sábado, 26 de agosto de 2017

É HOJE A ÚLTIMA NOVENA DA FESTA DE SÃO JOSÉ DO DISTRITO DE VENTURA EM ALCÂNTARAS

A comunidade Católica do Distrito de Ventura, celebra na noite deste sábado 16/08 a última novena da Festa de São José.

O Festejo é um dos mais tradicionais da Paróquia de Alcântaras, e um dos primeiros de toda a serra da Meruoca.  Esta última noite é dedicada os Visitantes, Conterrâneos, Autoridades e Comunidades de Alegre e Sede da Paróquia. O Tema: "O Sim de Maria". A Celebração Eucarística tem início às 19:00h  e será presidida pelo Pároco Pe. Bosco Linhares.

O lugar, já bastante procurado por visitantes durante os finais de semana, deve ter movimento intenso neste na noite de sábado e durante todo o domingo, onde ocorre o encerramento da festa no período da tarde. 

OBS: As imagens são da Festa de 2015. Na ocasião sendo celebrada pelo responsável pela área Pastoral de Ventura Pe. Marcone.

VOLUNTARIADO E RESPEITO A NATUREZA EM AVENIDA CENTRAL DE ALCÂNTARAS

Avenida Virgílio Fernandes (Foto: Freire Filho)
Moradores de Alcântaras adotam jardinagem em avenida central

Moradores que residem as margens da Virgílio Fernandes, uma das principais Avenidas da cidade de Alcântaras, estão aos poucos modificando a paisagem da via que tem quase 300 metros de extensão e que liga os bairros do Centro ao bairro Bela Vista. Há alguns dias um pequeno grupo de pessoas iniciou o plantio de mudas de roseiras e outras espécies ornamentais no canteiro central da Av. Virgílio Fernandes. 

A ação tomada por um grupo de voluntários já começa surtir efeitos e ao longo da via já é possível avistar tons coloridos em meio a  arbustos que preenchem o logradouro. Cidade naturalmente serrana, Alcântaras possui bonitas praças e avenidas, porém nem sempre com presença de jardins preservados, devido a ação de vândalos.

De acordo com a Secretaria do Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Obras já existe um projeto em andamento para a adoção e requalificação arbórea e paisagística destes espaços "Realizamos a primeira reunião na última sexta-feira (18), agora daremos inicio ao plantio de mudas em três praças sede, depois será repassada estes espaços para a manutenção por outras secretarias do município", destacou Ronaldo Barros

Ainda de acordo com o gestor, de imediato deverão fazer parte do "Adote uma praça" os jardins do Posto de Saúde Joaquim Ximenes, Praça Gregório Cunha e Praça de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro.

Com Redação Online (Portal Jovem)

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

63ª EDIÇÃO DA EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA DO CEARÁ ACONTECE EM SETEMBRO

A maior e mais tradicional Exposição Agropecuária do Ceará acontece entre os dias 02 e 10 de setembro no Parque de Exposições Governador César Cals.

A Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará, Expoece, é uma das grandes responsáveis pela movimentação do setor de agronegócios do estado. A feira comemora 63 anos de tradição agropecuária entre os dias 02 e 10 de setembro no Parque de Exposições Governador César Cals.

Cerca de quatro mil animais estarão expostos, entre bovinos, caprinos, ovinos e equinos. Para a diversão do público, o evento conta ainda com concursos, julgamento de animais, apresentações, parque de diversão, casa de mel, piscicultura (filetagem de peixes), pesque e pague, espaço gastronômico com comidas regionais, casa de farinha/engenho, fazendinha, galeria dos garanhões, tornando a feira em um ambiente voltado ao público familiar.

Em todos os dias, o evento contará com um espaço para a comercialização e exposição de produtos em 140 estandes, distribuídos em uma área total de 140.000 m². O evento espera receber criadores e expositores do Ceará e estados vizinhos como Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas.

Cerca de 1,3 mil animais participarão de competições concorrendo a 60 mil reais em prêmios para expositores e criadores participantes. Setenta empresas e instituições também estarão presentes na exposição.

Durante todos os dias do evento, a Expoece oferece ao público conforto e segurança, disponibilizando ambulâncias e segurança no local.

EXPOECE EM NÚMEROS 
São esperados 500.000 visitantes durante o evento
140.000 M² de área total
4 mil animais expostos
1,3 mil animais em competição
60 mil reais em prêmios para expositores e criadores participantes
12 MI geração de negócios na Expoece a curto, médio e longo prazo
7% do PIB do estado do Ceará em agronegócio
10 agricultores familiares
70 empresas/instituições
140 estandes
3 restaurantes

ACESSO AO EVENTO
400 vagas no estacionamento
21 linhas de ônibus urbanas
300 mil passageiros diariamente
6 minutos é a média de espera por ônibus
2 shoppings centers na região

SERVIÇOS:
63ª edição da EXPOECE (Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará)
Data: 02 a 10 de setembro de 2017
Local: Parque de Exposição Governador César Cals – Av . Sargento Hermínio Sampaio, 2677 – Monte Castelo
Informações: (85) 99635.1752

Veja imagens da EXPOECE 1026 clicando AQUI.

Fonte: Assessoria de imprensa

ENCONTRO DE PRESIDENTES DE ASSEMBLEIAS LEGISLATIVAS DO NORDESTE ACONTECERÁ NO CEARÁ

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), ressaltou, durante a abertura dos trabalhos da sessão plenária desta terça-feira (22/08), que a Assembleia Legislativa realiza o 1º Encontro de Presidentes das Assembleias Legislativas dos Estados do Nordeste na próxima sexta-feira (25/08). O evento ocorre a partir das 8h30min, no Salão Nobre Deputado Alceu Coutinho.

“Vamos receber a visita de presidentes de Assembleias Legislativas do Nordeste, que vão passar o dia aqui, conhecendo a nossa estrutura e o nosso funcionamento, e trocando ideias conosco, no sentido de fortalecer o parlamento nordestino”, salientou Zezinho.

Segundo informou o parlamentar, a atividade tem objetivos definidos. “”Este encontro representa um passo importante para que possamos enfrentar conjuntamente questões de competência das Assembleias Legislativas do Nordeste. Acreditamos na união dos parlamentos da região com o maior número de estados do Brasil”, enfatizou.

O parlamentar informou ainda que, também na sexta-feira, às 12 horas, vai ser inaugurado o novo auditório Murilo Aguiar. “Será um novo espaço, para 300 pessoas, que visa acomodar melhor todos aqueles que visitam a Assembleia para participar das discussões”, comentou.

Ceará Sem Drogas

Zezinho Albuquerque agradeceu ainda os prefeitos dos municípios de Ocara, Amália Pereira (PP), e de Russas, Weber Araújo (PRB), pela receptividade nos eventos da campanha Ceará sem Drogas realizados na semana passada nessas cidades. O parlamentar registrou ainda visitas realizadas aos municípios de Itatira e Canindé, também na última semana.

De acordo com Zezinho Albuquerque, os eventos do Ceará sem Drogas tiveram sucesso de público, com quadras lotadas e muita interação entre os jovens e o palestrante, o comentarista esportivo Walter Casagrande.

“Este é um projeto que a Assembleia se envolve com a população cearense, discutindo com os jovens para tocar a fundo na delicada questão da dependência química e contando com o apoio de todos para o sucesso dos eventos”, comemorou o presidente. Ele comunicou ainda que os próximos municípios a serem visitados pelo projeto serão Boa Viagem e Brejo Santo, em setembro.

Assessoria de Imprensa – AL/CE (Foto: Paulo Rocha).

terça-feira, 22 de agosto de 2017

HOSPITAL REGIONAL NORTE MOBILIZA DOADORES DE SANGUE EM SOBRAL

O Hospital Regional Norte (HRN) e o Hemocentro de Sobral, ambos da rede pública do Governo do Ceará, realizam nesta quarta-feira (23), a terceira campanha de doação de sangue de 2017. 

As doações poderão ser feitas das 8 às 12 horas e das 13 às 18 horas no auditório do Ambulatório do HRN. Para doar, basta estar saudável, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e apresentar um documento oficial com foto.

De acordo com a Agência Transfusional do Hospital Regional Norte, são usadas diariamente entre 10 a 20 bolsas de sangue no HRN. Uma das pessoas que precisou receber doações foi o jovem Felício Melo Braga, de 15 anos, do município de Santa Quitéria. O adolescente foi diagnosticado com púrpura, uma doença hematológica que se caracteriza pela destruição de plaquetas, células produzidas na medula óssea e ligadas ao processo de coagulação inicial do sangue. Com isso, ele precisou passar por uma cirurgia e receber aféreses de plaquetas.

“Eu me sinto bem melhor depois da cirurgia”, afirma o jovem paciente. A dona de casa Ana Maria Rodrigues Melo, 39, não escondeu a felicidade ao ver a recuperação do filho. “Estou muito agradecida. Não tem dinheiro no mundo que pague isso. Agradeço ao hospital pelo atendimento e a todo mundo que doa sangue”, declarou.

Quem também precisou receber doações de plaquetas foi a aposentada Maria de Oliveira Braga, 73 anos, também moradora de Santa Quitéria. Ela deu entrada na Emergência do HRN no último dia 15, com o diagnóstico de hemorragia digestiva alta. “Se não fosse por essas doações, eu não poderia estar aqui contando essa história. Só tenho a agradecer quem tem essa atitude de doar sangue”, fala.

Segundo o Hemocentro de Sobral, são necessárias entre 1.400 e 1.500 doações mensais para suprir a demanda. A coordenadora do serviço social do Hospital Regional Norte, Iara Pinto, destaca que a necessidade de bolsas de sangue é constante. “A nossa necessidade de bolsas de sangue no HRN é muito grande, em qualquer época do ano. Trabalhamos em conjunto com o Hemocentro para que possamos fortalecer o engajamento das pessoas para a importância do ato de doar”, afirma.

Cada bolsa de sangue coletada tem em média 450 ml e é fracionada para extrair três componentes: hemácias, plasma e plaquetas. Sendo assim, uma doação pode salvar de três até quatro vidas. Os candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos devem possuir consentimento formal, por escrito, do responsável legal para cada doação que pretende realizar.

O que são plaquetas?

O nosso sangue é composto por três componentes: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e as plaquetas. As plaquetas são fragmentos celulares da medula óssea e tem a função de participar do processo de coagulação sanguínea, ou seja, são fatores necessários para conter um sangramento, se o organismo estiver com o número de plaquetas baixo, podem acontecer hemorragias. O sangue tem uma grande quantidade de plaquetas e parte delas pode ser doada sem causar dano à saúde.

Intervalo para doação de sangue
- Homens podem doar sangue a cada 2 meses, até 4 vezes por ano;
- Mulheres podem doar sangue a cada 3 meses, até 3 vezes por ano.
Serviço:
Campanha de doação de sangue
Data: 23 de agosto de 2017
Horário: de 8 às 12 horas e 13 às 18 horas
Local: Ambulatório do Hospital Regional Norte, Bairro do Junco, Sobral
Informações: (88) 3677-9300

Fotos: Assessoria de Comunicação do HRN
Assessoria de Imprensa do HRN

SEDUC LANÇA EDITAL DO PROGRAMA AVANCE - BOLSA UNIVERSITÁRIO

O resultado final da seleção será divulgado no site da Seduc (www.seduc.ce.gov.br) no dia 28 de setembro.

A Secretaria da Educação (Seduc) lançou, nesta segunda-feira (21), o edital de seleção do Programa Avance – Bolsa Universitário, que tem o objetivo de melhorar as condições de acesso à universidade dos estudantes egressos da rede pública cearense, por meio de auxílio financeiro. Neste ano, serão beneficiados 1.000 universitários com a bolsa de R$ 937.

Para solicitar a bolsa, o estudante deve ter cursado o Ensino Médio na rede pública estadual de ensino, ser membro de família beneficiária do Programa Bolsa Família, do Governo Federal, e ter obtido, pelo menos, 560 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nas edições de 2015 ou 2016. O candidato deve, ainda, estar matriculado no primeiro ano de graduação em uma Instituição de Ensino Superior credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), cursando, no mínimo 80% das disciplinas do atual semestre letivo.

A solicitação da bolsa deverá ser efetuada exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico http://avance.seduc.ce.gov.br, mediante o preenchimento do Formulário Eletrônico de Solicitação de Inscrição. As inscrições serão realizadas, no período de 05 a 14 de setembro.

Das bolsas disponibilizadas, 20% serão destinadas a estudantes negros, índios, quilombolas e com deficiência. A bolsa terá valor mensal de R$ 937,00 ser concedida durante seis meses ou R$ 468,50 no período de um ano, a depender da opção do estudante selecionado.

O resultado final da seleção será divulgado no site da Seduc (www.seduc.ce.gov.br) no dia 28 de setembro. As bolsas referentes a 2017 terão vigência a partir da data da assinatura do termo de compromisso, a ser entregue no dia 04 de outubro de 2017.

Confira AQUI o edital.

EXTINÇÃO DE COMARCA: CÂMARA DE ALCÂNTARAS VAI REALIZAR AUDIÊNCIA PÚBLICA

Reivindicação do município será levada a Assembléia Legislativa do Ceará. caso o Fórum seja fechado atendimento será feito em Sobral.

O município de Alcântaras pretende realizar até a próxima quinta-feira, 24 de agosto, uma audiência pública visando discutir os impactos que o fechamento do Fórum de Justiça da cidade poderá trazer para a vida dos moradores.

O evento que será promovido pela Câmara Municipal vai ouvir a comunidade e pretende levar à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará a reivindicação dos alcantarenses, destacou o presidente da Casa, vereador Manoel Albuquerque (PDT), na última sessão do legislativo municipal.

Vinculada à Comarca de Meruoca, os serviços do judiciário que há décadas atende a população no Fórum José Gerardo Frota Parente poderá ser fechado conforme aponta um estudo realizado por um grupo de trabalho do Tribunal de Justiça do estado do Ceará. Caso se concretize o projeto que prevê a extinção também da Comarca de Meruoca, os mais de 20 mil moradores que residem na Serra da Meruoca deverão passar a ser atendidos em Sobral.

Em todo o Ceará, onde a medida atinge 59 comarcas, representantes políticos e da sociedade civil além da OAB já articulam-se para pleitear junto à Assembléia Legislativa um posicionamento quanto ao assunto que pode dificultar o acesso à justiça em municípios de pequeno porte e para a população mais pobre.

Com Post.Francisco Freire (Portal Jovem)

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

FENAIVA 2017: SOBRAL SE PREPARA PARA SEDIAR O MAIOR EVENTO DE EMPREENDEDORISMO DA ZONA NORTE

Na edição deste ano, a feira terá como eixos centrais a inovação, a qualificação e a comercialização.

O município de Sobral irá sediar, de 24 a 26 de agosto, a Feira de Negócios do Valo do Acaraú- Fenaiva. Na edição deste ano, o evento fará o resgate da história da feira, valorizando os pontos turísticos e culturais da cidade, com uma programação de palestras e oficinas voltadas para a qualificação empresarial e a realização de novos negócios.

Durante os três dias, serão apresentados, ainda, conceitos e ideias inovadoras para os empreendedores reinventarem a si e aos seus negócios, com eixos centrais voltados para a inovação, a qualificação e a comercialização.

Estes eixos estão norteando toda a programação do evento e os espaços existentes como a Praça da Inovação, dedicada às startups e empresas juniores; a Praça Saúde e Vida, onde serão apresentadas empresas, produtos e ideias de negócio ligados a prática de atividades físicas, alimentos saudáveis e terapias alternativas; a Praça Fashion Outlet, com as novas tendências de moda, lojas multimarcas, bazar e desfiles; a Praça das Oportunidades; a Praça Gourmet e a Praça do Conhecimento, com a realização de cursos e palestras.

As palestras e oficinas começarão, durante o evento, sempre a partir das 16:00h, e a feira estará aberta para visitação a partir das 19:00h. Além disso, as Empresas Jr. de Sobral vão fazer consultas sobre orientação empresarial com ferramentas de gestão para auxiliar tanto quem quer transformar a sua ideia em um negócio, como para quem quer reinventar seu empreendimento.

Quer saber mais sobre o evento? Nossos consultores estão à disposição para lhe orientar na Agência de Atendimento do Sebrae mais próxima ou por meio do telefone 0800 570 0800, ligue, gratuitamente, até de celular. Ou acesse o nosso portal através do link https://goo.gl/8EyCS5

Assessoria de Comunicação SEBRAE-CE

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores