sábado, 7 de setembro de 2013

RELEMBRANDO 07 DE SETEMBRO DE 2006 (ALCÂNTARAS)

Não tenho muito certeza, era um desfile de 07 de setembro de uma das escolas particulares de Alcântaras. Muito bonito o desfile de crianças representando as instituições públicas do município.

Entre as instituições representada, muitos representando as profissões dos seus próprios familiares. Vale a pena conferir algumas imagens.

Imagens arquivo 

FESTA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS EM SANTA BÁRBARA - ALCÂNTARAS

A comunidade do povoado Santa Bárbara, distante 8 km ao norte da cidade de Alcântaras, está festejando sua Padroeira Nossa Senhora das Graças.

A Capela do Povoado de Santa Bárbara, apesar de ter sua Igreja um das mais novas do município, possui um tradicional festejo sendo um dos melhores de Alcântaras e região serrana. Diferente também é o modelo arquitetônico da Igreja.

Além de visitantes de Alcântaras, é esperado também visitantes da região de Meruoca; São Vicente e Anil entre outros. De Meruoca tem seu acesso pela a estrada do sítio Alegre, e de Alcântaras pela a estrada do Sítio Norte.

O ponto alto da festa acontece nesta noite de sábado 07/09 e domingo 08/09 que além do movimento puramente religioso, também há alguns eventos de caráter cultural para os visitantes.

NO DIA 07 DE SETEMBRO EM ALCÂNTARAS, OS TRADICIONAIS DESFILES FICAM APENAS NA MEMÓRIA

É sempre assim, a cada ano, chega o tradicional 07 de setembro, data em que a nação comemora da independência do Brasil com os desfiles em milhares de cidades Brasileiras.

Para os alcantarenses, pelo menos os que nasceram na década de 80 ou antes, a primeira lembrança que vem em mente é dos belos desfiles em que o município realizava.

O último grande desfile oficial realizado pela Prefeitura foi em 1989, no único 'ano' de mantado de mandato do ex-Prefeito Antônio Rocha Freire que veio a falecer meses depois. O último também foi diferente, sem alegorias, apenas o fardamento escolar e com a participação de escolas de todo o município, além das Bandeiras oficiais do Brasil, Estado e Município.

Reveja no link abaixo alguns momentos do 07 de Setembro em Alcântaras.
Vale a Pena Relembrar, Alcântaras e os Antigos 07 de Setembro

HOJE, 07 DE SETEMBRO, DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, somo hoje no Brasil, mais de 201 milhões de habitantes.

 O maior nação da América do Sul, e uma das maiores do planeta, sendo o quinto pais em extensão territorial. Apesar dos problemas políticos, corrupções e etc...o Brasil pode se orgulhar de ser uma das maiores, se não a maior, democracia do mundo.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

REFORMA POLÍTICA: Grupo da Câmara aprova fim da reeleição a partir de 2018

Vaccarezza (PT/SP) é o coordenador do grupo na Câmara

Com base no que foi aprovado, prefeitos e vereadores eleitos em 2016 cumpririam apenas um mandato tampão, de dois anos. O texto global da reforma política deve ficar pronto até o dia 17 de outubro

O grupo de trabalho encarregado de elaborar uma proposta de reforma política promoveu na manhã de ontem suas primeiras deliberações e tomou posição pelo fim da reeleição para cargos do Executivo e pela coincidência dos mandatos municipais, estaduais e federais. Ficou decidido pelo colegiado coordenado pelo deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), que as duas alterações valeriam a partir do pleito de 2018. Os deputados aprovaram as duas propostas e elas vão constar do texto global de reforma política que o grupo deve apresentar até o dia 17 de outubro, disse o petista.

Pelo que foi aprovado, prefeitos e vereadores eleitos em 2016 cumpririam apenas um mandato tampão, de dois anos. Dessa forma, todos os cargos eletivos já seriam escolhidos num mesmo ano, em 2018. Os deputados do grupo acertaram que vão decidir, no encontro marcado para a próxima quinta-feira, 12, qual a extensão do mandato único para o Executivo. De acordo com Vaccarezza, as propostas apresentadas até o momento são de mandatos de quatro, cinco ou seis anos.

Vaccarezza espera votar os pontos mais polêmicos da reforma política no dia 19, quando o grupo deverá assumir posição sobre o sistema eleitoral e o financiamento de campanha. As decisões que o colegiado tomar deverão ainda ser votadas pelo Plenário da Câmara dos Deputados e, depois, devem seguir para o Senado. Desde que os trabalhos se iniciaram, Vaccarezza afirma que as alterações não terão validade para as eleições no próximo ano.

Para o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), a coincidência das eleições representará economia aos cofres públicos. “Hoje os políticos vivem permanentemente em campanha eleitoral”, frisou. “[A coincidência] fará bem para o exercício da cidadania”, observou a deputada Luiza Erundina (PSB-SP). A deputada lembrou que os temas já foram debatidos e aprovados por outras comissões que discutiram a reforma política e, posteriormente, não foram ratificados pela Casa. Para Erundina, a reforma será realidade se partir de uma proposta de iniciativa popular. 

Da Agência Brasil (via o POVO)

DEPUTADO FEDERAL JOSÉ LINHARES (PADRE ZÉ) FALA NO PLENÁRIO DA CÂMARA SOBRE A EDUCAÇÃO PÚBLICA DE SOBRAL


Pronunciamento proferido pelo Excelentíssimo Senhor Deputado José Linhares durante a Sessão Extraordinária da Câmara dos Deputados do dia 04 de setembro de 2013.

O Sr. JOSÉ LINHARES (PP–CE) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, quero usar esse tempo que me é concedido para enaltecer o trabalho que tem sido realizado na educação pública da cidade de Sobral, no Ceará.

A cidade tem se destacado pelos ótimos resultados obtidos em sucessivas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação, despontando como modelo de eficiência para todo o Nordeste. Os frutos que estão sendo colhidos traduzem a constatação de que políticas públicas são bem sucedidas quando implantadas com planejamento, profissionalismo, envolvimento da sociedade e compromisso com o bem público.

A nota média de 7,3 pontos, obtida na avaliação das séries iniciais do ensino fundamental, nas escolas públicas do município de Sobral, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) posiciona a cidade como a segunda melhor classificada do estado, com desempenho muito superior ao dos demais municípios com mais de cem mil habitantes.

Nenhuma escola da rede municipal sobralense obteve média inferior a 6,4, o que corresponde a uma realidade animadora, especialmente se considerarmos que a meta nacional é atingir a média 6,0 somente em 2021. O desempenho de Sobral, levando em conta o número de escolas e de alunos atendidos, foi, certamente, um dos grandes responsáveis por fazer do Ceará o estado brasileiro que mais superou sua meta na avaliação do ensino público para os anos iniciais.

Devo ressaltar que a realidade atual é consequência de uma política que começou a ser implantada há mais de dez anos, quando a Secretaria Municipal de Educação passou a priorizar a alfabetização de todas as crianças na idade certa e a fortalecer a gestão escolar. A seleção de diretores e coordenadores deixou de ser feita por indicações e passou a obedecer a critérios fundados na meritocracia.

O sucesso das medidas implantadas, obviamente, está condicionado à manutenção das crianças na escola. Quando o aluno falta às aulas, um funcionário da instituição vai à sua casa, para verificar as razões da ausência e providenciar meios para que a frequência seja restabelecida com a maior brevidade possível.
Ponto fundamental dessa eficiente política é a evolução quantitativa e qualitativa dos professores da rede pública de ensino. A prefeitura tem realizado concursos públicos para contratar docentes, tem investido na formação e qualificação desses profissionais e tem mantido um programa de prêmios e incentivos salariais que se tem mostrado muito eficiente.

Escolas, professores e alunos são avaliados periodicamente, a fim de que o andamento de todos, em relação às metas traçadas pela Secretaria de Educação, seja monitorado e atualizado. Aos professores são oferecidos cursos na Escola de Formação Permanente, além de atendimentos mensais, que os auxiliam a preparar atividades para serem aplicadas em sala de aula. Aqueles cujos alunos superem as metas pré-estabelecidas recebem bônus mensais em seus contracheques. Convém ressaltar, ainda, que os salários pagos no município estão acima do piso nacional estabelecido pelo MEC.

Nos últimos anos, a prefeitura fez um grande esforço para acabar com as salas multisseriadas, que eram comuns na zona rural, mas já estão praticamente extintas. Dessa forma, o professor pode se dedicar ao conteúdo de uma única série, e os alunos passam a contar com mais assistência e envolvimento do educador em suas atividades.

Senhor Presidente, o caso de sucesso de Sobral no ensino público merece reconhecimento e aplausos, por ser a comprovação de que os avanços nessa área podem ser feitos em rede, não apenas em unidades isoladas. Todas as escolas municipais de ensino fundamental, sem exceção, apresentam índices de desenvolvimento da educação, do primeiro ao quinto ano, de bom nível, permitindo que toda criança sobralense frequente uma escola de qualidade atestada.

Exemplos como esse deveriam ser seguidos por todas as administrações municipais do País. Precisamos ir além da construção de escolas que servem de modelo, que são bonitas de se ver, e fazer com que todo o conjunto deslanche e obtenha bons resultados, seja nas regiões centrais dos núcleos urbanos, seja nas periferias ou no campo.

Sobral tem mostrado que isso é possível, ainda que haja grandes diferenças estruturais entre as unidades de ensino mantidas pela prefeitura.

Parabéns ao Prefeito Veveu Arruda, ao Secretário Júlio César da Costa Alexandre, aos diretores de escola, coordenadores pedagógicos, professores e educadores, pela seriedade e eficiência com que têm realizado seus trabalhos.

José Lúcio Ribeiro
Imagem; Web, arquivo

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

CIDADE DE COREAÚ JÁ ESTÁ EM FESTA!

Abertura dos Festejos da Padroeira de Coreaú na manhã de hoje 05/09, com queima de fogos. celebração e café comunitário.

Deu-se inicio oficialmente com foguetórios, repiques dos sinos da igreja matriz e com a celebração eucarística as 06:30 hs, o tradicional festejo da Padroeira de Coreaú que vai de 05 a 15 deste. Após a celebração, foi servido o café comunitário, onde todos os paroquianos participaram deste momento de comunhão.

Logo mais as 17:30 hs, haverá a carreata com a imagem da padroeira pela principais ruas da cidade e o hasteamento das bandeiras e logo em seguida show com o Pe. João Carlos.
Informações e imagens RM no Foco

JUSTIÇA ELEITORAL AUTORIZA 'INSTALAÇÃO DE URNA' NO SITIO BONFIM

Localidade de Sítio Bonfim (imagens de satélite Google Earth)

O município de Alcântaras, passará a contar em 2014, com mais uma seção eleitoral funcionando na zona rural.

Isso ocorrerá porquê a Justiça Eleitoral, após visita de viabilidade técnica teria aprovado a criação de uma seção eleitoral para atender o Sitio Bonfim e regiões adjacentes. A urna eleitoral, que no período de eleições será instalada no Posto de Saúde Maria do Espirito Linhares Albuquerque, deverá inicialmente atender aproximadamente sete dezenas de eleitores que anteriormente dirigiam-se até a sede para participar do processo eleitoral. 

Em todo o território municipal, nas ultimas eleições haveria segundo o TRE cerca de 30 seções eleitorais, estando 22 destes na sede e, outras oito espalhadas no restante do município  Das seções instaladas em zona rurais, na época haveriam urnas instaladas no Sitio Silva, Rosápoles, Carmolândia, Santa Bárbara, Sitio Alegre e outras duas no Distrito de Ventura. Ainda segundo dados das ultimas eleições de todo o eleitorado alcantarense 23,81% destes votariam em seções do interior, enquanto os outros 76,19% votariam na sede. A instalação de uma urna eleitoral no Sitio Bonfim, teria ocorrido devido ao atendimento ao requerimento do vereador Régis Albuquerque Barros, apresentado ao Legislativo Municipal em junho passado.

Francisco Freire (Portal Jovem)

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

POPULAÇÃO DE ALCÂNTARAS RECLAMA DO PAGAMENTO À CAGECE

Na última  sexta-feira (30), na tribuna da Câmara de Alcântaras o vereador Gilberto Freire (foto), falou com relação a conta de água da CEGECE que está sendo reclamada pela população alcantarense. 

"Não é justo um município que passa bom tempo sem água e de repente as contas chegam como se o fornecimento estivesse normal. Como representante do povo estamos pedindo providências ao prefeito, representantes da Cagece que revê-se esses pagamentos que não é justo pagar o que não se consumiu" Concluiu o Vereador.

Texto e imagem: Blog do Andarilho
Reedição Visão Norte

OBS: Após a reclamação da população, em diversas meios, rádio, internet e através a Câmara Municipal, hoje a CAGECE passou entregando os extratos de pagamento com outro cálculo e valor a ser cobrado. Dispensando a Taxa mínima de R$ 14,40 e sim, cobrando apenas pelo consumo real.

A SOLUÇÃO PARA O ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA CIDADE DE COREAÚ

Prefeitura e Governo do Estado solucionam abastecimento de Coreaú

Diante da estiagem que assolou todo o semi-árido nordestino e prevendo que os reservatório de água que abastecem Coreaú, leia-se Açude Várzea da Volta, a Prefeita de Coreaú, Érika Frota Cristino, procurou no início do ano o Superintendente da COGERH, Renis Frota, a procura de uma solução para a iminente falta d’água na cidade de Coreaú, uma vez que a previsão era de total colapso no mês de setembro deste ano. Diante dos apelos de nossa gestora, o Governador Cid Gomes autorizou a construção de uma adutora que liga o Açude Angicos, em Araquém, à Coreaú, solucionando definitivamente o problema de abastecimento do nosso Município.

A burocracia da licitação e o desenrolar da construção da obra demorariam pelo menos dois anos e a solução imediata encontrada foi a construção de uma adutora de socorro que traria água do Rio Juazeiro até a estação de tratamento d’água da CAGECE em Várzea da Volta, perfazendo um total de aproximadamente 9 km com canos de campanha onde solucionaria o abastecimento de água neste período.

A Prefeitura de Coreaú se responsabilizou em transportar os canos, ceder uma retro escavadeira e a CAGECE se responsabilizaria pela operacionalização da obra. Até o final desta semana será concluída a parte de engenharia restando a COELCE fazer as ligações elétricas para o bombeamento, espera-se que até o final deste mês a obra estará totalmente concluída e Coreaú voltará a ser abastecida com água de excelente qualidade graças aos esforços da parceria Prefeitura Municipal de Coreaú/COGERH/CAGECE/ Governo do Estado do Ceará.

Site da Prefeitura de Coreaú (Via Portal Ginásio Municipal)

terça-feira, 3 de setembro de 2013

MUDANÇAS NO SEGUNDO ESCALÃO DO SECRETARIADO MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS

O mês de Setembro entra com mudanças no quadro de Comissionados de Segundo Escalão de Secretários da Prefeitura Municipal de Alcântaras. Alguns foram exonerados mas foram renomeados para outros cargos. Os demais devem ser renomeados para outros cargos ou funções nos próximos dias. Confira a lista das mudanças de hoje referente ao primeiro dia útil do mês de setembro de 2013:

Nomear, a partir da presente data, o Sr. Vicente de Paulo Alcântara  para exercer o cargo de Assessor Parlamentar  do Gabinete do Prefeito de Alcântaras, que foi exonerado  do cargo de Controlador Adjunto da  Ouvidoria e Controladoria Geral do Município de Alcântaras.

Nomear, a partir da presente data, o Sr. Charlly Alcântara Soares para exercer o cargo de  Assessor de Articulação Comunitária  do Gabinete do Prefeito de Alcântaras.

Exonerar o Sr. Antônio Rocha Freire Filho  do cargo de Secretário Adjunto  da  Secretaria de Esporte e Lazer de Alcântaras.

Exonerar a Sra. Vanessa Maria Rodrigues do cargo de Secretário Adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente de Alcântaras.

Exonerar o Sr. Clóvis Aguiar de Vasconcelos  do cargo de Secretário Adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Promoção do Turismo de Alcântaras.

Exonerar o Sr. Raimundo Nonato Gualberto do cargo de Secretário Adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Obras de Alcântaras.

Exonerar o Sr. Antônio Porfírio Sobrinho do cargo de Secretário Adjunto da Secretaria de Administração e Planejamento de Alcântaras.

Exonerar a Sra. Francisca Daniela Araújo de Sousa do cargo de Secretário Adjunto da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Alcântaras.

Exonerar a Sra. Glerton Mendes Ponte do cargo de Secretário Adjunto da Secretaria do Desenvolvimento da Cultura de Alcântaras.

Exonerar o Sr. Raimundo Clerto Prado do cargo de Secretário Adjunto da Secretaria de Rodovia e Transporte de Alcântaras.

Todas as mudanças tem como referencia a partir da data de ontem 2 de setembro de 2013 e foram publicadas no site do Diário Oficial da Aprece

CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS APROVA A CRIAÇÃO DE 04 DISTRITOS E VILAS URBANAS EM ALCÂNTARAS

Localidade de Santa Bárbara

A intenção pode até ser boa, mas não possui nenhum fundamento a proposta que chegou  no dia 28/09 e já aprovada na sessão da última sexta-feira dia 30/09 sem nenhuma audiência pública ou consulta dos interessados. Nenhuma consulta técnica de órgãos federais ou estaduais, mesmo nas áreas com características urbanas como Rosápoles e Carmolândia.

A Câmara Municipal de Alcântaras aprovou em regime de Urgência Urgentíssima, a criação de mais 04 (distritos) municipais. Entre as novas vilas urbanas criadas, pelo menos 02 (duas) são localidades que predominam as características rurais que são os sítios Silva e Santa Bárbara. Na lista ainda estava previsto a criação do distrito de Bonfim, mas este não foi a votação.

Em uma espécie de pacotão, foram aprovados a criação dos distritos e vilas de Santa Bárbara, terra do Vereador Rogério Angelo, do Sítio Silva que é o lugar de origem do Vereador Manoel Albuquerque, do Bomfim, lugar do Vereador Régis (este não votado), pedidos feitos pelos próprios parlamentares, e ainda dos Povoados de Carmolândia e Rosápoles.

Dos 07 (sete) vereadores que participaram da votação, o vereador Antônio Marcos pediu insistentemente que os projetos não fossem votados sem que antes tivesse um estudo prévio a fim se se conhecer a viabilidade social dos tais distritos criados. O fato é que os projetos apresentados na Câmara praticamente NADA trazem sobre as condições da elevação das localidades a Vilas Urbanas. O vereador citado acima, foi a favor dos Povoados de Carmolândia e Rosápoles, pois estes dois já são tratados informalmente como distritos e possuem tanto características como núcleo urbano e principalmente a necessidade, As duas localidades possuem uma evolução já histórica, e antes já deveriam ser oficializados a condição de distrito. Apesar de ser a favor dois povoados, se absteve da votação de todos, diferente foi o Vereador Aírton da Carmolândia, que como iria votar para elevação de Carmolândia a distrito, votou também a favor de todos.

Mesmo assim, é imprescindível a realização de audiências públicas a respeito da criação dos distritos, avaliar os prós e contras. Precisava ouvir a população dessas localidades, informar sobre as possíveis mudanças que podem ser muitas.  A participação da população é critério em todos os processos de criação de Distritos ou Municípios, o que não foi o caso de Alcântaras. Foram elevadas a categoria de vilas, em processo semelhante como eram feitos antes, a modo da ditadura ou principalmente do coronelismo, sem que se observassem as condições e viabilidades necessárias. Até hoje existem vilas e cidades que servem como exemplos e mal estruturados.
Localidade de Silva 
População Rural

De acordo com dados do IBGE, a população rural de Alcântaras equivale de 68% da população total do município. Agora devem ficar aproximados em 50% cada, tanto a rural como urbana. O problema é que, mesmo sendo oficialmente áreas urbanas, as localidades de Silva e Santa Bárbara continuarão sendo "de fato" áreas rurais. Pois lá não existem ruas e quadras e sim um amontoado de casas sem um único arruamento regular definido.

Hoje, morar em área urbana, não significa que todas as coisas podem ser melhoradas, um exemplo é a ligação da luz elétrica. Na área urbana, um simples poste se não existir próximo fica por conta do dono do lote, ou do loteamento. Já na área rural, o governo mantem programa para eletrificar qualquer residencia, seja ela onde estiver através do Programa Luz para Todos.

O que pode mudar?

Taxa de iluminação Pública existente na área urbana, Taxa de luz rural é mais barata mesmo sem taxa de iluminação Pública.
Endereços de trabalhadores rurais passarão a urbanos para muitos (Associados do Sindicato Rural).
Programas Assistenciais e Sociais voltados as áreas rurais: Cisternas de Placa: o público-alvo do programa são as famílias de baixa renda da zona rural de municípios do Semi-árido brasileiro;
SENAR, Programa Nacional de Aprendizagem Rural que possibilita os jovens e suas famílias ter sucesso profissional sem precisam mais trocar a área rural pela cidade;
O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), um dos muitos tipos de crédito rural muito presente em Alcântaras;
Programa Nacional de Crédito Rural (CAIXA);
Além desses, os Governos promovem inúmeros e excelentes Programas voltados para zona rural. Na verdade, os melhores programas são voltados para a zona rural.

Dinheiro de Deputados e Correios: Segundo os vereadores que defendiam o projeto de imediato, um lugar com a DENOMINAÇÃO DE DISTRITO, é mais fácil de se conseguir emendas individuas de parlamentares. Outra vantagem, é a possibilidade de receber um Posto dos Correios.

Mesmo com autonomia do poder legislativo, não se pode realizar as coisas a toa!

A intenção pode até ser boa, mas não tem possui nenhum fundamento a proposta que chegou  no dia 28/09 e já aprovada no dia 30/09 sem nenhuma audiência pública ou consulta dos interessados. Foi por pouco que não aprovaram a criação do distrito de Bomfim. O lugar não possui um só pedacinho de rua, 100% rural, e no VAGO projeto igual aos demais, refere ao localidade como CENTRO URBANO já constituído.

Não que seja contra, mas feitos importantes como esses não podem ser feitos 'no escuro', mesmo assim, tomara que dê tudo certo!

DENÚNCIA: ASSÉDIO MORAL SOFRIDO PELOS PEDREIROS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS

Clique na imagem para visualização

O Sindicato dos Servidores da Prefeitura Municipal de Alcântaras recebeu  uma denúncia de que a Secretária de Obras da Prefeitura Municipal de Alcântaras estaria obrigando os pedreiros concursados da Prefeitura a trabalharem na construção das casas do Programa Minha Minha Vida MCMV. 

Outra suspeita:

Esta denuncia, pode ser não a primeira vez em que os pedreiros da manutenção podem ter sido usado em obras licitadas e de responsabilidades de empresas particulares; durantes vários meses do ano de 2013, os Pedreiros se deslocaram a varias escolas do município para trabalharem na revitalização da mesmas. Os pedreiros afirmaram que sabia da existência da empresa e mesmo assim também trabalhavam nos serviços, para este fim REVITALIZAÇÃO EM VÁRIAS ESCOLAS DE DIVERSAS LOCALIDADES DO MUNICÍPIO DE ALCÂNTARAS, com o valor de R$ 222.792,96

Assim, não se sabe o que era atribuições deles e da Empresa.

O termo de homologação, bem como Processo licitatório não especifica quais escolas e localidades receberiam os trabalhos. Assim também como os pedreiros que são pagos com o dinheiro da folha da prefeitura, e não pagos pela Empresa que ganhou a licitação, durante meses eles percorreram várias escolas do município com essa finalidade. E só agora depois dos funcionários da Prefeitura terem realizados os trabalhos, a Prefeitura faz propaganda desses serviços de revitalização.

Com informações do perfil do Sindican no Facebook

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O DRAMA DOS UNIVERSITÁRIOS DE ALCÂNTARAS!

Até quando os Estudantes de Alcântaras vão ter que passar por isso??

Desculpa, mas tenho que falar. Os Universitários de Alcântaras é uma classe abandonada. Já teve conquistas? Já, mas ainda está muito longe daquilo que eles merecem.

A caminhada dos Estudantes alcantarenses vem desde tempos remotos, e aqui é pessoal,  e não é de agora, viu?!! Já foram transportados em carro de lixo, em pau-de-arara, em sucata e agora mais um drama. Uma Universitária postou no Facebook:

"Vida de universitário não é fácil, além de ter que se matar estudando, passando muitas vezes fome, ainda corremos risco todos os dias ao ser transportado de nossa cidade a universidade. Desde sexta feira dia 23/08 os universitários de Alcântaras enfrentam medo ao subir e descer a serra com problemas mecânico no ônibus e ontem 29/09 não foi diferente o ônibus apresentou novamente problemas(faltando força ao subir a serra). Será se o ônibus estar em dia? E a lotação? Todos os dia vai muita gente em pé por falta de poltrona. Cadê as autoridades de Alcântaras que não resolve isso? Cadê a associação dos Universitários de Alcântaras pra buscarmos nosso direito e nossa segurança? ACORDA UNIVERSITÁRIOS DE ALCÂNTARAS!!!!!!!!!!! Devemos praticar, a união faz a força, o diálogo faz o entendimento!!!" E.A.

Não preciso falar mais nada... mas, me digam vocês: até quando os Universitários terão que passar por dramas como esse? Vamos Poder Público, vamos agir!! Atenção senhores e senhoras que compoem a Prefeitura, a Câmara dos Vereadores, das Secretarias, ajuda aí! Atenção Universitários, vamos cobrar, vamos protestar!

Chega disso! Universitários necessitam de dignidade!

Texto: Douglas Alcântara (Portal Jovem)

ESTRADAS CEARESNES: POLÍCIA REGISTRA 73 ACIDENTES COM 40 FERIDOS E CINCO MORTOS NO FINAL DE SEMANA

No domingo, uma motociclista sem habilitação e sem capacete morreu após colidir com um carro, em Maranguape.

As Polícias Rodoviárias Federal (PRF) e Estadual (PRE) contabilizaram neste fim de semana de março 73 acidentes, com 40 feridos e cinco mortos nas estradas cearenses, entre às 7 horas de sexta-feira, 30, e às 7h desta segunda, 02.

No domingo, 1°, uma motociclista morreu em um acidente com um carro, em Maranguape, 30 km de Fortaleza, por volta das 12h30. A condutora da motocicleta, identificada como Andréa de Moura Souza, 36 anos, colidiu com um carro na CE -065, km 13. Andréa não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. Ela estava sem capacete e não possuía habilitação

Foram fiscalizados 1.303 veículos, 120 veículos foram retidos por apresentarem alguma irregularidade, 531 autos de infração foram emitidos, 15 CNHs foram recolhidas e 21 usuários das rodovias federais receberam auxílio de viaturas em ronda.

Imagem apenas ilustrativa

domingo, 1 de setembro de 2013

SOBRE A FUGA DO SENADOR BOLIVIANO PARA O BRASIL

Charge Sinfrônio para o Jornal Diário do Nordeste em 01/09/2013

1.090 VAGAS ABERTAS EM CONCURSOS FEDERAIS COM SALÁRIO DE ATÉ R$ 15 MIL

São cinco seleções em andamento para nível médio e superior. Cespe organiza três delas. TCU e INSS aplicam as provas em 13 de outubro. Bacen e Hemobrás, dia 20. AGU, em 2 de novembro.

Cinco órgãos federais estão com concursos em andamento a fim de selecionar 1.090 profissionais de nível médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 15 mil e as oportunidades estão distribuídas em todo o Brasil.

AGU

A Advocacia-Geral da União (AGU) foi o último órgão a publicar seu edital e também é o que oferece a maior remuneração: R$ 15.719,13 para as 78 vagas na carreira de procurador federal da 2ª categoria. Os interessados devem ter bacharelado em Direito, inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, pelo menos, dois anos de prática forense.

As inscrições poderão ser realizadas a partir de 9 de setembro, por meio do site do Cespe/UnB (www.cespe.unb.br/concursos/agu_13_procurador). O prazo vai até 23 de setembro e a taxa é de R$ 163.

A seleção ocorrerá em duas etapas. A primeira será composta de prova objetiva, inscrição definitiva, provas discursivas, prova oral, sindicância de vida pregressa e avaliação de títulos. A segunda é o curso de formação. As fases serão realizadas em todas as capitais e no DF - com exceção da prova oral e do programa de formação, que ocorrerão em Brasília. A avaliação objetiva será no dia 2 de novembro.

TCU

Já o Tribunal de Contas da União (TCU) visa preencher 29 vagas de auditor federal de controle externo, na especialidade de auditoria governamental. O salário também é alto: R$ 12.076,90. A vantagem é que o candidato deve ter formação de nível superior em qualquer área. Além disso, as vagas estão distribuídas por Brasília/DF (19) e pelos Estados do Amapá (2), Amazonas (2), Mato Grosso (2), Pará (2) e Rondônia (2).

O período de inscrições é o mais próximo de terminar: o prazo vai até 3 de setembro pelo site www.cespe.unb.br/concursos/tcu_13_auditor. É necessário o pagamento de taxa de R$ 120. As provas acontecem em 13 de outubro. A segunda etapa da seleção contempla o curso de formação, que será realizado em Brasília. 

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores