quinta-feira, 28 de maio de 2009

Terra treme em Alcântaras e municípios da Zona Norte


Ontem Dia do Desafio em Alcântaras, com várias atividades programas para o evento, nem a terra ficou parada. O tremor que ocorreu por volta das 18:30 voltou a assustar moradores da cidade de Alcântaras e regiões rurais de municípios próximos.(Coreaú,Meruoca,Sobral e Massapê)

Não temos a magnitude de tremor, mas experiência de outras ocasiões, estima-se que seja um tremor de variação pequena entre 2,0 (micro tremores) a 2,9 que também são considerados de variação muito pequena.

Abalos sísmicos, tremor de terra ou, “O terremoto é uma oscilação rápida e freqüentemente violenta da superfície da Terra (do solo ou do fundo do oceano) provocada pela fricção interna das partes móveis da crosta terrestre. Enquanto os tremores suaves podem ocorrer em qualquer região do globo, os grandes terremotos geralmente ocorrem perto das bordas das principais placas que constituem a crosta e ao longo das elevações no meio do oceano, onde uma nova crosta está em formação.”

No entanto, alguns terremotos podem ser causados pela ação do homem, como é o caso do que aconteceu recentemente na Coréia do Norte dia 25 de maio com um Teste Nuclear,que atingiu 4,7 de magnitude.
Se quiser saber algo mais sobre terremotos, uma dica de um site muito interessante, http://www.tremordeterra.blogspot.com/
Foto: Arquivo, sismógrafo no Sítio São Luís

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de Maio)






"Apesar de novos projetos, um dos biomas mais importantes do país ainda continua sem uma lei específica para protegé-lo. Aqui em Alcântaras Zona Norte do Ceará ainda existem Remanescentes Florestais da Mata Atlântica. Embora pouco, mas mostra a grandeza de sua beleza do que era toda a cobertura florestal dessa área que é a parte oeste da micro região da Serra da Meruoca."


Novo Mapa dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica.
A atualização significativa nesta etapa do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica foi a apropriação dos limites do Bioma Mata Atlântica tendo como base o novo Mapa da Área da Aplicação da Lei nº 11.428 de 2006, publicada pelo IBGE (2008) e divulgada no começo de 2009. A área do Bioma Mata Atlântica diminuiu e passou a abranger a extensão de 1.315.460 km2. A utilização dos novos limites da Mata Atlântica implicou na mudança da área total, da área de cada Estado, do total de municípios e a porcentagem de Mata Atlântica e de remanescentes em cada uma destas localidades. “Isso reforça o compromisso e o pioneirismo da SOS Mata Atlântica e do INPE em mostrar dados a partir do que diz a Lei e mantê-los permanentemente atualizados”, comenta Marcia.

As informações atuais mostram que a área original do Bioma está reduzida a 7,91%, ou 102.012 km2. Este número totaliza os fragmentos acima de 100 hectares, ou 1km2, e têm como base remanescentes florestais de 16 dos 17 Estados onde ocorre (AL, PE, SE, RN, CE, PB, BA, GO, MS, MG, ES, RJ, SP, PR, SC e RS), que totalizam 128.898.971 hectares.
Dos 232.939 fragmentos florestais acima de 3 hectares existentes na Mata Atlântica, apenas 18.397 são maiores que cem hectares. “A fragmentação cada vez maior no bioma e a pressão das cidades sobre a floresta reforçam a importância da conscientização das pessoas e dos esforços na restauração florestal. Devido à extrema fragmentação de alguns trechos, principalmente nas regiões interioranas, a interligação entre as florestas nativas torna-se primordial para garantir a proteção da biodiversidade, da água e do clima nestas regiões”, explica Marcia. Somados todos os fragmentos florestais acima de 3 hectares, têm-se hoje 147.018 km2, ou 11,41% de cobertura vegetal nativa.

As áreas de desmatamento identificadas no mapeamento com menos de 3 hectares e as áreas onde não existe certeza de supressão foram classificadas como “indícios de desmatamento”. Nos períodos anteriores, essa informação era descartada. “Isso significa que, além da taxa de desmatamento que pode ser comparada com aquelas apresentadas em períodos anteriores, também existe uma informação adicional sobre indícios, que serve para orientar novos aprimoramentos metodológicos que possam confirmá-los no futuro”, explica Ponzoni.


Fonte: http://www.sosmatatlantica.org.br/ para maiores informações.

terça-feira, 26 de maio de 2009

ESCOLHA UMA MARCA PARA REPRESENTAR NOSSA CEARENSIDADE



Sobre o Projeto

O Projeto Autoestima Cearense é uma iniciativa do Grupo de Comunicação O POVO com apoio institucional do Governo do Estado do Ceará e realização do Instituto Albanisa Sarasate e Jornal O POVO.





Ainda dá tempo entre no site,conheça o projeto e vote www.opovo.com.br/autoestima ,ajude a escolher a nossa marca.

Selo Verde


Alcântaras foi um dos municípios que sediou o Seminário Regional de Divulgação, Sensibilização e Mobilização do Programa Selo Município Verde acontecido sexta-feira (15/05). Segundo o presidente do COMDEMA local o Município ainda prepara o envio de Formulário de inscrição.

As inscrições prosseguirão até o próximo dia 30 de maio (sábado) na sede do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam).

Já são 86 os municípios inscritos este ano no Programa Selo Município Verde, que está em sua sexta edição. As inscrições prosseguirão até o próximo dia 30 de maio (sábado) na sede do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), (Rua Osvaldo Cruz, 2366 - Dionísio Torres) e pelo fax (85) 3101.1234 / 3101.1233.
Sob a coordenação da técnica Socorro Azevedo, o programa já realizou 19 seminários regionais no interior do estado com participação de 127 municípios cearenses. No próximo dia 29 de maio ocorrerá, em Fortaleza, na sede do Conpam, o último seminário que reunirá as 13 cidades que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza juntamente com os outros 44 municípios que não participaram dos encontros quando de sua realização nas suas respectivas regiões.
O objetivo principal desses seminários é a mobilização e a sensibilização dos municípios para a participação no programa, que pretende identificar, anualmente, as cidades que atendam critérios de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, promovendo melhor qualidade de vida para a população local.
O Programa Selo Verde, além de incentivar as municipalidades a implementarem políticas públicas ambientais, também procura inserir o meio ambiente dentro das discussões e preocupações de todas as instâncias da sociedade, por meio de reuniões de mobilização, de projetos de educação ambiental e da criação dos Conselhos Municipais de Defesa do Meio Ambiente (Comdema).

Assessoria de Imprensa do Conpam
Pedro Gomes de Matos (pedrogomesdematosneto@gmail.com / 3101.1234 - 9984.4440) www.ce.gov.br/noticias

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Justiça cassa mandato do prefeito de Granja


A juiza eleitoral Daniela Lima, da 25º Zona Eleitoral, cassaou, nesta segunda-feira, o mandato do prefeito de Granja, Esmerino Arruda (PSDB), e do seu vice, Hélio Fontenele, por abuso do poder econômico e uso indevido de meios de comunicação.
Ao mesmo tempo, assegurou a posse imediata de Romeu Aldigueri (PPS), candidato derrotado por Esmerino, como prefeito. Aldigueri é sobrinho de Esmerino.
Cabe recurso.





Fonte: Blog do Eliomar (reportegem e foto)

O pensamento do dia


Há no fundo das almas um precipício inato de justiça e de virtude, com o qual nós julgamos as nossas ações e as dos outros como boas ou más; e é a este princípio que dou o nome de consciência.

Jean-Jacques Rousseau (Genebra, 28 de Junho de 1712Ermenonville, 2 de Julho de 1778) foi um filósofo suíço, escritor, teórico político e um compositor musical autodidata.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores