quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ESCOLA JOSÉ PARSIFAL BARROSO PROMOVE AULA DE CAMPO EM COMEMORAÇÃO AO "DIA DA ÁRVORE"

Alunos do 4º ano da Escola José Parsifal Barroso da cidade de Alcântaras
Uma aula diferente. Em comemoração ao Dia da Árvore no Brasil, a Escola Municipal José Parsifal Barroso localizada no Bairro do Junco Alcântaras, realizou uma aula de campo na tarde da última quarta-feira 21/09 com os alunos do 4º ano; o objetivo foi conhecer de perto a importância da árvore para a sobrevivência do planeta e consequentemente para o dia-a-dia do ser humano.

Os alunos conheceram de perto arvores frutíferas como o cajueiro, arvore abundante no município, e outras como a mangueira, bananeira, jaqueira, laranjeira, limoeiro, tangerina, cafezeiro, além do sapoti, seriguela,  graviola, pimenta, e muitas outras não frutíferas. O local escolhido foi um sítio no bairro do Junco e os alunos ainda tiveram a oportunidade de conhecerem o leito do Riacho Espírito Santo que passa despercebido pela cidade.


PEQUENO HISTÓRICO SOBRE O DIA DA ÁRVORE

Em 21 de setembro é comemorado, no Brasil, o dia da árvore. A data foi escolhida, por ser próxima ao início da primavera - a estação em que as flores aparecem em maior quantidade.

Essenciais para a vida, as árvores não só embelezam o planeta, como mantêm a umidade do ar. Além disso, ajudam a diminuir a poluição, porque dissolvem o gás carbônico, durante a queima de combustível. Produzem oxigênio, mudam a direção dos ventos, firmam o solo das encostas e também as margens dos rios.

Através da madeira dos seus troncos ainda é possível colher matéria-prima para a fabricação de medicamentos. No Brasil, a árvore mais antiga é um jequitibá de 3.020 anos, localizado em Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo. Sua copa possui 39 metros de diâmetro, onde vivem tucanos e macacos, entre outros animais.

A metade das árvores cortadas no planeta é destinada à fabricação de papel! Usar menos papel é uma ótima maneira de ajudar a salvar as florestas. 
(Do site http://www.velhosamigos.com.br)


Alunos abraçam uma mangueira
A aula de campo foi ministrada pela professora Edilene, com apoio da Direção e Coordenação Pedagógica da Escola
Os alunos ainda participaram de uma oficina de reciclagem de uso de materiais recicláveis, como jornais, garrafas etc.
Aluno dá uma mini-aula para os demais colegas
Como merenda (salada de frutas)

Você pode enviar sua postagem para ser publicada aqui. (edilson.alca@yahoo.com.br)

IFCE SOBRAL DIVULGA NOTA OFICIAL SOBRE MORTE DO PROFESSOR

Nota à imprensa

É com grande pesar que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus de Sobral comunica o falecimento do Prof. Dr. Vicente de Paulo Miranda Leitão, ex-Diretor de Ensino da instituição. O professor foi vítima de latrocínio, nesta quarta-feira, dia 21, às 12h45, na Praça da Gentilândia, em Fortaleza (ao lado do Campus de Fortaleza).

Vicente de Paulo Miranda Leitão começou sua história no IFCE ainda como aluno, onde cursou o Técnico em Edificações pela então Escola Técnica Federal do Ceará. Dois anos mais tarde, retornou aos quadros da instituição, desta vez como servidor técnico-administrativo, exercendo diversas funções em 20 anos de dedicação. Em 2008, foi aprovado em novo concurso público para o cargo de professor, assumindo por dois anos a função de Diretor de Ensino no Campus de Sobral, onde era professor do Eixo de Ambiente, Saúde e Segurança.

Sedento pelo conhecimento, Vicente Leitão nunca parou de estudar. Graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza, especializou-se em Engenharia Urbana e fez mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Ceará em Engenharia Civil (Recursos Hídricos - Saneamento Ambiental).

Era apaixonado pelo magistério, área na qual se realizou profissionalmente. Extramente querido pelos alunos, orientou diversas pesquisas, deixando mais de 50 trabalhos publicados. Pesquisador proeminente, o docente chegou a apresentar estudos em congressos internacionais. Liderava o grupo de pesquisa em Saneamento e Meio Ambiente do IFCE – Campus de Sobral e integrava o Centro de Estudos da Sustentabilidade da Agricultura Irrigada (CESAI).

Aos 46 anos, Vicente de Paulo Miranda Leitão deixa esposa e duas filhas. A missa de corpo presente e o sepultamento ocorrerão no cemitério do Antônio Bezerra, em Fortaleza, amanhã, dia 22, às 15h30.

Instituto Federal de Educação do Ceará - Campus Sobral
Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos
Manuella Nobre – MTB - CE 2087JP
PABX: (88)3112.8100

GRENDENE RECONHECIDA PELA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Além da Grendene, mais três em presas de Sobral são reconhecidas pela inclusão de pessoas com deficiência.

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, o Governo do Estado do Ceará, por meio do Gabinete da Primeira Dama, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), vem realizando uma semana comemorativa, entre os dias 19 e 23 de setembro, com diversas atividades dedicadas ao trabalhador com deficiência.

Um dos eventos é a entrega do certificado “Empresa Completa – Empresa que inclui”, às 29 empresas de todo o Estado que mais inseriram profissionais com deficiência em 2010. As homenagens estão sendo feitas em solenidades diferentes, ao longo da semana em seis regiões do Ceará.

Em Sobral, a solenidade ocorreu no dia 20/09/2011 no Centro de Convenções às 09:30 e foram homenageadas as empresas Paconol Pavimentadora e Construtora, Construtora Marquise S/A, Supermercado Pinheiro além da GRENDENE S/A que se destaca como uma das maiores empregadoras do Estado.

A Grendene tem sido destaque nesta inclusão empregando mais de 800 pessoas portadoras de deficiências homologadas pelo INSS, proporcionando oportunidades dignas de exercerem funções produtivas e adequadas às suas capacidades.

DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é comemorado e lembrado todos os anos, no dia 21 de setembro. A data foi instituída em Encontro Nacional, em 1982, com a presença de entidades nacionais ligadas à deficiência.

Herbert Rocha
Relações Públicas da Grendene S/A para Sobral
twitter: aurionarq

Imagem: Web

COREAÚ: MOTOCICLISTA MORRE EM COLISÃO CONTRA TRATOR

Um motociclista morreu ao colidir contra um caminhão-trator no quilômetro 68 da CE-364, em Coreaú, na noite desta quarta-feira, 21. A vítima foi José Joaquim de Lima, 22.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente ocorreu por volta de 20h30. A motocicleta teria invadido a pista contrária e colidido contra o caminhão. O motorista do veículo não foi identificado, pois fugiu do local do acidente.

Ainda de acordo com levantamento da PRE, o motociclista não usava capacete e não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Redação O POVO Online

Ainda, segundo o blog Notícias de Coreaú, José Joaquim residia nos Altos dos Ximenes

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PROFESSOR DO IFCE SOBRAL É MORTO EM FORTALEZA

Lamentável. O Professor do Instituto Federal do Ceará IFCE Campus Sobral Vicente de Paulo Miranda Leitão, morre após ter carro roubado no Benfica em Fortaleza.


Um homem, identificado por Vicente de Paulo Leitão, 46, professor do Instituto Federal do Ceará - IFCE do Campus de Sobral, morreu no início da tarde desta quarta-feira (21), por volta das 12h45, após ter tido o carro roubado, uma L200 preta, nas proximidades da praça da Gentiliândia, no bairro do Benfica. A vítima estava acompanhado da esposa.

Vicente Leitão estaria a caminho da praça da Gentilândia, onde professores dos Institutos Federais do Ceará estão reunidos para iniciar uma manifestação que deve bloquear a Avenida 13 de Maio.

De acordo com o Ronda do Quarteirão, os assaltantes fizeram apenas um disparo que atingiu o lado esquerdo do peito da vítima, que morreu no local.

Até às 13h50 desta tarde, a Polícia ainda não havia conseguido capturar os envolvidos no crime que evadiram-se do local com o veículo.



Foto: Arquivo. Leia mais sobre o Professor Vicente de Paulo AQUI.


IFCE SOBRAL ABRE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO

As inscrições estão sendo realizadas desde a última segunda-feira dia 19 de setembro.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus de Sobral abriu na última segunda-feira, dia 19, inscrições para o Exame de Seleção 2012.1. O processo destina-se ao preenchimento de 210 vagas para os cursos técnicos em Agroindústria, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente e Panificação. 

As inscrições ocorrem exclusivamente por meio do site http://qselecao.ifce.edu.br, onde os candidatos devem preencher formulário de inscrição e imprimir boleto bancário para pagamento de taxa no valor de R$ 40,00. São ofertadas 35 vagas por curso na modalidade subseqüente, destinada aos estudantes que já concluíram o Ensino Médio.  

Para oficializar a inscrição, todos os candidatos deverão apresentar o protocolo de inscrição (que é gerado automaticamente pelo site e deve ser impresso pelo candidato) e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição (se não isento) na sede do IFCE Campus Sobral, no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h, até o dia 30 de setembro.

SERVIÇO:
Exame de Seleção do IFCE - Campus de Sobral
Inscrições: de 19 até 30 de setembro
Prova: dia 20 de novembro (conhecimentos gerais e redação)
       
Por Manuella Nobre: Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos
Instituto Federal de Educação do Ceará - Campus Sobral


terça-feira, 20 de setembro de 2011

UM POUCO DA ÚLTIMA SESSÃO PARLAMENTAR NA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS

Na sessão realizada no último dia 16/09, quatro vereadores foram a tribuna; Toinha Sergino, Toni do Matias, José Maurício e Antônio Marcos. Veja um breve resumo do que aconteceu.

Toinha Sergino (PC do B) pediu um minuto de silêncio pela morte e homenagem a memória de três alcantarenses, Sr Terceiro, Socorro Dica e Paulo Sousa. Lamentou alguns problemas que estariam acontecendo na administração municipal em relação aos serviços de emissão da carteira de identidade (RG) que estariam interrompidos ou parcialmente paralisados pela falta da compromisso da prefeitura com o convênio com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social SSPDS em relação ao apoio a servidora responsável no município.
Toinha Sergino e Toni do Matias são os parlamentares do PC do B na Câmara de Acântaras
O vereador Toni do Matias destacou o incidente ocorrido na convenção do PC do B e parabenizou Miguel representante regional do partido que tomou as providências no local. Denunciou a falta de merenda escolar por parte da atual administração municipal em algumas escolas, e que na administração passada o ex-prefeito Antônio Marcos tinha aumentado a merenda escolar em 30%, e por isso cobrou mais coerência dos colegas vereadores da situação. 

Ainda sobe os problemas nas escolas, citou como exemplo a escola pólo da localidade de Rosápoles, lá estaria faltando até água para os alunos. Ainda sobre a escola de Rosápoles, segundo Toni, a escola não estaria emitindo documentos que necessitam de assinaturas de Secretaria Escolar, pois a Secretaria existente naquela região não poderia mais exercer e assinar documentos por não ter votado no atual prefeito, assim, a escola está sendo prejudicada pois não possui o profissional regulamentado. Ainda sobre a situação de água na região falou sobre as condições de chafarizes das localidades de Flores, São Bernardo, Desterro e São Luíz, onde pediu mais empenho na administração para solucionar esses problemas através da continuidade administrativa em relação ao trabalho que estava sendo realizado anteriormente. Toni ainda denunciou a falta de médico no Posto de Saúde de Rosápoles há mais de 15 dias e a perseguição a funcionários.

“É esse tipo de povo que vocês colocaram no poder, que não tem compromisso com o povo, e sim com de perseguir e maltratar pessoas que não foram adeptos a campanha deles.” Concluiu Toni.
O Vereador José Maurício voltou a denunciar os problemas que estão ocorrendo na Saúde do município, e que segundo ele, apesar do Secretário de Saúde receber um salário de 3.500 R$ mensais, além das diárias, o culpado com os problemas da Saúde é o Prefeito e não o Secretário, pois foi a ele que a administração municipal confiou. Nas palavras do vereador do PRP, “não tem remédio para hipertensão, não tem remédio controlado, não tem manutenção dos carros.” Esclareceu que em três meses já entrou mais de 4 milhões de reais na prefeitura de Alcântaras e por isso não há motivo para tias problemas. Relembrou a época em que o atual prefeito de Alcântaras era Secretário de Finanças e que na ocasião tinha a função de interpor contra os 180 funcionários efetivos que foram demitidos. 

Assim como o vereador Toni, José Maurício também reclamou da perseguição aos funcionários, desta vez citando o atual Secretário de obras que estaria humilhando funcionários, mandou um recado para esses servidores “Procurem o Sindicato e o Ministério Público”, finalizou pedindo ao povão que compareça nas próximas sessões.
Como no início da sessão, aconteceu a visita de representante dos Universitários para pedir apoio de todos os vereadores, além de cobrar coerência a alguns prlamentares sobre a causa dos transportes escolares no município, o vereador e Presidente da Câmara Antônio Marcos, disse que vai conversar com assessoria jurídica da casa sobre a possibilidade de criar uma lei que beneficie os estudantes universitários. Lamentou a forma de o atual prefeito trabalhar, trazendo pessoas de outras cidades para trabalhar no município, ao invés de capacitar os próprios estudantes de Alcântaras. Em um exemplo ainda maior, citou os dois Secretários municipais que veio de outras cidades, desconhecedores da realidade do município e assimilou o atual descaso em duas das principais Secretarias Municipais: Saúde e Educação.
“Eu já conhecia a inaptidão administrativa do Prefeito”, disse Antônio Marcos ao denunciar que carros que transportando lixo, também estariam transportando merenda escolar, que estariam servindo merenda inadequada para crianças, além de professores e gestores que foram trocados no meio do ano por perseguição política. Segundo ele a Educação tem que ser continuada, e se não for assim terá reflexos nos  baixos índices. “A visão do nosso Prefeito não é do futuro, é do passado, é visão retrógrada”. 

Antônio Marcos leu o montante de dinheiro que entrou na prefeitura nos últimos meses: 3.275.264,08 R$, mais de 1.000.141,00 R$, só na Educação, além de esclarecer o seguinte 285.793,00 R$ foi o que entrou do dia 16 de agosto aos 16 de setembro para a Atenção Básica do município para a compra de materiais de limpeza, escritório e expediente e medicamentos para o trabalho de prevenção, “Esse dinheiro não é para pagar energia e salários de funcionários não, como disse o Secretário de Saúde, e ainda saiu rindo da cara dos vereadores, é para a Atenção Básica, trabalho de prevenção.” Concluiu.


ABSURDO: TRATOR DE ESTEIRA PELAS RUAS DE ALCÂNTARAS E CE-241

Uma maquina (trator de esteira) que não deveria transitar pela cidade e nem pela rodovia estadual, simplesmente ignora a lei e transita livremente pelas ruas de Alcântaras.  

A maquina que está a serviço da prefeitura Municipal de Alcântaras na manutenção de estradas de chão, campo de futebol e outros serviços, até aí tudo bem, mas andar pelo centro da cidade como se fosse um veículo comum. O resultado é esse, destruição por onde passa. As ruas afetadas foram, Joaquim Caetano, Antônio Guilherme, Roberto Ximenes, Pedro Carmo e ainda saiu transitando pela saída/entrada da cidade onde ficou a quebradeira de tartarugas (redutores de velocidade).

A maquina, que é um trator de esteira, chamou a atenção a Polícia Rodoviária Estadual que compareceu no final da tarde de segunda-feira 19/09 na cidade para tomar as providências, mas aí o estrago já estava feito. Até pegar a estrada CE-241, foram cerca de 1,2 km de estrago, alguns trechos bem danificados e outros menos, nas ruas que vão da entrada do bairro do junco até a praça Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e continuou. 

As ruas foram asfaltadas ou recapeadas ainda em julho de 2006, ou seja, a mais de cinco anos. Algumas receberam o capeamento de asfalto pela primeira vez, a exemplo de parte da Pedro Caetano e total na Roberto Ximenes (fotos), alguns trechos já até necessitando de manutenção, a exemplo de buracos na Joaquim Caetano. Mas desse tipo! Aí não serve.


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

REPORTAGEM DO CETV 1ª EDIÇÃO: Estudantes de Alcântaras denunciam condições precárias de ônibus escolar

As imagens foram ao ar hoje 19/09 na TV Verdes Mares, filiada da Rede Globo. Veja algumas imagens.

Clique no link do telejornal e reveja a reportagem completa: JORNAL CETV 1ª EDIÇÃO

As imagens são G1/CE

UVA – ÚLTIMA SEMANA DE INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA

O processo seletivo do Mestrado Profissional em Saúde da Família, destinado ao preenchimento de 20 vagas na Universidade Estadual Vale do Acaraú, terá início com as inscrições de candidatos no período de 12 a 23 de setembro de 2011.

Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Mestrado Profissional em Saúde da Família será ofertado em rede, pelas seguintes Instituições Nucleadoras e integrantes da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF): a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ); a Universidade Estadual Vale do Acaraú; a Universidade Estadual do Ceará (UECE); a Universidade Federal do Ceará (UFC); a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

O curso de Mestrado Profissional tem por objetivos formar lideranças para a Estratégia Saúde da Família, aptas a exercer atividades de investigação e de ensino em serviço; fomentar o trabalho em equipe, por meio do diálogo entre profissionais da equipe básica de Saúde da Família e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família; e articular elementos da educação, atenção, gestão e investigação no aprimoramento da Estratégia Saúde da Família e do Sistema Único de Saúde, com ênfase na atenção básica.

O Mestrado é voltado para profissionais graduados e que exerçam atividades de gestão, atenção ou ensino em serviço na Estratégia Saúde da Família. As inscrições e entrega de documentos devem ser feitas na Diretoria do Centro de Ciências da Saúde da UVA (CCS), instalada, provisoriamente, no campus da CIDAO. 

Mais informações podem ser obtidas na página da UVA na Internet: www.uvanet.br, onde está disponível a Chamada de Seleção Pública, pelos telefones (88) 3677-4242/3677-4211 ou, ainda, pelos e-mails: mestradopsf@uvanet.br ou ccs@uvanet.br.

PC do B REALIZA ENCONTROS EM TRÊS MUNICÍPIOS DA REGIÃO

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), esteve em plena atividade partidária por alguns municípios da região Norte neste final de semana, para renovação de seu diretório.

Os encontros movimentaram Sobral, Santana do Acaraú e Camocim. No município de Santana do Acaraú, com a presença do deputado federal João Ananaias o evento registrou uma grande presença de simpatizantes da sigla partidária.

Em Camocim a eleição interna do partido indicou Francisco Wilson Oliveira, para presidente do Diretório Municipal. Os eventos foram organizados por uma das lideranças mais conhecidas dos movimentos políticos da região Norte, professor Miguel (foto).

Fonte: Blog Wilson Gomes

Só lembrando, esta série de encontros está sendo realizados em vários municípios da região norte do Ceará, começando por Alcântaras que renovou o seu diretório no dia 20 de agosto. Na ocasião, Miguel que defende o   PC do B com idéias e com as próprias mãos se for necessário, expulsou duas pessoas que  tentaram interromper a convenção, entre eles um não filiado.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores