sábado, 12 de setembro de 2009

COMUNIDADE DE SANTA BÁRBARA FESTEJA N. SENHORA DAS GRAÇAS


A comunidade do povoado Santa Bárbara, distante 8 km ao norte da cidade de Alcântaras, está festejando sua Padroeira Nossa Senhora das Graças.
A Capela do Povoado de Santa Bárbara, apesar de ter sua Igreja um das mais novas do município, possui um tradicional festejo sendo um dos melhores de Alcântaras e região serrana. Diferente também é o modelo arquitetônico da Igreja.

Além de visitantes de Alcântaras, é esperado também visitantes da região de Meruoca; São Vicente e Anil entre outros. De Meruoca tem seu acesso pela a estrada do sítio Alegre, e de Alcântaras pela a estrada do Sítio Norte.

Sábado 12/09 e domingo 13/09 são os principais dias do Festejo, que além do movimento puramente religioso, também há alguns eventos de caráter cultural para os visitantes.

Foto: Arquivo VN

TCM INSPECIONANDO PREFEITURAS E CÂMARAS MUNICIPAIS

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), dando continuidade às inspeções nos municípios cearenses, estará, a partir da próxima segunda-feira, fiscalizando a Prefeitura e Câmara dos municípios listados abaixo.
1) Alto Santo, 2) Barbalha ,3) Barroquinha.

4) Baturité, 5) Bela Cruz ,6) Camocim.

7) Carnaubal, 8)Catunda ,9) Chorozinho.

10) Crateús ,11) Farias Brito, 12) Guaiúba.

13) Ibiapina, 14) Itarema ,15) Limoeiro do Norte.

16) Milhã, 17) Nova Olinda, 18) Pacatuba.

19) Senador Pompeu, 20) Ubajara ,21) Várzea Alegre.

Mais informações no acesse http://www.tcm.ce.gov.br/
Imagem: Web

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

SEMINÁRIO COM MUNICÍPIOS QUE COMPÕE O “TERRITÓRIO DE SOBRAL”


Estratégia de Desenvolvimento Territorial do Ceará

O Instituto Agropólos do Ceará promoveu Seminário de Elaboração de Diagnostico Participativo para Comitês Temáticos

O Seminário que aconteceu durante os dias 10 e 11 no Centro de Encontros Murmúrio da Natureza, zona rural do município de Meruoca, teve como objetivo instrumentalizar os Comitês Temáticos para atualização do Diagnóstico Estratégico do Território , visando à qualificação de plano Territorial de Desenvolvimento Rural e Sustentável – PTDRS, e também elaborar Plano de Ação para a realização de oficinas micro territoriais para a atualização do diagnóstico do território.

Participaram do vento os membros dos Comitês Temáticos de Direito e de Desenvolvimento Social, Educação e Cultura, Infra-estrutura, Saúde, Saneamento e acesso à Água, Ação fundiária, Gestão Territorial e Organização Sustentável. Sendo representadas por membros do Poder Público, ONG´S, Sindicatos e Sociedade Civil de vários municípios que compõe o Território da cidadania de Sobral, ainda dividido em seis micros territórios:

Micro I: Reriutaba, Varjota e Cariré.

Micro II: Frecheirinha, Coreaú e Moraújo.

Micro III: Mucambo, Graça e Pacujá.

Micro IV: Sobral, Forquilha e Groaíras.

Micro V: Senador Sá, Santana do Acaraú e Massapê.

Micro VI: Alcântaras e Meruoca.

Ao todo são 17 municípios que forma o Território da Cidadania de Sobral, que tem o objetivo de criar uma rede Institucional para trabalhar dentro do território formados pelos municípios, a fim de promover o desenvolvimento rural e sustentação em várias áreas sociais para as suas populações municipais. Além do território de Sobral, existem ainda mais 12 Territórios de Desenvolvimento Rural e Sustentável no Estado do Ceará.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

CONFIRA A AGENDA DO PRESIDENTE LULA NO CEARÁ NESTA QUINTA-FEIRA


O presidente Luis Inácio Lula da Silva desembarca no Ceará por volta das 10:30 de hoje (10) na Base Aérea, e segue uma extensa agenda que inclui as cidades de Sobral e Fortaleza. Veja abaixo a agenda oficial confirmada pela Presidência da República.

08:00 - Partida para Fortaleza (CE)

Base Aérea de Brasília (DF)

10:20 - Chegada a Fortaleza

Base Aérea de Fortaleza

10:40 - Entrevista à Rádio Verdes Mares

12:00 - Partida para Sobral (CE) com sobrevoo das obras da Barragem Taquara

13:30 - Inauguração simultânea dos campi Sobral e Limoeiro do Norte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e anúncio de construção de 20 novas escolas profissionais no CearáAvenida Dr. Guarany 317, Derby Clube, Sobral

15:30 - Partida para Fortaleza Aeroporto Coronel Virgílio Távora

16:00 - Chegada a Fortaleza

Base Aérea de Fortaleza

16:45 - Visita ao Residencial Patativa do Assaré Avenida Oscar Araripe com Rua Paulino Rocha, Bairro Granja Lisboa

17:20 - Cerimônia de assinatura de ordens de serviço relativas às obras de habitação e urbanização integrada do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Bacia do Rio Maranguapinho

Avenida Oscar Araripe, s/n, Bairro Granja Lisboa

19:30 - Cerimônia de inauguração do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca)
Avenida Presidente Castelo Branco, 6.417, Barra do Ceará 21:40 - Partida para Recife (PE) Base Aérea de Fortaleza

Luciano Augusto (Portal Ceará Agora)

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

PRESIDENTE LULA EM SOBRAL


Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte de Fortaleza (Cuca) sai do papel . A primeira unidade, o Cuca Che Guevara, no antigo Clube de Regatas da Barra do Ceará, será inaugurado amanhã, com a presença do presidente Lula, que antes irá a Sobral e a Limoeiro.

Um dia antes da visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Sobral já sente algumas mudanças, principalmente no entorno do prédio que abrigará o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologica do Ceará (IFCE). Desde a tarde de ontem, o trecho da Avenida Doutor Guarani, que passa em frente ao Instituto, foi fechado para o tráfego de veículos cedendo espaço para a montagem do palanque que receberá o presidente e demais autoridades. Devem fazer parte da comitiva de Lula os ministros da Educação, Fernando Haddad, da Previdência Social, José Pimentel, da Casa Civil, Dilma Rousseff, e das Cidades, Márcio Fortes.

Antes, o presidente deverá visitar as obras do Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), previsto para as 12h30, e, em seguida, participa da inauguração simultânea dos Campus dos IFCE de Sobral (foto) e Limoeiro do Norte. Na visita, o presidente deverá, ainda, a criação da rede de educação profissional no Interior cearense, que será composta por 50 escolas, 20 das quais terão as construções iniciadas na sexta-feira, orçadas em R$ 140 milhões.

MOZARLY ALMEIDA (Diário do Nordeste)

FRASES E PENSAMENTOS DE CHE GUEVARA


“Os grandes só parecem grandes porque estamos ajoelhados”

"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira."

“Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.”

“O revolucionário deve sempre ser integral. Ele deverá trabalhar todas as horas, todos os minutos de sua vida, com um interesse sempre renovado e sempre crescente. Esta é uma qualidade fundamental.”

Ernesto Guevara de la Serna, mais conhecido por Che Guevara ou El Che ( Rosário 14 de junho de 1928- La Higuera, 9 de Outubro de 1967). Foi um dos mais famosos revolucionários comunistas da história.

Fonte: Wikipédia

terça-feira, 8 de setembro de 2009

VÂNDALOS DESTRÓI PLANTAS NA AVENIDA ANTÔNIO ROCHA FREIRE


Avenida Antônio Rocha Freire

Dezenas de árvores e outras plantas frutíferas foram completamente destruídas.

Uma cena lamentável aconteceu neste feriadão, inúmeras plantas entre elas algumas frutíferas como mangueiras e azeitonas, e outras árvores nativas de nossa região foram completamente destruídas.

A cena lamentável aconteceu na avenida Antonio Rocha freire. As plantas que estavam sendo cultivadas algumas a mais de 02 anos, faziam parte de uma série de ações promovidas pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente ( COMDEMA). Grades de proteção foram destruídas e as plantas cortadas pelo o tronco ao longo de 1,2 Km de avenida

O Caso foi encaminhado à delegacia de Polícia da cidade, mas até o presente momento, nada de informações sobre os Vândalos.

07 DE SETEMBRO EM ALCÂNTARAS CHEGA AO NÍVEL ZERO DE TRADIÇÃO

Rua Antunino Cunha

Nada de brincadeiras ou gincanas, desfiles, asteamento das bandeiras, queima de fogos ou qualquer algum momento cívico.

O tradicional 07 de Setembro, uma das datas mais tradicionais e comemoraras no Brasil e também em Alcântaras teve ontem um momento de total esquecimento.

Se não fosse a iniciativa da Banda Municipal em fazer a Alvorada às 4:30 da manhã, o dia teria passado batido.

O ultimo desfile público municipal aconteceu em 1988, porem a data sempre foi comemorada com uma série de atividades programadas durante todo o dia. Ontem Nenhumas das secretarias se pronunciaram, seja Ação Social, Educação, Secretaria de Cultura ou chefe de Gabinete da Prefeitura. O 07 de Setembro de 2009, simplesmente teve uma tradição zerada.

Nas fotos, do fim de década de 1970 ou início de 1980, um dos grandes desfiles ocorridos na cidade, quem viu um desses certamente nunca esquecerá dos momentos mágicos de nossa história.

Fotos: Arquivo da Biblioteca Municipal Francisco Cunha

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

TRANSPORTE ALTERNATIVO “VEÍCULOS INTERLIGAM SEDES AOS DISTRITOS E LOCALIDADES”


Eles estão por toda parte, são úteis mas também perigosos. Trata-se de um tipo de transporte que cresce a cada dia, a maioria paus-de-arara, que servem para passageiros e feirantes levarem uma variedade de frutas e verduras para a feira livre, mesmo diante da falta de segurança, conforto e higiene. As partidas acontecem muito cedo, entre duas e três horas da madrugada.

As caminhonetes que fazem o transporte alternativo nesta região, além de ligarem a sede do município onde atua à zona rural, também interligam uma cidade a outra. É caso do município de Ipú, onde diariamente 40 caminhonetes fazem o transportes de passageiros para Guaraciaba do Norte e vice-versa.

O motorista Francisco Antonio, 40 anos, com seis anos dedicado ao transportes de passageiros entre Ipú e Guaraciaba do Norte, reconhece o perigo que é fazer este tipo de transporte. Porém vê que é necessário para a população, principalmente para os que moram na zona rural. "Se um passageiro pede para a gente ir até a porta de sua casa, a gente não coloca dificuldade, facilidade que ele não teria se pegasse um ônibus", disse Francisco, que cobra R$ 4,00 pela passagem. Em Sobral, apesar da fiscalização por parte dos agentes de trânsito para coibir a superlotação, eles só respeitam o perímetro urbano. Ao deixar a cidade, é fácil flagrar esses veículos subindo a Serra da Meruoca, com passageiros pendurado na traseira dos veículos. Para alguns a prática é enraizada na cultura do povo e faz parte da rotina de todos os distritos da região. Um passageiro que pediu para não ser identificado, residente na Serra da Meruoca, considera os paus-de-arara como um transporte seguro. ´´Pra mim, tá muito bom. Nunca aconteceu nenhum acidente´´. Em Sobral, a maior concentração de transportes alternativos acontece nas proximidades do Cemitério São José e na Rua Viriato de Medeiros.

Foto e reportagem: Wilson Gomes

MINISTÉRIO DO TURISMO REALIZA PALESTRA EM MERUOCA


O município de Meruoca esteve recebendo a visita técnica de uma representante da Secretaria do Turismo do Estado SETUR, e da representante do Ministério do Turismo-MTUR, Liduína Marques, que em sua visita realizou uma palestra explicativa sobre o Cadastur e sua importância para o município, que recebe incentivos do Ministério do Turismo para o desenvolvimento turístico local.

Estiveram presentes vários representantes dos prestadores de serviços dos meios de Hospedagem e Restaurantes, que serão cadastrados juntos ao Ministério do Turismo- Cadastur.

Ainda no plano de turismo, os técnicos do SEBRAE, Expedito Matos e Tomaz Machado, realizaram o “Plano Estratégico para o Desenvolvimento de Meruoca, que servirá para o município reunir forças atuantes, servindo para identificar as fragilidade e encontrar soluções para a Serra de Meruoca se tornar um destino turístico, reconhecido regionalmente e nacionalmente, desenvolvendo suas potencialidades, gerando emprego e renda, melhorando o modelo econômico de Meruoca.

Fonte: Reportagem do Blog de Política de Marcelo Marques

FÓRUM DISCUTE ASSUNTOS SOBRE APA DA SERRA DA MERUOCA


Reunidos na manhã da ultima sexta-feira 04/08 no auditório do Complexo Turístico de Meruoca, estiveram o prefeito de Meruoca Antônio Fonteles, o vereador e presidente da Câmara municipal de Alcântaras Antônio Marcos, secretários municipais de Agricultura, membros do Comdema dos dois principais municípios que compõem a Serra da Meruoca. Fernando Cela do Ibama, membros da polícia Ambiental , agricultores e estudantes da cidade de Meruoca.

O motivo do primeiro de uma série de encontros, foi discutir assuntos relacionados à implantação da Área de Proteção Ambiental da Serra Meruoca APA, Lei N° 11.891, de 24 de Dezembro de 2008.

Entre uma série de informações a respeito do gerenciamento da nova APA, também foi discutida a problemática dos agricultores locais, a deficiência em se adequarem às novas práticas de manejo de solo e preservação do bioma, a nova realidade em que se encontra a agricultura de subsistência em relação à fiscalização e trabalho do Ibama, a questão das pedreiras atuantes na serra e as experiências e boas práticas agrícolas adequadas a Serra da Meruoca. Para isso, Fernando cela, chefe regional do Ibama em Sobral o respondeu uma série e perguntas aos presentes no evento.

Visando um melhor gerenciamento e controle da APA, o vereador e Presidente da Câmara Municipal de Alcântaras Antônio Marcos sugeriu que a sede APA ficasse localizada, no entroncamento dos Municípios de Meruoca e Alcântaras, pois assim os dois principais municípios da APA seriam trabalhados nas mesmas condições e possibilidades. Meruoca está em um estágio mais avançado de preservação ambiental e no caso Alcântaras enfrenta deficiências maiores, por isso o controle no centro da APA, na região de Bom Fim em Alcântaras próximo do distrito de Santo Antônio dos Fernandes em Meruoca.

Ainda presente no I fórum de discussão sobre a APA da Serra da Meruoca estavam técnicos do Instituto Carnaúba, estes há algum tempo realizam na região cursos de multiplicadores ambientais e trabalhos demonstrativos em Agroecologia e reflorestamento.

É bom lembrar que a APA, também engloba parte dos municípios de Massapê Sobral.No final ficou decidido que outros encontros ainda deverão ocorrer.
Foto: Blog Alcântaras

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores