sábado, 9 de fevereiro de 2013

CARNAVAL DE MASSAPÊ 2013


A tradição do Carnaval massapeense 2013 vai de ítalo e Reno, Forró do Muído, Forró Misturado, além de outras atrações, confira a programação do Carnaval de Massapê, um dos melhores da Zona Norte.

PROGRAMAÇÃO

Dia 09 – Sábado
: Ítalo e Renno / Banda Pra Cima da Bahia
Dia 10 – Domingo
: Forró do Muído Oficial / Luís Marcelo e Gabriel
Dia 11 – Segunda-feira
: Axé Meu da Bahia / Banda Pra Você da Bahia / Forró Misturado Elétrico
Dia 12 – Terça-feira
: Afoxé / Xé Pop

Com blog Sobral em Revista

CONFIRA AS ATRAÇÕES DO CARNAVAL 2013 NA CIDADE DE GRANJA-CE

Para conferir clique na imagem

Forró Misturado, Banda Acaiaca, Garota Safada, Banda Nível do Mar, Forró Real e muito mais. Confira as atrações do Carnaval 2013 na cidade de Granja

http://www.granjahoje.com/

CONFIRA AS ATRAÇÕES DO CARNAVAL 2013 NA CIDADE CAMOCIM-CE

Clique na imagem para melhor visualisar

A Prefeitura de Camocim confirmou as bandas que vão animar o carnaval deste ano. Entre as atrações, estão Simone e Simaria, as gêmeas ex-integrantes da Banda Forró do Muído, que agora rodam o Brasil em carreira solo. Elas se apresentam no Odus. Mais 11 bandas foram confirmadas para o “Camocim, alegria 2013″. Clique imagem e confira.

Informações: http://www.granjahoje.com/

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO MORAFOLIA 2013 (XV CARNAVAL DA CIDADE DE MORAÚJO)

Confira a programação dos 04 dias de Folia do Carnaval na cidade de Moraújo-CE 2013.

Sábado dia 09
Kleber e Forró Pra Sacudir
Doce Loucura
Dedim Gouveia

Domingo dia 10
Bafulê Samba
Forró da Diretoria
Dedim Gouveia

Segunda-feira dia 11
Kleber e Forró Pra Sacudir
Sertanóis
Dedim Gouveia

Terça-feira dia 12
Bafulê Samba
Xé Pop
Dedim Gouveia


SEDUC DIVULGA EDITAL DE SELEÇÃO PARA DIRETORES E COORDENADORES ESCOLARES


A Secretaria da Educação (Seduc) divulga edital que regulamenta a Seleção Pública para composição de Banco de Gestores Escolares para provimento dos cargos em comissão de diretor e coordenador das escolas da rede pública estadual.

 O processo seletivo será realizado pela Coordenadoria de Concursos – CCV, da Universidade Federal do Ceará (UFC). As inscrições serão feitas exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico http://www.ccv.ufc.br, mediante o preenchimento do Formulário de Inscrição e o envio dos dados à CCV/UFC, no período compreendido entre as 9 horas do dia 20 de fevereiro e as 23 horas e 59 minutos do dia 03 de março de 2013.

A Seleção é composta de três etapas. Obrigatória a todos os candidatos aos cargos de diretor e de coordenador das escolas públicas estaduais, a primeira compreenderá uma prova escrita objetiva de caráter eliminatório. Na segunda fase, obrigatória para todos os candidatos aos cargos de diretor e de coordenador, é composta de Prova de Títulos e análise dos documentos. Essa etapa encerra o processo seletivo para os inscritos exclusivamente para o cargo de coordenador escolar.
Já a terceira fase, exclusiva e obrigatória para os que concorrem ao cargo de diretor escolar, tem caráter eliminatório e classificatório e compreenderá um curso de fundamentação de 40 (quarenta) horas, na modalidade de ensino a distância, uma prova escrita do tipo objetiva e uma prova de natureza analítico-discursiva.

Veja no Diário Oficial EDITAL

Assessoria de Comunicação da Seduc

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

CREA-CE PROMOVE SOLENIDADE DE NOMEAÇÃO DA INSPETORIA REGIONAL DE ACARAÚ

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) realiza, no próximo dia 15 de fevereiro (sexta-feira), solenidade de nomeação da Inspetoria Regional de Acaraú, no município de Sobral, em homenagem ao engenheiro José Cândido Castro Parente Pessoa (in memoriam).

O evento, que acontece a partir das 19h, vai contar com a presença do presidente do Conselho, engenheiro civil Victor Frota Pinto, e de conselheiros, membros da diretoria e colaboradores da autarquia, além da família do homenageado e de autoridades do executivo e legislativo local, estadual e federal. Já foi confirmada a presença do ministro Leônidas Cristino, da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República; e estão previstas, ainda, as presenças do governador do Estado do Ceará, engenheiro civil Cid Ferreira Gomes; e do prefeito de Sobral, Veveu Arruda.

O homenageado

José Cândido Castro Parente Pessoa nasceu em Fortaleza (CE) em 30 de outubro de l925 e formou-se engenheiro civil em 1949 pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil. No mesmo ano, em 5 de julho, ingressou nos quadros do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS) como topógrafo. Em l951 foi nomeado para o quadro de engenheiros. Com apenas 31 anos de idade,foi nomeado, em 17 de março de l956, Diretor Geral do DNOCS. Na gestão de José Cândido Castro Parente Pessoa foram construídas grandes obras de açudagem, entre as quais, as barragens de Orós, Banabuiu, Caxitoré, Araras, Mãe D' Água , Poço da Cruz e Boqueirão de Cabaceiras. O engenheiro faleceu em Petrópolis, no Rio de Janeiro, no ano de 2003.

Assessoria de Imprensa Crea-CE
(85) 3453.5829
9653.8203

TRAGÉDIA EM PENTECOSTE: COLISÃO FRONTAL ENTRE PARATI E SAVEIRO DEIXA QUATRO MORTOS E TRÊS FERIDOS

Na tarde desta quinta feira, (07), a cidade de Pentecoste viveu uma das maiores tragédias de sua história. Por volta das 14hs e 15 min. Uma Saveiro que trafegava com destino a Fortaleza, colidiu frontalmente com uma Parati que vinha em sentido contrário causando a morte de quatro pessoas e ferimentos graves em três.

O fato aconteceu na CE 341, que liga Croatá a Pentecoste, mas precisamente nas imediações do matadouro público, há cinco Km da entrada da cidade, quando uma Saveiro de cor branca, de placas OIT 9355, guiada pelo Sr. Bruno Cavalcante Sarmento da Silva, 23 anos, natural de Fortaleza, colidiu violentamente contra a Parati de cor branca de placas AJF 7765, conduzida pelo Sr. Reginaldo Moreira Barroso, 37 anos, motorista, natural de Pentecoste, residente no Bairro da Pedreira.

Na Parati vinham as seguintes pessoas:
Abelardo Pontes Lima
, 54 anos, natural de Pentecoste, que morreu no local;

Ítalo Kaliel Alberto Pinto, de apenas 5 anos de idade, morreu no local;

Valcleide de Almeida Pimentel, 32 anos, chegou a ser atendido no local pela equipe do SAMU, mas não resistiu e morreu antes de ser encaminhado ao hospital de Pentecoste;

Reginaldo Moreira Barroso, 37 anos, motorista, foi socorrido pela equipe do SAMU e encaminhado para o hospital de Pentecoste, sendo em seguida trasferido para o IJF de Fortaleza devido a gravidade de seus ferimentos.

Douglas Ferreira Pinto, 25 anos, natural de Pentecoste, pai da criança, ficou preso às ferragens sendo socorrido pelas equipes do SAMU, em seguida transferido para o Frotão de Fortaleza no helicóptero do CIOPAER devido seu estado gravíssimo;

Na Saveiro vinham as seguintes pessoas:
Bruno Cavalcante Sarmento da Silva, 23 anos, que era o condutor da Saveiro, foi socorrido para o hospital de Pentecoste e em seguida trasferido para o IJF de Fortaleza;

Marineide Cunha da Silva, vendedora de consórcio, 29 anos, natural de São Luiz do Maranhão, chegou a ser socorrida para o hospital de Pentecoste, mas morreu enquanto recabia os primeiros socorros.
Estiveram no local às equipes do SAMU, Bombeiros, CIOPAER e a Policia Militar, no sentido de agilizar o socorro as vítimas. O Município de Pentecoste está enlutado por um dos maiores acidentes de sua história.

Zé da Legnas com informações da Policia Militar (Umirim Notícias)

SEM ATENDIMENTO ESPECIALIZADO AO PÚBLICO, GERÊNCIA DO BRADESCO LANÇA "NOTA" EM ALCÂNTARAS

Posto de atendimento só irá funcionar nas segundas e quartas-feiras.

Há meses sem funcionar, depois do assalto que saqueou cerca de R$20 do posto de atendimento do Bradesco em Alcântaras a gerência local afixou na "agência" um comunicando informando aos clientes os novos horários de atendimento através da gerência ao publico na cidade.

Depois de varias postagens realizadas pelo Portal Jovem a respeito do abandono do posto de atendimento, e das dificuldades enfrentadas por clientes da instituição, sobretudo aposentados e pensionistas que necessitam de orientações para o saque de seus benefícios o atendimento na cidade que ocorria durante os cinco dias da semana no horário comercial ficou restrito apenas as segundas e quartas-feira no horário das 08horas ao meio dia conforme informado pela gerência da Agência de Sobral, ao qual o posto está vinculado. Confira o aviso:
Francisco Freire (Portal Jovem)

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

EX-PREFEITO DE MORAÚJO, JUVÊNCIO ABREU, MORRE NO ESTADO DO MARANHÃO

Juvêncio Abreu, foi um dos prefeitos mais popular do município de Moraújo. Sua falecimento aconteceu no estado do Maranhão após um ataque cardíaco.

Recebemos a lamentável informação, que nas primeiras horas desta quinta-feira (07) o ex-prefeito de Moraújo, Juvêncio Abreu, que era filiado ao PRB, faleceu após um ataque cardíaco, no estado do Maranhão. Juvêncio Abreu foi por três vezes prefeito de Moraújo. Desde as eleições de 2010, o político que era um empresário de sucesso no Maranhão estava aliado ao grupo Ferreira Gomes, pelas mãos do ex-deputado Oman Carneiro. 

Informações do Sobral de Prima

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

ENEM 2012: CANDIDATOS JÁ PODEM CONFERIR CORREÇÃO DA REDAÇÃO



Notas por competência e cópia do texto podem ser vistas pela internet. Consulta é individual e exige CPF ou número de inscrição e a senha.


Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 já podem acessar o espelho da correção de sua redação. Os documentos foram divulgados pelo Ministério da Educação nesta quarta-feira (6) no site de resultados do exame. O acesso, porém, é só para consulta individual. É preciso inserir o CPF ou número de inscrição e a senha cadastrada para visualizar os dados. Do G1

PARA CONFERIR CLIQUE AQUI.

CARNAUBAL-CE: “VEREADORA MORRE APÓS PERDER CONTROLE DE CARRO E BATER EM POSTE”


A vereadora do município de Carnaubal, Mayara Chaves Martins, 26 anos, morreu em um acidente na manhã desta quarta-feira, 6, em Reriutaba, a 309km de Fortaleza. 

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente ocorreu por volta de 5h30 no quilômetro 29 da CE-366, onde a vereadora perdeu o controle do veículo e chocou-se contra um poste.

Ainda de acordo com a PRE, uma adolescente que estava no carro da vereadora, um Ford Ka de cor preta, sofreu ferimentos leves. O corpo de Mayara Chaves Martins deve ser encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Sobral.
Carro bateu em poste na CE-366. Foto: Luís Silva/ Reriutaba Notícias

Redação O POVO Online

RECURSOS HÍDRICOS: “CANINDÉ FAZ CAMPANHA PELO USO CORRETO DA ÁGUA”


O Açude Sousa é o maior reservatório da cidade. Tem capacidade total para 30,8 milhões de metros cúbicos, mas se encontra hoje com menos de 40% de seu nível. As dez réguas de marcação do nível hídrico já estão todas descobertas FOTO: A. C. ALVES

Canindé Preocupadas com a situação que se encontram os açudes neste município, autoridades locais iniciaram uma campanha de conscientização junto à população para combate ao desperdício de água na sede.

A iniciativa acontece porque os dois reservatórios que abastecem Canindé estão com suas capacidades hídricas bastante reduzidas. O maior açude da cidade, o Sousa, com capacidade total para 30,8 milhões de metros cúbicos, se encontra hoje com menos de 40% de seu nível.

Concluído em 1998, o Sousa sangrou pela primeira vez no dia 5 de maio de 2009, com uma lâmina de 1,07 metro.

Hoje, a situação é de cautela. Das 20 boias que sustentam a máquina que leva água para a adutora até a Estação de Tratamento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, 16 estão expostas, além de dez réguas de marcação já descobertas há mais de 80 metros do nível hídrico.

Já o São Matheus, concluído em 1957 com capacidade para 10,3 milhões de metros cúbicos, sangrou pela última vez no dia 5 de fevereiro de 2011, com uma lâmina de 5cm. Tem hoje menos de 30% de sua capacidade total. O açude é o segundo maior do município e também está com um nível baixo. As réguas que marcam o volume de água se encontram na porta da casa do zelador do reservatório, numa de extensão de 120 metros.

De acordo com Francisco Cordeiro de Abreu, laboratorista do Saae, são gastos por dia na cidade 6.558 metros cúbicos para atender 15.677 ligações, sendo 8.811 com hidrômetros e 6.866 sem o medidor.

"A Companhia de Gerenciamento de Recursos Hídricos libera, diariamente, 87 litros por segundo do Açude Sousa e 60 litros por segundo do São Matheus. A água bruta, depois que chega na estação, passa por processo para ser liberada à população´´, diz. "Nossa estação está adequada ao padrão de potabilidade da água, que se encontra de acordo com a portaria 2.914, do Ministério da Saúde, de 12 de dezembro de 2011. Atende a todos os processos exigidos para clarificação da água, tornando-a uma das melhores do Estado do Ceará´´, comemora Francisco Cordeiro.

O presidente do Saae, Nelson Bandeira, diz que o momento não é de racionar, mas de conscientizar a população. "Nossa ideia é mostrar para a população que há essa necessidade em relação aos gastos com uma das melhores águas do Estado do Ceará", afirma o presidente.

O prefeito de Canindé, Celso Crisóstomo, afirma a intenção de mudar a realidade no sertão de Canindé. "Gerenciar os recursos hídricos existentes, preservando o meio ambiente e ofertar água de qualidade a toda população de forma democrática e perene, superando, inclusive, a necessidade de carros-pipa, é sem dúvida o grande desafio de meu governo. Queremos oferecer sempre um produto saudável de boa qualidade para as pessoas".

Mais informações

Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Avenida Francisco Cordeiro Campos
Bairro do Monte - Canindé
Telefone: (85) 3343.0014
Antônio Carlos Alves (Colaborador) Diário do Nordeste.

Pode até não resolver o problema, mas por fazer a sua parte, quando a população se preocupa e  participa na tentativa da solução do problema, ela tem muito mais crédito de cobrar do poder público. É o que não acontece aqui em Alcântaras.

HOSPITAL REGIONAL: “REUNIÃO DEBATE ATENDIMENTO AOS MUNICÍPIOS DA MACRORREGIÃO NORTE”


Reunião teve como objetivo: discutir a regulação de pacientes na macrorregião a partir do cronograma de funcionamento do novo Hospital Regional Norte.

Secretário Arruda Bastos, prefeito Veveu Arruda, delegada regional da Saúde, Lucila Albuquerque, e Olivan Queiroz, secretário de Saúde de Sobral (fotos e informações Sobral em Revista).

O secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, ao lado do presidente do Consórcio Macro Regional de Saúde, o prefeito de Sobral Veveu Arruda, reuniu na manhã desta terça-feira (5) prefeitos e secretários de saúde dos 55 municípios e coordenadores e técnicos das cinco regiões que integram a macrorregião Norte do Estado, com um objetivo: discutir a regulação de pacientes na macrorregião a partir do cronograma de funcionamento do novo Hospital Regional Norte.

Inaugurado em Sobral no último dia 18, o HRN, como hospital de média e alta complexidade, receberá pacientes encaminhados e regulados por diferentes hospitais da região. Do final de fevereiro para o início de março, conforme o cronograma de funcionamento, será iniciado o agendamento para cirurgias eletivas de média complexidade, além de agendamento de exames, como endoscopia, ultrassonografia, mamografia. Em março, começa a funcionar o ambulatório de cirurgia geral e o centro cirúrgico. Como já declarou o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, até o fim de maio, todas as unidades e serviços do hospital estarão funcionando e atendendo a população de mais de 1,5 milhão de habitantes da região Norte.
DETALHE

Apenas 10 dos 55 prefeitos convidados estiveram na reunião: Além de Veveu Arruda, estavam na reunião Antônio Martins (Cariré), Fabiano Lobo (Santa Quitéria), Antônio José Albuquerque (Massapê), Jean Azevedo (Tianguá), Zezinho Brasilino (Ubajara), Pacheco Neto (Chaval), Lucivani Sousa (Pacujá), Raimundo Mariano (Ipueiras) e Zé Mota (Irauçuba)
Prefeito de Massapê, Antônio José Albuquerque, e assessores

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

ALCÂNTARAS: "AÇUDE PINGA E A PIOR SECA DE SUA HISTÓRIA"


Cenário do único reservatório de água da cidade é assustador. 

O Açude Pinga, único reservatório de água de Alcântaras enfrenta a maior e pior seca de sua  história. (Foto: Ecos)

A barragem construída pelo programa de açudes regionais do Governo do Estado no ano de 1993, encontra-se com menos de 7% de sua capacidade total de armazenamento. A brusca queda no seu volume de água desencadeou que lama ao invés de aǵua fosse canalizada pela rede de abastecimento de água local.

 Vários fatores estariam associados ao rápido "esgotamento" da barragem, dentre os principais está o não reestabelecimento do açude no ano de 2012 com a sua sangria; a estiagem que assola o nordeste; a evaporação causada pelo vento e pela forte insolação e a falta de um campanha de racionamento de água em Alcântaras. O cenário em que o Açude se encontra é entristecedor e põe a pequena cidade cearense a beira de um colapso hídrico. 

A maior referência do volume de água do reservatório ( pedra do meio) já está toda fora d'água; a ponte antes coberta pela água no final da barragem já pode ser totalmente visualizada; a comporta de esvaziamento do açude também já é vista  e um pouquíssimo volume de água concentra-se na base do açude.

O chão rachado pelo sol demonstra que nesta terra já não chove a meses é que vivemos uma época de seca. Árvores submersas desde sua construção já aparecem sobre o grande banco  de areia que se acumulou no fundo do açude nos últimos 20 anos. O Açude Pinga parece está com os dias contados.

Segundo a simulação de esvaziamento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos - COGERH o volume deve ser reduzido a apenas 1% até o final deste mês o que será " a gota d'água" para que alcantarenses sintam na pele os efeitos do uso irracional da água, e que a mesma acaba...

Assessoria de Comunicação da ECOS

SOBRE A SUSPENSÃO DE VERBAS PARA O CARNAVAL NOS MUNICÍPIOS CEARENSES

Charge Sinfrônio para o Diário do Nordeste 05/02/2013

05 DE FEVEREIRO, 115 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE MASSAPÊ


Parabéns Massapê

"Massapê

Filha dileta dos sertões do norte
Terra mimosa ,hospitaleira e boa
A fama do teu nome não destoa
Da beleza selvagem do teu porte.

Esbeltos carnaubais doou-te a sorte,
Cinge-te o colo o campo onde revoa
A passarada que em teu trino entoa
A ti um preito de afeição mais forte.

Tuas ruas espaçosas e alinhadas,
Tuas praças risonhas e animadas,
A Meruoca que a teus pés se inclina.

O teu povo gentil e delicado,
Tudo isto forma um todo aprimorado
Com um certo ar que o viajor fascina."
(Hino da Cidade) 

Via Blog Carlos Albuquerque 

Muitos não sabem, mas o município de Massapê também possui uma significativa parte de seu territórios em cima da Serra da Meruoca. Meruoquinha é um de seus povoados mais conhecidos na Serra e fica próximo a região do distrito de São Francisco em Meruoca. A relação com o município de Alcântaras, é um dos mais significativos para os alcantarenses, pois foi o primeiro passo para a emancipação política de Alcântaras, quando tornou-se distrito de Massapê em 1938.

A ligação Alcântaras-Massapê por estrada é feito via Meruoca, mas estão ligados territorialmente pela localidade de Carnaubinha onde fica o limite dos dois municípios, esta fica próximo a região dos sítios Maia e Bela Vista.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

GOVERNO DO ESTADO SUSPENDE VERBAS PARA FESTAS DE CARNAVAL DE 96 MUNICÍPIOS CEARENSES

Foto: Carnaval 2012 no Pinga (apenas ilustração)

Decisão foi tomada em razão do momento de contenção de gastos e, principalmente, por causa da seca que vem atingindo a maioria das cidades, diz Governo. Ao todo, as prefeituras solicitaram R$ 12,6 milhões.

O governador Cid Gomes (PSB) determinou a suspensão de todo e qualquer repasse para as Prefeituras que tradicionalmente realizam festa de Carnaval. Segundo a assessoria de imprensa do Palácio da Abolição, a decisão foi tomada em razão do momento de contenção de gastos e, principalmente, por causa da seca que vem atingindo a maioria das cidades.

A medida atinge 96 municípios que recebiam entre R$ 30 mil e R$ 531 mil. Aracati, Caucaia, Limoeiro do Norte e Beberibe entraram nessa lista. Algumas prefeituras também não receberiam por questão de inadimplência com o Estado.

Ainda de acordo com informações da assessoria de imprensa do Palácio da Abolição, ao todo as prefeituras solicitaram R$ 12,6 milhões. 

Segundo o governo, isso "não significa dizer que o Estado iria passar o valor total, já que existem ainda verbas das próprias prefeituras, apoiadores e outros parceiros". 

"A estimativa é que o Estado repassaria cerca de R$ 4 milhões, com verba variável de município para município. No ano passado, 2012, o Estado destinou R$ 2,6 milhões para as prefeituras para o Carnaval", esclarece a assessoria. 

Há quem interprete a medida como resultado dos questionamentos que o Ministério Público Estadual vem fazendo sobre gastos do Estado com festas de inauguração de obras.

Os editais da Secretaria de Cultura do Estado para agremiações carnavalescas foram mantidos. Essa verba vem do fundo estadual da cultura.

Redação O POVO Online, (com informações do Blog do Eliomar)

Não sabemos se Alcântaras faz parte dessas 96 prefeituras que terão a verba afetada para o Carnaval. O fato é que o município faz parte dos 174 municípios em estado de calamidade pública deste novembro de 2012, além disso o município também decretou estado de emergência administrativa financeira durante os últimos dois meses de 2012 (novembro e dezembro).

O município já publicou edital de licitação pública e deverá realizar Carnaval assim como em 2012 , novamente no Pinga.

FALECEU EM FORTALEZA A PROFESSORA ZILMA CARVALHO


Faleceu neste domingo, por volta das 5:00 da manhã em Fortaleza, a Professora Zilma Carvalho de Araújo Ferreira.

A Professora Zilma, como era conhecida, dedicou sua vida à educação e aos projetos sociais. Casada com o também Professor, Benedito Genésio Ferreira (O conhecido Padre Benedito), em Camocim, coordenaram juntos muitos projetos sociais e educacionais, um dos mais importantes foi o SPH - Serviço de Promoção Humana, entidade filantrópica, que se mantinha com recursos próprios da família e com pequenas contribuições da comunidade.

No SPH - Serviço de Promoção Humana, ao longo de sua história, atuou fortemente na educação e nos movimentos sociais, fundou a Escola de Promoção Humana, instituição que foi responsável pela alfabetização de milhares e milhares de Camocinenses. Na comunicação fundaram a primeira Rádio Fm comunitária de Camocim, emissora que dava voz as comunidades e que foi responsável pelo descobrimento de vários talentos que hoje atuam no rádio profissional do Ceará. No social, Dona Zilma e o esposo, ajudaram a desenvolver o sentimento crítico das pessoas do campo, com a criação da FENECOM - Federação das entidades comunitárias de Camocim, entidade que reuniu e organizou o movimento comunitário na região do Vale do Coreaú. Em fim, foram muitas as ações realizadas pelo casal Benedito e Zilma.

De garra e fibra, companheira e lutadora, guerreira que sempre lutou, batalhou e o auxiliou seu esposo em todos os seus projetos, Dona Zilma partiu hoje, mas deixa saudades boas para relembrarmos.
A família e em especial ao amigo radialista Glaydson Carvalho, a minha solidariedade e votos de pesar.

Com informações do radialista Glaydson Cravalho. ( Blog Camocim Notícias)

Só complementando, o Sr. Benedito Genésio Ferreira, é filho de Coreaú e tem as suas raízes familiares do sítio Lanchinha/Alcântaras, atualmente reside e atua na zona rural do município de Coreaú.

TERÇA DE GRAÇA NO THEATRO TRAZ ESPETÁCULO COM ALEX NOGUEIRA


Dando prosseguimento ao Projeto Terça de Graça, iniciativa do Instituto Ceabrindo, em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará e apoiado pela Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral e a ECOA, o Theatro São João apresenta amanhã, 05 de fevereiro, a partir das 18h30min, o Espetáculo com Alex Nogueira, de Fortaleza.  O acesso é gratuito e a classificação indicativa para 12 anos.

Neste espetáculo, Alex apresenta por intermédio de seus personagens, piadas, imitações e inúmeras situações hilárias, o que torna suas apresentações sempre inusitadas. Tendo se apresentado em vários estados brasileiros, sempre deixa com a plateia que o assiste a expectativa de mais apresentações. Vale a pena conferir.

Mais Informações: Theatro São João
Praça São João, nº 156 Centro - Telefone (88) 3611 2430
E-mail: vamosaoteatro@yahoo.com.br | Facebook: tsj.sobral

domingo, 3 de fevereiro de 2013

NO INTERIOR DO CEARÁ, ECONOMIAS CONSOLIDADAS E POTENCIAIS PUXAM EXPANSÃO


De Sobral ao Eusébio, o Ceará contou com a força de cidades já consagradas e também de gratas surpresas.

Do fortalecimento de economias já consolidadas, como o município de Sobral e a região do Cariri, ao crescimento vertiginoso de áreas que na última década registraram um salto na geração de emprego e renda, a exemplo de São Gonçalo do Amarante e Eusébio, o quadro de desenvolvimento registrado pelo Ceará nos últimos anos promete prosseguir em 2013, impulsionado sobretudo pelo setor de serviços.

Autonomia

Para o economista e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) Andrei Simonassi, o desenvolvimento econômico representa a "única saída para autonomia dos municípios". É a partir da geração de mais empregos e renda, explica, que cidades que só se mantêm com a ajuda da administração estadual podem adquirir capacidade de investimento e promover a melhoria da qualidade de vida da população.

Em muitos municípios, ilustra, a prefeitura é o principal empregador dos moradores. "E às vezes (pagando os salários) com um dinheiro que não é arrecadado", frisa. Segundo ele, o Estado tem conseguido identificar bem as áreas onde os investimentos se fazem mais necessários e podem implicar mais mudanças para a população, sobretudo voltados para a infraestrutura.

Entretanto, destaca, falta à administração pública agilidade na execução de projetos. Por conta de entraves burocráticos e obstáculos aos cronogramas, salienta, diversas obras do Estado não causaram o efeito previsto quando foram idealizadas.

Leia a matéria na íntegra no Diário do Nordeste Online

ALCÂNTARAS “NA BEIRA DE UM COLAPSO HÍDRICO, E A ESPERA POR UM MILAGRE”


Moradores do município de Alcântaras-CE vivenciam uma das piores estiagens dos últimos 30 anos. Na cidade o principal reservatório de água encontra-se com a menor capacidade hídrica desde sua construção, menos de 7% de sua capacidade total.

O baixo nível de água da barragem favoreceu que ao invés de água fosse bombeado lama pela rede de distribuição de água da zona urbana, um fato alarmante que deixa o município a beira de um colapso hídrico. Na rede social Facebook usuários criticaram a falta d'água como única responsabilidade das autoridades, mas esqueceram-se de que no passado uma audiência publica sobre racionalização de água foi realizada e menos de 1% da população participou; outras iniciativas como diversos mutirões de limpeza em torno da barragem, campanhas virtuais de racionalização de água e até uma petição publica para colheita de assinaturas também foram realizadas no município, entretanto a participação popular foi insignificante perante as metas previstas.

 Na cidade onde apesar de decretado estado de emergência desde junho passado, moradores desperdiçam água como em época de cheias e não intimidam-se em lavar carros, motos ou até mesmo calçadas. As obras da construção civil só aumentaram nos últimos seis meses, e carros pipas dividem com empreiteiras a água a ser  captada para o abastecimento de comunidades rurais. A situação é alarmante, mas só agora os munícipes acordaram para a realidade e o futuro que os aguarda.

Em janeiro de 2013, choveu na cidade o equivalente 56,8 mm, pluviometria um pouco acima  do mesmo período em 2012, mas insuficiente para amenizar os efeitos da seca. Segundo o prognóstico divulgado pela Funceme a previsão de chuvas regulares é de março em diante, ou seja, serão mais 27 dias de ansiedade e de momentos de esperança para que São José ouças nossas preces e faça que o Açude Pinga não termine o mês com 1,0% de sua capacidade.

 Foi também no passado que administradores jogaram dentro de um cacimbão no centro da cidade o lixo coletado de dentro de um canal e mandaram demolir chafarizes desativados alegando que estes favoreciam a proliferação ao mosquito da dengue. Hoje 'sem água' a população arrepende-se de não ter apoiado as iniciativas em prol da defesa de nossas reservas hídricas.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

Leia também:



ALCÂNTARAS, SOBRAL E FORQUILHA, TERÃO RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO DOS ELEITORES A PARTIR DE MARÇO


TRE inicia os testes para o recadastramento biométrico dos eleitores. Do Blog Roberto Moreira

Os cartórios eleitorais de Sobral e Aquiraz iniciam na próxima semana as primeiras experiências sobre o recadastramento de eleitores, previsto para começar oficialmente nos meses de março e abril, respectivamente, nos dois municípios.

Em Aquiraz, os testes já começam nesta segunda-feira, 4/2, com quatro kits biométricos. Em Sobral, os primeiros trabalhos iniciam na próxima quarta-feira, 6/2, com dez kits a serem utilizados no recadastramento dos eleitores que procurarem os cartórios eleitorais para tirar o título, transferir, requerer a 2ª via ou fazer a revisão eleitoral.

Por ser apenas o início dos trabalhos, a Justiça Eleitoral esclarece que os eleitores não deverão comparecer em massa aos cartórios no mês de fevereiro. No entanto, a partir de março, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará disponibilizará em seu site um sistema de agendamento dos eleitores que votam nos municípios programados para fazer o recadastramento biométrico, a fim de agilizar os trabalhos e facilitar o acesso dos eleitores aos cartórios eleitorais.

Municípios contemplados

O trabalho de revisão biométrica será realizado este ano em sete municípios do Ceará: Aquiraz (66ª ZE), Juazeiro do Norte (28ª e 119ª ZEs), Crateús (20ª ZE, que abrange o município de Ipaporanga) e Sobral (24ª e 121ª ZEs, que compreendem os municípios de Alcântaras e Forquilha, respectivamente).

O TRE-CE espera cadastrar através do sistema biométrico, em 2013, mais 7,04% do eleitorado cearense, o que representa hoje 436.113 eleitores nos sete municípios. Atualmente só o município de Eusébio tem os seus eleitores cadastrados biometricamente. Ou seja, apenas 0,49% (30.318 eleitores) do total do eleitorado no Estado do Ceará, que soma hoje 6.192.371 eleitores

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores