O Hospital Regional Norte (HRN) e o Hemocentro de Sobral, ambos da rede pública do Governo do Ceará, realizam nesta quarta-feira (23), a terceira campanha de doação de sangue de 2017.
As doações poderão ser feitas das 8 às 12 horas e das 13 às 18 horas no auditório do Ambulatório do HRN. Para doar, basta estar saudável, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e apresentar um documento oficial com foto.
De acordo com a Agência Transfusional do Hospital Regional Norte, são usadas diariamente entre 10 a 20 bolsas de sangue no HRN. Uma das pessoas que precisou receber doações foi o jovem Felício Melo Braga, de 15 anos, do município de Santa Quitéria. O adolescente foi diagnosticado com púrpura, uma doença hematológica que se caracteriza pela destruição de plaquetas, células produzidas na medula óssea e ligadas ao processo de coagulação inicial do sangue. Com isso, ele precisou passar por uma cirurgia e receber aféreses de plaquetas.
“Eu me sinto bem melhor depois da cirurgia”, afirma o jovem paciente. A dona de casa Ana Maria Rodrigues Melo, 39, não escondeu a felicidade ao ver a recuperação do filho. “Estou muito agradecida. Não tem dinheiro no mundo que pague isso. Agradeço ao hospital pelo atendimento e a todo mundo que doa sangue”, declarou.
Quem também precisou receber doações de plaquetas foi a aposentada Maria de Oliveira Braga, 73 anos, também moradora de Santa Quitéria. Ela deu entrada na Emergência do HRN no último dia 15, com o diagnóstico de hemorragia digestiva alta. “Se não fosse por essas doações, eu não poderia estar aqui contando essa história. Só tenho a agradecer quem tem essa atitude de doar sangue”, fala.
Segundo o Hemocentro de Sobral, são necessárias entre 1.400 e 1.500 doações mensais para suprir a demanda. A coordenadora do serviço social do Hospital Regional Norte, Iara Pinto, destaca que a necessidade de bolsas de sangue é constante. “A nossa necessidade de bolsas de sangue no HRN é muito grande, em qualquer época do ano. Trabalhamos em conjunto com o Hemocentro para que possamos fortalecer o engajamento das pessoas para a importância do ato de doar”, afirma.
Cada bolsa de sangue coletada tem em média 450 ml e é fracionada para extrair três componentes: hemácias, plasma e plaquetas. Sendo assim, uma doação pode salvar de três até quatro vidas. Os candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos devem possuir consentimento formal, por escrito, do responsável legal para cada doação que pretende realizar.
O que são plaquetas?
O nosso sangue é composto por três componentes: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e as plaquetas. As plaquetas são fragmentos celulares da medula óssea e tem a função de participar do processo de coagulação sanguínea, ou seja, são fatores necessários para conter um sangramento, se o organismo estiver com o número de plaquetas baixo, podem acontecer hemorragias. O sangue tem uma grande quantidade de plaquetas e parte delas pode ser doada sem causar dano à saúde.
Intervalo para doação de sangue
- Homens podem doar sangue a cada 2 meses, até 4 vezes por ano;
- Mulheres podem doar sangue a cada 3 meses, até 3 vezes por ano.
Serviço:
Campanha de doação de sangue
Data: 23 de agosto de 2017
Horário: de 8 às 12 horas e 13 às 18 horas
Local: Ambulatório do Hospital Regional Norte, Bairro do Junco, Sobral
Informações: (88) 3677-9300
Fotos: Assessoria de Comunicação do HRN
Assessoria de Imprensa do HRN