Mesmo com a vitória, o Guarany só receberá a taça oficial quando for julgado o caso contra o América do Amazonas.
O Guarany de sobral protagonizou ontem um feito inédito no futebol cearense: vencer uma competição nacional. Com a conquista da Série D do Brasileiro de 2010 o Cacique do Vale passa a ser um orgulho não apenas para a cidade de Sobral, mas para todo o Estado.
O título foi conquistado após a goleada de 4 a 1 sobre o América/AM, no Estádio do Junco. Na partida de ida, o Bugre empatou por 1 a 1 no Colosso dos Tapajós. Apesar da vitória incontestável, a conquista somente será reconhecida e homologada pela CBF após o fim do impasse judicial entre o Madureira e o time amazonense, que escalou jogador irregular na semifinal contra os cariocas.
A questão jurídica não impediu o Guarany de jogar uma partida com raça e determinação de campeão e também não inibiu a torcida, que compareceu em massa no Estádio.
O jogo
O primeiro tempo foi morno no seu início, quando poucas chances de gol apareceram de lado a lado. O Cacique do Vale chutou a primeira bola a gol apenas aos 12 minutos, através de Wanderley, que chutou fraco, da entrada de área.
Para encerrar os momentos ruins da partida, surgiu o primeiro gol aos 25 minutos. E veio dos pés do atleta que havia sido afastado do time, por indisciplina. Ele voltou e deu a volta por cima. Bismarck lançou Danilo Pitbull, que se livrou do zagueiro e, na saída do goleiro, chutou forte e marcou 1x0.
Aos 31, Júnior Alves cabeceia no angulo e o goleiro Naylson não segura. É o segundo gol do time da casa.
Segundo tempo
O América voltou melhor no segundo tempo. Logo aos 4 minutos, o meia Luiz Carlos cobrou falta, Vantuir espalmou, e Clailson aproveitou, diminuindo para 2 a 1. Mas a boa fase dos amazonenses terminou aí. Aos 10 do segundo tempo, Wanderley mandou uma bomba da entrada da área e ampliou para 3x1,dando tranquilidade com o placar dilatado. O lateral Tiago Granja havia acabado de entrar quando fechou o placar para o Guarany, aos 17 minutos. Ele recebeu a bola na entrada da área e tocou no canto: 4 a 1.
Antes de a partida terminar, os torcedores gritavam ´é campeão´. O governador Cid Gomes estava no Junco e comemorou com o elenco do Guarany.
Ficha Técnica
Guarany de Sobral - 4
Vantuir; Tiago Granja (Jony, 15/2ºT), Júnior Alves, Tobias e Zadda; Ricardo Baiano, Carlos,Alberto e Bismark; Wanderley (Jean, 23/2ºT) e Danilo Pitbull (Leo Olinda, 36/2ºT)
Técnico: Oliveira Lopes
América/AM - 1
Naylson; Catatau, Guará, Santiago e Rondinelli (Rozemiro, 30/2ºT); Bigú (Clailson, 36/1ºT), Batista, Clayton e Luiz Carlos; Felipe e Ivan (Edinho, 15/2ºT)
Técnico: Sérgio Duarte
Competição: Série D do campeonato Brasileiro (Partida Final) Estádio: Junco, em Sobral (CE) Data: 14 de novembro de 2010 Árbitro: Afonso Amorim de Sousa Assistentes: Francisco Pereira de Lima Júnior e Francisco Machado Gaspar (trio do PI) Renda: R$ 73.525 Público: 7.950 pagantes Gols: Danilo Pitbull (25/1ºT), Júnior Alves (31/1ºT), Clailson (4/2ºT), Wanderley (10/2ºT) e Jony (17/2ºT).
Cartões amarelos: Junior Alves, Ricardo Baiano e Carlos (GUA); Naylson, Guará, Rozemiro, Luiz Carlos e Ivan (AME) Cartão Vermelho: Batista
REGIÃO NORTE
Madrugada de festa nas ruas de Sobral
Após o jogo de ontem, as ruas de Sobral ganharam um colorido vermelho e preto exibido nas faixas, bandeiras e nas camisas dos torcedores do Bugre, que já tinham orgulho de ser sobralense e agora tem orgulho de serem campeões brasileiros de futebol. Quem não foi ao estádio pode assistir ao jogo pela TV Diário, que transmitiu ao vivo a final e parte da comemoração.
A festa já estava preparada desde o primeiro jogo quando o time cearense empatou fora de casa com mesmo America/AM. Nem a ameaça de não haver final afastou os torcedores dos bares para comemorar o título. Na saída principal do Estádio do Junco, uma carreata foi organizada por um grupo de torcedores que, utilizando carros e motos, se concentraram na passagem dos atletas, transmitindo toda a energia na massa bugrina para os novos heróis.
A apoteose das comemorações foi na micareta Carnabral. Em cima do trio, nos camarotes ou entre os foliões, os jogadores do Guarany se misturavam entre aos torcedores mais eufórico que não cansavam de esbanjar alegria. "Esse momento é de agradecimento, pois jamais vou esquecer o que o torcedor fez por mim quando permitiu a mina volta", disse Danilo Pitbull.
A ascensão à terceira divisão obriga a diretoria a montar um time mais competitivo, inclusive no campeonato cearense, para não fugir o foco de que time do Guarany é uma equipe campeã nacional. A permanência do treinador Oliveira Lopes é estratégica. "Esse não é o momento para falar sobre o assunto, vou aguardar as coisas acontecerem", disse o técnico. Colaborou Wilson Gomes.
GUARANY
Grupo campeão da ´Série D´
O Brasil foi apresentado ao Guarany Sporting Club, que se sagrou o primeiro clube cearense a vencer um torneio nacional.
Com uma campanha arrasadora em casa, o Guarany de Sobral passou pela primeira fase da Série D invicto em seu domínio. A sequência de bons resultados só foi interrompida quando o Bugre perdeu para o JV Lideral, no Maranhão.
Na 2ª fase, o Santa Cruz não foi capaz de segurar o Guarany.
Nas oitavas, Sampaio Corrêa não foi capaz de parar o rubro-negro, que passou pelo Vila Aurora nas quartas, garantindo o acesso à Série C de 2011.
Contra o Araguaína surgiu a esperança do título, que se confirmou na partida contra o América do Amazonas.
Fonte: Ivan Bezerra (Repórter)