sábado, 14 de agosto de 2010

EM ALCÂNTARAS, REPRESENTANTES DE ENTIDADES ECOLÓGICAS FAZEM VISITA A REGIÃO DO PINGA

Membros da ECOS, CIS, Secretaria de Agricultura, e Secretaria de Cultura
Visita na bica da nascente do Pinga
Mata nativa na região do Pinga
Colheita de sementes
Uma parceria entre a Fundação de Integração Social (CIS) de Coreaú, a Entidade Cooperativista Sustentável (ECOS) de Alcântaras e as Secretarias de Agricultura e Cultura de Alcântaras, realizam uma caminhada ecológica na Área de Proteção Permanente (APP) do Pinga localizado nos sítios Santana e Lajinha.

O ato ecológico tem como objetivo a análise de flora local, coleta de espécies nativas nas matas existentes em torno da região que é considerado uma das poucas áreas verdes existentes no município de Alcântaras. As sementes coletadas no local irão fazer parte do berçário da fundação CIS e brevemente as futuras mudas poderão ser utilizada no reflorestamento de  áreas de micro bacias dos quatros municípios que fazem parte do projeto de construção do micro corredor ecológico da bacia do Coreaú

Os técnicos que visitaram a área em volta da bica do pinga, detectaram várias irregularidades no manejo e na forma de uso do local. Um dos problemas encontrados, é  a forma de como está sendo feito a limpeza do local, “a queimada das folhagens e o lixo jogado em volta da bica são considerados um crime ambiental que vai comprometer o ecossistema local, e tem que ser feita uma intervenção urgente.” Comenta um dos técnicos.

De um modo geral, a caminhada foi considerada positiva, e os participantes vêem a necessidade de em outra oportunidade voltar ao local. Quem quiser participar pode entrar em contato com a ECOS ou com a Secretaria de Agricultura de Alcântaras

Escrito por Edilson Angelo, com informações da Secretaria de Agricultura

MAIS UMA POLÊMICA EM SOBRAL ENVOLVENDO O PADRE EDMILSON EUGÊNIO

Esta é a irmã Maria do Socorro, que concedeu uma entrevista polêmica ao Reporter Cleves Oliveira, na última quinta feira(12) no Programa Plantão Alerta, Rádio Tupinambá-AM. 

 Ela está sendo afastado da Direção do Abrigo dos Idosos da Diocese de Sobral. A Irmã Socorro faz sérias acusações contra o Padre Edmilson Eugênio, vigário da paróquia da cidade de Alcantaras-Ce e Diretor da Santa Casa de Sobral. Maria do Socorro, (Irmã Socorro), 69 anos de Idade, 40 Anos dedicados a Atividades Religiosas, há 14 anos a Frente do abrigo dos velhinhos em Sobral.

COISAS DO SATANÁS - Irmã Socorro diz que Padre Edmilson chegou a propor uma "rachadinha" que seria feito em uma conta secreta a ser aberta pelo Padre, com o dinheiro dos Velhindos do Abrigo. Confira a entrevista completa no site http://clevis.grandesobral.com/ 
.
Do Blog Política & Algo Mais (Bené Fernandes)

"Muito séria a acusação da religiosa, e verdade ou não, isso mancha a imagem do Padre. Em Alcântaras padres são tratados com muita seriedade (intocáveis)."

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

VEJA O QUE ACONTECEU EM ALCÂNTARAS NA VISITA DO GOVERNADOR CID GOMES!

O governador e candidato a reeleição Cid Ferreira Gomes visitou a cidade de Alcântaras na manhã desta sexta-feira 13/08.

A comitiva do Governador e vice Domingos Filho e demais candidatos da coligação, Pimentel e Eunício Oliveira ao Senado Federal, além de deputados estaduais e federais foram recebidos por políticos da cidade prefeito e vice, além de vereadores, secretários municipais e população local

O grupo seguiu com caminhada por várias ruas da cidade e logo após se concentraram na Praça Senador Virgílio Távora para ouvirem as propostas de campanha dos candidatos. Cid aproveitou para firmar os compromissos de governo e falou da ligação dele e de seu irmão o deputado Federal Ciro Gomes com o município de Alcântaras.

Sobre as obras que o governo estadual está desempenhando na cidade, além da nova praça da matriz já em construção, Cid reforçou o compromisso de melhorais de infra-estrutura na cidade como a iluminação das avenidas e da estrada que liga Alcântaras ao município de Coreaú, já licitada, e que deverá receber asfalto e outras melhorais. Cid também garantiu outras obras como o Estádio Municipal e capeamento asfáltico da entrada de Carmolândia, sub-distrito localizado nas imediações da CE-241 Alcântaras-Sobral.

Só podia ser sexta-feira 13 !

Para muitos uma surpresa; em meio a multidão e apoiado por amigos, entre eles o Deputado Federal Paulo Henrique Lustosa, o principal líder da oposição, Eliésio Fonteles, apareceu ao meio do grupo em favor de Cid.

Essa foi a primeira manifestação de apoio ao atual governador feita por algum integrante de oposição depois que Raimundo Manduca resolveu votar em Cid. Os demais integrantes da oposição e vereadores do PSB, PMDB e PT que acompanharam a caravana 22 (clique e veja aqui) no início do ano, preferiram ficarem afastados. O grupo de Eliésio, que é do PSB, teria se desmotivado com o governador depois das eleições municipais de 2008, onde o governador não interferiu na disputa local.
.
"Nessa sexta-feira 13/08, quase no final dos discursos,  Raimundo Manduca e Eliésio Fonteles chegaram a ficarem  lado a lado com Governador Cid Gomes"

ANTÔNIO MARCOS ASSUME A PREFEITURA DE ALCÂNTARAS



A posse aconteceu logo após a caravana do Governador Cid Gomes deixar a cidade.

Em Sessão extraordinária da Câmara Municipal de Alcântaras, acontecida hoje (13/08) as 13:30 hs, atendendo a determinação judicial do Juiz Eleitoral da 24ª Zona Eleitoral, Dr. Zanilton Batista de Medeiros, o Presidente da Câmara assumiu o cargo de Prefeito Municipal, substituindo o Prefeito Raimundo Manduca.

A decisão ocorre por causa da manutenção da Cassação pelo TRE-CE em sede MS n°153541, vinculado ao RE n°15166. Desta forma, assume a Presidência da Casa Legislativa a Sra Antonia Maria.

É pela segunda vez que Antônio Marcos assume a Prefeitura de Alcântaras, sendo que na primeira o mesmo passou apenas 03 dias no cargo, quando Raimundo Manduca conseguiu voltar ao cargo através de liminar judicial e o mesmo reitera que só está ali novamente pela decisão do TRE e que este cargo é de direito de Raimundo Manduca pela legitimidade de sua eleição pelo povo alcantarense.

Resta agora aguardar o desenrolar dos fatos para saber qual o destino do Legislativo e Executivo em nosso município.

 Fonte; Blog Alcântaras

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

EM ALCÂNTARAS UM CAMINHÃO DESCE DESGOVERNADO NA LADEIRA DA ENTRADA DA CIDADE


Em apenas um ano, este foi o segundo acidente semelhante no mesmo local, que é um percurso de 700 metros da última curva da entrada da  cidade até a barreira no final da rua Pedro Carmo.

Um caminhão de transportadora de placa vermelha NQZ 2124 Fortaleza, desceu a estrada CE-241 entrada da cidade de Alcântaras, sem freios desviou de outros veículos na rua Pedro Carmo no centro de cidade. O transporte não conseguiu desviar de um Fiat HVV 5927 que mesmo batendo meio de raspão ficou praticamente destruído.

Após desviar do último carro, um modelo F-1000, o caminhão parou no final da rua com a ajuda de materiais de construção civil, montantes de areia e barro estocados no final da rua.

Na hora do acidente, aproximadamente às 19:00 horas desta quinta-feira 12/08, um barulho muito forte chamou a atenção de residentes próximos ao local, e em pouco minutos os curiosos tomaram conta do local. Parecia uma grande tragédia, mas por sorte ninguém saiu ferido.

“Para quem viu a cena do carro desgovernado em alta velocidade fica difícil acreditar e imagine para quem não viu” comenta um popular ao descrever que o motorista conseguiu desviar de dois carros a  sua frente. 

Um acidente semelhante aconteceu no ano passado no dia 31 de Julho de 2009. Clique e veja aqui.


 Edilson Angelo: (texto e fotos)


 

SOBRE O JOGO DAS SELEÇÕES DO BRASIL E ESTADOS UNIDOS

Charge do Jornal O Povo 12 de Agosto de 2010

CID GOMES E COMITIVA FARÃO CAMINHADA EM ALCÂNTARAS NESTA SEXTA-FEIRA


O Governador do Estado do Ceará e candidato a reeleição, Cid Ferreira Gomes e sua comitiva farão visita nesta sexta-feira (13/08), à cidade de Alcântaras, a partir das 10:00 horas.

Na oportunidade, Cid fará uma caminhada pelas ruas da cidade culminando com uma concentração onde exporá seu Plano de Governo e compromisso de apoio do Governo Municipal.

Cid tem o apoio do grupo da atual administração municipal. A oposição ao prefeito já tinha dado o pontapé inicial em apoiar o candidato contrário ao Cid e ao grupo do prefeito (leia mais aqui). Depois da desistência de Roberto Pessoa, não houve nenhum manifestação.

Além de mostrarem muita insatisfação com Cid Gomes desde as eleições municipais de 2008, os rumores por parte de alguns da oposição são de que "não dá certo votar no mesmo candidato do prefeito"

Escrito por Edilson Agelo com algumas informações do blog Alcântaras

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

HOSPITAL REGIONAL ZONA NORTE ESTÁ COM AS OBRAS DENTRO DO CRONOGRAMA

Com um investimento de R$ 133,5 milhões, assim como o Sul do Estado, a Zona Norte também deverá em breve ganhar um novo equipamento hospitalar, o Hospital Regional Norte (HRN). A construção está em ritmo dentro do cronograma, segundo o secretário Marcelo Sobreira. 

A nova unidade que está sendo construída em Sobral terá capacidade para realizar cerca de 60 cirurgias diárias, bem como 1.300 hospitalizações por mês. A capacidade é para 382 leitos. Destes, 199 serão destinados à enfermaria, 113 de apoio, em que o paciente só poderá ficar no máximo 24 horas; e ainda 70 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo, sendo 40 de cuidados máximos e 30 de cuidados intermediários. Serão 27 salas de cirurgias, oito para cirurgias gerais, cinco de cirurgias obstétricas, quatro de cirurgias ambulatoriais e dez para partos.

O HRN atenderá à população de Sobral e de mais 55 municípios nas especialidades cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia bucomaxilofacial, clínica geral, cirurgia torácica, cardiologia, neurologia, traumato-ortopedia, proctologia, gastroenterologia, urologia, endoscopia, angiologia e cirurgia vascular. Terá também o Centro de Atenção à Saúde da Mulher, com 32 leitos. A Pediatria terá 10 leitos de UTI, e ainda haverá 20 leitos de UTI para adultos e 30 unidades semi-intensivas. Também serão instalados serviços de apoio como enfermagem, fisioterapia, psicologia, nutrição, serviço social, ouvidoria e farmácia.

Com o novo hospital, a promessa é a de que a Zona Norte passará a ter leitos de UTI neonatal, com um total de dez leitos de UTI para recém-nascidos, assegurando uma assistência na própria região, sem necessidade de deslocamento para a Capital, e assim reduzir a mortalidade infantil e os gastos que o Poder Público tem com o transporte dos pacientes.

Blog Wilson Gomes

CORREIOS: Concurso é remarcado para 28 de Novembro


Os Correios informaram nesta quarta-feira (11) que a prova do concurso público foi remarcada para o dia 28 de Novembro. 
 
Inicialmente, o concurso seria realizado em 19 de setembro, mas foi adiado devido ao curto prazo para a aplicação da prova e a problemas de logística para entrega de materiais.

Os salários para as vagas nas áreas operacional e administrativas vão de R$ 706,48 a R$ 3.108,37.

As provas serão realizadas simultaneamente em mais de 500 cidades para cerca de 1 milhão de inscritos.

O concurso nacional dos Correios vai preencher 6.565 vagas:
  • 5.344 carteiros
  • 521 atendentes
  • 200 operadores de triagem e transbordo
  • 500 analistas de nível superior.      
Segundo o cronograma, os gabaritos serão divulgados no dia 29 de novembro, o recebimento dos recursos será do dia 30 de novembro até 2 de dezembro e a publicação no Diário Oficial da União ocorrerá até o dia 31 de dezembro.

Vagas: 180 (no Ceará)
Cargos: Vários
Níveis: Médio, Técnico em segurança do trabalho e Superior
Remuneração: de R$ 706,48 até R$ 3.108,37
Edital: baixe aqui

 Fonte:  Agência Estado e Portal Verdes Mares

SAÚDE ABRE VAGAS DE EMPREGOS NO CEARÁ

Inicialmente os Consórcios Públicos de Saúde, oferecem 258 vagas em várias Microregiões do Estado do Ceará

Os Consórcios Públicos de Saúde das Microrregiões de Camocim, Tauá, Crato, Baturité e Russas, no Ceará, estão com inscrições abertas para o processo seletivo simplificado para preenchimento de 258 vagas em cargos de nível médio e superior nas Policlínicas de Camocim, Campos Sales, Baturité, Russas e Tauá. 

Serão selecionados profissionais de saúde como médico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, técnicos em enfermagem, radiologia, em imobilizações ortopédicas, farmácia e laboratório. Os salários vão de R$ 580,00 a R$ 3.500,00. Coordenado pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), as inscrições podem ser feitas AQUI até o dia 20 de agosto. Baixe o edital da Microrregião de Camocim AQUI.

Fonte: Timonha Notícias

ESTADO DO CEARÁ TEM O MAIOR NÚMERO DE CANDIDATURAS BARRADAS PELO "FICHA LIMPA"


Charge do Jornal O Povo 11 de Agosto de 2010

ACQUÁRIO POR 100 ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL, ESSA É A PROPOSTA DE MARCOS CALS

Não sou contra o Acquário, mas minha prioridade é garantir educação de qualidde para jovens do ensino médio, disse Marcos Cals

O candidato a governador pelo PSDB/DEM, deputado estadual Marcos Cals, lançou, no fim da tarde desta quarta-feira, no Comitê Fortaleza, as linhas gerais para seu plano de educação. Durante entrevista coletiva, ele anunciou que utilizará os recursos destinados à construção do Acquário – R$ 250 milhões, para implantar, em todo o Ceará, 100 escolas de tempo integral. Marcos Cals adiantou que uma das suas primeiras medidas como governador será implantar o piso salarial nacional dos professores, o que hoje é questionado no STF pelo governador Cid Gomes (PSB). “Não sou contra o Acquário, mas minha prioridade é garantir educação de qualidde para jovens do ensino médio. Construi acquário, só se for com iniciativa privada”, afirmou.

Também anunciou a criação do prêmio desempenho em favor de 40 mil alunos da escola pública do ensino médio. Isso para aqueles que tiverem melhorado o seu desempenho em Português e Matemática com base nos dados do Space e do Prova Brasil. Marcos quer anualmente investir R$ 10 milhões só nesse prêmio, atendendo a 40 mil alunos do ensino médio estadual e cada um percebendo bolsa de R$ 250,00. Essa bolsa sera a premiação.

Ele anunciou ainda que implantará  o modelo Escola Aberta nos fins de semana com atividades de lazer e cultura para comunidades do entorno. Na proposta também convênio com as universidades para criar o prograa Bolsa Universidade, com melhores alunos dessas Instituições servindo de monitores para dar reforço escolar na rede pública. Por último, o candidato informou que implantarã capacitação de alunos para a Copa 2014, oferecendo línguas. Servirão assim de monitores durante o certame.

Fonte: Blog do Eliomar de Lima

terça-feira, 10 de agosto de 2010

CONSELHO TUTELAR: CMDCA de Alcântaras divulga a relação dos candidatos aprovados para a eleição direta

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alcântaras-CE (CMDCA) divulga a relação dos candidatos aprovados na Prova Objetiva e Redação.

Aprovados: Prova objetiva. Redação.

Mª Aparecida Moreira de Sousa Magalhães. 9,5 e 7,0
Marcos Klésio Alcântara Silva. 8,5 e 6,0
José Jardel Lopes.8,5 e 7,0
Ozielma Alcântara Pedrosa.8,5 e 8,0
Claudemir Paiva Carvalho.7,5 e 8,0
Leandro Jorge da Silva. 7,5 e 8,0
Sueli de Sousa Araújo 7,0 e 7,0
Elisandra Angelo Alcântara. 7,0 e 6,0
Fernando Batista Barbosa. 7,0 e 7,0
Mª Solange Freire Aguiar. 7,0 e 7,0
Ana Gláucia Freire Aragão Barros. 7,0 e 6,0
Ataliba Domingos da Silveira Neto. 6,5 e 8,5

Sobre as provas, os candidaos reprovados terão os dias 11 e 12 de Agosto para entrarem com interposição de recursos junto ao CMDCA e Comissão Organizadora do Processo de Eleição do Conselho Tulelar de Alcântaras.

Candidatos reprovados

Francisca Carvalho Moreira
Leziane Marques Severiano
Rosa Oliveira da Silva
Natália Ximenes Carvalho
Liduína Mª Albuquerque Mendes
Francineuda Freire do Carmo Portela

As notas de todos os candidatos estão disponíveis na sede da Secretaria de Ação Social de Alcântaras.  Centro Comunitário Luisa Távora s/n, Praça Gregório Cunha S/N, Bairro Bela Vista.
 

SEGURO-SAFRA COMEÇA A SER PAGO A PARTIR DO DIA 18 DE AGOSTO

A partir do dia 18 de Agosto, o Governo Federal  começará o pagamento dos benefícios relativos à safra 2009-2010 aos agricultores que aderiram ao Garantia-Safra. No Ceará agricultores de 92 municípios receberão o beneficio.

Os pagamentos serão realizados nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.

Veja a relação dos municípios da região e o número de agricultores que receberão o benefício:

Alcântaras 216, Bela Cruz 119, Coreaú 578, Cruz 94, Frecheirinha 683, Graça 528, Groaíras 766, Guaraciaba do Norte 1.968, Hidrolândia 2.580, Irauçuba 1.971, Itapajé 2.162, Marco 516, Massapê 895, Miraíma 1.456, Morrinhos 1.660, Mucambo 575, Santa Quitéria 4.628, Sanador Sá 629, Tauá 5.188, Tianguá 2.031, Ubajara 126, Uruburetama 54 e Viçosa do Ceará 3.387 agricultores.

Lembrando que tanto o agricultor como o município, devem está em dias com o pagamento das taxas de adesão ao programa, que também tem a participação dos Estados e da União.

Como participar:

 É necessário aderir ao Garantia-Safra anualmente. Esta adesão deve ser feita pelos estados, municípios e agricultores. Recebem pagamentos os agricultores que aderiram nos municípios em que é detectada perda de pelo menos 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca e milho. Os benefícios são pagos diretamente aos agricultores, em parcelas mensais. Sobre esse assunto leia mais clicando AQUI.

Escrito por Edílson Angelo

EM ALCÂNTARAS, ALUNOS DA ESCOLA FRANCISCO DE ALMEIDA MONTE SÃO PREMIADOS COM MICROCOMPUTADORES

A promoção é do Governo do Estado do Ceará. Os alunos da Escola Estadual Francisco de Almeida Monte E.E.M, serão premiados com um microcomputador. A premiação é referente ao SPAECE/2009-alunos com melhor desempenho acadêmico no Ensino Médio.

No ano de 2008 apenas 02 alunos atingiram a meta e no ano de 2009 o número subiu para 06 alunos.O SPAECE, é um Programa do Governo do Estado por meio da Secretaria de Educação - SEDUC.

Na vertente Avaliação de Desempenho Acadêmico,o Programa caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.

São eles: Elvis Davi Mendes, Fernanda Moreira do Carmo, Francisco Rodrigo Cunha de Sousa, Natália Rocha Barbosa, Rita Jorgia Alves da Silveira e Tamara Albuquerque Carvalho.

Fonte: Blog Alcântaras

domingo, 8 de agosto de 2010

NOTÍCIAS RÁPIDAS DE ALCÂNTARAS

Eleição

Começou a época do “cata voto” e as caras diferentes começam a aparecer pela cidade em busca dos preciosos votinhos. Para muitos é também a época do “bolso cheio,” cabos eleitorais turbinados com dinheiro não declarados a justiça eleitoral e assim vai. Depois o povão quer reclamar de que?

São Bernardo

Terminou neste domingo 08/08 a Festa de São Vicente de Paulo na localidade de sítio São Bernardo zona rural do município de Alcântaras. Sábado 07/08 o povoado recebeu uma multidão. Depois da missa, a festa se estendeu por toda a madruga de sábado para domingo com música ao vivo para os visitantes. A festa recomeçou na tarde de domingo e indo até a noite.

Conselho Tutelar

Aconteceu no último sábado a prova para os candidatos ao Conselho Tutelar de Alcântaras, a partir de 60% de acertos na prova objetiva e redação, os candidatos serão habilitados a concorrerem a uma das cinco (05) vagas disponíveis no município.

Cruzada Evangélica

A 1ª Cruzada Evangélica promovida pela Igreja Evangélica Assembléia de Deus, reuniu uma multidão de fiéis na Praça Gregório da Cunha Freire no bairro Bela Vista. Caravanas de vários municípios do Ceará e em especial da zona norte do Estado compareceram ao evento que também atraiu curiosos de outras religiões.

Câmara Municipal

O vereador Antônio Marcos foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Alcântaras em sessão tensa na sexta-feira 06/08. Agora está a todo “Gás” para a festa de inauguração do prédio próprio da nova Câmara Municipal. A festa está marcada paro o dia 22 de Agosto no Avenida Clube com a Banda Solteirões do Forró.
.
Saudades do Festival ?

O Festival de Quadrilhas de Alcântaras que aconteceu no último final de semana do mês de Julho se foi e deixou saudades para muitos, e para outros nem tanto! Na madrugada de  sábado para domingo houve pane na luz elétrica no local por conta de explosões em um transformador da Coelce. Pense em milhares de pessoas na escuridão! e enquanto isso, assaltos, brigas, e outros delitos do tipo. Há informações de que uma mulher natural de Sobral perdeu a vida em um acidente de moto. Inúmeros acidentes ocorreram na manhã de domingo 01/08.

A foto acima é de quando se aproximava das 06:00 da manhã

Escrito por Edílson Angelo.

CHARGE: DIA DOS PAIS

Hoje 08 de Agosto de 2010 é dedicado a todos os pais

Charge do Jornal Diário do Nordeste

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores