sexta-feira, 18 de maio de 2018

AÇUDE JENIPAPO EM MERUOCA ATINGE COTA MÁXIMA. RESERVATÓRIO ABASTECE A CIDADE DE ALCÂNTARAS

Sangria do Açude Jenipapo (Foto: facebool Prefeitura de Meruoca)
Sangria foi confirmada pela prefeitura na última quinta-feira.

O maior açude da serra da Meruoca alcançou sua sangria em 2018. O Jenipapo que iniciou o ano com pouco mais de 74% de sua reserva hídrica atingiu os 100% de sua capacidade no final desta semana. Além de abastecer algumas comunidades do município, o reservatório também abastece atualmente a cidade de Alcântaras, deste que o Pinga secou.

Conforme os dados Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará a sangria teria se iniciado ainda no dia 12 de maio, quando a cota já era de 100,03, o que foi se elevando até  100,11m na última quinta-feira (17) quando a Prefeitura de Meruoca também noticiou que o açude transbordou.

Em mensagem veiculada no site oficial  foi escrito "O retorno das precipitações traz alegria e renova a esperança dos agricultores. O açude da comunidade do sítio Jenipapo, está transbordando com as últimas chuvas que banharam o município de Meruoca" noticiou a assessoria de imprensa da Prefeitura local. 

Com Redação Online (Portal Jovem)

“DPU” INAUGURA NOVA UNIDADE EM SOBRAL NO DIA DA DEFENSORIA

A Defensoria Pública da União (DPU) inaugura nova unidade do órgão no Ceará, neste sábado, 19 de maio, data quando se comemora o Dia Nacional da Defensoria Pública.

A solenidade será realizada às 10h30, na sede da instituição (Rua Viriato Medeiros, 1295, no centro, próximo à prefeitura de Sobral), e contará com a participação do defensor público-geral federal, Carlos Eduardo Paz, do senador da República, Eunício Lopes de Oliveira, do governador do Estado do Ceará, Camilo Sobreira de Santana, do prefeito de Sobral, Ivo Ferreira Gomes, do presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (ANADEF), Igor Roberto Albuquerque Roque, e dos defensores públicos federais que atuarão na unidade, Anderson Lopes e Fernando Holanda, além de servidores e representantes da comunidade.

Com sede em Sobral, o novo equipamento faz parte de um plano de interiorização da Defensoria Pública da União. Com mais de duzentos e cinco mil habitantes, acidade, que fica a 240 quilômetros de Fortaleza, na região noroeste do estado, é a primeira no interior a receber uma unidade da DPU, e foi escolhida a partir de critérios, como número de varas federais e número de habitantes.

O órgão prestará assistência jurídica gratuita à população com renda familiar de até R$ 2.000,00 perante a Justiça Federal e a Militar, com atuações na esfera criminal, previdenciária e cível. Ações que envolvem órgãos federais, como INSS (questões previdenciárias, como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, salário-maternidade, pensões por morte e invalidez, entre outros), assuntos relacionados à Política de Assistência Social (BPC Idoso/Deficiente) e outros benefícios assistenciais, demandas relacionadas à Caixa Econômica Federal (como renegociação de dívidas, débitos indevidos, revisão de financiamento habitacional etc) e na área da saúde (como ações para requerer tratamento oncológico, medicamentos de alto custo, leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde) estão entre as demandas atendidas pelo órgão.

O começo das atividades no local  iniciam no 11 de junho, quando termina o período de trânsito dos defensores e servidores que atuarão na unidade, mas, inicialmente, o trabalho será restrito ao âmbito interno do órgão. A abertura para atendimento ao público está prevista para iniciar a partir de 9 de julho. 

Apesar do acréscimo da nova unidade, a demanda por ampliação da Defensoria persiste

A Emenda Constitucional nº 80, promulgada em 2014, estabelecia um prazo de oito anos para que todas as unidades jurisdicionais do país tivessem defensores públicos. Após 4 anos da promulgação da EC, observa-se que esse déficit continua acentuado. Apenas levando-se em consideração a atuação na Justiça Federal, das 10 subseções da Justiça Federal existentes no Ceará, apenas duas – já incluindo esse acréscimo da unidade de Sobral- possuem Defensoria. 

Serviço: Inauguração da nova unidade da Defensoria Pública da União em Sobral
Quando: no próximo sábado (19/5/2018), a partir das 10h30min
Onde: na sede da DPU Sobral (Rua Viriato Medeiros, 1295, no centro, próximo à prefeitura de Sobral).

Contato: Assessoria de comunicação da DPU/CE / Aline Baima (85)981164921/ 85-999790985

SEGUNDA-FEIRA, 21, TERÁ INÍCIO O SEMINÁRIO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM FORTALEZA

Nesta segunda-feira, 21, em Fortaleza, o 5º Seminário sobre Política Nacional  de Resíduos Sólidos focando a problemática do setor com palestras, mesas redondas, depoimentos e mini cursos. 

Em pauta, por especialistas, a  avalição da Política Nacional de Resíduos Sólidos, os rumos para o setor público atingir os objetivos estabelecidos no PNRS, a geração de energia a partir do lixo e como fazer a Gestão Integrada dessas políticas são alguns dos temas que serão debatidos no  Seminário, que será aberto nesta segunda-feira, 21, e funcionará também na terça-feira, 22,    no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas.

O credenciamento dos participantes será realizado a partir das 8 horas da manhã e, às 9 horas, haverá a solenidade de abertura com a presença de autoridades, lideranças técnicas e políticas, e convidados especiais. A primeira Mesa Redonda terá por tema “Rumos para o setor público atingir os objetivos da Polícia Nacional de Resíduos Sólidos” tendo   como Mediador o engenheiro

Alceu de Castro Galvão Junior,  Analista de Regulação da Coordenadoria de Saneamento Básico da Agência Reguladora de Serviços Delegados do Estado do Ceará – ARCE

A segunda Mesa Redonda, à tarde,  versará sobre  “Geração de Energias a partir dos Resíduos Sólidos”, tendo por  Mediador  Suetônio Mota,  Professor Titular do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará – UFC. Nesta Mesa haverá as seguintes palestras: “Resíduos Sólidos. Uma questão de sustentabilidade urbana”;  “Distribuição de Gás Natural Renovável”  e  “Economia Circular dentro da Política de Resíduos Sólidos” . A terceira Mesa Redonda do dia foca “Como fazer a gestão integrada dos Resíduos Sólidos”.

Mini cursos

A terça-feira, 22, será toda dedicada a Minicursos voltados especificamente para o pessoal que trabalha no setor. Os trabalhos começam às 8 horas da manhã e irão até 17 horas com intervalo para almoço. O primeiro Minicurso é sobre  “Educação Ambiental”  com o   Professor: Luís Eduardo Salvatore, Presidente do Instituto Brasil Solidário.            

O segundo Minicurso versa sobre “Consórcios de Resíduos Sólidos”  e será ministrado pelo   Professor: Alissom Melo, Analista de Regulação da Coordenadoria de Saneamento Básico da Agência Reguladora de Serviços Delegados do Estado do Ceará – ARCE.

Informações:
Prática Eventos
(85) 3433-7684 – 3433.7688

José Rangel

ESTUDANTES TÊM ATÉ HOJE PARA SE INSCREVER NO ENEM

Inscrições para o Enem 2018 são feitas pela internet - Marcello Casal Jr./Arquivo Agência Brasil
Termina hoje (18) às 23h59 (horário de Brasília) o prazo para os estudantes se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. As inscrições são feitas pela internet, na página do participante.

Mesmo os candidatos que pediram a isenção da taxa do Enem devem fazer a inscrição para a prova. Para se inscrever, o participante deverá apresentar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e do documento de identidade e criar uma senha. O candidato precisa também informar um endereço de e-mail válido e um número de telefone fixo ou celular, que será usado para enviar informações sobre o exame.

O pagamento da taxa de inscrição para quem não conseguiu a isenção, no valor de R$ 82, deve ser feito até 23 de maio nas agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios.

Inscrições para o Enem 2018 são feitas pela internet - Marcello Casal Jr./Arquivo Agência Brasil
Com o fim do prazo de inscrição, também fica encerrada a possibilidade de alterar dados cadastrais, o município onde o estudante quer fazer a prova e a opção de língua estrangeira. Os candidatos que precisarem de atendimento especializado têm que fazer o pedido no ato da inscrição.

Para o uso do nome social na prova do Enem, o pedido poderá ser feito entre os dias 28 de maio e 3 de junho.

As provas do Enem serão aplicadas em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro. Os resultados serão divulgados em janeiro.

SOBRAL: REFORMA DO MUSEU DO ECLIPSE MARCA COMEMORAÇÃO DOS 100 ANOS DA COMPROVAÇÃO DA TEORIA DA RELATIVIDADE

O prefeito Ivo Gomes anunciou, durante visita na manhã da terça-feira (08/05), a reforma do Museu do Eclipse, que será entregue para a população dia 29 de maio do próximo ano, data em que haverá comemorações na cidade dos 100 anos da comprovação da teoria da relatividade em Sobral.

Até lá ocorrerão eventos que marcarão o ano do centenário da vinda da equipe do cientista Einstein à Sobral. Simpósios, palestras, congressos e inaugurações estão sendo organizados pelo prefeito, em parceria com diversas entidades brasileiras.

O prefeito visitou o museu acompanhado dos secretários da Educação, Herbert Lima, da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, Igor Bezerra, do Urbanismo e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima, do secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Inácio Ribeiro, do diretor do planetário do Centro Cultural Dragão do Mar, Demerval Carneiro, e de empresários do ramo de tecnologia.

De acordo com o prefeito, novos e modernos equipamentos serão adquiridos pela gestão tanto para o museu, quanto para o planetário de Sobral. “Alguns games e outros equipamentos servirão para que as crianças e os adolescentes possam se divertir e aprender ao mesmo tempo”, destacou Ivo Gomes.

Fonte: Prefeitura de Sobral

13º CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTRATÉGIAS ELEITORAIS E MARKETING POLÍTICO COMEÇA HOJE (18/05)

Fortaleza dará início nesta sexta-feira (18/05) a um evento de grande importância para as eleições deste ano. 

O “13º Congresso Brasileiro de Estratégias Eleitorais e Marketing Político” será realizado até amanhã (19/05), no Centro de Eventos do Ceará. Grandes nomes da comunicação política e do marketing eleitoral estarão em Fortaleza mais uma vez para o evento, que já aconteceu na capital cearense durante edições em 2010 e 2012. O congresso trará ao público local a oportunidade de participar de discussões sobre campanhas eleitorais, com a presença de especialistas de renome nacional e internacional, que expõem técnicas, conceitos e experiências, promovendo o intercâmbio com profissionais de todo o país.

Nesta sexta, o congresso terá sete palestrantes, que se apresentarão das 9 horas às 18h30min, tratando de temas variados relacionados ao processo eleitoral. As palestras estarão a cargo dos consultores políticos Aurízio Freitas, Gabriel Rossi, Celso Matsuda, Luís Henrique Romagnolli, Caio Manhanelli, Carlos Manhanelli e Rubens Figueiredo.

A programação de sábado inclui um painel em que nove diretores da Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP) tratarão de aspectos variados sobre as eleições, seguido pelo lançamento de um ebook com o mesmo título do congresso - “Novas estratégias eleitorais para um novo ambiente político” – e acesso gratuito aos participantes, reunindo textos de especialistas das cinco regiões do país. Na sequência, Kamile Castro tratará de Direito Eleitoral. O evento será encerrado com Lázaro do Piauí, que fará um pocket show e tratará do tema “Jingles para conquistar votos”.

Sobre o Congresso

O evento é promovido pela empresas Manhanelli Associados e Marketing Político e Companhia/MP&Cia, com apoio institucional da ABCOP. Ele conta com um diferencial, envolvendo parcerias com entidades e descontos especiais. Os sócios da Associação Cearense de Imprensa (ACI), por exemplo, terão desconto de 20% na inscrição para o evento, devendo deixar clara a condição de associado no momento em que venham a se inscrever.

O congresso discutirá temas como renovação política, uso da Internet nas campanhas eleitorais, novas técnicas de comunicação e de mobilização eleitoral e campanha permanente dentre outros.

A expectativa é de reunir 400 participantes, dentre eles profissionais de marketing e comunicação, candidatos que disputarão as eleições, representantes de partidos políticos, assessores políticos, imprensa em geral, estudantes universitários de áreas afins e movimentos sociais. Para maiores informações e inscrição no congresso, os interessados devem acessar o endereço eletrônico: www.estrategiaseleitorais.com.br ou manter contato pelos telefones 85.3246.2399 e 85.99644.0065.

Confira a programação do evento:

DIA 18/05
9:00 às 10:00 AURÍZIO FREITAS: Sou candidato, e agora? Pequeno manual para novos candidatos. 

Intervalo 10:00 às 10;30 

10;30 às 11:30 GABRIEL ROSSI: Branding e estratégias digitais nas eleições 
11:30 às 12:30 CELSO MATSUDA: Estratégias Eleitorais para Campanhas Vitoriosas em Tempos de Crise 

12;30 às 14:00 Almoço 

14:00 às 15:00 LUÍS H. ROMAGNOLLI: TV E RÁDIO eficientes para Campanhas eleitorais 
15: 00 às 16:00 CAIO MANHANELLI: Quais são as pesquisas que acertam nesse novo ambiente eleitoral? 

Intervalo 16:00 às 16:30 

16:30 às 17:30 CARLOS MANHANELLI: Marketing Político Eleitoral para Deputados 
17:30 às 18:30 RUBENS FIGUEIREDO: Marketing político em tempo de “Fake news’” 


DIA 19/05 

9:00 às 12:00 PAINEL DIRETORES DA ABCOP

1. "Redes sociais – estratégias de mobilização e atuação para um novo ambiente político”, VINICIUS NAGEM (PR)
2. "Um novo marketing para uma nova política", RODRIGO MENDES RIBEIRO (MG)
3. "Um novo jeito de fazer política: o que está acontecendo na cabeça dos eleitores", TADEU COMERLATTO (SC)
4. "MET: Marketing Eleitoral Transparente para um novo Brasil", LUCAS SALLES (PB)
5. "Mar revolto nas eleições de 2018", ROBERVAL SOUZA (PE)
6. "A crise política e os impactos na democracia e no mercado da consultoria política do Brasil", ALEXANDRE BANDEIRA (DF)
7. "3 Estratégias para conquista de votos durante o mandato", DEMETHRIUS LUCENA (PA)
8. "Marketing e Comunicação política online e offline", JULIANO SEBASTIAN (RJ)
9. “Marketing Político: os componentes digitais e não digitais. Quais os mais importantes?”, MÔNICA NABHAN (MS)

11:30 às 13:30 almoço 

13:30 às 14:30 Dra. KAMILE CASTRO: Direito Eleitoral. 
14:30 às 15:30 LÁZARO DO PIAUÍ: Jingles para conquistar votos e pocket show

Serviço:

13º Congresso Brasileiro de Estratégias Eleitorais e Marketing Político
Data: 18 e 19 de maio.
Local: Centro de Eventos do Ceará – Av. Washington Soares, 999 – Fortaleza/CE.

Assessoria de Imprensa

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores