sábado, 26 de novembro de 2011

HOJE TEM FESTEJO NO SÍTIO SILVA EM ALCÂNTARAS

A comunidade do Sítio Silva a cerca de 6 km da sede de Alcântaras realiza hoje 26 de novembro a última novena das festividades em louvor a Nossa Senhora das Graças.

A região é muito prestigiada pelos visitantes, e hoje é esperada uma multidão de pessoas vindas de toda serra da Meruoca e da região de Coreaú.

Para chegar ao sítio silva, pessoas vindas da cidade de Alcântaras devem pegar a CE- 241, estrada para Coreaú recém asfaltada e entrar no entroncamento da estrada na localidade do sítio Macaco, enquanto que os vindos da região do Vale do Coreaú devem entrar na localidade de Milagre nas imediações da escola Vicente Rodrigues de Sousa.

De hoje até amanhã é só festa, o encerramento da festejo religioso fica para domingo 27 pela manhã, mas que durante todo o dia e entrando pela noite de domingo promete muita animação. A festa do sítio Silva é considerada uma das mais animadas da região, pois além das celebrações religiosas o lugar também oferece algumas opções em festas sociais para os visitantes.

UNIFOR DIVULGA RESULTADO DO VESTIBULAR 2012.1


A Universidade de Fortaleza (Unifor) divulgou na noite desta sexta-feira (25) o resultado do Vestibular 2012.1. 

O processo seletivo, que ofertou 2660 vagas distribuídas em 30 cursos de graduação, aconteceu no último dia 20 de novembro.

A matrícula dos aprovados está prevista para ocorrer entre os dias 13 e 15 de dezembro. A instituição divulgará um edital com todas as informações necessárias para a matrícula dos novos alunos.


UM POUCO DO QUE ACONTECEU NA ÚLTIMA SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS

Nesta sexta-feira 25/11, não houve sessão na Câmara Municipal de Alcântaras, a última realizada dia 18 houve boa discussão em relação a votação de requerimento e projetos, entre eles, beneficiando as Agentes de Saúde, construção de estradas e por último beneficiando os estudantes universitários, único aprovado sem o consenso de todos os vereadores presentes. Apenas um vereador faltou a sessão: José Maurício, e  houve homenagens ao radialista e vereador José Maria Félix. Vamos relembrar o que foi discutido na Tribuna na última sessão.
A Vereadora Cleuvilândia Menezes do PT iniciou o seu discurso comunicando sobre uma emenda parlamentar do Senador José Pimentel (PT) enviado para o município de Alcântaras, não citou o lavor, mas que oriunda do Ministério do Turismo. Parabenizou os envolvidos na organização da Festa da Padroeira acontecida em outubro e também a Festa dos Professores.

Que está sendo realizado um estudo sobre o Plano de Cargos e Carreira (PCCR) na Secretaria de Educação, que será favorável aos professores, aumentar a diferença de níveis I, II e III. Hoje a diferença do professor leigo para graduado é de apenas 12,5 %.

Agradeceu ao prefeito por atendido um de seus requerimentos, que são duas merendas nas escolas em que possui creche. Falou da harmonia/sintonia na Secretaria de Ação Social, vivenciada durante uma oficina de reciclagem que participou na mesma, e do apoio da Secretaria de Educação aos alunos que participaram da Prova Brasil. Parabenizou toda a equipe de Educação e das escolas envolvida na prova Brasil, na qual ela também participou, atuando como coordenadora desta Prova.

No final, ainda falou sobre o problema que está acontecendo entre prefeitura e o Banco BMG, que segundo ela e alguns funcionários, a prefeitura não teria repassado os valores relativos aos empréstimos aos funcionários, e o banco estaria fazendo as cobranças que segundo foi, ocasionado pela administração passada.
O vereador Manoel Albuquerque – PSB começou suas palavras cobrando e reclamando do 1º secretário da Câmara (Toni do Matias) sobre o cumprimento dos Artigos 46 a 47 do regimento interno da casa, que estaria sendo desrespeitado por ele, uma dessas atribuições seria distribuir aos vereadores a pauta da sessão 4 horas com antecedência da realização da mesma. Segundo ele, o Regimento Interno só está funcionando quando é a favor dos vereadores da oposição. “Lei foi feito para cumprir, e não para ser desrespeitada”, esclareceu.

Pediu um voto de apoio aos seus requerimentos; um abrigo para usuários dos transportes alternativo nas proximidades do povoado de Carmolândia, e a construção de uma estrada ligando as comunidades do povoado de Rosápolis ao distrito de Camilos em Meruoca, e ainda sobre projeto do executivo que estenda de 20 para 30 % a gratificação das Agentes de Saúde.

Explicou que 151 municípios cearenses foram contemplados com recursos a serem investidos na Saúde, ente eles Alcântaras que receberá R$ 500.000. Os projetos ou reivindicações serão discutidos em Audiência Pública. No final cobrou explicações do representante dos universitários, Jardel Gualberto, sobre projeto que beneficia os universitários. Convidou a população para a Festa do Sítio Silva, finalizou agradecendo a todos que estavam lhe ouvindo.
Antônio Vagner de Sousa (Toni do Matias) - PC do B iniciou suas palavras prestando homenagens ao locutor e vereador da cidade de Sobral, recentemente falecido, destacou como sendo uma grande perda para Sobral e região.

Falou sobre o esporte de Alcântaras, no Futebol de salão, desportistas de Alcântaras estariam participando de campeonatos em Meruoca por não haver promoção em Alcântaras, e o pior sem o apoio da Liga de Desportos e da Prefeitura, pediu que a prefeitura olhasse para os jovens que gostam deste esporte e aproveitou a oportunidade pedir a agilidade nas construções das quadras de esportes de Rosápolis, Carmolândia e Silva, para que possam ser realizados novos torneios de futebol de salão em Alcântaras.

Relembrou quando alguns desportistas afirmaram que quando com a nova administração municipal, o município iria realizar dois ou três torneios de futebol ao ano, mas que até agora nada, nenhum.  Ente outras assuntos, Toni do Matias ainda cobrou em nome dos usuários do sistema de saúde que não estão conseguindo realizar a marcação de exames. “foram dois meses e oito viagens, ao posto de saúde e ao hospital para a marcação de um exame de sangue e não conseguiu” esclareceu Tonis sobre a rotina de morador do povoado de Rosápolis”.

Antônio Marcos - PSD: “Quem ouviu as palavras da nobre vereadora (Cleuvilândia) acha que Alcântaras esta tudo como um céu, tudo lindo, mas não é assim não", iniciou Antônio Marcos. Reclamou sobre as obras iniciadas por eles estão todas paradas por incompetência dos assessores do Prefeito.  Segundo o presidente da Câmara, “a jogada é a seguinte; as obras estavam todas licitadas mas o prefeito não quer estas empresas que é outras empresas executando as obras”, com isso o município e as comunidades acabam sendo prejudicada, e algumas comunidades estão deixando de receber calçamentos. Esclareceu.

Segundo ainda, a atual administração estaria deixando de enviar os devidos documentos obrigatórios ao Tribunal de Contas do Município, inclusive os que tratam das diárias do prefeito, e que para a Câmara “está mandando documentação incompleta pensando que a Câmara é bodega”. Sobre os postos de Saúde, recebeu denúncias que estariam faltando material em todos eles, além dos medicamentos básicos como aerosol, e outras. “Estão comprando material permanente ao invés de remédios, deixando a prioridade”.

Sobre o requerimento do Vereador Manoel Albuquerque, classificou como sendo muito bom, mas não para a ocasião, pois ao invés de se construir uma estrada ligando o povoado de Rosápolis ao distrito de Camilos-Meruoca, ligar as comunidades alcantarenses de Venturinha,  Alegre e Bela Vista é muito mais prioridade.

"Querem que Alcântaras seja um feudo da Meruoca. Eu não acredito que o povo de Alcântaras vá deixar Alcântaras voltar para Meruoca. O que estão querendo é isso, tudo é a Meruoca."

“Defensores dos professores, é uma vergonha, secretária, prefeito...ninguém, nenhum vereador que tanto brigava pelo professores compareceu para conversar com os professores.” Segundo Antônio Marcos, na época dele, Alcântaras foi o primeiro município do Estado do Ceará ao pagar o aumento dos professores, pagando fevereiro retroativo a janeiro, pois era um direito deles e não precisou reivindicar. Sobre a festa dos Professores, muito bonita; executaram o projeto do ex-secretário de Educação (Joaquim Silva).

Davi X Golias, assim comparou a relação prefeito e funcionários sobre transferência, humilhação e discriminação no trabalho, o que também classificou como "Bullying."

 Esclareceu sobre  a situação do Fundeb, um simples carimbo e indispensável para a prestação de contas do conselho e que a prefeitura deixou de emitir, que foi cobrado a ele, e agora caíram no mesmo erro, o pior sabendo do erro. Sobre a prefeitura com o Banco BMG, segundo ele foi para audiência para tratar sobre o parcelamento da dívida, fez o acordo, uma grande parte foi depositada antes de deixar o governo, faltou à parte da empresa cobradora. Sobre o Regimento Interno cobrado pelo vereador Manoel, fez a observação, "três mandatos e só agora foi ler o Regimento Interno, eu não estou entendendo, por que só agora?"

No final falou sobre o projeto que beneficia as Agentes de Saúde, e terminou enviando nota de pesar em razão da morte do Radialista e vereador José Maria Félix.



quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PENSE NUMA REPORTAGEM SOB MEDIDA! ATÉ "PARECE" QUE FOI ENCOMENDADA

Toda Feliz, até a mãe do Padre deu entrevista toda como se fosse uma personagem comum pelas ruas de Alcântaras. Teve gente que falou uma coisa, cortaram tudo o que não era conveniente e na continuação foi dado outro sentido a resposta, do jeitinho como manda o figurino. 

Leia:
Após demolição, fiéis de Alcântaras (CE) comemoram nova igreja.

Plebiscito decidiu por construir nova igreja no município (pense num plebiscito com decisão monocrática prévia e sem participação de 90% dos aptos a votar ). Valor da obra foi de R$ 700.000 e veio de doações, diz assessor


Depois da polêmica demolição da igreja matriz de Alcântaras, a 268km de Fortaleza, os moradores da cidade comemoram a nova Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que já está de portas abertas para os fiéis. O prédio está localizado em uma praça com jardim e foi inaugurado há um mês. “Ficou um encanto de beleza”, disse a aposentada Maria Lucila de Jesus. (Disse a mãe do Padre) e você, diga que não!

O templo é moderno, amplo , bem iluminado (com refletores, ao invés de lâmpadas decorativas) e ventilado, com detalhes de requinte como piso em granito e bancos anatômicos. O prédio tem ainda vitrais com imagens bíblicas e uma santa pintada à mão por um artista local no altar (o que, Artista local?). Uma das principais diferenças da antiga igreja é que ela foi construída sem nenhuma coluna no meio.

Segundo a assessoria da igreja, a obra durou cerca de dois anos e custou R$ 700.000,00 vindos de doações. “As doações foram espontâneas e vindas de amigos, paroquianos, benfeitores e também de campanhas”, disse o assessor da matriz, Joaquim Silva.

A polêmica ocorreu em 2009 quando o pároco da igreja decidiu demolir o prédio de mais de 100 anos. Parte dos fieis foram contra e reivindicaram a preservação da história da cidade. Na época, foi feito um plebiscito que decidiu por uma nova igreja.

O padre Edmilson Eugênio, responsável pela paróquia, explica que não havia mais como recuperar a antiga, (olha o pecado Padre!) que ficou bastante comprometida por conta dos tremores de terra. “A igreja apresentava, de fato, muitas inconveniências. Depois dos abalos, isso ficou mais evidente”, explica Edmilson.

OBS:
Não existia nenhum laudo dizendo que a igreja estaria comprometida não sendo possível sua restauração, nem CREA-CE, nem IPHAN, nem Defesa Civil, nem Corpo de Bombeiros, nenhum órgão Municipal, Estadual ou Federal, nada, nada e NADA!

Ná época da polêmica, em missas, a igreja orientava os fiéis a não escultar rádio que falava sobre o assunto, e nem dar entrevistas a equipes de TV, agora fazem questão.

Sobre a Praça/largo, e rua que tamparam, não precisa nem falar nada, pelo menos isso parece que todo mundo percebeu a lambança.

Leia o que disseram na época a SECULT e IPHAN



Veja reportagem original no G1/CE

Quem pode pode! quem não pode aguenta!

ALCÂNTARAS PROMOVERÁ III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA

A Secretaria do Desenvolvimento da Cultura, Esporte e Turismo de Alcântaras realizará a III Conferência de Cultura de Alcântaras. O tema desta conferência é "Cultura, Diversidade. Cidadania e Desenvolvimento"

Este é um bom momento para que a sociedade e poder publico elaborarem propostas que garantam novos caminhos ao desenvolvimento cultural de Alcântaras. É neste encontro que entidades, sociedade civil, munícipes e autoridades debatem, elaboram e aprovam estratégias que valorizem nossas potencialidades artísticas, costumes, turismo e tradições.

O encontro está marcado para acontecer na próxima sexta-feira dia  dia 25 de novembro Monsenhor a  partir das 08:30 no Auditório Monsenhor José Furtado no Sindicato das Trabalhadores Rurais de Alcântaras.

A promoção é da Prefeitura Municipal através da SECULTUR, que tem como secretaria Maria Ednete Ximenes Magalhães.

Conheça o texto base da Conferência no clicando  AQUI

Com informações da SECULTUR de Alcântaras.

MOBILIZAÇÃO EM BUSCA DA CONSTRUÇÃO DO AEROPORTO DA ZONA NORTE

Prefeito Veveu, Senador Inácio Arruda e Dep. José Linhares

O Deputado José Linhares esteve nesta semana mobilizando a Bancada do Ceará para a inclusão de uma emenda de Bancada para a Construção do Aeroporto da Zona Norte, que terá sede em Sobral.

O Aeroporto terá serventia regional e será fundamental para impulsionar o desenvolvimento cultural, econômico e social de Sobral e da Região Norte. Hoje, o que existe já não atende as atuais necessidades sendo, portanto, inadequado para as demandas do futuro próximo.

O Deputado e o Prefeito estiveram com cada um dos parlamentares da Bancada e tiveram assegurada a inclusão no orçamento da Proposta.

A partir de agora deve ser aguardada a aprovação do Orçamento Geral, para que seja verificado o valor com que será contemplada  esta importante obra.  

Por i-mail (José Lúcio Ribeiro)

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

CURSO DE DIREITO DA UVA ENTRE OS 90 MELHORES DO PAÍS, DIZ A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB)

A Universidade Estadual Vale do Acaraú sediada em Sobral - UVA, a Universidade Federal do Ceará - UFC no Benfica em Fortaleza e a Universidade Regional do Cariri -URCA Crato, estão entre os noventa cursos de direito recomendados pela OAB.


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta quarta-feira (23) um selo de qualidade para os cursos de graduação em Direito. A seleção levou em conta o desempenho dos estudantes nos últimos três Exames de Ordem – prova da OAB que concede aos aprovados o registro que permite advogar – e o conceito obtido pelo curso no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado em 2009. Noventa cursos vão receber o Selo OAB.


Foram avaliados 791 cursos dos 1.210 existentes, que preencheram os pré-requisitos da seleção: ter participado dos três últimos Exame de Ordem unificados, com no mínimo 20 alunos inscritos. Uma comissão especial, formada por advogados professores e especialistas em educação jurídica, analisou os índices de aprovação no exame, a avaliação do Enade e demais processos de supervisão do Ministério da Educação (MEC). Esta é a quarta edição do Selo OAB.

Dois Estados não tiveram nenhum curso recomendado pelo selo, Acre e Mato Grosso. Os cursos desses Estados não atingiram a nota mínima dentro dos critérios de avaliação da OAB ou estão sob supervisão do MEC, ou, ainda, tiveram parecer desfavorável da Comissão Nacional de Educação Jurídica da OAB Nacional durante a análise dos processos de reconhecimento ou de renovação. O Estado com mais cursos indicados foi São Paulo, com 14 graduações. Em segundo lugar está Minas Gerais, com 11 cursos recomendados pelo Selo OAB.

Os índices de aprovação do Exame de Ordem são historicamente baixos. Nas últimas três edições, a aprovação oscilou entre 15% e 9,7% dos inscritos. A OAB culpa a má qualidade dos cursos de graduação pelos resultados pouco expressivos. Críticos ao exame acusam a OAB de fazer reserva de mercado e evitar que novos advogados conquistem os clientes de profissionais antigos a um preço mais baixo.

No 5º Exame de Ordem Unificado, que está em curso, 46% dos 100 mil inscritos foram aprovados para a segunda fase – o dobro da ultima edição. A prova prático-profissional, que consiste em quatro questões dissertativas e uma peça jurídica, será realizada no próximo dia 4 de dezembro.


Veja a lista dos 90 cursos recomendados pela OAB, por Estado, instituição de ensino superior e câmpus.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

MUITO OBRIGADO PELAS VISITAS!

No último domingo 20 de novembro. ultrapassamos a marca das 400.000 visitas.

Estes são os números do II (segundo), e metade do III (terceiro) ano, que vai de maio de 2010 a novembro de 2011. Se fossemos contar com a marca do antigo contador do I (primeiro) ano que abandonamos, confortavelmente mais de meio milhão, beirando os 600 mil.

Esse não é a principal política/ideal  do Visão Norte, tanto é que só escrevo ou repasso os conteúdos que me interessam , que acho que contribuem para alguém ou para algo, e na medida do possível, quando tenho tempo ou vontade, e principalmente sem APELAÇÃO.

Porém, os números mostram o reconhecimento, e é importante destacar que sempre o Visão Norte foi muito bem aceito fora, e principalmente em todas as regiões do Ceará.

Muito obrigado!

E QUANTO AO TRASPORTE ESCOLAR MUNICIPAL?


TODO POLÍTICO DIZ QUE NÃO É OBRIGADO A CEDER TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO, E QUANTO AO TRANSPORTE OBRIGATÓRIO MUNICIPAL, SERÁ QUE ESTÃO CUMPRINDO COM SUA REAL OBRIGAÇÃO ?

A História de Alcântaras registra grandes irregularidades nos transportes escolares. Quando se dar uma rápida verificada no Código de Trânsito Brasileiro, na parte referente ao transporte escolar, vamos perceber que em Alcântaras os carros que transportam os estudantes nunca foram totalmente regulares. Veja o artigo que tranta dos veículos:

  Art. 136. Os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, exigindo-se, para tanto:
        I - registro como veículo de passageiros;
        II - inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança;
        III - pintura de faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroçaria, com o dístico ESCOLAR, em preto, sendo que, em caso de veículo de carroçaria pintada na cor amarela, as cores aqui indicadas devem ser invertidas;
        IV - equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo;
        V - lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira;
        VI - cintos de segurança em número igual à lotação;
        VII - outros requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo CONTRAN.


Destaquei alguns incisos para dizer que muita coisa ainda falta para nossos transportes escolares cheguar a um estado regular. Pois ainda percebemos paus-de-arara, micro-ônibus sucateados, ônibus sem manuntenção frequente. O fato é que em Alcântaras sempre existiu o "Clientelismo" Político, e para não insatisfazer seus eleitores motoristas o Poder Público sempre não exigiu muito! Há atualmente alguns veículos bem certinhos para o transporte escolar, que são aqueles micro-ônibus amarelos e o ônibus grande também amarelo, porém ainda estamos longe do ideal!

Quanto aos motoristas, será que estão de acordo com a lei? veja o que ela diz:

Art. 138. O condutor de veículo destinado à condução de escolares deve satisfazer os seguintes requisitos:
        I - ter idade superior a vinte e um anos;
        II - ser habilitado na categoria D;
        III - (VETADO)
        IV - não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses;
        V - ser aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentação do CONTRAN.

Será mesmo que todos os motoristas estão bem certinhos em relação ao CTB? Ou são escolhidos para estarem ali por força de seu voto?
Atenção população de Alcântaras, vamos ficar de olho!

Texto: Douglas Alcântara 

ABALOS SÍSMICOS: Estudos apontam possível fenda geológica no CE

Tremores de terra de pequena intensidade continuam sendo registrados na Zona Norte do Estado

Sobral Na Zona Norte foram registrados, neste mês, 26 tremores de terra. Foram 13 na Serra da Meruoca, nove em Santana do Acaraú e quatro dispersos nas cidades vizinhas a Sobral. O que chama atenção são os nove abalos em Santana do Acaraú. Os pesquisadores do Laboratório Sismológico (LabSis), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), estudam a possibilidade de haver uma fenda geológica na cidade de Santana do Acaraú.

Segundo levantamentos do LabSis, a atividade sísmica no Zona Norte do Ceará é antiga e a segunda mais importante do Nordeste Brasileiro. A maior atividade está na borda da Bacia Potiguar, que abrange o Rio Grande do Norte e o leste do Ceará. Na Zona Norte do Ceará, há registro de um tremor de magnitude 4.0 graus na Escala Richter, em 1988. Foi o primeiro grande terremoto na Região. Mas foi em 1991, há 20 anos, que se anotou o maior tremor na Zona Norte: 4.9, em Irauçuba. Porém, desde janeiro de 2008, que a atividade sísmica na Zona Norte tem ocorrido com intensidade numa área epicentral na Serra da Meruoca, nos limites entre Alcântaras, Meruoca e Sobral. O maior tremor na Serra da Meruoca foi anotado em maio de 2008, com 4.2 graus. Desde então, cerca de quatro mil tremores de pequena intensidade foram registrados pelas estações sismográficas instaladas em Sobral e Morrinhos.

Neste mês, um abalo chegou a 2.6 graus, afetando Meruoca, Sobral e Alcântaras. Pela contagem do LabSis, neste mês já foram registrados 26 tremores. Com o monitoramento dessa atividade sísmica há o estudo da possibilidade do surgimento de uma nova fenda na região. Há comprovação da fenda Riacho Fundo, na Serra da Meruoca. Agora, os estudos apontam para o surgimento de uma fenda em Santana do Acaraú.

Acompanhamento

Estudada pelo LabSis, por meio das estações Sobral (SBBR), instalada na Embrapa Caprinos; Sobral-Jordão; e Morrinhos; as fendas são analisadas preliminarmente pela Defesa Civil de Sobral e pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva). Em seguida, o acompanhamento simples é enviado para o LabSis, que faz a evolução da atividade sísmica na Zona Norte cearense. É com base nos nove abalos registrados agora em novembro que o LabSis levanta a possibilidade de uma fenda surgida em Santana do Acaraú.

De 3 a 9 passados, as estações da Zona Norte acusaram nove abalos em Santana do Acaraú. "Isso mostra que a atividade sísmica está num patamar elevado na região", destaca um relatório do LabSis. O maior tremor em Santana do Acaraú, agora, atingiu 2.1 graus, no dia 9 passado. Neste mesmo dia foi anotado ali outro tremor de 1.9 graus. Na Serra do Meruoca, foram registrados abalos neste período variando de 1.8 a 2.6 graus.

O curioso é que em Santana do Acaraú não havia registro de atividades sísmicas tão intensas há três anos, quando surgiu o primeiro epicentro na cidade. Em 2009, foi registrado o maior abalo no Município com magnitude 2.7 graus, assustando o Distrito de Sapó, epicentro do evento. "Não se conhecia esta atividade sísmica em Santana do Acaraú, mas já em 2008 foram anotados sete abalos. Agora, com nove abalos, os estudos se intensificam para sabermos dessa nova fenda na área", destaca um relatório do LabSis.

Segundo o relatório coordenado pelo técnico Eduardo Menezes, e analisado pelo doutorando Heleno Lima Neto e pelos bolsistas Renato Dantas, Hugo Castro, André Gomes e Myrli Andrade, a Zona Norte está diante de uma nova área sísmica. A primeira, a da Serra da Meruoca, já comprovada, e a outra em estudo em Santana do Acaraú. "Está claro que estamos diante de uma nova área sísmica na Região, sendo impossível prever qual será sua evolução em termos de atividade, duração e magnitude máxima que possa vir a ocorrer", salienta o relatório do LabSis. Outro ponto levantado pelos pesquisadores: "A nova atividade na região carece de um pouco mais de atenção. Há uma questão chave que ainda não temos condições de responder e de vital importância: a nova atividade sísmica está sobre a mesma falha da atividade próxima já conhecida?". Com isso, o relatório conclui: "Se a resposta é sim, temos um aumento no tamanho da falha ativa; se não, temos uma outra falha na região. No primeiro caso é possível que ainda possam ocorrer novos tremores fortes na região".

A resposta ainda não foi dada, mas está assustando, principalmente, os moradores do Distrito de Sapó, em Santana do Acaraú, onde foi registrado o epicentro de 2.7 graus em 2009 e os nove tremores agora em novembro. Relato de moradores atestam que os tremores duraram poucos segundos, mas o suficiente para causar medo nas pessoas. O tremor foi sentido nas casas, escolas e comércio.

A orientação do chefe do LabSis, professor Joaquim Ferreira, é que as pessoas não entrem em pânico e que as casas sejam dotadas de uma terceira ripa no telhado. "As casas do Interior do Nordeste só tem duas ripas nas extremidades. Precisa de uma terceira ripa central. Assim se evitaria a queda de telhas bastante comum nos abalos".

MAIS INFORMAÇÕES 
Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Natal (RN)
Telefone: (84) 3215.3796/ 3215.3791

Lauriberto Braga
Repórter (Diário do Nordeste)

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

UM POUCO SOBRE A MEMÓRIA DE SOBRAL: IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS PRETINHOS

A atual Igreja do Rosário foi construída em 1767 pela irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Sobral, em substituição ao nicho de taipa que havia em homenagem a Senhora do Rosário. Era comemorado no período da festa de N. Sra do Rosário, a coroação dos reis do Congo, nome dado aos festejos. A última vez que, em Sobral, se realizou esta festa foi em janeiro de 1889, após a abolição da escravatura, os negros continuaram a tradição do Reisado Africano por algum tempo.

 A Igreja do Rosário, a mais antiga de Sobral, sofreu algumas modificações por iniciativa do então vigário geral Pe. José Tupinambá da Frota, tais como as ampliações laterais em 1914 . Em 1926, já como bispo, Dom José mudou o piso de tijolos por ladrilhos hidráulicos e mandou retirar as tribunas laterais típicas do século XVIII. Entre 1941 e 1942 foi reformado o altar mor conforme projeto do italiano Agostinho Balmes Odisio.

domingo, 20 de novembro de 2011

A POLÊMICA SOBRE O PROJETO QUE BENEFICIA OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE ALCÂNTARAS

Estudante Jardel Gualberto tentou explicar ponto pelêmico do projeto ,  apesar de  fortes críticas o projeto foi  aprovado pela maioria dos vereadores presentes.

Projeto votado na Câmara Municipal de Alcântaras na sexta-feira 18/11, dá 100% de direito em gratuidade/assistência de transportes aos estudantes universitários de instituições públicas; projeto também beneficia estudantes de instituições privadas em 50%. A prioridade aos estudantes de escolas públicas não ficou bem clara para todos os vereadores o que gerou um desconforto na votação, 3 dos 8 parlamentares presentes votaram contra o projeto que agora segue para análise do poder executivo.

Leia a explicação da polêmica sobre e projeto de lei dos universitários (Divulgada no Portal Jovem)

Partindo do triste fato da Prefeitura Municipal não ter a obrigação de ceder transporte universitário, os estudantes de Alcântaras buscam, através do projeto de lei enviado à Câmara Municipal, regularizar essa situação.

A atual Administração Municipal já resolveu o grande problema da classe estudantil universitária. Por isso os estudantes querem que essa benfeitoria seja permanente, através de lei municipal. Para que daqui a alguns anos, quando algum outro prefeito pensar em mudar essa forma de transportar os estudantes do ensino superior, tenham uma forma legal dos alunos se defenderem. É esse o objetivo principal.

Sobre o projeto de lei: foi enviado uma cópia da lei municipal da cidade de Itápoles, interior de São Paulo, para a Câmara Municipal de Alcântaras. O objetivo da Associação Universitária era que os vereadores adaptassem essa lei para nossa realidade.

Bom, o fato é que alguns vereadores não quiseram entender isso, e lançaram críticas para cima dos Universitários, alguns chegou até a não aprovar a proposta. Cleuvilândia do PT, por exemplo, chegou a chamar a classe de egoístas, por quererem um ônibus só para os estudantes universitários. Cidadãos comuns chegaram a comentar que os estudantes querem cobrar passagem para alunos não-universitários e para os universitários de universidades privadas, e isso não é verdade, pois não há isso no projeto.

Para um maior conhecimento, o PORTAL JOVEM mostra a lei na íntegra para você analisar. Mas lembre-se, esse projeto de lei é de uma cidade do interior de São Paulo, Itápoles, que os Universitários enviaram para a Câmara Municipal para ser adaptada para a nossa realidade.

Autoriza o Poder Executivo a conceder ajuda no transporte escolar a estudantes.

Artigo 1º - Fica o Poder Executivo autorizado a conceder ajuda no transporte escolar a estudantes residentes no Município de Alcântaras/CE que viajam a outras cidades, para cursar Escolas de Nível Universitário e outros, desde que obedecidas às exigências desta lei.

Artigo 2º - A ajuda na despesa de transporte universitário consiste no pagamento para empresa contratada por meio de licitação pública, na ordem de 50% (cinquenta por cento) e 100% (cem por cento), nas seguintes condições:
I – 100% (cem por cento) do custo para estudantes que frequentam cursos universitários fora do Município de Alcântaras/CE, cujos cursos não sejam oferecidos nesta cidade;
II – 100% (cem por cento) do custo para estudantes que frequentam universidades de ensino federal ou estadual fora do Município de Alcântaras/CE;
III – 50% (cinquenta por cento) para alunos que frequentam cursos fora do Município de Alcântaras/CE, cujos cursos são oferecidos na cidade por instituição privada;
IV – 50% (cinquenta por cento) para alunos que frequentam instituição fora do Município de Alcântaras/CE em cursos técnicos e profissionalizantes;

Parágrafo Único - Caso haja vaga remanescente de assentos de veículos contratados pelo Município para a realização de transporte universitário, será concedido 50% (cinquenta por cento) do custo, para alunos que frequentam instituição fora do Município de Alcântaras/CE em cursinhos pré-vestibular, complementação pedagógica ou outros.

Artigo 3º - Os interessados deverão cumprir as seguintes exigências:

§ 1º - O estudante deverá requerer os benefícios desta Lei, mediante ficha de inscrição devidamente preenchida e protocolada na sede da Secretaria Municipal de Educação, protocolada no mês de janeiro de cada ano, comprovando ainda, a matrícula em escola de nível universitário, ou outro, na forma desta lei.
§ 2º - O beneficiário deverá comprovar trimestralmente junto à Secretaria de Educação do Município, mediante declaração do estabelecimento de ensino em que cursa a frequência mínima de 80% da carga horária de cada mês, sob pena de perder direito de 50% do valor das despesas de transporte previstas nesta lei, no restante do ano.
§ 3º - O interessado que não efetuar pedido na Secretaria, somente terá direito ao benefício que trata esta Lei, se houver vaga na quantidade de assentos de veículos contratados.
§ 4º - Os alunos que apresentarem três ou mais dependências nos cursos que frequentam, perderão os benefícios no valor de 50%.
§ 5º - Os alunos que se envolverem em algazarras ou ocasionarem danos aos veículos, durante o translado ida e volta, após apurada culpa, perderá o direito a 50% do beneficio concedido além do ressarcimento dos danos, e, em caso de reincidência perderá todo benefício.
§ 6° - Os benefícios desta lei somente serão concedidos caso haja demanda para o preenchimento de pelo menos 60% da capacidade de lotação de um veículo coletivo que possibilite transporte dos alunos.
§ 7º – O aluno que suspender a realização do curso – “trancar a matrícula” -, ou outro motivo durante a concessão do benefício, deverá comunicar a Secretaria de Educação no prazo de 10(dez) dias, sob pena de não ser mais favorecido com os benefícios dessa lei.
§ 8º - Os alunos universitários deverão eleger um coordenador e um vice coordenador para representar os alunos nas questões de interesse coletivo atinentes ao transporte universitário.

Artigo 4º - A empresa vencedora da licitação deverá apresentar, no momento da contratação, minuta de seu contrato para os alunos que não obtiveram a totalidade do benefício do transporte.
         § 1º - Deverá também apresentar minuta de contrato para os alunos que
obtiverem a totalidade do benefício, mas que eventualmente, no transcorrer do ano, perderam o benefício.
      § 2º – Nenhum aluno poderá ser coibido de se utilizar veículo por falta de pagamento, devendo a empresa contratada obter satisfação do crédito por meios legais de cobrança.
        § 3° - A empresa contratada para a realização de serviços de transportes previstos nesta norma, não poderá transportar alunos e terceiros que não preencham os requisitos desta lei sob pena de rescisão contratual e multa de 05(cinco) salários mínimos por passageiro irregular, cabendo a Prefeitura Municipal realizar a fiscalização sem prévio aviso à contratada.
         § 4º - A empresa vencedora da licitação deverá apresentar junto à Secretaria Municipal de Educação planilha, nos termos da contratação, contendo a especificação de preços praticados para cada localidade e para cada aluno, que será afixada para conhecimento público.

Artigos 5º - O Município fornecerá o transporte universitário de alunos para outros Municípios, observando-se o interesse público e a disponibilidade material e orçamentária, a critério do poder discricionário do Chefe do Poder Executivo.

Artigo 6º - As despesas decorrentes da aplicação desta lei correrão por conta de dotação própria do orçamento previsto para 2012.

Artigo 7° - Eventuais omissões necessárias para o fiel cumprimento desta lei
poderão ser regulamentadas por decreto.

Artigo 8º - Esta lei entrará em vigor em 1º de janeiro de 2.012, revogadas as
disposições em contrario.

Texto: Douglas Alcântara

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores