quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

DPU/CE FAZ MONITORAMENTO PARA GARANTIR VACINAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA LINHA DE FRENTE DA PANDEMIA

No intuito de garantir a prioridade da vacinação aos profissionais de saúde da linha de frente do combate à Covid-19 no Ceará, diante do número reduzido de doses recebidas até o momento, o Defensor Regional de Direitos Humanos da Defensoria Pública da União (DPU) no Ceará (DRDH/CE), Walker Pachêco, requisitou, nesta quarta-feira (20/01), ao Governo do Estado do Ceará e à Prefeitura de Fortaleza que forneçam um detalhamento claro do plano de vacinação dos profissionais de saúde em suas respectivas esferas.

O monitoramento visa a evitar que, por falta de uma definição clara e de orientação adequada, profissionais de saúde que não estão na linha de frente do combate ao Covid-19 recebam a vacina antes, e estas faltem para os que estão mais expostos no momento, o que representaria desvio de finalidade à luz das diretrizes recomendadas pela autoridade nacional de saúde pública.

Com base no informe técnico da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19, publicado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, a população-alvo foi priorizada segundo critérios de exposição à infecção, e o escalonamento dos grupos se dará segundo a disponibilidade das doses.

O documento destaca que todos trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme disponibilidade de vacinas.

O pedido de informação foi realizado pela Defensoria Pública da União ao identificar ambiguidade, falta de clareza, ausência de informação ou indefinição nos planos vacinais estaduais e municipais com relação aos diferentes níveis de prioridade na vacinação dos profissionais de saúde.

No ofício enviado aos governos, o defensor público federal Walker Pachêco ressalta que, “neste cenário, eventual tratamento idêntico entre trabalhadores da saúde, sem que se considere a natureza do trabalho realizado, indica um aparente desvio de finalidade, com uma terrível majoração dos seus efeitos”.

“Em uma realidade de pouquíssimas doses, como acima relatado e notoriamente sabido, corre-se o risco de um profissional que não atua no enfrentamento da pandemia ser vacinado e, assim, faltar vacina para quem esteja na linha de frente do combate e do tratamento da doença”, aponta o defensor.

De modo a garantir que as prioridades estabelecidas pelas autoridades nacionais de saúde sejam cumpridas, o DRDH/CE, em pedido aos entes estadual e municipal:

-  solicita esclarecimento sobre as escalas de prioridades no fornecimento das doses aos profissionais de saúde;

- questiona se houve a comunicação e orientação expressa e clara a todos os municípios do Ceará para que observassem, em seus planos locais, a necessária diferença entre trabalhadores da saúde que atuam e que não atuam no enfrentamento pandêmico;

- recomenda que os planos de vacinação sejam retificados, para que seja dada a clareza devida à questão das prioridades entre os profissionais de saúde, conforme diretriz recomendada pelo Ministério da Saúde, comunicando imediatamente a todos imediatamente a todos os locais e equipes de vacinação.

--

Assessoria de Comunicação - DPU/CE

(85) 9.9979.0985

PE. FÁBIO SOARES TOMA POSSE COMO VIGÁRIO EPISCOPAL DA REGIÃO COREAÚ

Nesta quarta-feira (20), o Bispo de Sobral, dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, deu posse ao novo Vigário Episcopal da Região Coreaú, Pe. Fábio Soares, em solenidade reservada na Cúria Diocesana.

O presbítero nomeado tem a missão de animar o trabalho pastoral na Região Episcopal para a qual foi designado. Em sua nova missão, Pe. Fábio passa a representar o bispo em sua circunscrição e deve estar em comunhão com padres, religiosos e leigos para animá-los na vida pastoral eclesial, em sintonia com o plano de pastoral diocesano.

A figura do vigário episcopal é relativamente nova, criada no concílio Vaticano II, com o objetivo de dar um novo dinamismo pastoral frente as necessidades urgentes que a Igreja passa no mundo atual. O “Motu Próprio” (iniciativa pessoal de um papa) do Concílio diz que, criou o trabalho de vigário episcopal para o bispo atender melhor os diocesanos, tendo em vista as demandas geográficas.

A Área Episcopal compreende os municípios de Meruoca, Alcântaras, Coreaú, Moraújo, Pacujá, Mucambo, Frecheirinha, Massapê, Senador Sá, Uruoca e Martinópole, e os distritos de Pe. Linhares, em Massapê, e Rafael Arruda, em Sobral .

Via Sobral em Revista

BISBO DE SOBRAL REUNE PADRES TRANSFERIDOS PARA OUVIR DELES A PROFISSÃO DE FÉ E O JURAMENTO DE FIDELIDADE À IGREJA

Na quarta-feira, dia 20 de janeiro, na Cúria Diocesana de Sobral, o Exmo. Revmo. Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, acolheu os padres que foram transferidos de suas paróquias para ouvir deles a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade à Igreja.

Esse rito se faz necessário diante da nomeação para alguns serviços na Igreja, dentre eles a função de Pároco. Pe. João Bosco de Arruda Linhares e Pe. Eufrásio da Silva Filho, nomeados para a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Reriutaba; Pe. João Paulo Aguiar Bezerra, nomeado para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Catedral da Sé, em Sobral e Pe. José Lucione Queiroz de Holanda, nomeado para a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Alcântaras, quando tomarão posse em suas novas paróquias ainda nesse mês de janeiro.

Também foram empossados os padres Fábio Soares Duarte, como Vigário Episcopal da Região Coreaú e Pe. Antônio Denilson de Souza, Reitor do Seminário Maior de Filosofia São João Paulo II. 

Os sacerdotes prestaram seu juramento diante do Bispo, tendo como testemunhas, os padres: Agnaldo Temóteo da Silveira, Raimundo Nonato Leonardo Bastos e Gonçalo de Pinho Gomes. 

Dom Vasconcelos agradeceu a disponibilidade dos padres transferidos, tendo em vista a melhor organização pastoral da Diocese e o bem do povo de Deus.

Fotos e texto: Marcildo Brito - Jornal Correio da Semana.


PADRE JOSÉ LUCIONE QUEIROZ HOLANDA ASSUMIRÁ DIA 23 DE JANEIRO A PARÓQUIA DE ALCÂNTARAS

Padre Lucione substituirá Pe. João Bosco de Arruda Linhares que nomeado para a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Reriutaba.

No próximo dia 23/01, a partir das 18h, os alcantarenses estarão recebendo o novo padre indicado pela Diocese para comandar a casa de Deus. Neste dia vai acontecer a Missa de Posse na Igreja Matriz de Alcântaras, do novo administrador Paroquial, Pe. José Lucione Queiroz Holanda, contando com a presença do Bispo da Diocese Sobral, Dom José Luíz Gomes de Vasconcelos.

"Participe deste momento muito importante em nossa vida paroquial, a solene liturgia será transmitida pelas redes sociais da Paróquia (Facebook e YouTube) e pela Rádio Bela Vista FM 98,7."

O uso de máscara é obrigatório;

Respeite o distanciamento dos demais fiéis.

Participe você e sua família! 


quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

ONLINE TELECOM: COMECE O ANO COM O PÉ DIREITO!

MOTE: SORTE. Comece o Ano com o pé direito! Assine seu plano Online Fibra e concorra.  

Olá, gente. A Online Telecom sempre com novidades, já começou o ano bem. E você que ainda não é cliente Online Telecom, e quer começar 2021 com o pé direito, você assina seu plano Online Fibra e concorre a vários prêmios. Isso mesmo! 

Já pensou em começar o ano com UM BOLETO PAGO? Ééh, e tem mais... tem descontÃÃÃO, tem DESCONTinho, e tem muitos brindes. Basta você assinar seu plano para concorrer na roleta da sorte. 

ASSINA plano INTERNET FIBRA: 1 boleto pago, 1 descontinho, 1 descontão ou 1 brinde. 

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores