sábado, 30 de maio de 2015

DEPUTADO FEDERAL MOSES RODRIGUES PARTICIPA DE ENCONTRO COM CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE DIRIGENTES LOJISTAS

Na última quinta-feira (28), o deputado federal Moses Rodrigues participou, em Brasília, do evento “Café com varejo” com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Durante o encontro, que reuniu parlamentares da bancada cearense, foram debatidas iniciativas e projetos de interesse do comércio no Brasil.

“Esse é um espaço ímpar na discussão de projetos que hoje tramitam na Câmara dos Deputados, com o objetivo de fortalecer o comércio brasileiro”, revela Moses Rodrigues.

HOJE, A ÚLTIMA NOVENA DA FESTA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA EM BELÉM - ALCÂNTARAS

A comunidade do sítio Belém, festeja hoje 31.05 a última novena de mais uma edição e tradicional Festa de N.S. das Graças.

Muitos visitantes e fiéis de várias regiões de Alcântaras e de município da região deverá prestigiar a noite de hoje. A festa segue no domingo com o encerramento no domingo.

CEARÁ REGISTRA MAIS DE 13 MIL CASOS DE DENGUE E 14 MORTES; FORAM 3.140 NOVOS CASOS EM DUAS SEMANAS

Camila Almeida/O POVO
(O Povo Online). De acordo com o relatório da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), os casos confirmados ocorreram em 135 municípios e em 22 diferentes Coordenadorias Regionais de Saúde.

O boletim epidemiológico da dengue divulgado nesta sexta-feira, 29, confirmou 13.018 casos no Ceará, em 2015. Em duas semanas, o Estado registrou um aumento de 3.140 novos casos. Neste ano, foram contabilizadas 14 mortes por causa do Aedes aegypti.

De acordo com o relatório da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), os casos confirmados ocorreram em 135 municípios e em 22 diferentes Coordenadorias Regionais de Saúde (Cres). Conforme os dados, os registros de dengue no Ceará predominam na faixa etária de 20 a 29 anos.

As 14 mortes registradas no Estado ocorreram nos seguintes municípios: Fortaleza (4), Maracanaú (2), Aquiraz (1), Barbalha (1), Caucaia (1), Limoeiro do Norte (1), Varjota (1), Crato (1), Juazeiro do Norte (1) e São Luis do Curu (1). O número apresenta um aumento de cinco casos de óbitos, desde o último boletim divulgado, em 15 de maio.

Foram registrados 44.192 casos suspeitos de dengue no Ceará até esta semana. De acordo com o relatório da Sesa, na análise comparativa em relação ao ano de 2014, observa-se aumento de 135% dos casos notificados no Ceará para o mesmo período.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

SESSÃO ORDINÁRIA NA CÂMARA DE ALCÂNTARAS NESTA SEXTA-FEIRA (29), A PARTIR DAS 19/H

A presidenta Cleuvilândia Menezes e os demais Edis alcantarenses convidam a população para mais uma Sessão Ordinária que acontecerá nesta sexta-feira (29), a partir das 19/h. Na oportunidade será inaugurada a galeria dos vereadores.

Na última reunião dia 15.05, o clima na tribuna foi bastante movimentado, com bastante críticas a saúde do Município e feita por todos os vereadores, além da discussão política. Sobre a aprovação de projetos, o destaque foi o Projeto de Indicação de autoria da Presidenta da casa que aumenta o valor do auxílio deslocamento para os professores da rede pública municipal (Aprovado unanimidade).

Algumas informações e imagen Luís Carlos Silva

quinta-feira, 28 de maio de 2015

FUNDAÇÃO DEMÓCRITO ROCHA - FDR, PROMOVERÁ O "FÓRUM ESTADUAL DE GESTÃO PÚBLICA EM RESÍDUOS SÓLIDOS"

Para ampliar, clique na imagem
Todos os participantes serão certificados. A promoção é da Fundação Demócrito Rocha. Participem! 

A Fundação Demócrito Rocha tem consciência que o tema da sustentabilidade não é apenas uma moda ou uma bandeira de parte da população, mas de toda a sociedade. Por isso, com a finalidade de contribuir com o debate, o diálogo e soluções práticas para a gestão ambiental das cidades, promoverá o FÓRUM ESTADUAL DE GESTÃO PÚBLICA EM RESÍDUOS SÓLIDOS: Capacitando para um futuro mais sustentável no seu município, no dia 15 de junho de 2015, das 7h:30 às 20h:00, no auditório do SEBRAE, Av. Monsenhor Tabosa, 777 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE.

Para mais informações ou inscrições clique AQUI.

CAMILO SANTANA ENTREGA À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA MENSAGEM COM REAJUSTE DO PISO DOS PROFESSORES

Durante a ordem do dia da sessão plenária desta quinta-feira (28/05), o governador Camilo Santana entregou, na Assembleia Legislativa do Ceará, a mensagem que concede um reajuste de 13,01% no salário dos professores da rede pública estadual.

O presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), recebeu a mensagem das mãos do governador. “Quero agradecer a presença do governador Camilo Santana aqui na Assembleia. Após a mensagem de promoção dos policiais militares, agora nos trouxe pessoalmente a mensagem de reajuste para o magistério estadual”, disse o presidente. Zezinho explicou que, agora, a matéria seguirá o trâmite normal do Legislativo, sendo encaminhada para a apreciação das comissões e, depois, para a votação no Plenário.

O governador Camilo Santana apresentou o conteúdo da mensagem e pediu apoio aos deputados para a aprovação do projeto. “Venho hoje pedir a esta Casa a autorização para complementar os 13,01% de reajuste para todo o magistério estadual. Mais de 48.800 professores serão atendidos com esse projeto”, informou Camilo Santana.

Segundo ele, o Executivo está comprometido em cumprir o piso nacional do magistério. “Nosso governo dá importância para essa área fundamental, pois construir um futuro de oportunidade é investir na educação”, avaliou Camilo Santana.

O governador Camilo Santana disse que, desde janeiro, está se reunindo com os diversos setores da educação para atender as demandas da categoria. Além de autorizar a prorrogação do concurso público para o magistério estadual e a nomeação de 212 novos concursados, o Governo inaugurou também o Campus Multi-Institucional de Iguatu. “Em breve, estarei dando a ordem de serviço para construção de várias escolas profissionalizantes e de tempo integral”, adiantou.

Da Assessoria de Imprensa - Assembleia Legislativa do Ceará (Foto: Máximo Moura)

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ LANÇA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO TRÂNSITO SEGURO

Atendendo requerimento do deputado estadual, Sérgio Aguiar (PROS), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará lança nesta sexta-feira 29/5, às 10h, a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro. O evento também contará com a presença do deputado federal e integrante da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro da Câmara dos Deputados, Odorico Monteiro (PT).

Mais de 40 mil pessoas perdem as vidas todos anos no Brasil. Além dos óbitos, o trânsito tem mutilado pessoas e retirado jovens do mercado de trabalho por invalidez. Além da dor física e emocional, o País tem prejuízos enormes na saúde e na previdência social. Os estudos mostram que a absoluta maioria dos acidentes graves são fruto da imprudência e falta de respeito com as Leis de trânsito.

Para o médico, Deputado e experiente gestor em saúde pública, Odorico Monteiro, a violência do trânsito pode ser atenuada com políticas de prevenção e educação, além do fator punitivo das autoridades. “O trânsito precisa ser bandeira de várias instituições, principalmente as escolas das nossas crianças. Além disso, os departamentos de trânsito dos municípios precisam ser ativados e a fiscalização necessita de mais rigor. É inaceitável que um hospital como o IJF receba 40 motociclistas por dia”, atesta.

Serviço

Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro
Local: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Auditório Murilo Aguiar)
Data: 29/5
Horário: 10h

Da Assessoria (Helly Ellery)

SOBRE OS DIRIGENTES DA FIFA PRESOS EM ZURIQUE NA SUIÇA


Charges Clayton (Jornal o POVO) e Sinfrônio (Diário do Nordeste) em 28.05.2015

DEPUTADOS APROVAM FIM DA REELEIÇÃO PARA PRESIDENTE, GOVERNADOR E PREFEITO

Antes, Câmara aprovou doação de empresas a partidos, não a candidatos. Texto completo da reforma política ainda terá que ser votado em 2º turno.

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (27), por 452 a favor, 19 contra e uma abstenção, o fim da reeleição para presidente da República, governador e prefeito. A votação foi parte da série de sessões iniciada nesta semana, destinada à apreciação das propostas de reforma política.

O texto do fim da reeleição, de autoria do relator, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), não altera o tempo atual de mandato (quatro anos), mas, nesta quinta-feira (28), o plenário analisará a ampliação da duração do mandato para cinco anos. Antes de votar o fim da reeleição, os deputados rejeitaram nesta quarta o financiamento exclusivamente público das campanhas e aprovaram a doação de empresas a partidos, mas não a candidatos.

A proposta de emenda à Constituição da reforma política começou a ser votada no plenário nesta terça (26). Por decisão dos líderes partidários, cada ponto da PEC, como o fim da reeleição, será votado individualmente, com necessidade de 308 votos para a aprovação de cada item. Ao final, todo o teor da proposta de reforma política será votado em segundo turno. Se aprovada, a PEC seguirá para análise do Senado.

Fim da reeleição
Pelo texto aprovado pelos deputados, a nova regra de término da reeleição não valerá para os prefeitos eleitos em 2012 e para os governadores eleitos em 2014, que poderão tentar pela última vez uma recondução consecutiva no cargo. O objetivo desse prazo para a incidência da nova regra foi obter o apoio dos partidos de governantes que estão atualmente no poder.

Mais informações Do G1, em Brasília clicando AQUI.

MOSES RODRIGUES PARTICIPA DE ALMOÇO COM LIDERANÇAS POLÍTICAS EM CARIDADE (CE)

Dando sequência a agenda no Estado do Ceará, o deputado federal Moses Rodrigues (PPS/CE) participou no último final de semana de um almoço com lideranças políticas no município de Caridade (CE). O convite foi feito a vereadora Ângela Barroso. O empresário João Ponciano também esteve presente no encontro.

“Sempre que estou no Ceará faço de tudo para contemplar minha base política. Estive em Paramoti e não poderia deixar de passar em Caridade. Esse encontro reforça nossa aliança e projeta o futuro político dessa cidade tão querida”, destacou Moses Rodrigues.

Da Assessoria

quarta-feira, 27 de maio de 2015

(EDUCAÇÃO) PROFESSORES TERÃO QUE FAZER O ENEM PARA PARTICIPAR DO FIES

O Ministério da Educação (MEC) mantém a exigência de nota mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2016, e torna os critérios ainda mais rígidos. Os professores da rede pública e os candidatos que concluíram o ensino médio até 2010, antes dispensados do exame, terão também que obter o desempenho mínimo de 450 pontos.

As mudanças foram publicadas ontem (26) em portaria no Diário Oficial da União. De acordo com o texto, a seleção dos candidatos, a partir do primeiro semestre de 2016, será "exclusivamente" com base nos resultados obtidos no Enem.

Desde o final do ano passado, o MEC decidiu que para participar do Enem seriam necessários pelo menos 450 pontos na média das provas e não zerar a redação para conseguir o Financiamento Estudantil (Fies). A exigência faz parte de mudanças que incluem prioridade para cursos com as maiores notas na avaliação do MEC e limite de 6,4% no reajuste da mensalidade.

Para maios informações na Agencia Brasil clicando AQUI.

(CADASTRO ÚNICO) ATUALIZAÇÃO CADASTRAL FOI TEMA DE ENCONTRO NA 'STDS' DE ALCÂNTARAS

A reunião teve como principal objetivo, alertá-las sobre a necessidade de atualização cadastral bem como o detalhamento dos procedimentos e os prazos para regularizar a situação de cada família.

Na última terça feira, 26 de maio, a Gestora Local do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, a Sra. Cláudia Carneiro, reuniu algumas das famílias incluídas na ação anual de atualização e averiguação cadastral de 2015 promovida pela Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

O encontro contou com a participação da Assistente Social da Área de Gestão do SUAS da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), a Sra. Marta Dias, que destacou a importância da Revisão Cadastral e da Averiguação Cadastral para garantir a veracidade e a atualidade dos dados declarados no Cadastro Único, qualificando-o para todos os programas sociais e garantindo o trabalho de focalização do público alvo do Programa Bolsa Família.
 Informações Cras Alcântaras (Facebook)

DEPUTADO FEDERAL MOSES RODRIGUES APRESENTA PROPOSTA DE TRABALHO NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO

Nas últimas semanas Moses Rodrigues, deputado federal pelo PPS, vem apresentando uma atuação fundamental na Comissão de Educação da Câmara Federal. Nesta terça-feira (26), o parlamentar apresentou o plano de trabalho da Subcomissão Permanente de acompanhamento de implementação do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024).

Ao falar dos desafios do plano de trabalho, Moses, que é relator, foi elogiado pelos demais membros da Subcomissão.  “Duas ações do Plano de Trabalho de 2015 serão desafiadoras, o prazo da entrega dos planos estaduais e municipais de Educação até 24 de junho, pouquíssimos apresentaram. Para isto, vamos incentivar, apoiar e monitorar para sejam entregues até o fim de 2015. Outro desafio é garantir que esteja previsto no PPA (2016/2019), recursos que possam atingir até 7% do PIB de investimentos em Educação até 2019”, destacou.

Da Assessoria

ZÉ VITAL, PRESIDENTE DO PTN DE SOBRAL, ANALISA POLÊMICA DO AQUÁRIO

Nos últimos dias uma turbulência no cenário político foi provocada após uma polêmica envolvendo o governo estadual e a instalação de uma CPI do Aquário. 

Na Assembleia Legislativa, parlamentares de oposição foram surpreendidos com uma manobra da base aliada de Camilo Santana. Ao tentar protocolar a CPI para investigar irregularidades na obra, os deputados se depararam com um caminho obstruído devido a outros processos.

Diante de um cenário de crise que se constrói, o presidente do PTN de Sobral, Zé Vital, teceu críticas à atual gestão e revelou que teme um escândalo de maior proporção. “Estamos vivendo uma crise ética na política estadual. Querem ocultar a verdade sobre a construção do Aquário, uma obra que além de ilícita não passa de um “elefante branco”. Isso é um verdadeiro golpe contra o povo cearense”, afirmou Zé Vital.  

VENDA CLANDESTINA DE MEDICAMENTOS É REGISTRADA EM ALCÂNTARAS

Medicamentos estariam sendo vendidos em porta malas de carros.

Na última segunda-feira,25, a venda clandestina de medicamentos nas ruas da cidade de Alcântaras, zona norte do Ceará foi alvo de denuncias pelos representantes das farmácias regulares da cidade de Alcântaras
O Serrano que foi contatado para registar a denuncia apurou que a venda ilegal de medicamentos estariam acontecendo no centro de Alcântaras quando dois homens estariam comercializando remédios estocados no porta malas de um veículo modelo gol, cor prata com placa de Guaraciaba do Norte. Os dois homens que suspeitaram que estariam sendo fotografados tentaram reagir, mas ao saber que tratava-se de um flagrante deixaram a cidade.

Para a Farmacista Benedita Raquel, além da concorrência desleal feito pelo comércio varejista a maior prejudicada é a população que não tem garantia da procedência da medicação que tem efeito adulterado devido a estocagem sobre altas temperaturas, venda fracionada e até fabricação ilegal. Já para o dono e Farmacêutico da Drogaria Mais Saúde, além dos prejuízos para a economia local, os usuários que fazem uso de medicamentos vendido 'nas ruas' estão sujeitos a riscos de saúde por fazerem o uso da medicação sem prescrição médica e/ou orientação do profissional responsável, enfatizou Dr. Samuel.

No Brasil onde a venda de alguns medicamentos como antimicrobianos é regida de RDC20/2011 o controle especial de substâncias e medicamentos deve atender a portaria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária nº344/98. Em Alcântaras onde uma fiscalização do Decon movida com o apoio do Ministério Publico do Ceará em 2010 realizou a atuação de três estabelecimentos na pequena cidade serrana por venda irregular de medicamentos e gás GPL, no mesmo dia em que foi feito o flagrante a VISA foi acionada para o problema e informou que vai intensificar a fiscalização nos estabelecimentos comerciais da cidade.

Fonte: blog o Serrano (Via Portal Jovem)

terça-feira, 26 de maio de 2015

(MERUOCA) SINDTRAM E CÂMARA ABREM DIÁLOGO EM CAMPO QUALIFICADO EM PROL DOS SERVIDORES

Ontem (25/05/2015) o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindtram) e a Câmara Municipal de Meruoca-CE, afirmam compromisso de manter o dialogo em campo qualificado que trata dos direitos dos servidores públicos municipais e da essência da valorização do real papel dos legisladores da Augusta Casa. Porém, na ocasião foi pautado, discutido e direcionado os seguintes conteúdos:

1. PME(Plano Municipal da Educação);
2. FGTS( Fundo de Garantia por Tempo de Serviço);
3. 30 horas para Enfermagem;

Ficou acordado na presente reunião, como encaminhamento:
1. Ficou proposto pelo legislador Carlos José a fazer 2 emendas no PME:Redução da carga horária dos professores e a outra sobre a isonomia salarial dos profissionais de educação ;
2. Ambos legisladores firmaram o compromisso de realizar uma consulta na Receita Federal para viabilizar a individualização do FGTS no município;
3. Ambos legisladores afirmaram fazer um requerimento solicitando uma audiência pública para debater o direito da redução da carga horária para 30 horas dos profissionais da enfermagem; 

Obs: Os legisladores, comprometeram-se em defender qualquer matéria em tramite, no que diz respeito a direito dos servidores públicos, e assim, conservando os direitos conquistados e garantindo outros novos. 
Estiveram presentes o(a) legislador(a) Ana Carina Oliveira, Carlos José do Pimenta e a Diretoria Sindical: Presidente do Sindtram Luciano Passos PJ, Rosy Mary - presidenta da Comissão do Magistério, Maria Pio - Presidenta da Comissão do FGTS, Francisco Jarbas - Presidente da Comissão das 30h para enfermagem e a advogada Marcela.

INICIADAS AS INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2015

Primeiro dia de inscrições no Enem registra mais de 400 mil candidatos.

Balanço divulgado na noite de ontem (25) pelo Ministério da Educação (MEC) mostra que 410 mil estudantes se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até as 19h. O período de inscrições começou e vai até o dia 5 de junho. O MEC espera que mais de 9 milhões de pessoas se candidatem para fazer o exame.

Os candidatos poderão se inscrever exclusivamente pela internet, no site do Enem. A taxa de inscrição custa R$ 63, que deverão ser pagos até o dia 10 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios em todo o país.

O Enem foi criado para avaliar os alunos que estão concluindo o ensino médio ou que já o concluíram em anos anteriores. Não importa a idade nem o ano do término do curso, basta que o interessado faça sua inscrição na página eletrônica do Enem. Estudantes que não terminarão o ensino médio este ano podem participar como treineiros ou seja, o resultado não poderá ser usado para participar de programas de acesso ao ensino superior.

A nota das provas pode ser usada para o candidato participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que garante vagas gratuitas em cursos técnicos. A participação no Enem é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil, obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras e certificação do ensino médio.

Estudantes que vão concluir o ensino médio este ano em escolas públicas e participantes que declararem carência são isentos da taxa. Podem solicitar a isenção por carência aqueles que têm uma renda renda familiar por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. As informações devem ser comprovadas. O participante deve acompanhar na página de inscrição se o pedido de isenção foi aceito.

É também ao fazer a inscrição que o participante pode solicitar atendimento especializado ou específico. O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia (alteração neurológica que dificulta a aprendizagem de números) ou com outra condição especial.

Após fazer a inscrição, participantes transexuais e travestis podem pedir o uso do nome social, também pela internet, entre os dias 15 e 26 de junho.

Da Agência Brasil

EM PARAMOTI (CE), MOSES RODRIGUES SE REÚNE COM GRUPO POLÍTICO

No último sábado (23), o deputado federal Moses Rodrigues (PPS/CE) participou de um encontro com lideranças políticas no município de Paramoti. 

O evento, realizado na Câmara dos Vereadores, contou com a participação dos deputados estaduais Tomaz Holanda (PPS) e Fernanda Pessoa (PR), do ex-prefeito de Maracanaú e presidente de honra do PR, Roberto Pessoa, além de vereadores e lideranças locais, como Chico da Sucam.

Durante o encontro foram discutidos temas como a reforma política no Brasil e o atual cenário econômico. Moses Rodrigues ainda tratou do futuro político do município e reforçou a necessidade de formação de um grupo político na região. Na ocasião, a vice-prefeita recebeu o documento de filiação ao PPS. “É muito gratificante saber que nossa base política em Paramoti se fortalece diariamente. A filiação da vice-prefeita Telvânia Ferreira impulsiona nosso partido no Estado do Ceará”, revelou o parlamentar.
Da Assessoria

PREVISÃO DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS NO ESTADO DO CEARÁ, SEGUNDO A FUNCEME

Veja a previsão do tempo para os próximos três dias e elaborada às 07:58:26 do dia 26/05/2015. pela Fundação Cearense de Meteorologia - FUNCEME. 

Previsão para o dia 26/05/2015
Durante a manhã, chuvas isoladas na faixa litorânea. No centro-sul cearense, possibilidade de chuva isolada. Nas demais regiões cearenses, céu entre parcialmente nublado e claro ao longo do dia.

Previsão para o dia 27/05/2015
Nebulosidade variável com chuva no norte cearense. Possibilidade de chuvas isoladas no centro e sul do estado.

Previsão para o dia 28/05/2015
Ao longo do dia, o céu ficará com nebulosidade variável com possibilidade de chuvas em todas as regiões cearenses.

Análise - 26/05/2015
Há nebulosidade variável sobre o Ceará, conforme mostra a imagem do satélite METEOSAT-10, canal visível, das 7h30min local. O litoral apresenta maior nebulosidade devido à formação de linha de instabilidade atmosférica.

OBS: A previsão e atualizada diariamente pela Funceme

PRESIDENTE DA AL/CE ZEZINHO ALBUQUERQUE COMANDA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 180 ANOS DA POLÍCIA MILITAR

Foto: Bia Medeiros
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque (Pros), comandou, na manhã desta segunda-feira (25/05), sessão solene em homenagem aos 180 anos da Polícia Militar do Ceará.

O presidente afirmou que, sempre que for possível, a Casa irá homenagear a PM, “porque sabemos do grande serviço que a corporação presta a toda a sociedade”. Zezinho também parabenizou a todos que passaram pela instituição e contribuíram “até mesmo com suas vidas para que pudéssemos chegar a esse momento”.

O deputado Capitão Wagner (PR), autor do requerimento da solenidade, destacou o clima alegre dos festejos na corporação para celebrar a data.  “É um novo momento que a PM passa, com oficiais e praças dando as mãos em prol da segurança pública. A missão é árdua e não depende só da PM”, comentou.

O parlamentar também lembrou o lançamento do programa Ceará Pacífico, que é coordenado pela vice-governadora Izolda Cela e congrega vários segmentos ligados à segurança pública.  “Se todos os setores fizerem a sua parte, veremos a segurança bem longe das páginas de jornais com dados negativos”, avaliou.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Geovani Pinheiro da Silva, agradeceu a homenagem da AL. Ele informou que, hoje, a PM possui 16 mil homens distribuídos em 184 municípios.  “A prontidão do policial militar é sempre imediata, aonde quer que se faça necessária”, garantiu o coronel. O militar também destacou o trabalho realizado durante a Copa do Mundo, no ano passado, quando Fortaleza foi considerada a cidade sede com menos problemas de segurança.

Durante a solenidade, vários praças e oficiais receberam placas comemorativas. A sessão ainda contou com presença dos deputados Gony Arruda (PSD) e Sérgio Aguiar (Pros); do deputado federal Cabo Sabino (PR-CE); do comandante adjunto da PM, Hervando Macedo Júnior; da controladora geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública, Socorro França; do secretário chefe da Casa Militar, coronel Túlio Studart; da representante do comando da Escola de Aprendizes Marinheiros, primeiro-tenente Amanda Vasconcelos; e do comandante adjunto do Corpo de Bombeiros, coronel Heraldo Pacheco

Da Assessoria de Imprensa - Assembleia Legislativa do Ceará

segunda-feira, 25 de maio de 2015

ASSALTO A MÃO ARMADA É REGISTRADO EM ALCÂNTARAS

Comércio é saqueado no sitio espírito santo
Um conhecido comerciante dos alcantarense foi surpreendido por dois elementos na manhã desta segunda-feira,25. 

Osvaldo Freire Alcântara, residente no Sitio Espírito Santo, estava em seu comércio situado na mesma localidade quando dois homens ainda não identificados ameaçaram o idoso como uma arma de fogo sobre a cabeça. No momento do assalto, o comerciário além de dinheiro teve objetos de seu estabelecimento saqueado.

 Logo após o ato os dois assaltantes fugiram seguindo a rota do Provoado de Rosápoles. A Policia Militar que foi acionada realiza diligências na região na tentativa de capturar os suspeitos. 

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

TCM REÚNE MUNICÍPIOS DA ZONA NORTE DO ESTADO PARA ORIENTAR SOBRE CONTAS PÚBLICAS

A cidade de Sobral recebe na terça-feira (26) e na quarta-feira (27) a edição do programa “Capacidades”, numa iniciativa do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O projeto, a exemplo dos quatro eventos anteriores, promoverá palestras e cursos para gestores e sociedade civil do município-sede e outros 16 da mesma região.

Além de Sobral também participarão dessa ação delegações de Alcântaras, Cariré, Catunda, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Massapê, Meruoca, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santa Quitéria e Varjota.

“Esse nosso esforço faz parte de uma política permanente de suporte aos municípios nos mais diferentes aspectos”, ressaltou o presidente do TCM, conselheiro Francisco Aguiar, “cujo propósito é bem definido: permitir que eles tenham acesso às melhores ferramentas administrativas, aos métodos atualizados de gerenciamento, além de compreensão clara sobre aplicação da legislação vigente. Se alguém errar, que não seja por falta de oportunidade para esclarecer suas questões e dúvidas”.

Durante esses encontros a sociedade civil recebe formação quanto a transparência e exercício do controle social. Já os gestores, têm acesso a conteúdos para aprofundar conhecimentos em temas como obras públicas, pessoal, Fundeb e conselhos de saúde, com ênfase na teoria e prática sob a ótica da jurisprudência do TCM. Tendo em vista a ocorrência de eleições municipais do próximo ano, serão fornecidas, igualmente, orientações que indicam procedimentos necessários a transição de governo.

O “Capacidades” já passou pelas cidades de Guaramiranga, Juazeiro do Norte, Morada Nova e Aracati, onde registrou 4.536 participantes de 54 municípios, dos quais 1.425 são agentes públicos (prefeitos, vereadores, secretários e servidores).

(TCM) Via blog Eliomar de Lima

ALCÂNTARAS PARTICIPARÁ DO 'DIA DO DESAFIO 2015'

A cidade e os distritos (zona rural) de Alcântaras mais uma vez participarão das atividades do dia do desafio que neste ano acontecera dia 27 de maio quarta feira. 

É um dia de competição mundial para promover a pratica de atividades físicas em benefício da saúde e do bem estar onde cidades do mundo inteiro disputam entre si por uma maior mobilização da comunidade.

Uma central telefônica estará funcionando, ininterruptamente, das 0h às 21h do dia 27, através do número 0800 285 3105, captando os registros de pessoas, grupos, associações, empresas e escolas. vale caminhar, pedalar, alongar, correr, além dos jogos coletivos, como futebol, gincanas, voleibol, basquete, futsal e handebol.

Vamos todos abraçar esta idéia em prol da saúde e do bem estar local. 
Realização: SESC São Paulo e Secretaria de Esporte e Lazer de Alcântaras
Apoio: Prefeitura Municipal de Alcântaras, Trabalho e Paz.

Informações Venceslau Andrade

CÂMARA DOS DEPUTADOS HOMENAGEIA CENTENÁRIO DE HUMBERTO TEIXEIRA

A Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (26/5) sessão solene em homenagem ao centenário do poeta, compositor e instrumentista cearense Humberto Teixeira. A sessão é uma iniciativa dos deputados federais Odorico Monteiro (PT) e Chico Lopes (PCdoB).

De acordo com o deputado Odorico, a solenidade pretende marcar o ano de comemorações e homenagens ao centenário de Humberto Teixeira. “Nosso objetivo é dar visibilidade a vida e a obra de um dos maiores nomes da cultura brasileira e nordestina”, destacou.

“Humberto Teixeira foi um grande compositor cearense e escreveu seu nome na história da música e da política brasileira pela grandiosa contribuição que deu para a difusão do baião no Brasil e no mundo, pela defesa dos direitos autorais e valorização artística e cultural do nordeste”, afirmou.

“Teixeira cantou o modo de ser do nordestino, sua cultura, suas agruras cotidianas, sem deixar de registrar a alegria de um povo resistente e batalhador, o que deve ser motivo de orgulho para todos os brasileiros, o povo do nordeste e os cearenses, em especial”, completou Odorico.

A sessão solene acontecerá no plenário da Câmara dos Deputados, nesta terça 26, às 10h, e contará com a participação do ministro da Cultura, Juca Ferreira. Estão convidadas personalidades ligadas à trajetória de Humberto Teixeira, como a filha do compositor, a atriz Denise Dumont, produtora do filme “O Homem que Engarrafava Nuvens”, documentário dirigido por Lírio Ferreira, que inclui depoimentos de personalidades como Fagner, Belchior, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elba Ramalho, entre vários outros.

Vida e obra - Humberto Teixeira completou 100 anos no último dia 5 de janeiro. O doutor do baião, como ficou nacionalmente conhecido, nasceu em Iguatu, no Ceará. Foi responsável pelo enriquecimento do acervo da Música Popular Brasileira (MPB), com a composição de clássicos com “Asa Branca”, “No Meu Pé de Serra”, “Baião”, “Juazeiro’, “Kalu”, “Assum  Preto”, “Eu vou pro Ceará”, “Légua Tirana”, “Qui Nen Jiló”, e “Respeita Januário”, imortalizada nas vozes de grandes nomes da música brasileira, como Luiz Gonzaga, o rei do baião, canções que permanecem no imaginário de várias gerações de brasileiros.

Eleito deputado federal em 1950, Teixeira destacou-se também por sua luta pelos direitos autorais e aprovou em 1958, a chamada Lei Humberto Teixeira, na qual permitiu a realização de caravanas, contribuindo assim com a divulgação da música popular brasileira no Brasil e no mundo.                            
 Da Assessoria

PMDB PODERÁ LANÇAR CANDIDATO A PREFEITO EM ALCÂNTARAS

A informação foi repassada por membros do próprio Diretório Municipal do partido na cidade de Alcântaras.

A intenção é lançar candidaturas no maior número possível de municípios do Estado do Ceará e com o apoio de lideranças estaduais. O curioso na informação, é de que o possível pré-candidato não se trata de nenhum atual filiado do partido, ou seja, nos próximos dias serão iniciadas conversas com potenciais nomes que poderá entrar na disputa no próximo ano.

(CENSURA) SECRETÁRIO DE CULTURA PEDE O BOICOTE DE SITE ALCANTARENSE

A reação foi após a notícia de uma possível não realização do Festival de Quadrilhas de Alcântaras.

Ao confirmar a realização da XIX Edição do evento, O Secretário de Cultura, que é filho do Prefeito cargo que assumiu no primeiro ano ao atingir a sua maioridade, ainda fez uma apelo. "Aconselho quem for patrocinador ou quem conhecer os patrocinadores peçam que boicotem e parem de patrocinar esse site e não mais patrocinem esse veículo de desinformação!"

O Site Encontrei.org lamentou a forma ofensiva como foi tratado o assunto. Confira a nota!

"Ao ver a matéria postada por nosso portal o secretário responde de forma ofensiva a nossa equipe sobre a realização do festival.

Em uma postagem ofensiva em sua rede social  ao nosso site o secretario adjunto  de cultura do município de Alcântaras D’artagnan Fonteles  afirmou que os boatos de rua não são verídicos e que haverá a 19 edição do festival de quadrilhas de alcântaras.  O mesmo também relatou a grandiosidade do evento.

Lamentamos profundamente a forma ofensiva que o secretário de cultura do município se referiu ao nosso portal , afinal deixamos o espaço aberto para que o secretário nos encaminhasse uma nota de esclarecimentos civilizadamente , o site encontrei.org é um veiculo de informação aberto a todos, as matérias que aqui  postamos deixamos o espaço aberto á qualquer cidadão de prestar esclarecimentos sobre as mesmas."

Ao contrário do que o secretário fez ao nosso portal que em sua postagem pediu que boicotassem nosso site como um censurador da informação,  não estamos caluniando e nem difamando ninguém em nossas postagens .

O que esperávamos do Secretário adjunto de cultura  era que ele nos encaminhasse os esclarecimentos sobre o evento, que em todas as ruas do município se comentava sobre a não realização do 19 festival de quadrilha do município. 

OSCAR RODRIGUES É O NOVO PRESIDENTE DO PMDB DE SOBRAL

No último sábado (23), Oscar Rodrigues, pai do Deputado Federal Moses Rodrigues, foi nomeado Presidente do PMDB de Sobral, durante o encontro regional do partido realizado no município de Camocim. Oscar Rodrigues teve seu nome acolhido pelo presidente estadual da sigla, o Senador Eunício Oliveira.

A frente do PMDB de Sobral, Oscar Rodrigues, que já pertenceu ao partido, terá grandes desafios pela frente, entre eles fortalecer a sigla em Sobral. O novo presidente do PMDB de Sobral ainda agradeceu a confiança nele depositada. “É hora de conclamarmos a todos os nossos filiados. Precisamos democratizar o Ceará”, destacou.
Oscar ainda falou sobre o futuro político de Sobral. “O PMDB de Sobral terá um candidato a prefeito em meu município, não apenas de oposição, mas de proposições. Nós do PMDB temos que fazer o Sobral voltar a crescer”, finalizou.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores