sexta-feira, 15 de setembro de 2023

IFCE LANÇA EDITAL COM 250 VAGAS PARA CURSOS TÉCNICOS EM SOBRAL

Inscrições podem ser feitas até 8 de outubro, pela internet. Não há cobrança de taxa de inscrição e os cursos são 100% gratuitos.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) lançou edital de processo seletivo de cursos técnicos (nível médio), com 250 vagas para o campus de Sobral. Há oportunidades em sete cursos, todos gratuitos: Agroindústria, Agropecuária, Eletrotécnica, Mecânica, Meio Ambiente, Panificação e Segurança do Trabalho.

São 35 vagas para cada curso, com exceção da Eletrotécnica, que tem oferta de 40 vagas. As aulas são no turno da noite, com exceção de dois cursos vespertinos (tarde): Agropecuária e Segurança do Trabalho.

Os cursos ofertados em Sobral são subsequentes, modalidade destinada a estudantes que concluíram o ensino médio. As inscrições acontecem pela internet, no período de 15 de setembro a 8 de outubro de 2023, sem cobrança de taxa, através de formulário eletrônico disponível no site ifce.funetec.org, na área do candidato. A seleção ocorrerá em uma única etapa e levará em conta as notas constantes no histórico escolar dos participantes.

São três procedimentos para inscrição:

a) preencher todos os itens do requerimento de inscrição (formulário eletrônico) e transmitir os dados via internet;
b) salvar o comprovante onde consta o número do protocolo de inscrição, resguardando as credenciais de acesso (nº de inscrição e chave de acesso), que são a única forma de acesso ao andamento do processo seletivo;
c) enviar virtualmente, através do sistema de inscrições, a documentação estabelecida no subitem 7.5 do edital, no período de 15 de setembro a 8 de outubro.

O item 7.5 do edital estabelece como documentos de inscrição:

I - Protocolo de Inscrição gerado após o preenchimento do Formulário de Inscrição;

II - Histórico do ensino médio completo ou documentos equivalentes (curso técnico de nível médio; magistério; certificado de conclusão do ensino médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, ou do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino);

III - Documento oficial de identificação;

IV - Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio.

O edital prevê possibilidades de envio de documentação para quem esteja cursando a última série do ensino médio.

Reserva de vagas

O IFCE reserva 50% do total das vagas ofertadas para candidatos egressos de escolas públicas. Não poderão concorrer a essas vagas candidatos que tenham, em algum momento, cursado parte do ENSINO FUNDAMENTAL em escolas particulares. Para concorrer às vagas do Sistema de Cotas para Egressos de Escolas Públicas reservadas aos candidatos pretos, pardos e indígenas e pessoa com deficiência, os candidatos deverão, ao efetuar a inscrição via Internet, marcar a opção correspondente a essas vagas, o que implica autodeclarar-se pertencente ao grupo étnico preto, pardo ou indígena e pessoa com deficiência.

A Validação da autodeclaração para pessoas negras pretas e negras pardas ocorrerá após a divulgação do resultado final, a partir de um procedimento junto à Comissão Institucional de Heteroidentificação (CIH), que considerará como critério o fenótipo do(a) candidato(a), isto é, o conjunto de características físicas visíveis que o(a) fazem ser identificado(a) socialmente como pessoa negra-preta ou negra-parda, não sendo considerada a sua ascendência ou a sua autopercepção.

O quadro detalhado de vagas, bem como o edital e seus demais anexos, podem ser consultados na página do processo seletivo: https://www.funetec.com/noticias/ver/546. As aulas em Sobral estão previstas para ter início em 24 de janeiro de 2024.

Coordenadoria de Comunicação Social do IFCE de Sobral

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

BLOGUEIRO SOBRALENSE WELLINGTON MACEDO É PRESO NO PARAGUAI

Wellington Macedo de Souza, 47 anos, responde a diversas denúncias por espalhar notícias mentirosas sobre vacina e contra a honra de políticos contrários à sua linha ideológica.

O cearense Wellington Macedo de Souza, 47 anos, preso no Paraguai, onde estava foragido, por tentar explodir uma bomba perto do aeroporto de Brasília em dezembro de 2022, coleciona dezenas de acusações por dano moral e crimes por atos contra a democracia. Em 18 de agosto, enquanto estava foragido, ele foi condenado a seis anos de prisão, em regime inicial fechado, e multa de R$ 9,6 mil.

Wellington Macedo foi preso pela Polícia Nacional do Paraguai, em uma ação que contou com a colaboração da Polícia Federal. Ele será entregue para as autoridades brasileiras nesta quinta à tarde, na Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu, no Paraná, à Cidade do Leste.

Saiba mais no G1/CE clicando AQUI.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores