sexta-feira, 10 de outubro de 2025

GRATUITO: Oportunidade aberta para 495 vagas em cursos técnicos "EaD" pelo IFCE

Cursos são para dez campi de municípios da Capital e do interior cearense

Chegou a hora para quem deseja estudar a distância no Instituto Federal do Ceará (IFCE), com a oferta de 495 vagas para os cursos técnicos subsequentes gerenciados pelo Centro de Referência em Educação a Distância (CReaD). Os cursos com oportunidades em aberto são os técnicos em Eventos, em Administração, em Meio Ambiente, em Informática para Internet, em Restaurante e Bar e em Secretaria Escolar, cujas aulas terão início já no próximo semestre, 2026.1.

A seleção de novos alunos será realizada por meio da análise do histórico escolar, não havendo aplicação de provas. Para isso, os interessados deverão realizar a inscrição no formulário disponível em qselecao.ifce.edu.br, de 13 a 29 de outubro, mediante o envio da documentação exigida no edital. Os cursos são totalmente gratuitos, ou seja, sem cobrança de taxas de matrícula ou mensalidades. Também não há cobrança de taxa de inscrição na seleção em aberto.

Os campi com oportunidades na seleção são: Baturité (com 40 vagas), Cedro (25), Fortaleza (75), Guaramiranga (40), Maranguape (120), Paracuru (35), Quixadá (40), Sobral (40), Tabuleiro do Norte (40) e Tianguá (40). Para concorrer, é preciso que os candidatos tenham o Ensino Médio concluído, havendo previsão de cotas para egressos de escolas públicas, com porcentagem de vagas destinadas a pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas, pessoas com deficiência e quilombolas.

As aulas a distância serão realizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e em plataformas indicadas pelas coordenações dos cursos, com momentos síncronos e assíncronos. A integralização da carga horária inclui, ainda, atividades presenciais agendadas, que serão realizadas no campus no qual o aluno selecionado for matriculado. O resultado final do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 10 de dezembro, com publicação no portal do IFCE.


SERVIÇO:

Processo seletivo para cursos técnicos a distância do IFCE

Vagas: 495, ao todo

Cursos: Eventos, Administração, Meio Ambiente, Informática para Internet, Restaurante e Bar e Secretaria Escolar

Campi: Baturité, Cedro, Fortaleza, Guaramiranga, Maranguape, Paracuru, Quixadá, Sobral, Tabuleiro do Norte e Tianguá

Inscrições: das 8h de 13/10 até as 23h59 de 29/10

Edital: portal.ifce.edu.br/campus/reitoria/estude-no-ifce/processo-seletivo-20261-cursos-tecnicos-ead-multicampi-2

Noticia: portal.ifce.edu.br/institucional/ead/noticias/oportunidade-aberta-para-495-vagas-em-cursos-tecnicos-ead

--

Centro de Referência em Educação a Distância

Instituto Federal do Ceará - IFCE

terça-feira, 7 de outubro de 2025

MP DO CEARÁ FORTALECE ATUAÇÃO EM TODO O ESTADO COM POSSE DE 59 NOVOS SERVIDORES

O Ministério Público do Ceará conta com 59 novos servidores. Oito analistas e 51 técnicos ministeriais aprovados no último concurso da instituição tomaram posse em solenidade nesta segunda-feira (06/10) na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza. Os servidores vão fortalecer a atuação do MP do Ceará na capital e em outras 30 comarcas do interior do Estado. A cerimônia também foi transmitida pelo canal da instituição no YouTube e contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, membros e servidores do MP, além de familiares e amigos dos empossados. 

“A chegada de vocês fortalece e dá um novo fôlego para que o Ministério Público do Ceará continue transformando a vida da população cearense. Que não lhes faltem coragem e força para encarar a nossa missão de servir à sociedade, defender direitos e promover a justiça, com compromisso, empatia e responsabilidade”, frisou Haley Carvalho, lembrando ainda que, pela primeira vez, a instituição contará com analistas ministeriais de Engenharia Ambiental. “Isso amplia, de forma estratégica, nossa capacidade técnica de oferecer respostas mais céleres, integradas e qualificadas a essas demandas”, apontou. 

A servidora empossada Natália Sampaio conhece bem o MP do Ceará. Nos últimos cinco anos, autuou como estagiária e assessora jurídica até assumir, nesta segunda-feira, o cargo de técnica ministerial. Oradora da turma, ela contou por que considera o Ministério Público uma instituição apaixonante. “Somos parte de um órgão que muda vidas. Quem nos procura, muitas vezes, já tentou de tudo e aqui encontra um local de escuta. Que possamos, com força e coragem, ser instrumentos de transformação social”, comentou. 

O vice-corregedor-geral do MP do Ceará, procurador de Justiça Luiz Alcântara, ressaltou que os membros e servidores da instituição compartilham o dever constitucional de defender o regime democrático e a ordem jurídica. “Para executar essa missão, precisamos lidar com as dores do mundo, acolher quem nos procura com empatia e humildade e ouvir com atenção aqueles que buscam a defesa de seus direitos”, elencou.  

O coordenador financeiro do Sindicato dos Servidores do MP, Polycarpo Leite, também deu as boas-vindas aos empossados. “Hoje, vocês colhem os frutos das sementes que plantaram com tanto empenho e disciplina durante os anos de dedicação aos estudos. Que possam exercer suas funções com ética e compromisso com a sociedade cearense”, desejou. 

Também compuseram a mesa de abertura as subprocuradoras-gerais de Justiça de Administração e de Governança, Juliana Cronemberger e Daniele Fontenele, respectivamente; e a secretária de Gestão de Pessoas, Ana Sudário.  

Tomaram posse os analistas ministeriais Brennda Bezerra Braga (Engenharia Ambiental), Carlos Magno Dantas de Figueirêdo Belém (Ciências da Computação), Kilvia Cintia Garcia Moura Carvalho (Serviço Social), Mariana Moreira de Oliveira (Engenharia Ambiental), Mikelly Farias Brito (Ciências Contábeis), Renata Tamires de Queiroz Lima (Direito), Solares Claudino Canuto (Ciências da Computação) e Thaís de Castro Girão (Psicologia). 

Também foram empossados os técnicos ministeriais Ádila Silva Chaves, Amanda Jucá Bezerra, André Max Sousa Silva, Anna Ester de Oliveira Araújo, Antônio Clécio da Rocha Sousa Junior, Beatriz Apôlonio Pinheiro, Bernardo Sodré Carneiro Leão, Breno Nogueira Marques, Bruno Ribeiro Bulcão Coutinho, Camila Oliveira Fontenelle, Carlos Rerisson Farias de Souza, Caroline da Silva Landim Cruz, Cicero Yego Leandro do Nascimento, Daniel Monteiro da Costa, Débora dos Santos Rocha Colares, Emanoel Oliveira Nunes, Emanuela Ferreira Viana, Felipe Rodger Brandão Carneiro, Francisco Emanuel Vieira de Araújo, Francisco Ezequiel Gomes Carvalho, Francisco Felipe Alves Pereira, Herla Kalina Coura Moreira, Isabele de Sousa Gurgel, Jackson Yuri Alves da Costa, Jean Gérisson Fernandes Duarte, João Guilherme Janja Ximenes Filho, João Marcos de Araújo Lima, José Felix Andrade, Julia Alves de André, Júlia Batista da Costa, Kaio Emanuel de Sousa Silva, Kairo de Souza Carvalho, Lucas Araújo Lopes, Marcéu Silva Sá, Marcos Cezario Albuquerque, Marcos Germano Girão Nobre, Maria Amélia Malveira Moura, Maria José da Silva Lemos, Mateus Lima Aquino Nogueira, Matheus Alves Marques, Matheus Luis de Oliveira Tomás, Matheus Mendonça Souza de Aquino, Natália de Sousa Sampaio, Natchely Nara Ferreira Parente, Nicolas Gomes Martins, Priscila Regino de Sousa, Railândia Silva Rocha, Rômulo Marques Leite, Tharsila Uchôa da Silveira, Victor Nascimento Silva, Walessa Diógenes Peixoto de Alenca

Fonte: MP Ceará

INSCRITOS NO ENAMED 2025 JÁ PODEM CONFERIR LOCAL DE PROVA

Mais de 96,6 mil candidatos estão confirmados para a primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025, que ocorrerá em 19 de outubro, em 225 municípios de todo o país. O cartão de confirmação de inscrição, disponível no Sistema Enamed (AQUI), informa local, data, horário e, quando aplicável, atendimento especializado ou uso de nome social.

Do total de inscritos, 39.839 são concluintes de medicina, com participação obrigatória, enquanto os demais são médicos graduados interessados em usar a nota para programas de residência médica. As mulheres são maioria (58.963), e a faixa etária predominante é de 25 a 29 anos.

A prova terá 100 questões objetivas sobre clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental. Concluintes também devem preencher o questionário do Enade, enquanto os demais preenchem o questionário contextual e de percepção da prova.

Via Sobral em Revista

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores