O município de Alcântaras está localizado em área de forte ocorrência sísmica, onde tremores de terra são comuns e a defesa civil deve está sempre alerta.
Foi pensando nessas e em outras questões que a Coordenadoria de Defesa Civil de Alcântaras (CONDEC) realizou na manhã de sexta-feira 22 a 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil.
.Apesar da pequena área territorial do município, a região que é a parte oeste da Serra da Meruoca, tem em seu histórico problemas decorrentes de acontecimentos naturais que prejudicam a vida social e humana.
Além das enchentes como as que aconteceram em 1984, e os diversos períodos escassos de água “as secas” como a do quinquênio 1979- 1983, os tremores de terra também entraram na lista dos eventuais problemas ocasionados por fenômenos da natureza.
Nesse sentido, a 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil de Alcântaras, que teve tema principal a Prevenção e Assistência Humanitária, a fim de organizar uma Defesa Civil Brasileira como um “todo”, assim discutiu as principais situações problemas a que estão mais sujeitas a acorrer não só em Alcântaras, mas tanto no Ceará como no restante do país.
Assim as melhores propostas para a Defesa Civil enumeradas em Alcântaras, serão encaminhadas a Conferência Estadual a ser realizada em Fortaleza no próximo mês de Abril, sendo que juntamente com outras propostas poderão ser encaminhadas a Brasília em Conferência realizada a nível nacional.
Na foto acima José Arnaldo Barbosa Silva, técnico da Defesa Civil responsável pela região de Sobral, Francisco Eneudo, Coordenador da CONDEC de Alcântaras, e Francisco das Chagas Brandão do Departamento de Sismologia da Defesa Civil do Estado do Ceará
O Evento contou com autoridades políticas e da segurança pública, além de técnicos da Defesa Civil do Estado.