sábado, 10 de abril de 2010

PLANTAS DA MERUOCA PODEM SER UTILIZADAS NO COMBATE À DENGUE


Um grupo de pesquisadores de três universidades cearenses estuda a composição química de algumas espécies de plantas existentes na Meruoca. O projeto, apoiado pela Funcap, começou em 2006, e tem como objetivo realizar um estudo biomonitorado dos óleos essenciais, extratos e frações das espécies selecionadas por seu valor medicinal. Plantas da Meruoca podem ser utilizadas no combate à dengue

Giselle Soares
Da Agência Funcap

O monitoramento de extratos de plantas para a procura de substâncias bioativas têm se tornado cada vez mais comum em laboratórios de produtos naturais, principalmente em estudos sobre as atividades larvicida e antimicrobiana, ou em ensaios que visam avaliar o potencial citotóxico, antioxidante e anticolinesterásico (inibidor da enzima acetilcolinesterase, utilizado no tratamento de Alzheimer).

Esses estudos podem resultar em dados importantes para o tratamento de doenças como câncer, enfisema, cirrose, aterosclerose, mal de Alzheimer e artrites, relacionadas ao estresse oxidativo, que ocorre quando os mecanismos de proteção antioxidante do organismo se tornam ineficientes por fatores como idade e deterioração das funções fisiológicas.

Além dessas doenças, o biomonitoramento também pode ser útil no combate à dengue, através do estudo de componentes produzidos pela planta que a protegem contra micro-organismos e insetos predadores, podendo ser utilizados em novos produtos para combater o mosquito Aedes aegypti.

De acordo com a professora Maria Rose Jane Ribeiro, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), coordenadora do projeto, foram estudadas nove espécies de plantas encontradas na serra da Meruoca, em Sobral, duas delas, Eupatorium ballotaefolium e Eupatorium betonicaeforme, tiveram a composição química volátil e não volátil analisadas (a volatibilidade de uma substância se refere à facilidade que ela tem de passar do estado líquido ao estado de vapor ou gasoso).

Das outras espécies estudadas, Baccharis trinervis, conhecida como assa-peixe-fino ou assa-peixe-branco, apresentou atividade antimicrobiana e Blainvillea rhomboidea, cujo nome popular é erva-palha ou picão-grande, apresentou atividade citotóxica frente a células tumorais da mama e do cólon. Além dessas, os óleos essenciais obtidos das folhas de Eupatorium ballotaefolium (picão-roxo) demonstraram potencial anticolinesterásico, podendo ser fortes candidatos no tratamento do mal de Alzheimer.

Grupo de pesquisa
Segundo a pesquisadora Maria Rose Jane Ribeiro, o grupo de pesquisa em Química Orgânica da UVA também estuda outras espécies que têm demonstrado ação larvicida significativa contra as larvas do Aedes aegypti, como o óleo essencial das raízes de Eupatorium betonicaeforme, ou elevada atividade antimicrobiana, como o óleo essencial de Baccharis trinervis (assa-peixe-fino).

Além da professora Maria Rose Jane, colaboram com o projeto os professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) Edilberto Rocha Silveira, Letícia Costa Lotufo e Otília Deusdênia Loiola Pessoa, a professora Jane Eire Silva, da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e os professores Elnatan de Souza, Paulo Bandeira e Hélcio dos Santos, da UVA.

A Funcap apoia o projeto, intitulado “Estudo Fitoquímico e Avaliação da Atividade Farmacológica de Plantas Nativas da Serra da Meruoca – Sobral – Ceará”, através do edital Programa Primeiros Projetos, de 2006. A coordenadora da pesquisa, Maria Rose Jane, também participa do edital Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Estímulo à Interiorização – BPI, de 2008, com o projeto “Estudo Químico de Plantas Nativas da Região Norte do Ceará com Potencial Etnofarmacológico”.

Fonte: Jornal Expresso do Norte

GUARANY DE SOBRAL ESTÁ NA FINAL DO SEGUNDO TURNO DO CAMPEONATO CEARENSE 2010


O Cacique do Vale venceu o Horizonte por 2 a 1 no estádio Junco.Com o resultado, o Guarany também conquista vaga na Série D

O Guarany de Sobral é a primeira equipe a garantir vaga na final do segundo turno do Campeonato Cearense. O Cacique do Vale fez 2 a 1 no Horizonte no estádio Junco, em Sobral. Marco Tulio e Garrinchinha fizeram os gols do Guarany. Já o Horizonte marcou com Danúbio.

O Guarany saiu na frente com Marco Tulio, aos seis minutos do primeiro tempo. O segundo gol saiu aos 12 minutos da segunda etapa em cobrança de falta de Garrinchinha. Danúbio ainda diminuiu para o Horizonte nos acréscimos, aos 46 minutos da segunda etapa. Com o resultado, o Guarany também conquista vaga na Série D.

O outro finalista será conhecido neste domingo, 10, quando o Ceará enfrenta o Crato, às 16h, no estádio Castelão.

Redação O POVO Online
Foto: Diário do Nordeste

SANTA QUITÉRIA-CE: Prefeito e vice tem mandatos cassados


O presidente da Câmara poderá assumir interinamente a vaga de prefeito. A decisão ainda cabe recurso.

Prefeito e vice-prefeito do município de Santa Quitéria, Francisco das Chagas Mesquita (PSDB) e Eduardo Sobral Monte e Silva, respectivamente, tiveram seus mandatos cassados pela 54ª Zona Eleitoral, sob a acusação de captação ilícita de sufrágio e compra de votos. Os condenados estão inelegíveis pelo prazo de três anos, contados a partir das eleições de 2008. O presidente da Câmara do município deve assumir interinamente até a realização de novo pleito. Os cassados ainda podem recorrer contra a decisão.

Fonte: Coreaú em Revista
Foto: Férias.tur.br

sexta-feira, 9 de abril de 2010

FRENTE FRIA QUE CAUSOU 184 MORTES NO RIO DE JENEIRO CHEGA EO CEARÁ


A frente fria que causou mortes e estragos no Rio de Janeiro no início desta semana já provoca chuvas no Ceará.

Durante a noite de quinta-feira (08) e a madrugada desta sexta-feira (09) a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) contabilizou precipitações acima de 100 milímetros em oito municípios cearenses. A chuva mais intensa ocorreu em Mauriti, com 163mm. Em todo o Estado, houve precipitação em mais de 83 cidades (dados parciais, atualizados às 9h15min).

De acordo com o meteorologista Paulo Barbieri, a frente fria chegou enfraquecida ao Ceará e já se deslocou para o Oceano Atlântico. Entretanto, “o sistema causou instabilidade na atmosfera que deve permanecer causando chuvas durante o fim de semana, principalmente na metade sul do Estado (Cariri, Inhamuns, Baixo Jaguaribe e parte do Sertão Central)”, informou.

Para a Região Norte, faixa litorânea e Região Metropolitana de Fortaleza, a previsão para o fim de semana é de céu parcialmente nublado com chuvas isoladas.

Maiores chuvas (das 7 horas de quinta-feira às 7 horas de sexta-feira)
Mauriti - 163mm
Campos Sales - 145mm
Potengi - 140mm
Aurora - 122mm
Araripe - 117,2mm
Barro - 111,4mm
Sobral - 103mm
Barbalha - 101mm
Nova Olinda - 95mm
Altaneira - 95mm
Quiterianópolis - 94mm
Jati - 91,4mm
Milagres - 88mm
Assaré - 80mm
Farias Brito - 80mm

Assessoria de Imprensa da Funceme

SOBRE A "ECOS" E O SABÃO ECOLÓGICO


A Entidade Cooperativista Sustentável - ECOS, fundada em 06.03.2010 já começou a desenvolver algumas atividades.

Em apenas um mês de existência a ONG de caráter cultural ambientalista instalada no município de Alcântaras-CE, já reuniu sua mesa diretora por diversas vezes para discutir o plano de governo de sua primeira gestão, tendo sido aprovado como projeto piloto da entidade o programa de reaproveitamento do óleo caseiro queimado em frituras, o nome do projeto chama-se "ECO(S)LEO" e foi idealizado pela atual secretária administrativa da entidade: Zoraíde Alcântara,.

A finalidade deste primeiro projeto além de previnir os lençois de água pela contaminação do óleo que geralmente é despejado nos ralos das pias, pretende arrecadar fundos para acelerar o processo de oficialização da Organização que ainda encontra-se em andamento.Incialmente serão distribuidos nas residências de alguns familiares dos integrantes da ECOS garrafas pet's com uma espécie de funil aclopada a mesma e com uma milimetragem de mls,sendo ainda orientados a estas famílias depositarem todo o óleo utilizado em frituras nestes recipientes, posteriormente o óleo será coletado e filtrado sendo destinado a uma fabricante artezanal que produz sabão a base deste mineral, que irá com o apoio da ECOS produzir o SABÃO ECOLÒGICO.

Ainda pretende-se repassar o sabão produzido por um preço bem inferior ao comercializado no mercado, afim de promover renda para os fabricantes cadastrados, a preservação ambiental e arrecadar fundos para manter a Organização.

O projeto ainda encontra-se em fase experimental, para maiores informações ligar para (88)3640.1095/96034314 ou enviar e-mail para ecos.alcantaras@gmail.com


Participe desta corrente e venha ajudar-nos a construir um planeta melhor!!!

Fonte: www.ecosalcantaras.blogspot.com

quinta-feira, 8 de abril de 2010

CLASSIFICAÇÃO DO 2º TURNO DO CAMPEONATO CEARENSE DE FUTEBOL

Terminada a fase de classificação do 2º Turno do Campeonato Cearense de Futebol, veja como ficou a classificação final e quem serão os times que irão para as semi-finais do turno.

Clubes PG J V E D GP GC SG

1º Ceará 25 11 7 4 0 23 4 19

Guarany (S) 21 11 6 3 2 23 12 11

3º Horizonte 21 11 6 3 2 18 12 6

4º Crato 18 11 6 0 5 13 16 -3

5º Ferroviário 18 11 5 3 3 16 15 1

6º Fortaleza 17 11 5 2 4 17 13 4

7º Limoeiro 12 11 4 0 7 17 17 0

8º Maranguape 12 11 3 3 5 11 14 -3

9º Itapipoca 12 11 3 3 5 13 18 -5

10º Quixadá 11 11 3 2 6 8 23 -15

11º Guarani (J) 9 11 1 6 4 12 16 -4

12º Boa Viagem 7 11 2 1 8 12 23 -11

O Ceará 1º colocado enfrentará o Crato 4º, no Estádio Castelão. A outra semi-final será feita entre o Guarany de Sobral 2º colocado e o Horizonte 3º.

O campeão do segundo turno disputará a final com o Fortaleza o título do Estadual 2010, já que Fortaleza foi o campeão do primeiro turno.


quarta-feira, 7 de abril de 2010

AÇÃO SOCIAL DE ALCÂNTARAS TEM NOVA SECRETÁRIA


A Secretaria de Ação Social de Alcântaras está sob novo comando. A apresentação oficial ocorreu na manhã desta quarta-feira 07 de Abril.

Teresinha Batista Lúcio ficou na secretaria durante o ano de 2009 e início do ano atual, embora o cargo tenha sido repassado na segunda-feira (05), Vanderlí Freire Aguiar (administradora), somente foi apresentada oficialmente para os funcionários na manhã de hoje, e na oportunidade apresentou a nova forma de trabalho a ser adotada pela pasta de Ação Social durante sua gestão.

A apresentação ocorreu em um clima de cordialidade já que a mudança ocorreu por um processo natural movido por opção pessoal.

A Secretaria de Ação Social, é uma das pastas importantes em qualquer administração pública; é através da SAS ou STDS, que alguns projetos sociais são desenvolvidos no município, entre eles os de políticas públicas voltadas para a proteção aos idosos, crianças e adolescentes, e também o Programa Bolsa Família, o maior programa de transferência de renda do mundo.

Escrito por Edilson Angelo

terça-feira, 6 de abril de 2010

EM GRANJA-CE, MÍDIA SOCIAL AJUDA A PRESERVAR O PATRIMÔNIO HISTÓRICO


A Ponte Metálica de Granja, um dos cartões postais da cidade, estava com sua estrutura ameaça. A denuncia de seu descaso foi feita pelo Blog Granja Ceará, hoje a ponte passa por obras de contenção.

Depois de ficar ilhada devido as fortes chuvas ocorridas no inverno de 2009, a Ponte Metálica da cidade de Granja-CE sobre o rio Coreaú, uma construção do final do século XIX (1881), estava com sua estrutura danificada e ameaçando a sua preservação. O caso foi denunciado pelo um dos Blogs da cidade, uma campanha por defensores do Patrimônio Histórico entrou em ação com mensagens e-mail e até faixas sobre a ponte.

A campanha deu certo e já começou a surtir efeito, segundo o Blog que fez a denuncia "o caso se tornou pauta de discussão na Câmara dos(as) Vereadores(as) e chegou até aos ouvidos do Governador Cid Gomes, que prometeu ajudar na proteção da velha e majestosa Ponte de Ferro."

Hoje, a famosa e histórica Ponte Metálica sobre o rio Coreaú da cidade de Granja, finalmente passa por manutenção."

A arquitetura antiga de Granja ainda engloba outros prédios históricos como: A Estação ferroviária (1881), Câmara Municipal de Granja (1877), Mercado Público (1878), Cemitério de São João (1878), Igreja-Matriz (1759), Solar dos Gouveias, Casarões do início do século XIX.

Escrito por Edilson Angelo

VII FESTIVAL DE INVERNO DA SERRA DA MERUOCA/CE

Inscrições abertas até 15/4 (categoria regional) e 8/5 (categoria geral) para o evento que acontece de 3 a 5/6 em Meruoca, região Norte do Ceará.

Cada autor ou grupo, poderá inscrever até 02 (duas) músicas, mediante o pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 20,00 (Vinte reais) para a Categoria Regional e R$ 25,00 (Vinte e cinco reais) para a Categoria Geral por música inscrita. Em Fortaleza, as inscrições estão sendo feitas na sede da Associação Cultural Solidariedade e Arte & Solar (avenida da Universidade, 2333 - Benfica - CEP 60.020-180), das 8 às 12h e das 14 às 17h.
Outras informações: 3226 1189.

O Povo Online

segunda-feira, 5 de abril de 2010

INICIADAS AS OBRAS DE ALFALTAMENTO DA ESTRADA COREAÚ-ARAQUÉM


A estrada que vai receber asfalto liga a sede do município de Coreaú ao distrito de Araquém e também Serra da Ibiapaba por meio do município de Tianguá.

Leia mais do Blog Publimarques. "Finalmente a tão esperada obra de asfaltamento da estrada de Coreaú ao distrito de Araquém iniciou. A obra com certeza impulsionará as atividades socioeconômicas entre Coreaú e Tianguá, sem falar no conforto para quem viaja diariamente nesse e na geração de emprego e renda."

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores