Hoje, o dia mundial do meio ambiente, data símbolo para a maioria das pessoas, mas para os ambientalistas é apenas mais um dia que intensifica a luta pelo combate ao abuso e exploração inresponsável a antureze e ao meio ambiente em geral.
"O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente".
Cada pessoa, Estado, município, ou instituições não governamentais pode dá sua contribuição ao meio ambietnte e a ecologia dá forma que lhe achar conveniente.
Em Alcântaras, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, orgãos vinculados a Gestão Municipal, estarão distribuindo, neste sábado (06/06) mudas de plantas nativas, frutíferas e de reflorestamento como: moringa; jacarandá; eritrina; tamarindo; azeitona; jenipapo; carambola; acerola; jaqueira;goiabeira; ninho indiano; mangueira cajarana; cajueiro anão precoce; e outras.
Leia com atenção e reflita um pouco sobre o ciclo da natureza:
A esposa de um fazendeiro detestava cobras. Um dia, suplicou ao marido que desse um fim às peçonhentas. O homem, não querendo contrariá-la, prontamente determinou o extermínio de todo e qualquer vestígio de ofídios na fazenda. O que foi feito.
A colheita seguinte não rendeu um décimo da anterior. Em sonho, desesperado, suplicou a Deus que o perdoasse. Imaginava que aquela miséria de safra era castigo divino por ter dado fim aos animais. Também em sonho, o Criador lhe respondia:- “Não o castiguei, nem perdoei. Apenas, deixei que a natureza seguisse seu curso”.
Ora, o curso natural é simples: cobras engolem sapos. Sem elas, os sapos aumentam em número. E, sapos engolem insetos. Assim, quanto mais sapos, menos insetos. Diversos insetos são polinizadores e, sem eles, há plantas que não se reproduzem.
Moral da história: menos cobra, menos safra! Assim funciona o mundo natural.
O que tem a ver cobra com safra? Tudo! Em verdade, tudo tem a ver com tudo.
E assim também são as etapas da natureza.
Texto completo no site www.velhosamigos.com.br
Foto: Arquivo, Edilson