sábado, 12 de janeiro de 2013

RECURSOS HÍDRICOS EM ALCÂNTARAS: "AINDA ESPERANDO PELO MILAGRE"



Sem um bom inverno, o colapso hídrico poderá se instalar em Alcântaras, e o Açude Pinga segue com menos de 13% de sua capacidade total de armazenamento.

Devido o longo período de estiagem que já ultrapassa seis meses o açude Pinga que abastece o município de Alcântaras, apresenta uma queda negativa no volume de água armazenada, encontrando-se atualmente com menos de 13% de sua capacidade. As previsões meteorológicas apontam que o inverno poderá ocorrer com chuvas irregulares e somente a partir de março, o que pode ocasionar o não restabelecimento do reservatório

Considerando esta possibilidade o único reservatório de Alcântaras poderá não suprir o abastecimento de água da rede de distribuição local. Mesmo cogitando esta possibilidade a população e as autoridades competentes não demonstraram-se até o momento preocupados com um possível colapso hídrico na cidade, pois o desperdício, bem como utilização indevida de água em Alcântaras é constante.

Avaliando a atual situação do Açude Pinga, torna-se necessário urgentemente que seja implantado na cidade um programa  temporário de racionamento, como forma de despertar a preocupação da comunidade e a defesa da barragem. A alternativa não evita o que o Açude possa “secar” mas  controla os índices de desperdício registrados em Alcântaras. 

Na cidade onde carros pipa já abastecem a comunidade rural, falta água para a implantação da operação pipa do Estado e o município tem recorrido a ajuda da cidade vizinha de Sobral na esperança de amenizar os efeitos da seca. A Cogerh que deveria ter realizado no ultimo dia 04 de janeiro um seminário de água subterrâneas em Alcântaras ainda remarcou uma nova data para o evento, mas já teria solicitado a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil a relação dos poços profundos existentes em território municipal

Post. Aderson Silva (Portal Jovem)


DE ACIDENTE EM CRATEÚS: CINCO VÍTIMAS ESTÃO EM OBSERVAÇÃO NO HOSPITAL SÃO LUCAS


As cinco pessoas feridas em acidente que deixou dois mortos na CE-187, em Crateús, estão em observação no Hospital São Lucas. O acidente ocorreu por volta das 20h20 da última sexta-feira (11), quando um ônibus da empresa Princesinha dos Inhamuns tentou ultrapassar uma motocicleta e colidiu com um caminhão.

As vítimas com ferimentos leves se evadiram do local e não foi possível identificá-las, segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Foto: Silvania Claudino/Blog Diário dos Inhamuns

Morreram no acidente o condutor do caminhão, Paulo Freitas, de 44 anos e o cobrador do ônibus, Max Dorival Leite Neto, de 33 anos. As cinco pessoas que ficaram gravemente feridas foram encaminhadas ao hospital do município, sendo Raimundo Nonato de Carvalho, Francisca Antônia Martins Ribeiro, José Vieira Brandão e o motocilista Francisco Reginaldo da Silva.

Nenhum dos feridos foi transferido e todos estão em estado de observação, segundo o boletim médico de atendimento do hospital.

Ambulâncias de cidades vizinhas à Crateús, como de Novo Oriente e Independência, foram mobilizadas para prestar o socorro aos feridos. Uma força tarefa de profissionais de saúde foi deslocada para o hospital da cidade, alguns de outras unidades ou que estavam de folga e voluntários para atender os feridos.

Empresa de ônibus não tem informações sobre acidente

O atendimento central da empresa de ônibus Princesinha de Inhamuns informou que não tem informações sobre o acidente, portanto não pode passar nenhum tipo de resposta sobre o caso.

A central ainda informou que, no momento, não havia ninguém para responder qualquer tipo de dúvida em relação ao acidente.

Diário do Nordeste Online

GRUPO EXPLODE CAIXA ELETRÔNICO EM SENADOR SÁ


Um grupo explodiu durante a madrugada um caixa eletrônico da agência bancária do Banco do Brasil no município de Senador Sá, a 275 km de Fortaleza. O crime foi praticado por oito homens em dois veículos e ocorreu por volta de 1h deste sábado (12).

A Polícia ainda não tem informações sobre a quantia levada pelo grupo. Foto: Wellington Macedo

A quadrilha fugiu em direção ao município de Massapê e ateou fogo no veículo da fuga, um automóvel Siena, segundo informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI). A Polícia realiza diligências à procura dos acusados.

Não há informações sobre a quantia levada pelo grupo, segundo o CPI.

Diário do Nordeste Online

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O ALCANTARENSE QUE FOI AO CONTINENTE ANTÁRTICO (ANTÁRTIDA)


Raimundo Nonato Albuquerque, em Alcântaras estudou no Antigo Educandário Santa Bernadete, Gregório da Cunha Freire e Francisco de Almeida Monte. Até aí seria tudo normal para um jovem que da sua época em Alcântaras, assim como a maioria também trabalhou em serviços braçais pesados em propriedades rurais, assim como as de seus pais Dona Zeneida Kardoso Albuquerque e Manoel Thomaz de Albuquerque ( Manoel doca ) um conhecido comerciante da cidade e um dos primeiros vereadores do município. 

Igualmente a muitos em sua época Nonato foi em busca de sonhos e objetivos assim como inúmeros que deixaram a sua terra natal, o caminho é que foi diferente, hoje, o já aposentado Sub-Oficial da Marinha Brasileira pode ser considerado um exemplo tanto para os jovens de sua época como para os de hoje. E em reconhecimento a dedicação ao trabalho, a experiência e disciplina desse nosso Alcantarense que já  andou  os quatros cantos do mundo em missão militar , honrando nossa pátria, e porque nós não dizer o nosso Ceará e nosso Município, de onde com certeza ele herdou grandes aprendizados em nossos humildes colégios ou escolas da época, esse servidor do Brasil foi um dos responsáveis por uma missão mais do que especial no final de 2012 na base Militar Brasileira na Antártida.
O 4º esquerda para direita
Nonato em missão na Antártida na Base Camara, da Argentina, onde foi realizada a missão Operação Integração Antártica I.

Pesquisa em BioAcústica (Tecnologia da Informação e Eletrônica) Instituto dos Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira - IEAPM da Marinha Brasileira (SITE) sediado no Arraial do Cabo - Rio de Janeiro.

Entenda sobre a Base Militar Brasileira: Uma base antártica pertencente ao Brasil localizada ilha do Rei George, a 130 km da Península Antártica, na baía do Almirantado, Antártica.
Falha no sistema elétrico provocou fogo, diz embaixador. CLIQUE AQUI.
Segundo Frederico Cezar de Araújo, ordem é iniciar 'o mais rápido possível' reconstrução da base
Cientistas querem estação mais segura e transparente. CLIQUE AQUI.
Especialistas pedem reestruturação da base na Antártida e pedem o fim do turismo político

Parabéns Nonato, você merece essa Homenagem e de toda nossa terra. Merece ser homenageado pelo poder público, pelo o que você é, pelo o que seus familiares foram no passado (seu pai um dos primeiros representantes político do povo)  e  pelo que representam (hoje) no presente a sua família representada principalmente por sua mãe.

Do blog, colaboração de Márcio Mota 

CRISE DE ÁGUA EM SOBRAL: AINDA NÃO É INVERNO, MAS A ÁGUA DE ALCÂNTARAS JÁ ESTÁ DESCENDO A SERRA

Foto: Arquivo
Devido a falta de água para o consumo humano na maior cidade do norte do estado Ceará, há informações de que alguns veículos do tipo topcs estariam trasportando água de Alcântaras para consumir em Sobral.

Apesar da boa qualidade da água fornecida pela Cagece de Alcântaras, muitos alcantarense não consomem para beber o líquido fornecido pela Companhia (CAGECE) e sim de chafarizes públicos da cidade, em especial dois existentes na Praça Gregório Cunha no bairro Bela Vista. Para os que são sensíveis ao cloro presente no tratamento da água, muitos preferem o líquido dos poços pois mantém características de aparência e "sabor" muito semelhante ao da água mineral.

Diante da crise do SAAE de Sobral, a situação levou ao extremo de sobralenses também pegarem água em Alcântaras. Parece até brincadeira, mas se você é de Alcântaras ou do restante da serra, e tem parentes em Sobral e possui um carro particular, uma boa visita recomentada e levar uma bom depósito cheio de água.

Não conseguimos informações se esta água está sendo comercializada.

ÚLTIMO DIA DE INSCRIÇÕES NO SISU

Termina nesta sexta às 23:59 hs, horário de Brasília o prazo para os participantes do Enem se inscreverem para uma vaga nas universidades e demais instituições de ensino superior que adotam o Sistema de Seleção Unificada -SISU para a entrada em seus cursos. 

Cada estudante tem direito a fazer duas opções de curso:

Entre no sistema AQUI no SISU e faça sua inscrição.


quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

FIQUE SABENDO: ALCÂNTARAS POSSUI SECRETARIA DE JUVENTUDE



Atenções jovens alcantarenses, Alcântaras possui Secretaria de Juventude.

Texto: Douglas Alcântara

O QUE ELA DEVERIA ESTÁ FAZENDO POR NÓS MESMO?

Segundo o Blog da Prefeitura Municipal, o município de Alcântaras possui uma secretaria de juventude. Ela está inserida junto com a secretaria de esporte, cujo secretário se chama José Roberto Cavalcante.

Ao meu ver essa Secretaria, que foi criada ano passado, tem o objetivo de favorecer a participação dos jovens na elaboração de ações e atividades sociais, culturais, esportivas, educacionais e de empreendedorismo. Alguém aqui vê isso acontecer? Pois bem, como é um órgão público, cabe aqui cobrarmos ações.

Gostaria de alertar para a população, principalmente para os jovens de Alcântaras que essa secretaria deveria está propiciando, basicamente, a inclusão social dos jovens, promovendo sua inclusão na comunidade, por meio de ações voltadas às áreas de esporte, lazer, cultura, educação e saúde; promover os meios adequados à formação e ao aperfeiçoamento da qualificação profissional desse público, por meio de programas específicos; e desenvolver o espírito empreendedor  visando à inserção dos jovens na sociedade produtiva. Mas alguém aí sabe o que já foi feito por essa secretaria em Alcântaras? Certo, já ocorreu alguns eventos esportivos, mas isso é muito pouco, mais muito pouco mesmo diante das necessidades de nossos jovens. Juventude é um público bastante diversificado, e todas as ações voltadas para a juventude devem ser bem investidas, pois é do futuro do município que estamos falando, deixando essas pessoas alheias de investimentos públicos é quase que realizar um descaso social em todo o território municipal. Pense nisso!

Secretaria de Juventude é um órgão essencial, plausível foi sua criação, mas lamentável sua falta de ação!

Portal Jovem

150 MUNICÍPIOS CEARENSES TERÃO QUE ABRIR DADOS


Um total de 150 municípios cearenses tem os próximos quatro meses para viabilizar a publicação de informações contábeis sobre a administração pública, em detalhes e em tempo real, pela internet. A Lei da Transparência, aprovada em 2009, concedeu um prazo de quatro anos para que todas as cidades com até 50 mil habitantes ficassem obrigadas a divulgar os dados. O problema é que mesmo os municípios maiores, que já deveriam estar cumprindo a lei, não têm conseguido disponibilizar receitas e despesas em linguagem de fácil compreensão e com rapidez.

Criada para permitir que a população acompanhe e controle as ações dos gestores públicos, a Lei Complementar 131, conhecida como Lei da Transparência, tem sua efetivação prevista para ser concluída neste ano. Apesar dos avanços indicados por órgãos de controle e mesmo por gestores sobre a divulgação dos dados, a população ainda tem dificuldade no acesso. Isso porque, além de nem todas as cidades disponibilizarem uma página específica, os portais muitas vezes não trazem informações atualizadas nem planilhas de fácil compreensão.

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Manoel Veras, afirma que, com o fim dos prazos, não há justificativa para que os municípios deixem de cumprir a Lei da Transparência. Ele afirma que a Corte não tem como assegurar o cumprimento da legislação, mas lembra que é papel dela, assim como do Ministério Público e da população, cobrar que os gestores divulguem as contas na internet.

A reportagem completa é no Jornal Diário do Nordeste

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

PESQUISADORES REGISTRAM 250 APARIÇÕES EXTRATERRESTRES NO CEARÁ


Foto: Talhado de Ventura - CSPU

O período do ano em que os objetos não identificados aparecem com mais frequência, são entre os meses de junho e dezembro, quando a região está mais aquecida.

Há 14 anos, o Centro Sobralense de Pesquisa Ufológica (CSPU) estuda casos e ocorrências de aparecimento de objetos voadores não identificados – chamados de óvnis (ou OVNIs) -, e extraterrestres na Região Norte do Ceará. Duarante este tempo de pesquisa, já foram registradas 250 aparições.

O centro foi fundado por amigos que tem o interesse pela Ufologia – o estudo de relatos, registros visuais, evidências físicas e demais fenômenos relacionados aos objetos voadores não identificados – e hoje conta com a colaboração de 30 membros.

Com o auxílio de aparelhos medidores de frequência, pressão estática, campo magnético e radiação, o grupo se reúne uma vez por mês para discutir assuntos relacionados à Ufologia. Jacinto explica que toda a pesquisa é realizada em cima de metodologia científica. “Quando aparecem casos específico de aparição de óvnis, fazemos plantão e vamos à campo estudar de perto o fenômeno”, informou.

O ufólogo também disse que o CSPU mantém contato com outros grupos de ufologia. “Trocamos material e informações. O objetivo é desvendar casos e registrar a existência desses seres”, completou.

Aparições de extraterrestres e óvnis

De acordo com Jacinto, não há um lugar específico para as aparições. “Eles aparecem em todos os lugares do planeta terra. Eles é quem determinam o lugar dos encontros com os seres humanos. Somos apenas uma parte passiva deste processo”. 

 Fonte: Jangadeiro Online

EM ALCÂNTARAS

Para os mais curiosos pelo assunto, principalmente os alcantarenses, aqui no município de Alcântaras, no Distrito de Ventura, mais precisamente no ponto turístico conhecido como Talhado, anos atrás, um integrante do CSPU, concedeu uma curiosa entrevista a um Jornal de Sobral dizendo ele, acreditar que naquela região poderia existir uma base de apoio para as possíveis naves de extraterrestres. 

O lugar além de muito bonito e famoso pelo seu belo Pôr do Sol, sempre também foi muito místico, não de hoje, e já dos antigos, que não sabiam o que era ciência, do que era filme de ficção científica, ou seja, não tinham nenhum conhecimento sobre o assunto, já se falavam de aparições dos chamados "Aparelhos". Os relatos atravessaram décadas e mais décadas e hoje o local é uma espécie de base se estudos do CSPU.

Mais uma da nossa Alcântaras!

Veja uma das visitas do CSPU,  ou pesquise outras no site clicando AQUI.


ALCÂNTARAS: IBGE REALIZA COLETA DE DADOS AGROPECUÁRIOS NO MUNICÍPIO


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE realiza em Alcântaras um levantamento parcial sobre dados agropecuários no município. 

O IBGE que esteve na cidade nesta ultima terça-feira,07, coletou dados referente a produção agrícola de milho, feijão, mamona, caju,  mandioca, cana de açúcar,  café e fruticultura. Ainda segundo o órgão outros dados referente aos rebanho bovino, suíno,  caprino, ovinos e criação de Aves e Peixes serão apanhados no município durante este mês.

O Órgão Federativo que executou seu último censo em 2010 realizou o colhimento de dados com base em informações cedidas pela Ematerce, STTR e Secretaria de Agricultura do Município.

Francisco Freire (Portal Jovem)

EMPRESA ANUNCIA VAGAS PARA O “HRN” DE FORMA IRREGULAR; APROVADOS EM SELEÇÃO OFICIAL AINDA AGUARDAM CONVOCAÇÃO


O Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, ainda nem foi inaugurado, mas já lida com uma polêmica. Uma empresa terceirizada estaria selecionando profissionais de enfermagem para trabalhar na unidade, mas os trabalhadores que irão ocupar essas vagas já foram escolhidos por meio de Seleção Pública, realizada no ano passado, e aguardam convocação pelo Governo do Estado. A denúncia foi feita à Redação Web por meio da ferramenta colaborativa do VCrepórter do Jornal Diário do Nordeste.

Conforme a secretaria, a convocação dos aprovados na seleção será feita através do site da Sesa FOTO: Jéssyca Rodrigues.

Um site especializado em divulgar oportunidades de emprego exibia a vaga, mostrando os requisitos necessários, o valor do salário e até mesmo um e-mail para as pessoas interessadas enviarem os currículos. O anúncio chamou a atenção do estudante Kelson Jefferson, que participou da seleção pública para trabalhar no hospital. O estudante mora em Teresina, no Piauí, mas deve mudar-se para Sobral, quando for convocado para assumir a vaga de assistente administrativo.

Ele afirma que tomou conhecimento dessa seleção paralela por um grupo na rede social Facebook. "Achei um absurdo essa outra seleção. Apesar de não ser enfermeiro, queria entender o porquê de uma empresa terceirizada estar selecionando profissionais antes mesmo da convocação dos aprovados", questionou.

Seleção paralela não existe, afirma Sesa

Procurada pela redação web, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) informou que "essa convocação paralela não existe", e que não entende a divulgação de tal vaga no site de empregos. A Sesa explicou ainda que o Hospital Regional Norte tem administração semelhante aos hospitais Waldemar Alcântara e Regional do Cariri. Ou seja, a secretaria passa recursos para o Instituto de Saúde e Gestão Hopitalar (ISGH), para que haja o gerenciamento dos hospitais, incluindo o HRN. É o Instituto, inclusive, que promove a seleção pública dos profissionais que atuarão no HRN, tanto de nível médio como superior.

Em nota, a Secretaria informou também que a seleção pública para a contratação de profissionais que atenderão no Hospital Regional Norte foi concluída, afirmando que a convocação dos aprovados no certame será feita através do site da Sesa, em data ainda indefinida.

Vaga foi retirada do site

A redação web entrou em contato com o responsável pelo site de divulgação da vaga. Ele afirmou que recebeu todas as informações da oportunidade de emprego por e-mail. Após ficar sabendo da impossibilidade da oferta de emprego, a vaga foi retirada do site.

Os profissionais inscritos para a seleção pública do Hospital Regional Norte realizaram a prova de conhecimentos gerais no dia 2 de setembro, em três locais diferentes: Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral. Foram 1.541 vagas oferecidas e 15.117 candidatos inscritos. Desse total, 8.208 são de nível médio e 6.909 de nível superior. O resultado final dos aprovados foi divulgado no dia 30 de novembro de 2012.

Diário do Nordeste



terça-feira, 8 de janeiro de 2013

MEMÓRIA E UTILIDADE PÚBLICA: O ANTIGO CHAFARIZ DA ESCOLA GREGÓRIO CUNHA

Vista da Praça Gregório Cunha para a escola de mesmo nome (final da década de 80)

Para os alcantarenses que estão fora do lugar há décadas, não há como não relembrar. A imagem acima foi tirada nos anos entre 1978 a 1980, e ainda hoje conserva praticamente todas as características originais. 

Este chafariz foi um das primeiras construções feitas com o uso de concreto e ferro armado em Alcântaras, há décadas vem sendo um dos principais da cidade e ainda muito utilizado mesmo com o fornecimento de água da CAGECE. Considerando a emancipação de Alcântaras, o velho chafariz deve ter no mínimo uns 50 anos de existência.
  
É uma simples construção anexada a antiga Escola Gregório da Cunha Freire, e que nos faz lembrar "do Alcântaras" do passado. E apesar de sua grande utilidade, o problema é, que hoje faz medo você ficar debaixo dele, pois os ferros ou o que resta de ferrugens está a vista, rachaduras e infiltrações é a maior característica dele.

Para piorar a situação,  após encher, chega a passar longos minutos (ou hora) derramando água em cima da velha construção, o pequeno cano (suspiro/ladrão) e uma árvore no sentido do poente contribui para que ele permaneça sempre úmido. Diante do perigo de desabamento, é encher o balde e sair correndo! 

Mas ainda há tempo de salvá-lo.

CAGECE: 945 VAGAS NESTE MÊS DE JANEIRO


Com a aprovação da lei de criação de empregos públicos, a Cagece abre certame para mais de 900 vagas nos níveis técnico e superior. A empresa organizadora do concurso é a Fundação Carlos Augusto Bittencourt (Funcab). A lei sobre a criação de empregos públicos na Companhia de Água e Esgoto do Ceará. (Cagece) foi votada no dia 28 de dezembro, na Assembleia Legislativa do Ceará.

A aprovação garante 315 vagas para contratação imediata e mais 630 para cadastro de reserva. O objetivo do certame é suprir a área operacional e os novos sistemas, nos níveis técnico e superior. A previsão é que o edital seja publicado ainda este mês.

Atualmente a Cagece possui 1.151funcionários. Após o concurso, passará a ter um quadro de 1.466 funcionários. Os convocados trabalharão nas áreas administrativa, jurídica operacional e técnica da empresa.

São 75 vagas para o ensino superior. Desse total, 8 oportunidades são para a função de advogado, 19 para analista de gestão, 9 para analista químico, uma vaga para arquiteto, 2 para biólogo, 25 para engenheiro, 1 para médico e 10 oportunidades para tecnólogo. Serão ainda 240 vagas para o cargo de técnico administrativo operacional.

O POVO Online

APESAR DAS ÚLTIMAS CHUVAS, PREVISÃO SOBRE QUADRA CHUVOSA É INCERTA


A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgará o prognóstico para a quadra chuvosa (fevereiro, março, abril e maio) de 2013 no dia 24 de janeiro. Assim como ocorreu em anos anteriores, a instituição opta por emitir a previsão dias antes do início do período de chuvas para aumentar a confiabilidade das informações que definem o prognóstico.

Para elaborar o documento com a previsão da estação chuvosa de 2013, a Funceme realizará, nos dias 22 e 23 de janeiro, o 15º Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, onde estarão reunidos pesquisadores das instituições meteorológicas dos estados no Nordeste brasileiro, além de representantes do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) e de centros meteorológicos internacionais.

Condições oceânicas

De acordo com o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, as condições termodinâmicas (Temperatura da Superfície do Mar-TSM, ventos e pressão atmosférica) dos oceanos Pacífico e Atlântico são monitoradas semanalmente e o Pacífico apresenta uma neutralidade, ou seja, ausência de fenômenos El Niño ou La Niña. “Estas condições não indicam ou não têm sinal de previsibilidade para a estação chuvosa no Ceará em 2013”.

Dessa maneira, segundo Martins, o Oceano Atlântico passa a ter uma importância determinante no período de chuvas do Estado. “Ainda é cedo para nos manifestarmos, pois as condições termodinâmicas do Atlântico só começam a se definir em dezembro”, informa o presidente da Funceme.

Pré-estação

Os primeiros dias de dezembro chegaram com registros de chuva no Ceará, principalmente na Região do Cariri. São as chuvas da pré-estação chuvosa do Estado, compreendida pelos meses de dezembro e janeiro. Entretanto, os meteorologistas atentam para o fato de que essas chuvas não possuem qualquer associação com a quadra chuvosa.

“As chuvas de dezembro e janeiro são causadas por vórtices ciclônicos e cavados de altos níveis atmosféricos, que são sistemas meteorológicos diferentes do que traz chuvas entre fevereiro e maio, que é a Zona de Convergência Intertropical. Ou seja, se chover bem na pré-estação, não significa que teremos uma boa quadra chuvosa. Essas precipitações que estão sendo registradas no Cariri são típicas da pré-estação chuvosa”, assevera Cláudia Rickes, meteorologista da Funceme. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

SÍTIO ALEGRE - ALCÂNTARAS: JOVEM DE 21 ANOS É PRESO ACUSADO DE ABUSAR SEXUALMENTE CRIANÇA DE 12 ANOS


A polícia Militar da cidade de Alcântaras prendeu na manhã desta segunda-feira, um rapaz acusado de abusar sexualmente de uma menina de 12 anos de idade. O acusado foi identificado com João B.R. dos Santos, 21 anos. Vítima e acusado residem no sítio Alegre - Alcântaras. 

ACOMPANHE MAIS INFORMAÇÕES COM O COMANDANTE DO DESTACAMENTO DA CIDADE DE ALCÂNTARAS SARGENTO JOHNSON. A MÃE DA GAROTA TAMBÉM FALOU COM A REPORTAGEM DO SITE SINHÁ SABÓIA (SOBRAL) NO YOUTUBE

blog Bairro Sinhá Sabóia

ESTUDANTES JÁ PODEM SE INSCREVER PARA O SISU 2013


O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abriu as inscrições a partir da meia-noite desta segunda-feira, 7, e realiza o processo até a próxima sexta-feira (11) para os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O sistema oferece 129.279 vagas em 3.751 cursos oferecidos em 101 instituições públicas de ensino superior.

Podem concorrer às vagas todos os alunos que fizeram o Enem e tiveram nota maior que zero na redação. É preciso entrar no site do sistema, para fazer a inscrição. Cada estudante pode selecionar até duas opções de cursos, especificando a ordem de preferência, o nome das instituições e o turno.

Até às 8h desta segunda-feira, mais de 137 mil candidatos se inscreveram. Entre 0h e 1h, o sistema registrou mais de 80 mil candidatos inscritos. Antes da abertura do sistema, vinte mil pessoas já estavam logadas. Com a abertura das inscrições, esse número saltou para 50 mil.

Além disso, será possível também escolher a modalidade de concorrência. O Sisu se adequará à Lei de Cotas, de agosto de 2012. As inscrições são gratuitas e as instituições de ensino devem ofertar acesso à internet aos estudantes interessados.

Cronograma

De acordo com o cronograma do Sisu, publicado no Diário Oficial da União do último dia 26, as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no portal do Sisu. Para a seleção no primeiro semestre de 2013, vale a nota do Enem 2012, divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 28.

O resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 14 de janeiro e da segunda chamada, no dia 28 de janeiro, no site do Sisu e das instituições. As matrículas serão feitas nas instituições nos dias 18, 21 e 22 de janeiro para a primeira chamada e dias 1º, 4 e 5 de fevereiro para a segunda.

Agência Brasil (O POVO Online)

SISTEMA SISU CLIQUE AQUI

NOMEADO O NOVO SECRETÁRIO DE FINANÇAS DA PREFEITURA DE ALCÂNTARAS


Foi divulgado na última semana a portaria de exoneração e a nomeação do novo Secretário que vai cuidar das Finanças da Prefeitura de Alcântaras. 

Com a saída do Sr. Ataíde Lauriano Vieira, entra o Sr. Francisco Irineu Bezerra Gomes para exercer o cargo de Secretário do Desenvolvimento da Gestão Financeira de Alcântaras.

A nomeação do novo Secretário foi destaque hoje 07/01 no blog SOBRAL DE PRIMA, pois o novo Secretário foi um dos denunciados pelo Ministério Público na operação "Serra Limpa" que veio a tona no município de Meruoca em novembro de 2012.

domingo, 6 de janeiro de 2013

IDENTIFICADOS QUATRO CEARENSES ENTRE MORTOS E FERIDOS EM ACIDENTE NO PIAUÍ


Três cearenses já identificados estão mortos. Um eve ferimentos. Polícia acredita que a maioria das vítimas sejam sobralenses.

Pelo menos quatro pessoas envolvidas no acidente que matou 11 na BR-316, na madrugada deste sábado (5), no Piauí, são cearenses. Dos quatro, três morreram: Francisco Joel Pereira da Costa, 26 anos; Marcos Paulo Venâncio da Costa, 19 anos; e Francisco de Assis da Silva, 25 anos. As informações são de familiares das vítimas, os três são moradores de Coreaú e viajavam para Brasília. O quarto envolvido é um adolescente de 14 anos que, apesar dos ferimentos, passa bem.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), além dos 11 mortos, outras 11 pessoas ficaram feridas, sendo encaminhados ao Hospital de Urgências de Teresina (HUT). A PRF acredita que a maior parte dos mortos sejam da cidade de Sobral, no Norte do Ceará.

De acordo com a polícia, a van saiu da cidade de Sobral com destino a Brasília. Ao chegar no quilômetro 71 da BR-316, um trecho com curva, um dos reboques do caminhão bitrem tombou sobre a pista e invadiu a pista contraria, atingindo frontalmente a Van que transitava em sua faixa normal.

Ainda conforme a PRF, 10 passageiros da van, que realizava transporte irregular, morreram na hora. Um passageiro que estava em coma internado no Hospital de Urgências de Teresina (HUT) faleceu na manhã deste sábado. O motorista do caminhão foi detido acusado de homicídio culposo das 11 vítimas e por lesão corporal dos 11 feridos.

A PRF divulgou os nomes da vítimas e dos feridos e pede colaboração para localização de familiares:

Mortos
Evaldo Azevedo Sousa, 31 anos;
Francisco de Assis da Silva, 25 anos, Cearense;
Francisco Joel Pereira da Costa, 26 anos, Cearense;
Marcos Paulo Venâncio da Costa, 19 anos, Cearense;
Luciano Pereira da Silva, 31 anos;
Raimundo Luís da Sampaio, 53 anos;
Raimundo Nonato da Silva, 29 anos;
Antônio Aristides Aguiar Silva, 36 anos;
Aldenir Marques Parente, 30 anos; e
Manoel Neris de Aguiar,
*A 11ª vítima ainda não foi identificada.

Feridos
José Edmilson Sabino, 37 anos;
Antônio Pereira da Silva, idoso;
Fernanda Lima Sabino;
Claudiane Abadia Marques de Oliveira;
Antônia Valda da Silva, 31 anos.
Uma criança de nove anos,  e cinco adolescente entre 12 e 15 anos também estão entre os feridos.

Fonte: G1/CE

COLISÃO ENTRE CARRETA E VAM DEIXA 10 MORTOS E 12 FERIDOS NO PIAUÍ. A VAN SAIU DE SOBRAL


Um acidente na BR- 316 entre o município de Monsenhor Gil e a localidade Estaca Zero, a 56 quilômetros ao Sul de Teresina, deixou dez mortos e doze feridos. Segundo informações do inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Toni Carlos, uma carreta e uma van colidiram por volta de 3h deste sábado (5).

“A Van saiu da cidade de Sobral,no Ceará com destino a Brasília e trazia familiares que participaram das festas de fim de ano”. Ao chegar neste trecho de curva, um dos reboques do caminhão bitrem tombou sobre a pista e invadiu a pista contraria, atingindo frontalmente com a Van que transitava em sua faixa normal”, disse o inspetor.

A Polícia Rodoviária Federal tem três suspeitas para o acidente: ou motorista dormiu ao volante, ou ele estivesse conduzindo o veículo em alta velocidade ou acredita que possa ter ocorrido uma falha mecânica na carreta.

Os feridos foram encaminhados para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). De acordo com Gilberto Albuquerque, diretor do HUT, quatro pessoas passaram por cirurgias e os demais feridos estavam em observação até as 10h30 (Horário Local).

O Instituto Médico Legal (IML) de Teresina fez o resgate dos corpos e aguarda o reconhecimento para liberá-los para sepultamento.

lista das pessoas: Gabriel Aguiar Silva, Wuillkin Aguiar Sampaio, Paulo Roberto Max, Antônio da Silva, Claudiana Marques Oliveira, Leonardo Marques Sabino, José de Milton Sabino, Ivan Douglas Marques, Carlos Viana Lucas Marques.

Fonte: G1.CE (Via Sobral Agora)

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores