sábado, 7 de dezembro de 2013

INAUGURADA A POLICLÍNICA REGIONAL DA IBIAPABA

Cerc300 mil cearenses serão beneficiados

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Albuquerque (PROS), comemorou, na noite desta sexta-feira (06/12), a inauguração da Policlínica Regional da Ibiapaba. Localizada no município de Tianguá, a Policlínica atenderá a uma população de aproximadamente 300 mil cearenses, de oito municípios. 

José Albuquerque participou da inauguração com o governador Cid Gomes; o secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes; parlamentares e prefeitos dos municípios beneficiados.
“Este é o 15º equipamento deste porte inaugurado pelo governador no Estado do Ceará. Sem dúvida nenhuma, ao término de 2014, quando estiver terminando o mandato do governador Cid Gomes, tendo no comando da Secretaria da Saúde o ex-governador e amigo Ciro Gomes, nós vamos ter a melhor saúde pública do Brasil”, afirmou José Albuquerque, diante do prefeito de Tianguá, Jean Azevedo (PROS), dos demais prefeitos e da população que acompanhava o evento.

Ainda na sexta-feira, José Albuquerque festejou o encerramento pacífico da negociação em que professores, estudantes e servidores das universidades estaduais desocuparam o prédio da Assembleia Legislativa, na tarde de sexta-feira. Ele destacou a condução do processo de forma dialogada, envolvendo parlamentares da Mesa Diretora, do colégio de líderes da Assembleia e representantes da Uece, Urca e Uva.

Também participaram da inauguração da Policlínica os deputados federais Antonio Bahlmann (PROS) e Aníbal Gomes (PMDB), bem como os deputados estaduais Gony Arruda (PSD) e Dedé Teixeira (PT).

Da Assessoria de Imprensa - deputado estadual José Albuquerque

-- 
Carmen Pompeu
Assessora de Imprensa
Assembleia Legislativa do Ceará (Foto: Ruy Norões)

SOBRAL, MERUOCA E MORAÚJO FESTEJAM A PADROEIRA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Igreja Matriz da Cidade de Moraújo-CE
Hoje, dia 07 de dezembro, é especial para as comunidades católicas de três cidades da região norte do Estado do Ceará. Sobral, Meruoca e Moraújo celebram a Festa de Nossa Senhora da Conceição.

Amanhã, tradicional dia 08, é o dia da Festa e durante a manhã acontece as celebrações, e a tarde a procissão e encerramento das festas.

UM BOM EXEMPLO QUE VEM DO MUNICÍPIO DE MERUOCA

Plenário Osvaldo Soares de Oliveira na cidade de Meruoca-CE 
Além do projeto de reforma do PCC, com novo projeto que em breve será posto em votação, ampliará em definitivo a carga horária dos professores que já lecionam além da carga horária de seu concurso, ou seja, de 100 para 200 horas aulas para quem já está na ativa.

"Ontem 05-12-2013 na SESSÃO, a Câmara municipal de Meruoca administrou uma belíssima aula de valorização dos professores da rede pública municipal, os vereadores deste município mostraram para todas câmaras municipais do Estado do Ceará que é possível exercer um papel digno, justo e de liberdade para com os servidores públicos municipais. 

Presentes na referida sessão: sr. Presidente Carlos Jose do Pimenta e todos os vereadores deste município, a diretoria do Sindtram, Secretario de Infraestrutura Daltony (Daltim) e os professores. Então o senhor presidente deferiu as seguintes palavras: como já foi aprovado pelas a comissões o projeto de reforma de PCC (Plano de Cargos e Carreiras dos professores) coloco em votação.

Nome Do Vereador.......................................Voto
Dr. Olimpio Frota.................................a favor (aplausos)
Roberto Viana......................................a favor (aplausos)
Valdelídia Barros.................................a favor (aplausos)
Carla Mara Davi..................................a favor (aplausos)
Carina De Oliveira...............................a favor(aplausos)
Conceição Cavalcante.........................a favor(aplausos)
José Olavo...........................................a favor (aplausos)
José Ademar........................................a favor (aplausos)"
Com informações do Sindtram Meruoca

SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE ALCÂNTARAS REAGE CONTRA MAIS UM PROJETO APROVADO PELA CÂMARA

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alcântaras, já se manifestou contra o projeto aprovado pela Câmara Municipal de Alcântaras na sessão Legislativa de ontem 06 de dezembro. Para o Sindican, o projeto não está de acordo com a causa dos Servidores já ganha no Poder Judiciário. Confira:

Nota

"A diretoria do SINDICAN vem informar aos servidores beneficiados através das ações judiciais pela implantação do salário minimo como salário base para os servidores Municipais, ocasião em que já foram beneficiados 41 servidores. Que O PROJETO DE LEI Nº 20131127-3 de 27 de novembro de 2013 que amplia a carga horária de 4hs/dia para 8hs/dia dos servidores que ganharam via justiça o direito ao salário minimo. Foi aprovado na sessão da câmara municipal de Alcântaras do dia 06/12/2013 pelos vereadores Manoel (PROS), Gilberto (PMDB), Cleuvilândia (PT), Régis (PMDB) e Zé Rolinha (PROS). Dessa forma, os parlamentaras citados acima castraram o direito já garantido judicialmente aos servidores municipais de percerem o salário minimo pelas 4hs de trabalho conforme prescrevia edital do concurso ao qual foram submetido. Diante disso a Diretoria do SINDICAN já teve reunida com a Assessoria jurídica do SINDICAN por meios dos Advogados Oreilly Gabriel, Jean Claudio Araujo e Wilmer Prado Junior Prado. Após a reunião ficou definida que o SINDICAN entrará ainda nesta semana com uma ação para anular mais uma sessão presidida pelo vereador M...(leia na íntegra a nota do Sindicato no Fecebook)...
Assim, logrando êxito no pleito, será restabelecido aos servidores beneficiados com as ações Judiciais o direito de continuarem a laborar por 4hs/dia."

Leia mais sobre o assunto clicando Aqui.

MILITANTES DO PSOL CEARENSE PRESENTES NO 4º CONGRESSO QUE ESCOLHEU O SENADOR RANDOLFE COMO CANDIDATO A PRESIDENTE EM 2014

Charlys Menezes ao lado dos Vereadores João Alfredo e Toinha Rocha, além de militantes do Psol
O PSOL cearense foi ao 4º Congresso Nacional da agremiação em Luziânia, Goiás, e lá escolheu o representante do partido que será o candidato a Presidente da República nas eleições de 2014. O senador pelo Amapá Randolfe Rodrigues venceu Luciana Genro e foi indicado. A decisão foi tomada por maioria entre os delegados

Randolfe venceu a ex-deputada federal do Rio Grande do Sul, Luciana Genro, outra pré-candidata inscrita. Antes da votação, os delegados, por 201 votos a 186, decidiram aprovar a escolha do candidato à Presidência já no Congresso, evitando levar a disputa para prévias no ano que vem. O senador representa o estado que tem o único prefeito de capital do PSOL, Clecio Luis, de Macapá.

Psol cearense

Militantes do PSOL cearense, também estiveram presentes no 4º Congresso do partido, entre eles os vereadores pela Câmara de Fortaleza João Alfredo e Tonha Rocha, além de Charlys Menenezes, que é militante com forte atuação da zona norte e na cidade de Alcântaras, sendo Secretário de Formação Política no diretório Municipal e Secretário de Organização no Diretório Estadual.

Charlys ao lado dos  ex-deputados e líderes Luciana Genrro e Babá , Deputado Est. Renato Cinco e militantes
O senador pelo Amapá garantiu sua candidatura no domingo 01/12/2013
Senador Randolfe no Congresso

Ainda na noite de abertura do Congresso, sexta (29), Randolfe já havia sido recebido com fortes aplausos ao citar um trecho do hino da Internacional Comunista em sua fala: “paz entre nós e guerra aos inimigos”. O parlamentar ressaltou na ocasião que o partido precisa trabalhar para aumentar a sua bancada no Congresso Nacional. “A nossa bancada na Câmara é de longe a melhor. São três deputados, mas que valem por 30, 60 e até por 100 deputados. Quando ampliarmos essa nossa bancada, imaginem o trabalho que vamos dar ao agronegócio, aos ruralistas e aos grandes empresários.”

Ainda no congresso do PSOL foram eleitos os membros da nova direção nacional do partido, além da  resolução que assegura 50% de vagas na direção partidária para mulheres.

Com informações Carta Capital e revista Forum

COMEÇA NESTE DOMINGO A PROGRAMAÇÃO DE NATAL DA GRENDENE

O Natal das Crianças da Grendene é uma tradição esperada por milhares de filhos e filhas  dos colaboradores da empresa em Sobral. Este ano, uma programação especial terá início neste domingo (8/12/13) com a grande festa de Natal, preparada com muito carinho para os filhos de  zero a 12 anos incompletos dos colaboradores da Grendene em Sobral. 

O público esperado é de mais de 25 mil pessoas no Estádio do Junco. A  abertura dos portões é às 6:00 da manhã. A partir do dia 16 será a vez de cada colaborador receber o seu presente, que este ano será um kit de mesa composto por um conjunto de 24 talheres, um jogo de louça para café e jantar de 20 peças, com quatro conjuntos completos de xícara, pires e pratos, um pote de mantimentos e uma jarra para suco com oito copos e uma toalha de rosto.

No dia 20/12 será a entrega da tradicional ave de Natal para comemoração da ceia em família que certamente contará com os calçados que muitos colaboradores adquiriram a preço de custo nas vendas internas do mês de novembro.

A Grendene valoriza a família, por isso cada ano os presentes oferecidos pela empresa têm sempre uma característica que promova a confraternização e o espírito do Amor natalino.

-- 
Herbert Rocha
Relações Públicas da Grendene S/A para Sobral
twitter: aurionarq

GREVISTAS DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DESOCUPAM ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE FORMA PACÍFICA

A Assembleia Legislativa do Ceará entregou ao comando de greve da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade Vale do Acaraú (UVA), uma Carta Compromisso se comprometendo, por meio de sua Presidência, Mesa Diretora e liderança do governo, a levar ao governador Cid Gomes uma pauta de demandas das universidades estaduais e a mediar uma negociação. Com o acordo, os manifestantes desocuparam, no final da tarde desta sexta-feira (06/12), o hall da Casa, onde estavam acampados há nove dias.

O chefe de gabinete da Assembleia, Roberto César Mendonça, falou em nome do presidente José Albuquerque (Pros). De acordo com ele, o presidente pediu para agradecer o empenho dos envolvidos para o desfecho ordeiro e pacífico.

Na carta de compromisso estão contidos: a regulamentação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos docentes das instituições estaduais de ensino superior; a realização de concurso emergencial para docentes e servidores técnico-administrativo, assegurando a imediata convocação e posse dos professores já aprovados nos concursos; e a cessão imediata do prédio que seria destinado à Faculdade Tecnológica (Fatec) de Itapipoca à Uece, com a garantia da conclusão da obra e dos equipamentos necessários.

No documento também consta a adoção de um projeto de lei para a reestruturação da tabela vencimental dos servidores técnico-administrativos, com a ampliação da carga horária de 30 para 40 horas semanais e a retomada da negociação em torno da elaboração e implantação do PCCV; a imediata retomada do plano de assistência estudantil, incluindo a ampliação, revisão e equiparação do valor das bolsas (Iniciação Científica e Monitoria); início e/ou conclusão das obras voltadas para a assistência (restaurante e residência universitários); plano de manutenção e ampliação da estrutura física das universidades, com a imediata realização das obras que já contam com financiamento; abertura da discussão do Projeto de Lei de Autonomia Universitária, assegurando o financiamento público das instituições.
Além dos itens citados, a Assembleia assumiu o compromisso de encaminhar ao Governo uma emenda coletiva ao orçamento estadual de 2014, com vista à ampliação dos recursos para Educação e a constituição de uma Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Estaduais Públicas. Decisões estas acertadas na audiência pública da última quarta-feira (04/12). A Casa se comprometeu, ainda, a se reunir com o comando de greve das universidades até o dia 12 de dezembro, para dar ciência do que foi acordado com o governador. 

Além da Presidência, subscrevem a carta compromisso o vice-presidente Tin Gomes (PHS); Rachel Marques (PT), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior; Eliane Novais (PSB), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania; e o líder do Governo, José Sarto (Pros). 

O professor Eudes Baima falou em nome do comando de greve, reafirmando a vontade dos professores, servidores e estudantes de que o governador os receba. “Essa carta compromisso é uma vitória pequena, mas uma verdadeira vitória. Saímos de cabeça erguida. Firmeza e disciplina fizeram parte da nossa ocupação visando à conquista das nossas pautas”, disse.

-- 
Carmen Pompeu
Assessora de Imprensa
Assembleia Legislativa do Ceará
96118950 (Fotos: Júnior Pio)

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

SOBRE O SORTEIO DOS GRUPOS DA COPA DO MUNDO BRASIL 2014

Charge blog do Amarildo

PREFEITURA DE ALCÂNTARAS VOLTA ATRÁS E PRORROGA POR MAIS UM MÊS OS CONTRATOS DOS PROFESSORES

Imagem aérea da Escola Inocência Alcântara Freire. Foto arquivo VN
Depois da polêmica sobre a fim dos contratos dos professores terceirizados e a paralisação de aulas em escolas do município, em Decreto publicado no dia 04 de novembro, a Prefeitura Municipal de Alcântaras prorrogou os contratos dos Professores até o dia 31 de dezembro de 2013.

O caso veio a público no início da semana dias 02 e 03/12 depois que alguns alunos da maior escola municipal, 'Inocência Alcântara Freire', organizaram um documento denunciando as más condições na Educação do município, sobretudo sobre a ausência de aulas e de muitos professores, e em meio a polêmica a Prefeitura Municipal reagiu rápido e prorrogou os contratos por meio de um decreto e com a data retroativa valendo a partir do dia 29 de novembro.

Sobre esse caso, não há como não refletir; se sabia que o ano letivo só terminaria em dezembro, por que os contratos só valiam até o mês de novembro. Por que não renovaram os contratos antes? será que faltou caneta ou papel? Foi preciso acontecer isto para de repente aparecer um decreto! O fato, é que segundo o Sindicato dos Servidores SINDICAN, alguns professores mesmo tendo trabalhado em Dezembro de 2012, não receberam o que é de direito, o pagamento. E por precaução, desta vez, resolveram dar um basta nisso! e que teve o apoio dos alunos.

Veja o documento na íntegra, extraído do site da APRECE, e publicado no dia 04 de Dezembro de 2013

ESTADO DO CEARÁ 
PREFEITURA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS
GABINETE DO PREFEITO 
DECRETO Nº 220131129-1 DE 29 DE NOVEMBRO DE 2013.

DISPÕE SOBRE PRORROGAÇÃO DOS CONTRATOS 
DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS POR TEMPO 
DETERMINADO QUE INDICA E DÁ OUTRAS 
PROVIDÊNCIAS.
O  Prefeito Municipal de Alcântaras, Estado do Ceará, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas pelaLei Orgânica do Município de Alcântaras, e

CONSIDERANDO que, a Administração possui a faculdade de rever os seus atos, de forma a possibilitar a adequação destes à realidade fática em que atua.
CONSIDERANDO  que, as atividades inerentes às atividades escolares no âmbito da rede municipal de ensino irão até o fim do presente exercício financeiro.

D E C R E T A :

Art. 1º. Ficam prorrogados até a data de 3112/2013, os Contratos de Prestação de Serviços por Tempo Determinado, celebrados entre o Município de Alcântaras e os contratados constantes do Anexo Único, parte integrante deste Decreto, em cuja vigência vigora até a data de 30/11/2013.

Art. 2º. O presente Decreto entrará em vigor na presente de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.

PUBLIQUE-SE, REGISTRE-SE E CUMPRA-SE.

Paço da Prefeitura Municipal de Alcântaras, em 29 de novembro de 2013.

FRANCISCO ELIÉZIO FONTELES
Prefeito Municipal

DECRETO Nº 220131129-1 de 29 de novembro de 2013
ANEXO ÚNICO
Relação dos Prestadores de Serviço por Tempo Determinado cujos contratos ficam prorrogados até 31/12/2013
NOME
Acilene Silva Alcântara
Adalgisa Basílio Alves
Adelaide Silva Alcântara
Aderson Silva Alcântara
Adriana Silva Alcântara
Alana Araújo de Sousa
Ana Beatriz Carvalho Alcântara
Ana Claudia Alcântara Gomes
Andrea Ripardo Feitosa Freires
Andressa Cassiano Alcântara
Antonio Rodrigues Filho
Bertoni Vasconcelos Diogo
Bruna Fernandes Rodrigues
Bruno Ismael Diogo da Costa
Carla Valéria Alcântara Aguiar
Claudia Barbosa Ângelo
Cleyara Silva de Menezes
Daniele Oliveira da Silva
Diene Sousa Freire
Eliane Nascimento Silva
Fabiana Gomes de Oliveira
Fabrícia Gomes Ferreira
Fernanda Alcântara de Jesus
Fernanda Moreira do Carmo
Francisca Costa Fernandes
Francisca Gilvana Elias da Silva
Francisca Silva Lima Aguiar
Francisco Freire Alcântara Filho
Francisco Reginaldo Amaro de Sena
Geane Maria Severiano Carvalho
Gilmar Rodrigues Oliveira
Iara Moreira Albuquerque
Isaíra Alcântara Carvalho
Jamila Gualberto Nascimento Ramos
Janaina Ferreira Galdino
José Geovano da Costa
José Moésio Sena da Costa
Jucylla Maria Gomes Alcântara
Juliana Alcântara Rodrigues
Jullyana Alves Alcântara
Karen Nikaelly Moreira Freire
Karluana Freire de Sousa
Karluana Sousa Gomes
Kécia Carvalho Cunha
Kelly Lauriano Freitas
Leandro Sousa Ferreira
Leila Maria Rocha de Sousa
Leila Marques Sena
Leticia Gomes Ferreira
Leziane Marques Severiano
Ligiane Diogo Evangelista
Ligiane Silva Marques
Lino Carneiro do Nascimento
Lívia Laiz Fernandes Alves
Livia Sousa Guimarães
Lucimeire Leandro da Costa
Luzia da Costa Rodrigues
Márcio Vasconcelos Diogo
Maria Amaro Sousa Albuquerque
Maria da Conceição Ângelo Martins
Maria da Conceição Urcesino da Silva
Maria da Solidade Rodrigues Lauriano Rafael
Maria das Dores Barbosa Sales Albuquerque
Maria do Carmo Lemos Ribeiro
Maria do Carmo Lucas
Maria do Socorro Albuquerque Lopes
Maria do Socorro Brandão
Maria Ednete Ximenes Magalhães
Maria Gleyce Moreira Albuquerque
Maria Luciene Sousa
Maria Magalhães
Maria Marlene Lucas
Maria Nikaele Campos do Carmo Alcântara
Maria Piedade Fontinele Araújo
Maria Rosane Alcântara
Maria Socorro do Carmo Silva
Maria Socorro Freire Aguiar
Maria Valdene Albuquerque
Marinete Silva Mesquita
Marlene Alcântara Freire
Milvane Regina Eustaquia Gomes Vasconcelos
Missilene Rodrigues Alcântara
Neyce Mara Freire Alcântara
Patrícia Magalhães Frota Cardoso
Paulo Cesar Coelho Cardoso
Raimunda Albuquerque Gomes
Raimunda Moreira do Carmo
Rita de Cassia Carvalho
Rita Jorgia Alves da Silveira
Romário Freire Alcântara
Romério Freire Alcântara
Sandra Freire Aguiar
Silvana Albuquerque Costa
Socorro Thamires Albuquerque Carvalho Benicio
Tatiana Ângelo Ferreira
Tereza Moreira Fontinele Araújo
Thiago Carvalho de Aguiar
Tiago Moreira do Carmo
Tiago Silva Araújo
Tiago Vieira Albuquerque
Valeria Pereira de Lima
Vera Alves da Silveira
Vicente Elenildo Lopes Araújo
Vleuton Pereira Sales

FRANCISCO ELIÉZIO FONTELES
Prefeito Municipal
Publicado por:
Aristótato Canuto Oliveira 
Código Identificador:F8AADAD5

NOVO CONCURSO DO IBGE JÁ ESTÁ COM AS INSCRIÇÕES ABERTAS

Para o Ceará estão reservadas 283 oportunidades. Os profissionais atuarão sob o regime temporário.

Estão abertas a partir desta quinta-feira, 5, as inscrições para o concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O certame está selecionando 7.825 profissionais que realização pesquisas econômicas e sociodemográficas em caráter temporário. Os vencimentos serão de R$ 768 a R$ 4.000.

Para o Ceará estão reservadas 283 oportunidades entre as cidades de Fortaleza; Baturité; Sobral; Crato, dentre outras localidades. A carga horária a ser cumprida pelos profissionais dependerá do cargo assumido.

Clique AQUI para fazer sua inscrição.

Desse modo, Agentes de Pesquisas e Mapeamento, Analista Censitário de Geoprocessamento e Supervisor de Pesquisas cumprirão jornadas de 40 horas semanais. Já os Agentes de Pesquisas por Telefone cumprirão 30 horas por semana.

As inscrições seguirão abertas no site da Fundação Cesgranrio até o dia 6 de janeiro de 2014. As taxas de participação irão variar entre R$ 19,00 para Agente de Pesquisas por Telefone, R$ 25,00 para Agente de Pesquisas e Mapeamento e R$ 80,00 Analista Censitário de Geoprocessamento e Supervisor de Pesquisas. 

Seleção
De acordo como edital, o processo de seleção será composto por provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório. As avaliações serão aplicadas nos respectivos municípios no dia 23 de fevereiro de 2014. O resultado final da seleção deverá ser divulgado em 25 de março de 2014. 

Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse o site da Fundação Cesgrario.

Do Jornal O Povo Online

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA: CRIAÇÃO DE MAIS 30 MUNICÍPIOS REDUZIRIA REPASSE DO 'FPM' PARA OUTROS 157 NO CEARÁ

Um total de 157 dos 184 municípios cearenses pode ter os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) reduzidos, caso 30 municípios sejam criados com a emancipação de distritos, o que elevaria para 214 o número de municípios no Estado. 

A constatação está no Ipece Informe 68, que tem como tema “Efeitos da Emancipação de Distritos nas Receitas dos Municípios Cearenses”. O trabalho acaba de ser divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado.

De acordo com o economista do Ipece Paulo Pontes, autor do trabalho, a queda no percentual dos repasses do FPM (interior) para os 156 municípios - que não passariam por processo de desmembramento - seria linear e de 6,14 por cento, isso para cada um. As principais quedas – explica – ocorreriam justamente para os municípios com maior dependência do FPM. Como exemplo, ele cita Baixio, que possui a mais elevada dependência com relação ao Fundo e apresenta a maior queda de recursos correntes para financiamento de seus gastos.

O Economista ressalta que 107 municípios teriam perda nas receitas correntes superiores a dois por cento e, entre os dez municípios com maiores perdas, seis possuem população inferior a 10 mil habitantes. “Apesar dessa queda ser aparentemente pequena, deve-se ter em mente que o pequeno tamanho desses municípios não permite ganhos de escala na prestação de serviços públicos, razão porque uma pequena redução nas receitas correntes pode impactar de forma significativa a oferta desses serviços” – frisa.

Além de Baixio, que lidera a perda nas receitas correntes – lembrando que a redução do repasse do FPM é linear para 156 municípios – os nove que mais perdem são:  Umari; Senador Sá; Granjeiro; Apuiarés; Ererê; Catarina; Itaiçaba; Cariús e Palmácia. Já os que menos perdem são: Eusébio; Horizonte; Barbalha; São Gonçalo do Amarante; Canindé; Aracati; Quixeramobim; Tejuçuoca; Quixadá e Camocim. O estudo completo poder ser acessado na página www.ipece.ce.gov.br.

FUNDO
O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) foi criado em 1946, sendo ratificado pela Constituição de 1988. Desde 1993, destinam-se 22,5 por cento  da arrecadação de Imposto de Renda e de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a composição do FPM.  Quanto aos critérios de distribuição do FPM, foi estabelecido que 10 por cento dos recursos alocados no Fundo são distribuídos para as capitais de estados, de acordo com o tamanho da população e pelo inverso da renda per capita, 3,6 por cento para os municípios pertencentes a Reserva, de acordo com a sua população e pelo inverso da renda per capita do estado, e 86,4 por cento para os municípios do interior, tendo por critério apenas a população do município.

Os dez por cento do FPM alocados para as capitais de estado são distribuídos exclusivamente para os municípios que atendem essa condição, sendo eles excluídos dos outros dois critérios de distribuição. No Ceará apenas os municípios de Sobral, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Caucaia ganham os recursos alocados para a Reserva, assim como os destinados aos municípios do Interior. Já para os municípios do interior o único critério de alocação é o tamanho de sua população, sendo atribuído um coeficiente de acordo com a faixa populacional.

Relativamente à importância dos recursos do FPM na composição das receitas correntes dos municípios cearenses,   em apenas 18 municípios os recursos do FPM representavam menos de 25 por cento das receitas correntes, estando eles concentrados no litoral cearense e, mais propriamente, na Região Metropolitana de Fortaleza, enquanto três deles estão na Região do Cariri (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha). Constata-se uma concentração de municípios em que o FPM representa entre 30 e 40 por cento das receitas correntes municipais em áreas mais distantes do litoral, totalizando 105 municípios cearenses, ou seja, mais da metade dos municípios do Estado.

Quanto aos municípios que possuem maior dependência dos recursos do FPM, entre 40 por cento e 50 por cento das receitas correntes municipais, é possível afirmar que eles estão dispersos pelo Estado, porém nenhum deles está no litoral, e representam 12 por cento dos municípios cearenses. A análise desenvolvida abordou apenas a dependência dos municípios quanto aos recursos do FPM. Essa escolha foi motivada pelo fato da distribuição desses recursos ser de fácil mensuração, especialmente no caso de município que venha a sofrer um processo de desmembramento.

Assessoria de Imprensa do Ipece

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

EX-PRESIDENTE DA ÁFRICA DO SUL, NELSON MANDELA MORRE AOS 95 ANOS

Nelson Mandela morre aos 95 anos
Brasília - O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, informou há pouco, em comunicado pela televisão, a morte do ex-presidente Nelson Mandela, aos 95 anos. Ele sofria de problemas respiratórios e estava recebendo cuidados médicos em casa.

"Esta nação perdeu um grande filho", disse Zuma, segundo a agência de notícias argentina, Telam. Mandela foi responsável pelo fim do regime de segregação racial na África do Sul, o apartheid. Mandela sofria de problemas respiratórios e estava recebendo cuidados médicos em casa

Da Agência Brasil

O DESRESPEITO DA FÁBRICA DE CIMENTO COM SOBRAL 'E REGIÃO'

Sediada em Sobral, a Fábrica de Cimento Poty está desrespeitando a cidade e dificultando o mercado da construção civil sobralense, esse é o descontentamento de comerciantes, construtores e até mesmo do cidadão que está construindo sua casa própria. 

A Fábrica Poty está deixando o mercado local desabastecido constantemente. A revolta maior é devido o produto ser produzido em Sobral - em grande escala – e não servir ao comércio local.

Do Sobral de Prima

OBS: Faltando cimento em Sobral, a falta atinge em cheio também as cidades vizinhas. E aí entra em cena os especuladores e então o produto passa a ser vendido por um valor maior do que realmente ele vale.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

ALCÂNTARAS ABRE A "CASA DO PAPAI NOEL" 2013

Centenas de pessoas prestigiaram o evento de inauguração.

Abrindo oficialmente as comemorações natalinas em Alcântaras, zona norte do Ceará, a Prefeitura Municipal deste município por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Cultura  inauguraram por volta das 19:15 a Casa do Papai Noel 2013. 

O evento que faz parte do Projeto Natal de Luz reuniu centenas de munícipes de várias as faixas etárias que formaram enormes filas para a primeira visita da casa do bom velhinho. Além da inauguração da Casa, também fora distribuído brindes para as crianças. Em Alcântaras esta é a terceira vez que a Casa do Papai Noel é aberta durante o período natalino.Ainda segundo a Secretaria de Cultura outros eventos como o Concurso da Rua melhor decorada também será realizado durante o mês de dezembro, bem como algumas praças da sede receberão ornamentação.

Francisco Freire (Portal Jovem)

QUADRILHAS EXPLODEM AGÊNCIAS BANCÁRIAS DE ITAREMA, PIRES FERREIRA E JAGUARIBARA

Agência BB de Coreaú, após assalto de 03/12/2013
Três assaltantes e um morador foram baleados e encaminhados para o Hospital Municipal de Acaraú, mas não resistiram aos ferimentos e morreram.

Atualizada às 16h40min
(Da Redação O POVO Online)

Grupos armados explodiram e tentaram assaltar agências bancárias dos municípios de Itarema, Pires Ferreira e Jaguaribara, na madrugada desta quarta-feira, 4. Em nenhum dos ataques os grupos conseguiram levar dinheiro. Em Itarema, houve tiroteio entre os assaltantes e a Polícia. Três assaltantes e um morador da cidade que estava próximo ao local morreram após serem atingidos por tiros.

Pires Ferreira

O primeiro ataque ocorreu em Pires Ferreira, 312,9 km de Fortaleza. Por volta das 22h30min, um grupo de oito a dez homens atacou à agência bancária do Bradesco, localizada em frente ao destacamento da Polícia Militar de Pires Ferreira, no bairro Centro. Segundo o subtenenente do município identificado apenas como Amorim, os assaltantes colocaram dois artefatos explosivos no único caixa eletrônico da agência, mas não conseguiram levar nada.

A ação foi rápida e quando os policias saíram do destacamento o grupo atirou na viatura policial, fugindo em seguida em dois carros, um Gol azul e um Vectra prata,e duas motocicletas. De acordo com a Polícia, ele fugiram em direção a Guaraciaba. O Vectra foi encontrado incendiado em uma estrada carroçável que dá acesso a Reriutaba.

Itarema

O segundo ataque ocorreu em Itarema, 237,1 km da capital cearense, por volta de 1 hora da manhã. Segundo um policial de Itarema, identificado como Cabo melo, sete homens que chegaram em um Gol prata instalaram explosivos na agência do Banco do Brasil, localizada na praça Pedra Cheirosa, no bairro Centro.  A explosão foi impedida pela Polícia e houve troca de tiros.

Durante o tiroteio, quatro assaltantes e dois moradores que estavam próximo ao local foram baleados. Três dos assaltantes e um dos moradores foram encaminhados para o Hospital Municipal de Acaraú, mas não resistiram aos ferimentos e morreram. O quarto assaltante baleado, que foi atingido nas duas pernas, informou que o Gol havia sido roubado poucas horas antes na localidade do Boqueirão, em Caucaia. Ele foi identificado como Adonias da Silva Ferreira, 21 anos.

Os três assaltantes restantes fugiram a pé para um matagal da região e ainda não foram localizados. Dentro do veículo Gol foram apreendidos  dois Rifles calibre puma 38, dois revólveres calibre 38, um colete à prova de balas e uma pistola 9mm. Segundo a Polícia de Itarema, essa é a segunda tentativa de roubo no município. Na última, há doze dias, os assaltantes foram frustrados antes da explosão e também não conseguiram levar nada.

Jaguaribara

Por volta de 1 hora da manhã, um grupo formado ao menos por cinco homens armados invadiu duas agências bancárias de Jaguaribara, 255 km de Fortaleza. Segundo a Polícia de Jaguaribara, os homens invadiram, primeiramente, a agência do Bradesco, localizada na rua Melanias Bezerra, no bairro Centro. Quando perceberam a aproximação dos policiais eles efetuaram disparos e foram para o próximo alvo, a agência bancária do Banco do Brasil, localizada na avenida Pergentino Almino Pinheiro, também no Centro. 

Lá, eles também explodiram o caixa eletrônico, mas fugiram antes que levar o dinheiro, em um Gol prata de placa ORQ 3672, em direção à BR-116. Por volta das 2 horas, o veículo foi encontrado incendiado. A Polícia realiza buscas para tentar localizar e prender os criminosos.

Segundo um policial de Jaguaribara que não quis se identificar, a Polícia cercou a região e por volta das 2h30min um veículo Fiesta prata tentou sair do local. Após perseguição, os dois indivíduos que estavam no carro abandonaram no Sítio Poço do Barro, em Morada Nova, e embrenharam-se no matagal, sem ser localizados. 

Balanço 
Com os ataques, chegou a 89 o número de ações contra bancos registradas no Ceará. Na última sexta-feira, 29, homens armados explodiram caixa eletrônicos de Pedra Branca, Boa Viagem e Meruoca. Na manhã desta terça-feira, 3, um grupo assaltou um carro-forte em frente à agência do Banco do Brasil do município de Coreaú.


DEPUTADO FEDERAL PADRE ZÉ HOMENAGEIA A DIOCESE DE SOBRAL NO PLENÁRIO DA CÂMARA

Pronunciamento proferido na Sessão Ordinária do dia 03 de dezembro de 2013, no Plenário da Câmara dos Deputados.

OSr. JOSÉ LINHARES (PP-CE) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, em todo o curso de 2013, a cidade de Sobral, no meu querido Estado do Ceará, estará em festa. A sua Diocese completa 98 anos, criada que foi em desmembramento da Diocese de Fortaleza, no dia 10 de novembro de 1915, pela bula Catholicae Religionis Bonum, do Papa Bento XV.

A Diocese de Sobral tem hoje 37 paróquias e duas áreas pastorais, organizadas em seis regiões pastorais, congregando 55 sacerdotes. Dedica-se a fazer o bem, promover a fé católica, levar a Palavra do Evangelho, dar orientação espiritual e, por vezes, também, ajuda material aos mais necessitados. Atua dentro de um universo populacional, segundo dados do Censo 2010, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de aproximadamente 760 mil habitantes, distribuídos entre as zonas urbana e rural. A Diocese tem sob sua tutela o maior hospital sobralense, a Santa Casa de Misericórdia.

Os católicos de todo o mundo vivem presentemente o Ano da Fé, proclamado em 11 de outubro pelo então Santo Padre Bento XVI, em comemoração aos 50 anos da abertura do Concilio Ecumênico Vaticano II e do 20.º aniversário do Catecismo da Igreja Católica. É, portanto, um momento cheio de significado para o mundo cristão.

Especialmente a Diocese de Sobral, às vésperas de celebrar o I Centenário, assume com fé, ardor e amor ao Pai a sua ação evangelizadora, conforme o Plano de Pastoral 2013-2015. E o faz inspirada no exemplo de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo e como parte da Igreja discípula, missionária, sábia, profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Santa Eucaristia. Dentro de uma realidade social que não pode ser esquecida, as ações assim empreendidas têm por objetivo preferencial assistir os carentes, levando-lhes não só a luz espiritual, mas condições materiais mínimas para a sobrevivência.

Que o trabalho dioceseano seja portanto o de promover a Igreja numa dimensão transformadora, a Igreja da Boa Nova em Novos Tempos.

Gostaria de saudar na pessoal do meu Bispo, Dom Odelir José Magri a todos os presbíteros, religiosos, seminaristas, lideranças, consagrados e leigos desejando sucesso nessa missão. Possa o resultado final ser o augúrio, realmente, de um grande futuro, em que reinem a paz, a harmonia e a justiça.
Parabéns a todos pelo aniversário de 98 anos da Diocese de Sobral.
Muito obrigado.


VESTIBULAR: Uece divulga resultado da primeira fase do vestibular 2014.1


A Universidade Estadual do Ceará (Uece) divulgou nesta terça-feira, 3, o resultado da primeira fase do vestibular 2014.1. No site da instituição, o candidato poderá acessar a classificação individual.

Ao todo, entre capital e interior, a universidade oferece 2.281 vagas. As provas da primeira fase foram aplicadas no último dia 10 de novembro. A segunda fase será realizada nos dias 8 e 9 de novembro.

 Veja AQUI resultado do vestibular.

Nesta quarta-feira, 4, alunos e professores das universidades estaduais completam uma semana de acampamento no prédio da Assembleia Legislativa. As reivindicações dos grevistas serão debatidas com parlamentares e representantes do Governo do Estado às 15 horas desta quarta no Auditório Murilo Aguiar.

Redação O POVO Online

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

IMAGENS IMPRESSIONANTES SOBRE O ASSALTO AO BANCO DO BRASIL DE COREAÚ-CE, HOJE 03/12/2013

Alguns clientes sendo feito reféns subindo na saveiro usada na fuga dos bandidos rumo Angicos /corredores
Clientes/reféns abraçados sobre o controle dos assaltantes, carro incendiados, e destroços de causado pelo tiroteio dentro do Banco, veja imagens impressionantes da ação do bandidos sobre o assalto do Banco do Brasil de Coreaú. 

Carro que foi incendiado na fuga para dificultar o trabalho da policia interditando a ponte que liga Coreaú-Angicos no rio Coreaú.
Imagens do segundo carro abandonado dentro do rio na altura da passagem molhada do Rio Juazeiro em Angicos - Moraújo.
Imagens do carro que foi incendiado na fuga para dificultar o trabalho da policia interditando a ponte que liga Coreaú-Angicos no rio Coreaú.
 Fotos do assalto quando faziam de reféns alguns clientes
Imagens e informações de Benedito Gilson (Manchão)

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O ASSALTO DE HOJE AO BB DE COREAÚ

Após ação criminosa, populares se concentram em frente a Agência. Imagem reprodução Facebook
Grupo de pessoas é mantido refém em assalto a agência bancária

Um grupo de seis homens armados assaltou a agência do Banco do Brasil do município de Coreaú, a 299,3 km de distância de Fortaleza, por volta das 11h40min desta segunda-feira, 27. Após a ação, o grupo fugiu levando reféns.

De acordo com policiais militares que estão no local, o grupo fugiu em um veículo com destino à Serra da Ibiapaba.

Um helicóptero da Ciopaer e equipes do Comando Tático Rural (Cotar) se dirigem para o local.

Mais informações em instantes


ÚLTIMA! 'DEPOIS DA REPETIÇÃO EM MERUOCA, AGORA NOVAMENTE TIROTEIO EM BANCO DE COREAÚ'

Imagem de arquivo; tiroteio no BB da cidade de Coreaú
Viatura de Alcântaras em disparada e sirene ligada, e no facebook a notícia de mais um tiroteio e assalto ao Banco do Brasil de Coreaú.

O caso está sério, e a repetição da mesma forma que aconteceu na cidade de Meruoca.

ALCÂNTARAS 56 ANOS

A Prefeitura Municipal de Alcântaras está programando diversas atividades para comemorar o 56º aniversário de emancipação política do município. A programação do mês dedicado a pátria alcantarense será repleto de ações de vários departamentos da administração publica municipal, que vão desde inauguração de obra, até o lançamento do primeiro livro sobre a história da cidade. Ainda estão previstas para dezembro festa dançante, abertura da Casa do Papai Noel, Homenagens, premiações, Desfiles dentre outros eventos que serão divulgados em breve numa programação toda especial voltada ao aniversário de nossa terra.

Blog da PMA

ALUNOS DA ESCOLA INOCÊNCIA A. FREIRE DENUNCIAM 'PRECARIZAÇÃO' DA EDUCAÇÃO DE ALCÂNTARAS

Escola recebeu uma Ampliação e Reforma no início de 2011
Estudantes da Escola Inocência Alcântara Freire, organizam panfletagem com Nota de Repúdio a situação da Educação de Alcântaras. A falta de professores contratados e a manutenção do espaço físico da escola foram o estopim que denunciou a crise.

Além dos casos rotineiros, como descaso, precarização e falta de manutenção na escola, a revolta dos alunos é devido a falta de professores. Segundo a nota dos alunos entregue a cidadãos da cidade, no dia 02 de dezembro (ontem) as escolas "não mais contavam com o quadro de professores contratados, o que prejudica de forma direta os estudantes, já que estão prestes a fechar o ano letivo e com a falta destes não poderão concluí-lo, pois, contarão apenas com o grupo efetivo de professores".

Desprezo aos contratados

Os temporários além de receber um salário inferior aos professores efetivos não recebem 13º (décimo terceiro) salário , 1/3 de férias, e nem salário nas férias e nem o mês de janeiro e nem o mês de dezembro. É uma situação terrível, humilhante, isso sem falar no critério 'rudimentar' da contratação. Escola perdeu os temporários devido problemas nos contratos.

ESPORTE AMADOR: 'VEJA ALGUMAS IMAGENS DA ABERTURA DO CAMPEONATO ALCANTARENSE DE FUTEBOL'

Liga Alcantarense de Desportos está de volta, e o seu campeonato adulto masculino já está movimentando os campos de várias localidades de Alcântaras. Veja abaixo, algumas imagens do último domingo.

"Teve início no dia 1º de Dezembro, o Campeonato Alcantarense de Futebol pela LAD (Liga Alcantarense de Desportos), que para muitos tinha acabado. Mais juntos iremos fazer o esporte Alcantarense cada dia mais forte. Agradecemos a todos os clubes que se comprometeram com este projeto de revitalização da LAD: Bela Vista (Sede), Verôna (Carmolândia), Cruzeiro (Silva ), Cruzeiro (Disterro), Palmeiras (Benedito), Palmeiras (Santa Rosa), Grêmio (Prata), Cienciano (Fidalgo), Santa Cruz (Alegre), Juventus (ventura), Colorado (Santa Barbara), Espirito Santo (Espirito Santo)". Por Venceslau Andrade.
Juventus (Distrito de Ventura) 
Verôna (Carmolândia)
Cruzeiro (Sítio Silva )
Cruzeiro (Sítio Disterro) 
 Entrada Estádio Esporte Club Bastidores (Sítio Silva)

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores