quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

IFCE SOBRAL PROMOVE 4ª EDIÇÃO DO ARDUINO DAY

Arduino é uma das principais ferramentas para construção de protótipos de baixo custo.

O campus de Sobral do IFCE promoverá, no dia 21 de março, um evento para comemorar o Arduino Day, uma das principais ferramentas para construir protótipos de baixo custo. A programação conta com palestras, competições, minicursos e exposições de projetos.

A inscrição no evento - palestras e mostra de projetos - é gratuita e deve ser feita até o dia 19 de março. No caso dos minicursos - Introdução ao Arduíno, Construção Seguidor de Linha e Automação via Bluetooth -, a inscrição pode ser feita até dia 20 de março. O valor do minicurso é de R$ 10 e deve ser pago no dia do evento.

Arduino Day é um evento internacional que celebra a criação da plataforma de hardware livre Arduino, criada em 2005 na Itália. O baixo custo e a manipulação acessível desse dispositivo revolucionaram o desenvolvimento e o controle de sistemas interativos e autônomos, tornando a computação física acessível a todos, inclusive estudantes e projetistas amadores.

Atualmente, o Arduino é conhecido e utilizado no mundo todo e sua criação é celebrada em mais de 100 países. O evento ocorre anualmente, com diversas comunidades organizando eventos locais para compartilhar experiências, projetos e aprender mais sobre a ferramenta.

Esta é a quarta edição do evento no IFCE Sobral. É uma oportunidade para a comunidade conhecer os projetos de pesquisa científica, participe das palestras e competições.

Inscrições e mais informações em https://www.sympla.com.br/arduino-day-sobral-2020__486019

--
Equipe de Comunicação 
IFCE Campus Sobral
(88) 3112-8120

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

CHUVA DE 103 MILÍMETROS EM ALCÂNTARAS, FOI A SEGUNDA MAIOR DO CEARÁ NAS ÚLTIMAS HORAS

Chuva só não foi maior do que a registrada na cidade de Moraújo
A chuva de 103 mm, a maior já registrada nos últimos anos na cidade de Alcântaras, derrubou um muro que separa a Escola de Ensino Infantil e Fundamental Maria Raulino Alcântara, da Escola Estadual de Ensino Médio Francisco de Almeida Monte no Bairro São José. É a segunda vez nos últimos anos, que as escolas passam pelo mesmo problema. Veja Link abaixo:


O Ceará registrou chuvas em 117 municípios, no intervalo entre as 7h do último domingo (16) e as 7h desta segunda-feira (17), de acordo com informações do balanço parcial realizado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As precipitações atingiram todas as macrorregiões do Estado.

Os dez (10) maiores acumulados informados no estado, até este momento, foram nos municípios de:

Moraújo (Posto: Moraujo) : 108.0 mm
Alcântaras (Posto: Alcantaras) : 103.0 mm
Granja (Posto: Granja) : 83.0 mm
Barro (Posto: Engenho Velho) : 78.2 mm
Barreira (Posto: Barreira) : 73.0 mm
Irauçuba (Posto: Missi) : 71.0 mm
Russas (Posto: Lagoa Grande) : 70.0 mm
Icapuí (Posto: Peixe Gordo) : 67.6 mm
Meruoca (Posto: Meruoca) : 65.0 mm
Beberibe (Posto: Uruau Carrapicho) : 63.0 mm

10 maiores chuvas por posto no dia: (184 postos com chuva de 259 informados)

Previsão

Para esta segunda e também a terça-feira (18), todas as macrorregiões seguem com condições de chuva. Cenário semelhante ao observado no fim de semana.
Fotos: Facebook, com informações da Funceme.

IFCE SOBRAL ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE EXTENSÃO EM INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA FINANCEIRA

Serão ofertadas 36 vagas, com inscrições no dia 4 de março

As inscrições para o curso de Introdução à Matemática Financeira, do projeto de extensão Capacita IFCE, serão realizadas no dia 4 de março. O formulário de inscrição ficará disponível de 9h às 21 horas. Serão ofertadas 36 vagas e o resultado será divulgado no dia 5 de março.

As inscrições serão classificadas por ordem de preenchimento e de acordo com o perfil do participante, 51% das vagas dos cursos serão destinadas para o público externo e as outras 49% para o público interno (servidores e estudantes). As aulas ocorrerão nos dias 12 e 13 de março, de 13h30 às 17h30, na sala 7 do Bloco de Alimentos. O requisito é ter noções de matemática.

Os facilitadores são a professora Mikaelle Barboza Cardoso (Graduada pela Universidade Estadual do Ceará em Licenciatura Plena em Matemática e Mestre em Educação com ênfase na Formação de Professores) e a professora Ana Cláudia Mendonça Pinheiro (Licenciada pela Universidade Estadual do Ceará em Matemática e Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal Ceará na área de Ensino de Matemática), ambas docentes do IFCE Sobral.

O projeto de extensão oferta, mensalmente, cursos gratuitos abertos também ao público externo. A cada mês, é lançada a inscrição para um curso específico, com orientações sobre prazos, requisitos, critérios de seleção e carga horária. Há certificado para os participantes. A iniciativa é da Coordenadoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE).

Serviço

Inscrições para o Capacita IFCE
Quando: 4 de março, de 9h às 21 horas
Onde: através de formulário eletrônico (https://bit.ly/39CkozD)
Para saber quais cursos serão ofertados em 2020 (https://bit.ly/31UXOzl)
-
Equipe de Comunicação 
IFCE Campus Sobral

domingo, 16 de fevereiro de 2020

CAPACITA IFCE DIVULGA LISTA DE CURSOS DE EXTENSÃO EM SOBRAL PARA 2020

Ao longo do ano, serão abordados temas como Produção de Sorvetes com Plantas Medicinais.

O campus de Sobral divulgou a lista dos cursos de extensão que serão ofertados em 2020 pelo projeto Capacita IFCE. O primeiro será em março, com o tema Curso de Introdução à Matemática Financeira. Ao longo do ano, serão abordados assuntos como Produção de Sorvetes com Plantas Medicinais, Excel Intermediário, Inglês Instrumental e Gestão de Mídias Sociais.

Metade das vagas dos cursos serão destinadas para o público externo e a outra metade para o público interno (servidores e estudantes do IFCE). Caso as vagas destinadas ao público externo não sejam preenchidas, elas serão remanejadas para o público interno.

O projeto de extensão oferta, mensalmente, cursos gratuitos abertos também ao público externo. A cada mês, é lançada a inscrição para um curso específico, com orientações sobre prazos, requisitos, critérios de seleção e carga horária (https://ifce.edu.br/sobral/campus-sobral/capacita-ifce-1). Há certificado para os participantes. A iniciativa é da Coordenadoria de Extensão do campus.

SERVIÇO

CURSOS QUE SERÃO OFERTADOS AO LONGO DO ANO

MARÇO: CURSO DE INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA FINANCEIRA

ABRIL: PRODUÇÃO E BENEFICIAMENTO DE PÓLEN APÍCOLA

MAIO: BOAS PRÁTICAS LABORATORIAIS

JUNHO: PRODUÇÃO DE SORVETES COM PLANTAS MEDICINAIS

AGOSTO: EXCEL INTERMEDIÁRIO

SETEMBRO: INTRODUÇÃO A SISTEMAS PNEUMÁTICOS

OUTUBRO: INGLÊS INSTRUMENTAL

NOVEMBRO: HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

DEZEMBRO: GESTÃO DE MÍDIAS SOCIAIS

--
Equipe de Comunicação 
IFCE Campus Sobral

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores