sexta-feira, 18 de setembro de 2009

SEMINÁRIO DISCUTE MELHORIA DO SANEAMENTO BÁSICO DO CEARÁ


Visando melhorar as condições de saneamento básico dos municípios cearenses, com ações consonantes com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, foi aberto, na manhã desta terça-feira (15), o Seminário de Sensibilização e a Oficina de Capacitação sobre Planos de Saneamento Básico, no Complexo de Comissões Técnicas Aquiles Peres Mota, da Assembléia Legislativa.
O evento, que pretende auxiliar as prefeituras na elaboração de seus planos municipais de saneamento básico, foi voltado para prefeitos, técnicos municipais e autoridades que atuam na área. O evento foi coordenado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em parceria com APRECE e prosseguiu até a tarde de quarta-feira 16/09

Participaram da abertura dos trabalhos, o presidente nacional da Funasa, Danilo Forte, a presidente da APRECE, Eliene Brasileiro e o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Domingos Filho.

Também participaram da abertura do seminário, o secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo; o presidente da Cagece, Henrique Vieira Costa; o presidente da Universidade do Parlamento, deputado Francisco Caminha; a promotora de Justiça, Sheila Pitombeira; o presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), José Lins dos Santos, além dos deputados Dedé Teixeira e Nenen Coelho. (Site da Aprece).

Vários municípios cearenses também marcaram presença ao evento, entre eles o município de Alcântaras esteve representado pelo atual gestor municipal Raimundo Gomes Sobrinho e pelo Secretário de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente Francisco Eneudo Alcântara.

Resíduos Sólidos

Semana passada, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, através de seu secretário Francisco Eneudo, também participou de uma Capacitação de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Fortaleza, a capacitação ocorreu durante os dias 09,10 e 11, e durante a programação os capacitandos conheceram de perto os trabalhos do aterro sanitário do Jangurussu na região de Messejana.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

ALCÂNTARAS DEFINIRÁ NOVO MAPA PARA AÇÕES DA SAÚDE


A Secretaria Municipal de Saúde de Alcântaras realizará nesta sexta-feira 18 de setembro uma Oficina de Territorialização de Área.

A Oficina será realizado no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de 8:00 às 12:00 horas.

O evento faz parte do processo de redefinição das microáreas do município de Alcântaras que tem como objetivo a implantação da 4ª equipe do Programa Saúde da Família (PSF) e assim formar um novo mapa para as ações da saúde em Alcântaras, especialmente na zona rural.

Atualmente 3 equipes do PSF atuam no município. Com a implantação da quarta equipe a Secretaria de Saúde precisa redefinir os novos limites para cada micro território em torno dos 138,60 km² do município. Outra ação na área da saúde é a construção do posto de saúde no povoado de Santa Bárbara zona rural ao norte do município.

Foto: Arquivo (Região de Milagre, Belém e São Bento)

TCM FAZ FISCALIZAÇÃO SURPRESA EM CARIRÉ


Técnicos do TCM visitam Cariré e Novas Russas para fiscalização surpresa

Sem anunciar os nomes de Cariré e Novas Russas como um dos municípios fiscalizados em sortéio, o Tribunal de Contas dos Municípios-TCM, de forma surpresa, estará fiscalizando ações da Secretaria de Educação destas cidades, nesta quinta-feira(17), pela manhã. De acordo com informações que colhemos, a ação sem comunicação prévia do TCM, vem acontecendo em municípios que são denunciados no Tribunal quando existem algumas suspeitas de malversação do dinheiro público.

Três técnicos do TCM são enviados aos municípios e estes fiscalizam documentos de licitaçãoes, contratos de locações de veículos, compras e outras ações das secretarias.

As fiscalizações serão realizadas tanto em prefeitura como em Câmaras municipais.
Fonte: Blog de Política de Marcelo Marques.
Foto: Prefeitura ( Blog Cariré Informa)

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

ELEIÇÕES 2010: "SENADO LIBERA USO DA INTERNET"


Veja alguns trechos da reportagem da Agência Senado sobre a liberação do uso da Internet nas Eleições de 2010.

“O Plenário do Senado concluiu nesta terça-feira (15) a votação do projeto (PLC 141/09) que altera a Lei Eleitoral. Os senadores decidiram, depois de longa discussão, liberar totalmente a internet nas eleições, eliminando restrições que haviam sido introduzidas pela Câmara dos deputados e confirmadas durante votação nas comissões do Senado. O texto afirma que "é livre a manifestação do pensamento, vedado o anonimato durante a campanha eleitoral". Garante ainda o direito de resposta de candidatos que se sentirem ofendidos, como prevê a legislação para outros meios de comunicação.

Por causa das alterações feitas pelos senadores, o projeto retornará ao exame dos deputados. Para que as alterações tenham validade nas eleições do ano que vem, a proposta deve ser examinada novamente pela Câmara e sancionada pelo presidente da República antes do dia 3 de outubro - um ano antes das eleições de 2010.”

blogs

“No caso da internet, além de liberarem de forma geral o uso da rede de computadores nas eleições, caiu ainda uma frase do projeto que proibia o funcionamento de sites e blogs de candidatos faltando 48 horas para as eleições. Em tempo: o texto-base do projeto, aprovado na semana passada, já permitia o uso da internet nas eleições, autorizando que os candidatos tivessem sites próprios de divulgação a partir do dia 5 de julho do ano eleitoral. Só os candidatos a presidente da República poderão ter propaganda paga em sites noticiosos de internet, condição vedada a candidatos a governador, prefeito, senador, deputado ou vereador.”

Fonte: Agência Senado

FRUSTRAÇÃO NO ENCERRAMENTO DOS FESTEJOS DA CRUZ DA ROMANA


Responsável por uma das maiores Romarias da região, na Serra da Meruoca, os Festejos da Cruz da Romana, no Sitio São Braz, município de Meruoca, passou por uma tremenda frustração em seu encerramento (14/09).
Fiéis alcantarenses que foram até a Igreja para participarem do momento, contam que o Padre (Pe Emanuel, Pároco de Meruoca-Ce) se recusou a celebrar a Missa, alegando que o som não dava condições para a realização da mesma. Com isso, o Padre decidiu celebrar a Missa na Igreja Matriz de Meruoca.
O fato causou muitos comentários na região. No momento causou tumultos e muito barulho, muitos fiéis chegaram até mesmo a xingar o Padre, na sua presença, por este acontecido. O Padre apenas convidou o povo para rezar um Pai-Nosso e uma Ave-Maria e retirou-se do local.

Fonte; Blog Alcântaras
Foto: Galeria (Diário do Nordeste)

terça-feira, 15 de setembro de 2009

CONSCIENTIZAÇÃO ECOLÓGICA, “O VALE DO PINGA É UMA ESPERANÇA EM ALCÂNTARAS.”


Vale da Bacia do Pinga é uma referência no município.

Segundo uma lenda local, a igreja Matriz local, fora construída com as águas surgidas milagrosamente da nascente e bica do Pinga. Já se passou um século e essas mesmas águas continuam fazendo milagres. Essa mesma bacia que engloba os riachos Laginha Santana e Bom Jesus são a mesma que os exatos três anos estava praticamente em colapso, já que o reservatório hídrico existente nessa região o “Açude Pinga” estava praticamente chegando no nível morto de abastecimento.

Passados os períodos escassos, o reservatório se encontra completamente cheio e garantido o abastecimento de águas durante os próximos três anos.

Podemos dizer que a região do Pinga existem três representações simbólicas em torno de si, uma histórica pela a construção da Igreja da cidade, outra por que é uma área de lazer e turismo, e outra pelo seu importante bioma e manutenção do reservatório hídrico responsável pelo o abastecimento humano da cidade de Alcântaras.

Hoje a preservação da nascente do Pinga, a manutenção do riacho e do açude, mais do que nunca depende da conscientização dos moradores do local, e do bom zelo da população ou sociedade em geral do município. Pois não deveremos sempre esperar só por milagres.

O milagre na verdade está na consciência do povo local, só a preservação sem precedentes manterá salva uma das poucas áreas verdes do nosso município.

Práticas agrícolas autodestrutivas devem sair de cena, abandonar o fogo das coivaras que tornam o céu antes azul em cinza, e procurar buscar meios em que nem o homem e nem a natureza saiam perdendo, afinal o fim de um é condenação do outro.

Praticas agros florestais, com agricultura sustentável e não degradável, praticas rendáveis e não destrutivas como o manejo de solo e sem lavouras verticais. Quem sabe um dia toda a região do Pinga possa se transformar em uma área de preservação ambiental com políticas públicas para o meio ambiente direcionada exclusivamente aos moradores da região e a todos que amam e necessitam daquele lugar.


Foto: Arquivo, agonia da nascente em 2006-2007

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

RÁPIDAS DA SEMANA


O Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil – PC do B de Alcântaras, esteve reunindo seus filiados na tarde do ultimo Sábado 12/08 e realizou uma Conferencia Municipal Ordinária. Na pauta assuntos de interesse do partido; entre eles a eleição dos dirigentes do Comitê Municipal, crise econômico-financeira mundial e nacional e eleição dos delegados para a 19º Conferência Estadual do Partido.

Hoje é a ultima novena da Festa de Nossa Senhora da Piedade na cidade de Coreaú. Muita gente deve descer a serra hoje. Terça 15/09 é o encerramento.

O Santuário da Santa Cruz ,dedicado a escrava “Romana” também está encerrando suas festividades. A Santuário fica localizado nas proximidades da estrada Sobral Alcântaras, no trecho entre São João das Almas e o entroncamento Meruoca Alcântaras. O Santuário que atrai devotos de toda a região serrana e de Sobral é dedicado e escrava que foi brutalmente assassinada a mando de seu dono no final do século XIX, e deste então surgiu o ritual religioso.

Foi lançado em Alcântaras na tarde da última sexta feira 11/09 o Programa Educacional de Resistência as Drogas (PROERD). O projeto atuará em três Escolas do município de Alcântaras. O lançamento do Projeto que é coordenado pela Polícia Militar do Ceará aconteceu no Ginásio Poliesportivo deputado Rogério Aguiar, e contou com várias autoridades políticas do município, autoridades policiais responsáveis pelo projeto, além de professores, diretores, pais e alunos das escolas envolvidas, Eraldo Amador da Silva (sitio Belém) José Martins de Sousa (Fidalgo) e Inocência Alcântara Freire (bairro Bela Vista) além da outros presentes.

O Liceu de Sobral, uma escola Estadual, teve a luz cortada por falta de pagamento, A Companhia Energética do Ceará (Coelce), não quis nem saber dos motivos do não pagamento (segundo a direção, atraso no repasse), e cortou a luz da escola. OBS: A Coelce foi eleita a melhor Companhia de eletrificação do país, que culpa ela tem se o governo não repassa o dinheiro da conta.
Foto: Web

BOLSA FAMÍLIA “FREQUÊNCIA ESCOLAR REGISTRA 84,67%”


O Bolsa Família acompanha cerca de 17,1 milhões de crianças e adolescentes que frequentam a escola.

O acompanhamento da freqüência escolar de crianças e adolescentes do Programa Bolsa Família, do período de junho e julho, ficou em 84,67%. Em comparação ao período anterior, que foi abril e maio, houve elevação de quase 1,5 ponto percentual.

Ao todo, são 17,1 milhões de crianças a adolescentes que freqüentam a escola e que precisam ter os dados informados pelo gestor máster de educação no sistema do Ministério da Educação (MEC).

A informação sobre os adolescentes de 16 e 17 anos chegou a 76,72% do total de 1,9 milhão de beneficiários nessa faixa etária. Eles precisam freqüentar pelo menos 75% das aulas, mensalmente.

Já as informações de freqüência dos estudantes de 6 a 15 anos ficou em torno de 85,68%, do total de 15,2 milhões. A presença exigida dos alunos dos 6 aos 15 anos é de 85% das aulas.(MDS)

Informações obtidas pelo Blog Visão Norte através da Coordenação Estadual do Cadastramento Único ao relatório do dia 30 de Agosto, data anterior ao final de envio das freqüências que era 31, mostra que naquela data alguns municípios cearenses estavam com baixos índices de envio de acompanhamento da freqüência escolar.

BFA - de 7 a 15 anos:

* 70 a 80% - Sem Informação: Caridade - 70%, e Umirim - 70%

* 50 a 60% - Sem Informação: Aiuaba - 57%, Penaforte - 50% e Pentecoste - 51%

* 40 a 50% - Sem Informação: Forquilha - 48%, Fortim - 40%, Madalena - 44%,Monsenhor Tabosa - 43%, São Luis do Curu - 48%

BVJ - 16 e 17 anos:

* 100% - Sem Informação: Ipaumirim - 100%

* 80 a 98% - Sem Informação: Aiuaba - 86%, Baixio - 80%,Caridade - 92%,Eusébio - 95%,Forquilha - 82%,Fortim - 81%,Jardim - 88%,Meruoca - 91%,Milhã - 96%,Penaforte - 98%,Salitre - 85%,Tururu - 87%

* 50 a 70% - Sem Informação: Cariús - 58%,Cedro - 59%,Icapuí - 66%,Maranguape - 54%,Monsenhor Tabosa - 56%,Pacujá - 97%,Pentecoste - 51%,Poranga - 64%,Saboeiro - 70%,São Luis do Curu - 64%,Tejuçuoca - 67%

* 40 a 50% - Sem Informação: Baturité - 42%,Crato - 43%,Fortaleza - 42%,Madalena - 47%,Missão Velha - 45%,Palmácia - 48%,Pedra Branca - 41%,Uruoca - 46%

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores