quinta-feira, 9 de novembro de 2017

PRESIDENTE DA AL/CE ALERTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), alerta os eleitores para a importância do cadastramento biométrico, tendo em vista a proximidade das eleições de 2018.

Segundo Zezinho Albuquerque, o processo  dará maior segurança à identificação do eleitor no momento da votação. “A biometria garante que o eleitor seja único no cadastro eleitoral e que, ao se apresentar para o exercício do voto, seja o mesmo que se habilitou no alistamento eleitoral. Isso garante mais segurança ao nosso processo democrático”, destaca.

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), o Ceará já possui o total de 61% de eleitores cadastrados, e a meta é cadastrar, até maio de 2018, o percentual de 75% do eleitorado em todo o Estado. Na Capital, foi atingido o índice de 30%, totalizando 525.317 eleitores com biometria.

Na terça-feira, 31/10, os municípios de Cascavel, Pindoretama, Russas, Palhano, São Gonçalo do Amarante, Santa Quitéria, Catunda, Hidrolândia, Guaraciaba do Norte, Croatá, Jaguaruana e Itaiçaba encerraram o prazo de revisão biométrica. Os municípios finalizaram o ciclo com atendimento superior ou próximo a 80%.

O TRE-CE também chama atenção para o encerramento do cadastramento biométrico no próximo dia 30 de novembro em 29 municípios do Ceará. Deverão estar atentos para que o título não seja cancelado, os eleitores dos seguintes municípios: Fortim, Icapuí, Aracati, Itatira, Canindé, Chorozinho, Pacajus, Guaiuba, Pacatuba, Carnaubal, São Benedito, Martinópole, Uruoca, Granja, Jijoca de Jericoacoara, Cruz, Acaraú, General Sampaio, Apuiarés, Pentecoste, Acarape, Barreira, Redenção, Coreaú, Moraújo, Chaval, Barroquinha, Guaramiranga e Pacoti.

Existe ainda a possibilidade de agendar o atendimento, por meio do telefone 148 ou pelo site (www.tre-ce.jus.br), o eleitor pode escolher o dia e a hora que deseja ser atendido.

Assessoria da AL/CE

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ABRE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO

A Assembleia Legislativa do Ceará abre processo seletivo para estágio de estudantes do nível superior. As inscrições seguem até 12 de novembro. São 40 vagas, sendo 22 para preenchimento imediato e as demais para cadastro de reserva.

Estão disponíveis vagas de estágio para alunos do 4º ao 7º semestre em 21 cursos: Administração de Empresas, Agronomia, Arquitetura, Biblioteconomia, Biologia, Ciências Atuarias, Ciências Contábeis, Ciências da Computação/Informática, Ciências Sociais, Comunicação Social/Jornalismo, Direito, Economia, Engenharia Ambiental/Gestão Ambiental, Engenharia de Pesca, Estatística, Geologia, História, Letras, Pedagogia, Publicidade e Turismo.

Executado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e pela AL-CE, o processo seletivo será dividido em duas etapas. A primeira consiste na realização de uma prova objetiva, e a segunda em entrevista e apreciação do currículo e do histórico escolar – o edital está disponível no link www.al.ce.gov.br/estagio.

A prova será no dia 26 de novembro na sede da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes - Anexo II, da Assembleia Legislativa do Ceará. Para estudantes do curso de Direito, a prova será das 8 horas às 10 horas, os demais cursos das 11 horas às 13 horas.

O resultado da 1ª etapa e a convocação para 2ª etapa sairão no dia 11 de dezembro e o final no dia 22 de dezembro. Os aprovados começam o estágio no dia 1º de fevereiro.

Para outras informações e inscrições: Centro de Integração Empresa-Escola/CIEE - 4012.7600. www.ciee.org.br e/ou www.al.ce.gov.br/estagio, até o dia 12 de novembro.

DE FORMA SÚBITA, DESTACAMENTO MILITAR DE ALCÂNTARAS PERDE SUBTENENTE NASCIMENTO


A tarde desta última terça-feira (07) foi de luto para o efetivo da Policia Militar de Alcântaras e integrantes da 4ºCIA/3ºBPM. 


Por volta das 15hs a sirene na viatura, informava uma ocorrência nacidade, desta vez, na tentativa de salvar a vida de Benedito Vieira Nascimento Neto, que era Subtenente e que na ocasião cumpria plantão no Destacamento de Alcântaras. 

 Subtenente Nascimento, foi vítima de ataque cardíaco e recebeu os primeiros socorros na Unidade Básica de Saúde, Antônio Rocha Freire, sendo posteriormente transferido para o Hospital Regional de Sobral, não resistindo e vindo a falecer minutos depois.

Em Alcântaras a notícia que logo se espalhou comoveu os moradores que por vários anos conviveram com o militar que antes de assumir do Destacamento de Moraújo deu sua parcela de contribuição para ordem pública e segurança dos alcantarenses.

Com mais de 30 anos na corporação, Subtenente Nascimento já havia passado por várias cidades da Zona Norte, incluindo Meruoca, Varjota, Groaíras e recentemente Moraújo. 

Com Redação Online (Portal Jovem)

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

PRIMEIRO DIA DE PROVAS DO ENEM TEM 30% DE ABSTENÇÃO

Tomaz Silva/Agência Brasil
Candidatos chegam à Universidade Veiga de Almeida, no Rio, para primeiro dia de provas do Enem 2017.

Dos 6,73 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, 30,2% não compareceram ao primeiro dia de provas. Esse é o maior índice de abstenção desde 2009, quando foram registradas 37,7% de ausência.

No total, 273 pessoas foram eliminadas no primeiro dia, sendo que 264 foram por descumprimento das regras gerais do edital e nove por terem algum equipamento identificado pelos detectores de metal. Em 2016, o exame teve 3.942 eliminações ao final do primeiro dia e 4.780 no segundo.

Não foi identificado nenhum caso de candidato usando ponto eletrônico, apenas uma pessoa que usava um fone de ouvido, que foi desclassificada. “A própria divulgação de que estamos utilizando equipamentos que identificam o uso de transmissores deve ter inibido os malfeitores que tentam ir no caminho dessa fraude”, disse o ministro da Educação, Mendonça Filho, em entrevista agora à noite. Neste ano, pela primeira vez foram utilizados detectores de ponto eletrônico.

O Inep também identificou dois casos de pessoas que saíram do local da prova antes do horário e também foram eliminadas. Um candidato foi identificado com um cigarro de maconha no bolso, mas ele pôde concluir a prova.

Duas turmas não conseguiram concluir a prova por falta de energia, uma em Teresina (PI) e outra em Uruaçu (GO). Esses alunos terão que refazer a prova em dezembro e, segundo o Inep, não serão prejudicados.

De acordo com o instituto, o participante isento de pagamento da taxa de inscrição do Enem 2017 que não compareceu às provas e deixar de justificar essa ausência do sistema de inscrição do Enem 2018, por meio de documento legal, perderá o direito a nova isenção.

Redação

O ministro disse que a decisão do MEC de não recorrer da decisão judicial que proibiu a atribuição de nota zero a redações que desrespeitem os direitos humanos no Enem foi para dar tranqüilidade aos candidatos. “A nossa preocupação foi assegurar a tranquilidade, porque o próprio clima de discussão com relação a que tese poderia prevalecer enseja dúvida na cabeça dos candidatos e isso não é algo positivo. Então, não havia tempo para a reversão do entendimento”, disse.

Segundo Mendonça Filho, mesmo que haja uma decisão contrária, o que vai valer para este ano é a decisão judicial em vigor. “Não há sentido se ter uma decisão judicial e, se porventura caísse mais adiante, retroagir para prejudicar as pessoas que tiveram o entendimento deferido a partir de uma decisão judicial que é válida e que nós respeitamos.”

Hoje (5) foi o primeiro dia do Enem, com provas de redação, linguagens (língua portuguesa e língua estrangeira) e ciências humanas (geografia, história, filosofia, sociologia e conhecimentos gerais). O segundo dia de provas será em 12 de novembro, com questões de matemática e ciências da natureza.

Este é o primeiro ano que o Enem é realizado em dois domingos consecutivos. Até o ano passado, as provas eram realizadas em um único fim de semana – sábado e domingo.

Da Agência Brasil

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores