos e das empresas responsáveis pela obra devem apresentar às autoridades detalhes do projeto que, nesta primeira etapa, tem 150 km de extensão com investimento de R$ 1,6 bilhão. As águas beneficiarão, somente nesta etapa, mais de um milhão de pessoas na região do Cariri.

O Cinturão das Águas, no trecho 1, vai atender diretamente as cidades de Jati, Brejo Santo, Porteiras, Abaiara, Missão Velha, Barbalha, Crato, Nova Olinda, Milagres, Farias Brito, Lavras da Mangabeira, Iguatu, Icó, Orós, Mauriti, Aurora, Cariús e Quixelô. A obra estará voltada para dar maios sustentabilidade e segurança hídrica ao Estado.

Além dos canais, estão sendo incluídos no trecho sifões, enterrados e aéreos, para travessia dos cursos de água, além dos túneis. Uma das características da obra é ter um sistema gravitário, dispensando o sistema de bombeamento da água. Um dos grandes objetivos do canal no Estado é oferecer melhores condições para o abastecimento humano, mas garantir também o desenvolvimento de segmentos como a agricultura e indústria na região.

Na sua totalidade, o projeto do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) prevê a construção de 1,3 mil quilômetros de canais, sifões e túneis que levarão água para 12 bacias hidrográficas do Ceará.
A visita será encerrada com um almoço no canteiro de obras.

Da Assessoria de Imprensa – Assembleia Legislativa do Ceará

(SAÚDE) Deputados Odorico e Raquel Marques realizam audiência pública sobre HIV e Aids na Assembleia Legislativa

O deputado federal Odorico Monteiro (PT-CE), integrante da coordenação colegiada da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às DSTs, HIV e AIDS, do Congresso Nacional, realiza, em parceria com a deputada estadual Raquel Marques (PT), audiência pública, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, para discutir as políticas públicas de prevenção, tratamento e cuidado integral das pessoas que vivem com HIV e Aids. A audiência, agendada para a próxima sexta-feira (22/5), integra o calendário de eventos do III Encontro da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids da região nordeste, que acontece entre os dias 20 e 23 de maio, em Fortaleza.

“A cada duas horas, três pessoas morrem de AIDS no Brasil. São mais de 33 mortes por dia. No Ceará, temos 794 pessoas afetadas pela AIDS. Destas, 52% estão em Fortaleza, segundo dados divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado (SESA), em janeiro deste ano”, afirmou Odorico, ao destacar a importância deste debate para o envolvimento da sociedade no tema, bem como para a discussão de proposições de lei no parlamento e de políticas públicas desenvolvidas pelo executivo para a efetiva prevenção e combate a essas doenças.

Serviço:

Lançamento da Frente Parlamentar Estadual de DST, HIV e Aids 
Local: Assembleia Legislativa do Ceará
Horário: 14h:30
Data: 22 de maio de 2015

Da Assessoria

PARÓQUIA DE ALCÂNTARAS, INICIA HOJE O TRÍDUO DE PESTECOSTES

Grato pelo convite! (Para ampliar, clique na imagem)
A Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo de Alcântaras-CE, dará início hoje (21.05) a Festa de Pentecostes.

O encerramento será no próximo domingo dia 24 de maio. Com as bênçãos do Espírito Santo, sintan-se todos convidados a participarem.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

PISO SALARIAL DE PROFESSORES É DISCUTIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA CONVOCADA POR MOSES RODRIGUES

Nesta última terça-feira (19), a Comissão de Educação da Câmara Federal realizou uma Audiência Pública para discutir os impactos do Piso Salarial dos Professores nos Estados e Municípios. A Audiência foi solicitada pelo deputado cearense Moses Rodrigues (PPS/CE) após gestores relatarem dificuldade no cumprimento do Piso Salarial.

“Essa audiência serviu para assegurar os direitos dos professores brasileiros. Após a discussão, sugerimos a instalação de um fórum permanente para discutir o piso salarial dos professores. Essa é uma estratégia do Plano Nacional de Educação que deve ser cumprida imediatamente”, destacou Moses Rodrigues.

Além dos integrantes da Comissão de Educação, estiveram presentes representantes do Ministério da Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME, e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE.

(EDUCAÇÃO SUPERIOR) UNIVERSIDADE FEDERAL DA IBIAPABA EM DEBATE NO MEC

A criação da Universidade Federal da Ibiapaba. Eis o pleito levado, nesta terça-feira, ao Ministério da Educação, em Brasília, durante audiência envolvendo o deputado federal Chico Lopes (PCdoB), o secretário de Educação Superior do MEC, Jesualdo Farias, e os prefeitos de São Benedito, Gadyel Gonçalves, e Ubajara, Zezinho Romano.

Chico Lopes destacou que uma nova universidade na Ibiapaba beneficiará a população de municípios como São Benedito, Croatá, Ubajara, Viçosa do Ceará, Carnaubal, Ibiapina, Tianguá, Guaraciaba do Norte, entre outros.

Na reunião, o secretário de Educação Superior do MEC, Jesualdo Farias, sugeriu ao deputado Chico Lopes e aos prefeitos que trabalhem inicialmente por um campus da UFC para a região da Ibiapaba. O prefeito Gadyel Gonçalves destacou que o município de São Benedito já tem um pré-projeto nesse sentido, um estudo apontando a cidade como a mais acessível para os estudantes da região, além de um terreno e um prédio já reservados para abrigar um possível campus da UFC na Ibiapaba.

Fonte: Blog Eliomar de Lima (Foto – MEC)

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA ZEZINHO ALBUQUERQUE FALA SOBRE INSTALAÇÃO DE CPIs

Foto: Máximo Moura
Após a leitura do expediente da sessão plenária desta quarta-feira (20/05), o presidente da AL, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), comentou o debate ocorrido durante a sessão plenária desta terça-feira (19/05) sobre a instalação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) na Casa.

De acordo com Zezinho Albuquerque, a AL irá seguir o trâmite estabelecido pelo Regimento Interno da Casa para a instalação das CPIs. “Nós jamais faríamos algo diferente do que está prescrito no regimento, assim como jamais permitiríamos manchar o nome da AL por quaisquer motivos”, assegurou.

O presidente da AL informou que existem, no momento, quatro requerimentos solicitando a instalação de CPIs. Zezinho Albuquerque explicou esses requerimentos necessitam de um número mínimo de assinaturas. Na sequencia, o requerimento segue para a Procuradoria da AL, para que seja avaliada a constitucionalidade do pedido.

Depois, o requerimento segue para a Mesa Diretora, para que ela dê um parecer sobre o pedido. “Após todo esse processo, o presidente da AL deve trazer a proposta para o Plenário, que é soberano e irá decidir pela instalação ou não da comissão”, esclareceu.

Zezinho Albuquerque lembrou que, mesmo antes do início da atual legislatura, já havia uma movimentação para implantar a CPI do Acquario. “Eu intervi logo no início, pedindo aos parlamentares que esperassem mais um pouco, pois tínhamos de direcionar nosso foco a outras questões importantes e urgentes, como as promoções dos policiais, o piso salarial dos agentes de saúde, e a seca, problemas que, naquele momento, eram de grande urgência”, afirmou.

Quanto às CPIs requeridas – sobre o tráfico de drogas, exploração sexual, seguro DPVAT e Acquario -, Zezinho garantiu que todas serão analisadas. Entretanto, o Regimento Interno prevê que, no máximo, duas CPIs podem ser instaladas ao mesmo tempo. O presidente fez um apelo para que os parlamentares “não transformem a situação em um cavalo de batalha”. Para ele, a avaliação sobre importância de cada CPI varia de acordo com o parlamentar e, por isso. “todas serão avaliadas e consideradas conforme o regimento”.

Da Assessoria

SAÚDE EM ALCÂNTARAS: A DIFERENÇA ENTRE "O FALAR E O AGIR"

Aí a diferença entre a ação e falação, o falar e o agir.
Diversas e constantes campanhas, Conferências, mutirões, trabalhos preventivos e compra de equipamento. Aí a diferença entre a ação e falação, o falar e o agir.

O problema da seca atingiu praticamente todos as 184 cidades do Estado do Ceará, no entanto a situação vexatória sobre a epidemia de dengue em que Alcântaras se colocou, nada mais é uma amostra de como a população está mal assistida na saúde. Sobral, Forquilha, Meruoca, Moraújo, Massapê, nada de epidemia de Dengue! A sede do município de Coreaú também não, visto que no vizinho município, os casos de dengue se concentram praticamente apenas no distrito de Ubaúna que fica muito distante da cidade. A verdade, é que muitos tem medo de chegar na cidade de Alcântaras. Medo de pegar dengue! "Vamos fazer uma comemoraçãozinha, um drink ? vamos, mas longe de Alcântaras! por que lá o negócio tá feio."

Enquanto isso, quem vai ao Hospital Municipal de Alcântaras se assusta com a triste situação em muitos alcantarenses se encontram (Digo melhor! Unidade Básica, já que a promessa de passar de UBS para HPP em dois anos era só conversa, papo furado!)

Aí a diferença, entre o falar e o agir!


Nascimento, ex-secretário municipal e ex-coordenador de Saúde

(MALHADA VERMELHA - COREAÚ) MOSES RODRIGUES PARTICIPA DOS FESTEJOS DE SANTA RITA DE CÁSSIA

Quando retorna ao Ceará o deputado federal Moses Rodrigues (PPS/CE) faz questão de manter uma intensa agenda de atividades no Estado. Além de realizar atendimentos em seu escritório regional, o parlamentar ainda encontra tempo para visitar municípios cearenses. No último domingo (17), Moses participou dos Festejos de Santa Rita de Cássia, na localidade de Malhada Vermelha, no município de Coreaú. A visita foi acompanhada pelo advogado Dr. Francimor Ximenes e sua esposa, a vereadora Regina Flávia, importantes lideranças políticas da região.

“Coreaú é um município com grande potencial. Aqui me sinto em casa. Sempre que posso venho rever amigos e, como parlamentar, ouvir as demandas dessa cidade que está em constante desenvolvimento. Participar dos festejos de Santa Rita de Cássia é estar próximo da comunidade e do povo de Coreaú. É viver um pouco das tradições locais”, destacou Moses Rodrigues.

terça-feira, 19 de maio de 2015

COORDENAÇÃO DA BANCADA CEARENSE PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE DISCUTE A CRIAÇÃO DA ZONA FRANCA DO SEMIÁRIDO NORDESTINO

O Coordenador da bancada cearense, José Airton Cirilo (PT), e o coordenador-adjunto da bancada, Odorico Monteiro (PT), participaram, na cidade de Cajazeiras (PB), da primeira audiência pública que discute a criação da Zona Franca do Semiárido Nordestino. Ao lado do senador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), e dos deputados federais paraibanos Efraim Filho (DEM) e Wilson Filho (PMDB), os parlamentares cearenses apresentaram suas propostas pela inclusão e participação do Ceará no Projeto.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 19/11, de autoria do deputado federal Wilson Filho (PMDB-PB), prevê a criação da Zona Franca do Semiárido Nordestino. A PEC altera o artigo do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Pela proposta, a Zona terá caractérísticas de área de livre comércio, para exportação e importação com incentivos fiscais, pelo prazo de 30 anos. A PEC confere ao Governo Federal a atribuição de demarcar a área de forma contínua, com círculo de raio mínimo de 100 quilômetros podendo chegar a 250 km, partindo do município de Cajazeiras, na Paraíba.         

Para o deputado federal petista e coordenador-adjunto da bancada cearense, Odorico Monteiro, a Zona Franca do semiárido é a possibilidade de unir qualificação e desenvolvimento. “A região já possui Institutos Federais, expansão de Universidades e Faculdades. O Nordeste brasileiro vislumbra outro cenário, ao receber espaços acadêmicos e perceber melhor qualificação do seu povo. A Zona Franca cria janela de oportunidades, ao unir mão de obra qualificada com a chegada de indústrias e iniciativas de inovação”, atesta.    

O semiárido nordestino possui 981 mil quilômetros quadrados, que abrange 1.134 municípios e soma mais de 22 milhões de habitantes. O Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste estima que o PIB do semiárido nordestino corresponda a aproximadamente 1/3 do indíce nordestino. A renda média do cidadão que habita o semiárido, segundo a Etene, chega a apenas 34% da renda média brasileira.

Para o coordenador da bancada cearense, o deputado petista José Airton, a Zona Franca do semiárido pode se tornar um novo Pólo de desenvolvimento tecnológico brasileiro. “Imagino, pela capacidade acadêmica, e a força de trabalho do sertanejo, que possamos criar, no Nordeste, algo semelhante ao que foi feito no Vale do Silício norte-americano”, pontua.

A escolha da cidade de Cajazeiras, como sede, deve-se ao fato da cidade situar-se no centro da região semiárida, além da boa infraestrtura rodoviária e da proximidade com portos e aeroportos. A Zona Franca não se limita ao local de instalação. Ela é caracterizada por ações fiscais e de Governo que inserem competitivamente quem nela está inserida. A Zona Franca do Semiárido abarcará boa parte do território de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará.

Tramitação

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania já aprovou a admissibilidade da PEC. A Proposta agora se econtra na Comissão Especial da Zona Franca do Semiárido Nordestino que tem o deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) como relator. Após isso a PEC vai a plenário.

Da Assessoria

PREVISÃO DO TEMPO PARA PARA OS PRÓXIMOS DIAS NO ESTADO DO CEARÁ

Veja a Previsão do tempo para os próximos três dias no Estado do Ceará, elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia - FUNCEME às 08:15:13 desta terça-feira 19/05/2015.Confira: 

Previsão para o dia 19/05/2015
Ao longo do dia, céu entre claro e parcialmente nublado em todas as regiões do Ceará.

Previsão para o dia 20/05/2015
Nebulosidade variável entre a madrugada e o início da manhã. No decorrer do dia, todas as regiões do Ceará devem ficar com céu entre parcialmente nublado e claro.

Previsão para o dia 21/05/2015
O Ceará deverá ficar sob a influência de áreas de instabilidade atmosférica. Por isso, o céu ficará com nebulosidade variável e com possibilidade de chuvas isoladas no centro-sul e na faixa litorânea entre a madrugada e início da manhã. Nas demais regiões do estado, céu parcialmente nublado passando a claro ao longo do dia.

Análise - 19/05/2015
Na imagem do satélite METEOSAT-10, canal visível, das 7h30min local, observam-se poucas nuvens sobre o Ceará. A pouca nebulosidade está associada à atuação de uma massa de ar seco sobre parte do setor norte do Nordeste (NE) brasileiro, padrão observado nos últimos dias. Na faixa litorânea do Ceará, observa-se uma linha de nuvens, paralela à costa, em virtude da atuação do sistema atmosférico brisa terrestre.

CASA DO CIDADÃO NA ASSEMBLEIA ENTREGOU MAIS DE 22 MIL DOCUMENTOS EM TRÊS ANOS

A unidade da Casa do Cidadão, localizada na Assembleia Legislativa do Ceará, completa três anos de existência neste mês de maio. Foram 22.824 documentos emitidos nesse período entre RGs e CPFs, além de outras centenas de pessoas atendidas todos os dias em busca de informações ou esclarecer outros tipos de dúvidas.

Ao todo, entre maio de 2012 (quando foi criada a unidade) até abril passado, foram entregues 18.229 identidades e 4.595 CPFs. Segundo a coordenadora da Casa do Cidadão da Assembleia, Mirla Vieira, os cearenses que já experimentaram o serviço têm aprovado o atendimento e o menor tempo de espera na fila para solicitar a documentação.

Como solicitar
Para retirar a identidade, é preciso levar certidão de nascimento/ casamento (original e cópia), com uma foto 3x4 recente. No caso de segunda via, serão aceitas cópias do passaporte, carteira de trabalho, RG anterior ou Boletim de Ocorrência emitido nos últimos seis meses. A entrega é feita em até 30 dias.

No caso do CPF, o documento é emitido na hora. Basta levar identidade original, certidão de nascimento/ casamento ou cópia autenticada.

A Casa do Cidadão na Assembleia Legislativa do Ceará é fruto de uma parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado (Sejus). Fica localizada no prédio (anexo 2) Deputado José Euclides Ferreira Gomes e funciona, diariamente, de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h30 para retirada de senhas. 

Serviço:
Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa do Ceará
Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes (anexo 2)
Rua Barbosa de Freitas, S/N - esquina com Avenida Pontes Vieira
Telefone: (85) 3277.2786

Da Assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará

AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA TERÇA-FEIRA (19) DISCUTIRÁ IMPACTOS DO PISO SALARIAL DE PROFESSORES

A Comissão de Educação da Câmara Federal realiza na próxima terça-feira (19), às 14h30min, uma Audiência Pública para discutir os impactos do Piso Salarial dos Professores nos Estados e Municípios. O requerimento é de autoria do deputado cearense Moses Rodrigues (PPS/CE). “Essa Audiência foi solicitada após alguns gestores relatarem dificuldade em cumprir o Piso Salarial em seus Estados e Municípios, já que alguns recursos destinados à Educação foram reduzidos. Nosso papel é garantir que nenhum trabalhador brasileiro seja prejudicado”, destacou Moses Rodrigues.

Além dos integrantes da Comissão de Educação, foram convidados para a Audiência representantes do Ministério da Educação, a Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME, Cleuza Repulho, o Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED, Eduardo Deschamps, Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, Roberto Franklin de Leão, e o Presidente da Confederação Nacional de Municípios – CNM, Paulo Ziulko Ski.

Da Assessoria

segunda-feira, 18 de maio de 2015

(SECA) UNIÃO RECONHECE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM 67 MUNICÍPIOS DO CEARÁ

Para ampliar, clique na imagem
Portaria foi publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira (18). Segundo a Funceme, quadra chuvosa foi abaixo da média e não conseguiu repor a capacidade hídrica dos reservatórios.

O governo federal reconheceu nesta segunda-feira (18), em portaria publicada no Diário Oficial da União, a situação de emergência 67 municípios cearenses afetados pela seca. O Ceará enfrenta, em 2015, o quarto ano de estiagem e de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) a quadra chuvosa – período de chuvas no Nordeste – foi abaixo da média e não conseguiu repor a capacidade hídrica dos reservatórios. Segundo o Portal Hidrológico do Ceará, dos 151 reservatórios monitorados, apenas seis estão com 90% de sua capacidade. No total, o Ceará conta com apenas 19,7% da capacidade de seus açudes.

De acordo com o gerente de Homologação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), sargento Paiva Júnior, o reconhecimento federal permite que as populações dos municípios tenham acesso a programas da União capazes de diminuir os efeitos da estiagem, como a compra de milho mais barato para alimentar animais, o refinanciamento de dívidas rurais e a bolsa-estiagem, que paga um auxílio de R$ 80 mensais para agricultores familiares que tiveram prejuízos. Segundo o portal Observatório da Seca, do governo federal, há 68.211 pessoas recebendo o benefício, no Ceará.

O governo do estado pode solicitar recursos para a contratação de carros-pipa com o objetivo de abastecer as sedes dos municípios (zona urbana). Atualmente, segundo o gerente, as zonas urbanas não necessitam de abastecimento por carros-pipa. No entanto, a Cedec prevê que 32 municípios possam entrar em colapso entre julho e outubro deste ano.

Segundo o sargento, além desses 67 municípios, 28 tiveram situações de emergência reconhecidas e o decreto estadual deve ser assinado e publicado ainda nesta segunda-feira. Há ainda 45 cidades com solicitações de situação de emergência a serem analisadas. As avaliações são feitas conforme a Instrução Normativa 01/2012, do Ministério da Integração Nacional, que estabelece critérios para decretação de situação de emergência ou de calamidade pública.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE TERMINA NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA

Elza Fiúza/Agência Brasil  
A Campanha de Vacinação contra a Gripe termina na próxima sexta-feira (22). Devem receber a dose crianças na faixa entre 6 meses e 5 anos incompletos, idosos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional.

Crianças que vão receber a vacina contra a gripe pela primeira vez devem ser imunizadas em duas etapas, com intervalo de 30 dias entre as doses. É importante levar aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação.

Também serão vacinadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Neste caso, é preciso levar uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose.

Pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde devem procurar os postos onde estão cadastrados para receber a dose, sem necessidade da prescrição médica.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe, o governo ressaltou que é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.

A vacina é contraindicada a pessoas com história de reação anafilática em doses anteriores ou àquelas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

A transmissão dos vírus Influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. A doença também pode ser transmitida pelas mãos e por objetos contaminados.

Os sintomas da gripe incluem febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. O agravamento pode ser identificado por sintomas como falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Fonte: Agência Brasil

(CÂMARA FEDERAL) MOSES RODRIGUES DEFENDE TRABALHADORES E PENSIONISTAS


Na última quarta-feira (13), o deputado federal Moses Rodrigues manteve posicionamento firme na Câmara Federal em defesa dos trabalhadores e pensionistas. Durante a votação da Medida Provisória 664, que restringe o acesso ao pagamento da pensão por morte e que trata de benefícios como o auxílio-doença, o parlamentar cearense criticou o pacote de ajuste fiscal proposto pelo Governo Federal.

“Desde que as medidas de ajuste fiscal sugeridas pelo Governo Federal começaram a tramitar na Câmara Federal, verdadeiros embates estão sendo travados entre parlamentares da base aliada e da oposição. Nesta quarta-feira, o cenário não foi diferente das últimas semanas. No Plenário, o texto da medida provisória 664 aprovado provocou reações nos mais diversos setores da sociedade. Mais uma vez somos contra esse pacote de medidas. Por que o povo tem que pagar por mais essa conta? É inaceitável que o brasileiro pague pelos desvios bilionários da Petrobras e do governo federal”, afirmou Moses Rodrigues.

Moses Rodrigues defende mais investimentos para o Nordeste

Já na última terça-feira (12), o deputado federal Moses Rodrigues (PPS/CE) defendeu no Plenário da Câmara mais investimentos para o Nordeste, durante a votação da Medida Provisória 663/2014, que aumenta o limite de recursos que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) poderá emprestar com subvenção econômica da União.

O pronunciamento do parlamentar foi feito durante a votação da Emenda que direciona um mínimo de 30% dos recursos do BNDES a financiamentos situados nas regiões Norte e Nordeste. “O PPS tem um trabalho de destaque na Câmara defendendo os trabalhadores, votando sempre a favor das pessoas mais simples. Nesse momento, a gente precisa de mais recursos para gerar novos investimentos e dessa forma, gerar mais empregos. Fomos favoráveis à aprovação da Emenda, porque acreditamos que os recursos ainda são insuficientes para promover o desenvolvimento do Nordeste”, destacou Moses Rodrigues. A matéria, aprovada na Câmara, seguiu para votação no Senado.

Fonte: Assessoria

(PERÍODO CRÍTICO) MÊS DE MAIO APRESENTA GRANDE DEFASAGEM HÍDRICA

Zona Rural de Alcântaras - CE
Caso persista a tendência dos últimos dias, o mês de maio, o quarto e último da quadra chuvosa, será o de maior defasagem hídrica.
  
Choveu em apenas quatro municípios da última sexta-feira até as 8h50 de hoje, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Nas últimas 24 horas, apenas Senador Sá (24,8 mm) e Itapipoca (4,4 mm) registraram precipitações. A defasagem hídrica nos 18 primeiros dias de maio é de 61,6%. A média histórica do período é de 89,0 e tivemos o registro de apenas 34,5%. Se persistir a tendência atual, o último mês da quadra chuvosa será o mais precário até aqui.

Conforme a Funceme, "observam-se poucas nuvens sobre o Ceará. A pouca nebulosidade está associada à atuação de uma massa de ar seco sobre parte do setor norte do Nordeste (NE) brasileiro, padrão observado nos últimos dias.

Previsão

Para o restante do dia de hoje, teremos "céu entre parcialmente nublado e claro em todas as regiões do Ceará. Amanhã, "áreas de instabilidade atmosférica devem deixar o céu com nebulosidade variável entre a madrugada e a manhã. No decorrer do dia, céu entre parcialmente nublado e claro em todas as regiões cearenses'.

Para esta quarta-feira, "o Ceará deverá ficar sob a influência de áreas de instabilidade atmosférica. Por isso, o céu ficará com nebulosidade variável e com possibilidade de chuvas isoladas no centro-sul, principalmente entre a madrugada e manhã. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado passando a claro longo do dia".

Fonte: Diário do Nordeste Online

OBS: Com a diminuição drástica das chuvas no mês de maio, além da preocupação com a água que já começa a diminui em fontes e riachos do município, a preocupação é também com o plantio dos agricultores, já que a água faltou em um momento importante para o desenvolvimento lavoura e da colheita.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores