sábado, 12 de setembro de 2015

É HOJE, A PRINCIPAL NOITE DOS FESTEJOS DE N.S DAS GRAÇAS NO SÍTIO SANTA BÁRBARA EM ALCÂNTARAS

Sítio Santa Bárbara festeja Padroeira N.S das Graça
A Capela do Povoado de Santa Bárbara, apesar de ter sua Igreja um das mais novas do município , possui um tradicional festejo sendo um dos melhores de Alcântaras e região serrana.

A comunidade, que fica distante 8 km ao norte da cidade de Alcântaras, está festejando sua Padroeira Nossa Senhora das Graças, e além deste sábado 12/09 e domingo (13) que são os principais dias do Festejo, onde há bastante devoção religiosa, também há alguns eventos de caráter cultural para os visitantes, a maioria  vindos de todo o município de Alcântaras

Apesar do nome Santa Bárbara, a comunidade celebra a festa em homenagem a Nossa Senhora das Graças. O movimento religioso segue até domingo.

SEMACE EMBARGA MATADOURO MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS

Estabelecimento não atendia as condições sanitárias mínimas exigíveis, e por isso foi lacrado pela SEMACE. 

Na tarde desta última sexta-feira,10, uma viatura da equipe de fiscalização da Superitendência Estadual do Meio Ambiente - SEMACE visitou Alcântaras e embargou o abatedouro publico municipal. O estabelecimento mesmo reformado em 2011 não atende as condições sanitárias exigíveis para o isolamento pre-mortis e abate de animais e por este motivo deve ficar fechado até a regularização da situação em consonância com o Sistema de Inspeção Municipal - SIM, recentemente aprovado no município. Em Alcântaras o requerimento nº 007/2015 da lavra do Vereador Antônio Marcos (PSD) foi aprovado pela Câmara Municipal há pouco mais de 90 dias e solicitava do poder executivo a reforma do estabelecimento agora fechado.

Na mesma região por conta das precárias condições de funcionamento, anteriormente outros abatedouros públicos deixaram de funcionar como a exemplo de Meruoca, Coreaú, Massapê e Moraújo. 

 Blog o Serrano (Via Portal Jovem) Imagens: Site Encontrei.org

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

EM BUSCA DE RECURSOS PARA O DISTRITO DE VENTURA, CLEUVILÂNDIA MENENZES, PREFEITO ELIÉSIO E PADRE MARCONE EM FORTALEZA

Entre os objetivos, conseguir recursos para uma Quadra Esportiva em Ventura
Presidenta da Câmara Cleuvilândia, Prefeito Eliésio e Padre Marcone se unem para buscar melhorias para o município de Alcântaras na capital Cearense.

Reunidos nesta semana na capital cearense  a presidenta da Câmara municipal de Alcântaras Cleuvilândia Menezes juntamente com o prefeito Eliésio Fonteles e o padre Marcone na busca de recursos para  a melhoria da qualidade de vida dos Alcantarenses. Entre a pauta da reunião está a capitação de recursos para a construção da Quadra Esportiva do distrito de Ventura e a captação de recursos destinados ao combate a estiagem no município.

Divergência política

Embora entre o prefeito Eliésio e a Vereadora Cleuvilândia Menezes com projetos políticos diferentes, os mesmo deixam as políticas de lado e se unem na busca de alguma melhoria para o município de Alcântaras.  

Apoio da Igreja.

Apoiando os projetos para o Distrito de Ventura, destaque para o Jovem Padre Marcone, que desde que assumiu a Igreja de Ventura tem se empenhado não só na religião, mas no desenvolvimento social e cultural na região.

Com nformações Site Encontrei.org

BISPO DE SOBRAL DOM VASCONCELOS SERÁ RECEBIDO COM FESTA NA CIDADE DE MERUOCA NESTA SEXTA-FEIRA (11)

Bispo Dom Vasconcelos
Nesta sexta-feira (11), a partir das 17:00h a Paroquia de Nossa Senhora  da Conceição, estará recebendo a visita do Bispo Diocesano dom Vasconcelos. 

Segundo o Pe. Emanuel Franklin, o bispo será recebido com festa na entrada da cidade (Escola Rosinha Sampaio), e depois ao lado do prefeito Manuel Costa Gomes (Aristides), se deslocará até o ginásio Miguel Binga, quando rezará missa e 387 jovens serão crismados.
Padre Emanuel Franklin e católicos receberão o Bispo
Fonte: Blog Política em Evidência (Marcelo Marques)

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

SENADO APROVA 'PEC' QUE DEFINE TRANSPORTE COMO DIREITO SOCIAL

Imagem: Cidade de Sobral-CE (Foto: Divulgação Internet)
O plenário do Senado aprovou ontem (9), em segundo turno,  proposta de emenda à Constituição (PEC) que inclui o transporte público na lista de direitos sociais dos cidadãos, assim como já ocorre para a educação, saúde, alimentação, moradia e trabalho, entre outros.

O texto, de autoria da deputada Luíza Erundina (PSB-SP),  foi aprovado sem alterações em relação ao enviado pela Câmara. A promulgação está prevista para a próxima terça-feira (15), em sessão solene no Senado Federal.

Na mesma sessão, será promulgada outra PEC aprovada pelos senadores na última semana, a que que amplia o prazo em que a União deverá destinar às Regiões Centro-Oeste e Nordeste percentuais mínimos dos recursos para a irrigação.

Agência Brasil

PMDB REALIZA III ENCONTRO REGIONAL EM SOBRAL

No próximo sábado (12), o PMDB realiza no município de Sobral o III Encontro Regional do Partido em 2015. O evento, que contará com a participação do Presidente da Executiva Estadual, senador Eunício Oliveira, acontecerá no Palmeiras Country Clube, a partir das 09h.

Entre os temas que serão discutidos no encontro estão ações de combate à seca, as crises na Segurança, Saúde e Educação, além de políticas públicas para geração de emprego e renda, e a interiorização do desenvolvimento.

Durante o encontro, os novos membros da sigla em Sobral, que será comandada por Oscar Rodrigues, serão empossados. A frente do PMDB na cidade, Oscar terá grandes desafios, entre eles o de fortalecer a sigla na cidade. “Volto ao PMDB com uma missão: conclamar todos os nossos filiados para que possamos democratizar o Ceará. Vejo que um novo capítulo da política sobralense está sendo escrito, com pessoas que conhecem a cidade e que querem vê-la voltar a crescer”, destaca o novo Presidente do PMDB de Sobral.

O encontro deve reunir lideranças políticas, além de vereadores, deputados estaduais e federais de Sobral e de toda a Região Norte do Ceará.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

NOTA DE PESAR - MARIA ARLENE SOUSA LAURIANO


Acho que é o momento de pensarmos e entendermos que a morte é mais uma passagem, um ingresso para uma nova existência.

Nosso corpo foi feito com prazo de validade para não corrermos o risco de passar do tempo necessário para aprendermos o que precisamos aprender. Sei que neste momento, as melhores palavras seriam “meus pêsames”, contudo, precisamos entender que determinadas situações são inevitáveis…

Não se desespere nem tenha medo. Mesmo que a sua situação seja a mais drástica, mesmo que o Sol pareça fugir de você ou que o chão debaixo dos seus pés não pare de tremer, o importante é manter a esperança.

Porque quando a escuridão da noite massacrar e confundir você, pode ter certeza que se você levantar a cabeça, vai encontrar aquela estrela que iluminará e apontará para o caminho certo.
Confie, porque muitas vezes o conforto que o nosso coração precisa vem de pessoas que não esperamos. Permita que as surpresas agradáveis aconteçam na sua vida.

Mensagem do Cras Alcântaras.

"Desta página os meus mais sinceros sentimentos"

terça-feira, 8 de setembro de 2015

VICE-PRESIDENTE MICHEL TEMER REPUDIA TESE DE 'CONSPIRAÇÃO' CONTRA DILMA

Charge Sinfrônio para o Jornal Diário do Nordeste em 08.09.2015

CID GOMES INGRESSA NO PDT PRÓXIMO DIA 28 DE SETEMBRO

Cid em Alcântaras, na entrega da Rodovia Iraudo Cristino. Arquivo VN
Cid Gomes ingressa com todas as pompas dia 28 no PDT. Cid Gomes será seguido pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, pelo presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque e por mais 79 prefeitos, 250 vereadores, 10 deputados estaduais e dois federais.

Cid Gomes e Zezinho Albuquerque estão cuidando de todos os detalhes da transferência em massa para o PDT. O evento poderá ser em Sobral ou em Fortaleza. Em Fortaleza, as filiações dariam vitamina política ao prefeito Roberto Cláudio.

Blog do Roberto Moreira (Via Sobral em Revista)

PAPA REFORMULA PROCEDIMENTOS DE ANULAÇÃO DE CASAMENTO DA IGREJA

O papa Francisco reformulou os complicados procedimentos de anulação de casamento da Igreja Católica, uma decisão ansiosamente esperada por muitos casais de todo o mundo que se divorciaram e voltaram a se casar fora da Igreja.

O Vaticano declarou nesta segunda-feira que o papa redigiu um documento conhecido como Motu Proprio – “de sua própria iniciativa”, em latin – que altera a maneira como os católicos obtêm anulações.

Os detalhes do documento, que deve aperfeiçoar e simplificar o procedimento, serão divulgados na terça-feira durante uma coletiva de imprensa no Vaticano.

Uma anulação, conhecida formalmente como “decreto de nulidade”, é o veredicto de que um casamento não é válido nos termos da lei da Igreja porque certos prerrequisitos, como livre arbítrio, maturidade psicológica e disposição de ter filhos, não foram cumpridos.

A Igreja de 1,2 bilhão de fiéis não reconhece o divórcio. Os católicos que se divorciam e se casam novamente em cerimônias civis são considerados ainda casados com seu primeiro cônjuge e vivendo em pecado, o que os impede de receber sacramentos como a comunhão.

(Por Philip Pullella - Reuters)

COMEMORAÇÃO OFICIAL DO '07 DE SETEMBRO' EM ALCÂNTARAS

De maneira simbólica, a Prefeitura Municipal de Alcântaras realizou o tradicional hasteamento das Bandeiras oficiais no dia da Independência do Brasil.

Apesar de não mais haver a tradição da grande festa comemorativa da Independência do País, onde muitos alcantarenses ainda relembram como um dos mais belos desfiles de toda a região, a data do 07 de Setembro em Alcântaras não deixou de ser lembrado, onde, ao som da entoação dos Hinos Oficiais, muitos assistiram na Praça da Matriz o hasteamento das Bandeiras do Ceará, do Brasil e do Município, feitos pelo; Comandante do Destacamento Militar do Município, Sgt. Francisco Lindon Johnson, do Prefeito Eliésio Fonteles e da Presidenta do Poder Legislativo de Alcântaras, a Vereadora Cleuvilândia Menezes.

Ainda em alusão ao 07 de Setembro, foi realizado na Praça do Mercado, a Corrida da Independência, organizado e realizado por atletas do próprio município, destaque para Venceslau Andrade, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Alcântaras.
Imagens: Divulgação Facebook

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O GRITO DO DIA 07 DE SETEMBRO!

Charge Sinfrônio para o Jornal Diário do Nordeste em 07.09.2015

TRAGÉDIA: CARRO CAPOTA E DEIXA QUATRO MORTOS NA CE-366

Foto: Enviada ao Whatsapp do O Povo
Um acidente deixou quatro mortos na manhã deste domingo, 6, no km 65 da CE-366, entre os municípios de Varjota e Santa Quitéria, no Interior do Ceará. Um carro capotou e pegou fogo, matando o motorista e os três passageiros. 

FOTO: ENVIADA AO WHATSAPP DO O POVO

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o motorista do veículo teria perdido o controle do veículo. Com a explosão, os corpos das vítimas ficaram carbonizados e elas ainda não foram identificadas.

O horário exato do acidente não foi informado pela PRE, que disse que irá repassar os números de ocorrências nas rodovias estaduais junto com o balanço do feriado.

Nas rodovias federais que cortam o Ceará, foram registrados oito acidentes com duas mortes e quatro feridos, nas últimas 24 horas. As mortes ocorreram em Itapajé, no km 125 da BR-222 (atropelamento) e no km 350 da BR-020, em Caridade (colisão frontal).

Fortaleza

Na capital, uma Hilux colidiu com árvores do canteiro central da avenida Jovita Feitosa, por volta das 4 horas da madrugada deste domingo, 6. O motorista foi encaminhado ao hospital em estado grave e, conforme a AMC, o tráfego foi controlado por uma equipe durante a limpeza do combustível derramado no asfalto.

Brasil

No início da tarde deste domingo, 6, um acidente grave deixou pelo menos 15 mortos e mais de 50 feridos em Paraty, no Rio de Janeiro. A maioria das vítimas eram turistas cariocas e paulistas, que iam para praias de Trindade.

Fonte: Redação O POVO Online

ALCÂNTARAS PODERÁ RECEBER EM BREVE UMA NOVA CRECHE

CEI será financiado com recursos do Governo do Estado e Governo Municipal.

O município de Alcântaras poderá em breve receber a construção de uma nova creche. Na cidade onde apenas a E.E.I Maria Raulino de Alcântara Carvalho oferece ensino exclusivo para a educação infantil a luta por vagas já é uma realidade enfrentada há alguns anos pela maioria dos pais devido a carência de espaço físico adequado para alocar todas as turmas que hoje funcionam em um prédio alugado que sedia o anexo cujo concentra mais de 90 crianças com faixa etária entre dois e quatro anos.

Com a contemplação do município com a obra orçada em mais de R$ 1 milhão e que será financiada com recursos do Estado e do Tesouro municipal estimasse que o problema seja resolvido por conta da construção do primeiro CEI alcantarense, que deve ofertar instalações projetadas para o público infantil. 

De acordo com a Secretaria do Desenvolvimento da Educação Básica (SEDEB) o Centro de Educação Infantil haveria sido liberado inicialmente para o Distrito de Ventura e que esta seleção haveria partido da SEDUC que nesta última semana teria convocado o prefeito da cidade para uma reunião sobre os procedimentos a serem adotados pelo município para liberação da primeira parcela da verba. 

Ainda segundo, Benedito Adalberto Mendes, o município deverá entrar com uma contrapartida e preparo físico do terreno onde será construída as instalações da nova creche que poderá ser remanejada para a sede devido a Escola Francisco Reinaldo de Maria apresentar número de crianças do Fundamental I inferior ao projetado para ser atendido pela futura unidade educacional.

 Apesar da cogitação da nova creche poder ser construída na zona urbana, a prefeitura ainda não haveria notificado a Secretaria sobre o local exato do novo prédio e que estudos de viabilidade técnica da alocação do CEI nos pólos de educação também seria considerada.

Fonte: blog o Serrano (Via Portal Jovem)

NA CÂMARA DE ALCÂNTARAS, VEREADOR DEFENDE FINANCIAMENTO DE PROJETO AMBIENTAL

Imagem: Arquivo VN
Proposta do Comdema tem prazo de execução de 90 dias e custa R$ 2 mil.

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Alcântaras (COMDEMA) recebeu apoio na Câmara de Vereadores quanto a execução do Projeto de Levantamento da Área Verde de Alcântaras. O PLAM que deverá ser executado na sede do município serrano até o final de 2015, recebeu apoio para no que diz respeita ao financiamento da proposta orçada em R$2 Mil e que deve trazer inúmeros benefícios para a população de gestão publica. Durante sua fala da tribuna, o Vereador Antônio Marcos ( PSD) parabenizou o órgão colegiado pela iniciativa.

" Compartilho com os demais colegas desta casa, ouvintes e internautas que participei  há oito dias de uma reunião do COMDEMA  e gostaria de parabenizá-lo pelo excelente projeto, A proposta  visa realizar um  estudo de nosso meio ambiente, da área Verde, que está sendo degradada nos arredores da sede, a ação demanda pouco recurso, da ordem de 2.000 mil reais, Esperamos que o município arque com este projeto, um projeto simples e de muito proveito para o município" ressaltou o Legislador. 

O COMDEMA que montou uma Comissão para apresentar a proposta ao poder executivo, pretende também buscar outros parceiros que possibilitem a execução do PLAM que deve contar diretamente com a participação de estudantes das área de ciências agrárias, biológicas e da natureza.

Do blog do Comdema (Via Portal Jovem)

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores