sábado, 7 de janeiro de 2017

INSTITUTO FEDERAL (IFCE) ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS TÉCNICOS EM SOBRAL

Inscrições podem ser feitas entre os dias 9 e 19 de janeiro. São 245 vagas.

O campus de Sobral do Instituto Federal do Ceará (IFCE) abrirá inscrições para sete cursos técnicos. O processo seletivo é para o semestre 2017.1. Ao todo, são ofertadas 245 vagas. As inscrições podem ser feitas entre os dias 9 e 19 de janeiro, exclusivamente pela internet.

As vagas são para sete cursos técnicos gratuitos: Agroindústria, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente, Panificação e Segurança do Trabalho. Para participar do processo seletivo, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio. As aulas são no turno da noite, com exceção do curso de Segurança do Trabalho, que é ofertado à tarde. Cada curso conta com 35 vagas.

Para a inscrição, é cobrado o valor de R$ 40, mas o candidato pode solicitar a isenção da taxa até o dia 11 de janeiro, desde que atenda a um dos seguintes requisitos: ter cursado integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública ou como bolsista integral da rede privada e ter renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; ou ser declarado baixa renda. O pedido de isenção deve ser feito no próprio campus, de 8h às 12 horas e de 13h às 17 horas.

A data de realização das provas - Redação e Conhecimentos Gerais - será 19 de fevereiro. Para se inscrever, o candidato deve acessar o endereço eletrônico do IFCE (http://qselecao.ifce.edu.br), onde poderá também consultar o edital para obtenção de mais informações.

Serviço:
Inscrições no processo seletivo 2017.1
Quando: de 9 a 19 de janeiro
Período para pedido de isenção:até 11 de janeiro
Cursos ofertados: Agroindústria, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente,  Panificação e Segurança do Trabalho
Onde se inscrever: http://qselecao.ifce.edu.br/lista_concursos.aspx
Tiago Braga - Jornalista

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

MERUOCA: VEREADORA MÁRCIA PIMENTA TOMA POSSE DANDO CONTINUIDADE A TRADIÇÃO POLÍTICA DA FAMÍLIA PIMENTA

Márcia Pimenta, vereadora do Partido Solidariedade
Dando prosseguimento aos mandatos do pai (Pimenta) e do irmão (Carlos José), a vereadora Márcia Pimenta no último dia 1º de janeiro  tomou posse a uma cadeira no legislativo meruoquense. 

A referida vereadora ressalta em suas palavras, que espera ser uma câmara diferente, até porque, não está para perseguir e nem para dificultar projetos. Meu intuito é fazer o melhor por Meruoca e que as coisas realmente funcionem no município. Disse Márcia Pimenta.

Blog Luís Carlos Silva (Andarilho)

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

"O POVO NORTE 2" DESVENDA AS RIQUEZAS NATURAIS DE SOBRAL

Educação, música, economia, gastronomia e cultura são assuntos abordados na publicação.

A segunda edição da revista O POVO Norte desvenda as grandes riquezas da principal cidade do Noroeste do Ceará, Sobral. Esta, com cerca de 200 mil habitantes e com o segundo maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado, atrás apenas de Fortaleza, tem muitas histórias a serem contadas, como a do tombamento de seu Centro. O arquiteto Antonio Carlos Campelo Costa, responsável por fazer o levantamento e a delimitação de áreas de valor histórico da Cidade que levou ao reconhecimento da área como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é quem conta tudo na edição. 

Os avanços em educação também são abordados em entrevista com Francisco Luciano Feijão. Hoje, aos 75 anos, foi professor de várias gerações sobralenses e fundou uma das instituições de educação mais importantes da Cidade, a escola Luciano Feijão. Hoje, a marca detém faculdade e segue com planos de abertura de novas graduações, em linha com o mercado do polo universitário que se formou na Cidade. 

Alunos da Escola de Música de Sobral também abrem o coração para falar da paixão que sentem em tocar um instrumento. A capa, inclusive, traz a aluna Jéssica Palhano, clarinetista de 20 anos, que desde os 13 entrou para a Escola e não saiu mais. 

As igrejas de Sobral, grupos de ciclistas da Cidade, novos pubs com “pegada” de rock roll e discussão sobre a influência das mídias sociais em nossas vidas também estão na publicação, que traz também o mercado de rosas e flores de São Benedito, que se reinventa e segue como destaque no mercado nacional.

A O POVO Norte pode ser adquirida nas bancas de Sobral. O conteúdo também estará disponível no portal O POVO Online.  

OSCILAÇÃO NA REDE ELÉTRICA DE ALCÂNTARAS, TRAZ PREJUÍZOS PARA POPULAÇÃO

Freezers queimaram em alguns mercadinhos. (Foto: Aquivo VN) 
Além da sede e localidades rurais, distrito de Ventura também foi atingido foi prejudicado pela falta de luz na noite da última terça-feira

Moradores de Alcântaras, na zona norte do Ceará, usaram as redes sociais para reclamar da instabilidade no fornecimento de energia elétrica feita pela Enel na cidade. No município onde a oscilação na tensão elétrica tem sido registrada, desde o último domingo, 02,a falta de energia também tem atingido localidades da zona rural e alguns distritos.

No final da noite da última terça-feira (03), a intermitência no fornecimento de energia causou transtornos na sede. Em alguns comércios do centro, por conta do vai e vem da energia alguns equipamentos foram danificados. Os prejuízos também chegaram em algumas residências com a perda de equipamentos de informática.

Na zona rural, moradores afirmaram ficar sem luz até o inicio da manhã, como ocorrido em Bela Vista e no Distrito de Ventura. Em Alcântaras os problemas surgiram após o rompimento de um fio de alta tensão nas imediações do Bairro Caldeirão e os serviços já foram restabelecidos.

Com Redação Online (Portal Jovem)

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA INICIA 2017 COM NOVA COMPOSIÇÃO

Foto: Dário Gabriel
A Assembleia Legislativa do Ceará tem nova composição neste ano, após cinco mudanças que envolveram deputados estaduais eleitos em 2014 e seus suplentes. As mudanças decorrem da recente posse dos ex-deputados estaduais Ivo Gomes (PDT), Laís Nunes (PMB), Naumi Amorim (PMB) e Zé Ailton Brasil (PP) como prefeitos de Sobral, Icó, Caucaia e Crato, respectivamente; bem como da licença do deputado Osmar Baquit (PSD), atual secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado.

O posto de maior bancada da Casa permanece com o PDT, que conta com 12 parlamentares: Zezinho Albuquerque, Manoel Duca, Robério Monteiro, Antônio Granja, Dr. Sarto, Evandro Leitão, Ferreira Aragão, Jeová Mota, Mirian Sobreira, Julinho, Sérgio Aguiar e Mário Hélio.

Na segunda colocação, está o PMDB, com seis deputados: Audic Mota, Agenor Neto, Tomaz Holanda, Danniel Oliveira, Dr ª Silvana e Leonardo Araújo.

Dois partidos seguem empatados, com cinco deputados cada: PT e PP. O primeiro ampliou sua representação, após eleger dois deputados em 2014 e agora tem como representantes os deputados Moisés Braz, Elmano de Freitas, Dedé Teixeira, Rachel Marques e Dr. Santana. Já o PP conta com os deputados Bruno Pedrosa, Fernando Hugo, Leonardo Pinheiro, Walter Cavalcante e Lucílvio Girão.

Outros
Com dois parlamentares cada, quatro partidos surgem na sequência: PCdoB (Augusta Brito e Carlos Felipe), PSD (Gony Arruda e Roberto Mesquita), PMB (Bethrose e Odilon Aguiar) e PR (Fernanda Pessoa e Capitão Wagner).

Os demais partidos com representação na Assembleia contam com um deputado cada. São eles: Aderlânia Noronha (SD), Bruno Gonçalves (PEN), Carlos Matos (PSDB), David Durand (PRB), Ely Aguiar (PSDC), Heitor Férrer (PSB), João Jaime (DEM), Joaquim Noronha (PRP), Renato Roseno (Psol) e Tin Gomes (PHS).

Atividades
A Assembleia Legislativa retomará suas sessões ordinárias no próximo dia 1º de fevereiro, com a posse da Mesa Diretora eleita para o biênio 2017/2018, que tem a seguinte composição: presidente Zezinho Albuquerque (PDT), 1º vice-presidente Tin Gomes (PHS), 2º vice-presidente Manoel Duca (PDT), 1º secretário Audic Mota (PMDB), 2º secretário João Jaime (DEM), 3º secretário Julinho (PDT), 4ª secretária Augusta Brito (PCdoB), suplentes Robério Monteiro (PDT), Ferreira Aragão (PDT) e Bruno Pedrosa (PP).

Assessoria de Imprensa – AL/CE

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

MAIS UM SUSTO NA LADEIRA, ENTRADA E SAÍDA DA CIDADE DE ALCÂNTARAS

Por pouco não aconteceu um grave acidente na entrada da cidade de Alcântaras, sentido Sobral. Tanto subida quanto descida oferece perigo!

Um veículo de grande porte, estourou um dos pneus dianteiros (informações de populares), na descida teve que jogar a frente do caminhão para o barranco e assim evitar maiores danos. Na cabine, duas pessoas onde e uma delas ficou levemente ferida. O acidente ocorreu por volta das 22h:30m., causando um enorme estrondo e assuntando moradores.

Perigo!

A descida já exige bastante cuidados por parte dos motoristas, no entanto próximo ao local, a construção de residencias não param de avançar morro acima o que foi necessário a colocação de lombadas no início da subida, dificultado a tração de alguns veículos. O perigo agora ficou tanto na subida quanto na descida.
Pela manhã desta terça-feira 03/01, o veículo ainda permanecia no local. (Atualizado ás 12:05).

HOSPITAL DOM WALFRIDO ABRE SELEÇÃO PARA TÉCNICOS DE ENFERMAGEM

Inscrições serão realizadas online e estarão abertas no período de 03 a 04 de janeiro de 2017. O Formulário de Inscrição está contido no edital.

Profissionais da área da saúde com qualificação de técnicos de enfermagem podem concorrer a uma vaga de emprego no Complexo Hospitalar Dom Walfrido, filial da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. As inscrições para técnicos são gratuitas e estão abertas no período de 03 a 04 de janeiro de 2017 até às 23h59min do dia 04 de janeiro de 2017, online, através do “Formulário de Inscrição” contido no edital.

Os candidatos irão receber um e-mail de confirmação de inscrição que deverá ser entregue na primeira fase da seleção. As vagas serão preenchidas de acordo com a aprovação do candidato no processo seletivo e conforme a necessidade da Empresa. A validade do processo seletivo será de três meses a partir da data de publicação. Serão admitidos os candidatos que estejam inscritos e regulares com o Conselho Regional de Enfermagem (COREN-CE) na categoria de Técnico em Enfermagem.

Leia edital completo - clique AQUI

O perfil desejado é de profissionais com formação no curso Técnico em Enfermagem, que possuam bom relacionamento interpessoal, boa comunicação verbal e escrita, habilidade para adaptação ao ambiente organizacional e normas, habilidade para trabalho em equipe, senso de organização, planejamento, comprometimento, flexibilidade, dinamismo, criatividade, visão estratégica e atenção concentrada. Também é necessário possuir conhecimentos em informática básica (Word, Excel, Power Point, Internet, e-mail).

Processo seletivo

O processo seletivo constará de duas fases: Prova de conhecimentos específicos e entrevista. Todas de caráter eliminatório. A prova será realizada no dia 11 de janeiro de 2017 no horário de 14h às 17h no Auditório do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa de Sobral. O resultado será divulgado no dia 17 de janeiro de 2017 a partir das 17h, através do site www.stacasa.com.br. Realizarão a segunda fase os candidatos que obtiverem, na prova teórica, nota igual ou superior a 07 (sete).

A data em que serão realizadas as entrevistas será divulgada no dia 17 de janeiro de 2017, juntamente com o resultado da Prova de Conhecimentos Específicos, com as informações de local e horário em que serão realizadas as respectivas entrevistas.

Os conteúdos previstos são: Ética profissional; Biossegurança; Sistema Único de Saúde; Anatomia e Fisiologia humana; Sinais vitais; Procedimentos de enfermagem; Cálculo, reparo e administração de medicamentos; Cuidados de enfermagem ao paciente no pré-operatório; Cuidados de enfermagem durante o parto, puerpério e incentivo ao aleitamento materno; Cuidados de enfermagem no trauma e durante Ressuscitação Cardiopulmonar.

Confira mais informações no edital clicando AQUI.

Site da Santa casa (Via blog Encontro com a Saúde)

SECRETARIA DAS CIDADES LANÇA EDITAL PARA OBRA DA CENTRAL DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS REGIONAL NORTE

A Secretaria das Cidades, por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais - Vale do Jaguaribe/Vale do Acaraú (Cidades do Ceará II), lança edital LPN nº 20160015 para obra de implantação da Central de Tratamento de Resíduos Regional Norte no município de Sobral. O valor da proposta é de R$ 45.516.963,23 com prazo de execução de 12 meses. As propostas podem ser apresentadas até as 15h do dia 31 de janeiro de 2017

A Central de Tratamento de Resíduos (CTR) será composta por um aterro sanitário, uma área para tratamento de resíduos de poda de árvores, uma área para tratamento de resíduos da construção civil, uma área para tratamento de resíduos de serviços de saúde e uma área para tratamento de resíduos orgânicos, e demais unidades. Além disso, também fazem parte do sistema seis estações de transbordo de resíduos sólidos (ETR) a serem implantadas nos municípios de Cariré, Coreaú (Sede), Coreaú (Ubaúna), Forquilha, Massapê e Pacujá.

Para mais informações, clique AQUI e tenha acesso ao Edital referente a CTR de Sobral - LPN 20160015.

Via Sobral em Revista

PRESIDENTE DA AL/CE RESSALTA DIÁLOGO ENTRE GOVERNO E LEGISLATIVO EM 2016 E EMPOSSA QUATRO DEPUTADOS

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), destacou, em balanço sobre as atividades do ano passado, maior integração e diálogo entre Executivo e Legislativo alcançados em 2016, nesta segunda-feira (02/01), em encontro realizado no seu gabinete. “Antes, os deputados reclamavam que nem os requerimentos eram respondidos. Mas estamos trazendo os secretários para que, olho no olho, conversem com os deputados e possam dizer o que estão fazendo e quais os seus projetos de futuro”, afirmou.

Além disso, Zezinho Albuquerque ressaltou importantes ações realizadas na Casa ao longo de 2016. Ao todo, foram mais de mil pronunciamentos de parlamentares em mais de 300 sessões realizadas.

O deputado também salientou os debates sobre projetos que tramitaram no Parlamento. “Podemos destacar, entre eles, os planos estaduais de Educação e Cultura e a Lei de Promoção dos Policiais e Bombeiros Militares. São propostas que mobilizaram importantes setores da sociedade”, disse. Ao todo, foram aprovadas 130 das 138 mensagens que chegaram à Casa. Os parlamentares apresentaram mais de 700 projetos e mais de quatro mil requerimentos.

A responsabilidade com o uso dos recursos públicos em momento de crise econômica foi outro destaque do ano. De acordo com o presidente, a Assembleia Legislativa do Ceará está entre as quatro assembleias mais baratas do Brasil, conforme levantamento da Transparência Brasil referente aos últimos dois anos. “A Casa tem um gasto de R$ 44,12 por contribuinte, o que representa um valor quatro vezes inferior à média nacional dos legislativos estaduais”, informou Zezinho Albuquerque.

A Assembleia Legislativa também participou de importantes debates no Estado, como a criação das frentes parlamentares para Enfrentamento da Crise Hídrica no Estado e de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, além da entrega do relatório do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência e das atividades realizadas pela Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Obras de Transposição do São Francisco.

Já as comissões técnicas realizaram, ao longo do ano, 91 reuniões ordinárias, 172 extraordinárias, 67 audiências públicas, cinco seminários e 17 reuniões externas, bem como 40 outras atividades.

Deputados tomam posse
Os deputados Fernando Hugo (PP), Rachel Marques (PT), Mário Hélio (PDT) e Dedé Teixeira (PT) assumiram, nesta segunda-feira (02/01), em reunião da Mesa Diretora realizada no gabinete da Presidência da Casa, os mandatos de forma efetiva. A posse foi conduzida pelo presidente Zezinho Albuquerque.

Eles substituem os deputados que foram eleitos prefeitos em 2016: Ivo Gomes (PDT), eleito em Sobral; Zé Ailton Brasil (PP), no Crato; Laís Nunes (PMB), em Icó, e Naumi Amorim (PMB), em Caucaia.

Também estiveram presentes na reunião o secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Osmar Baquit, e os deputados Walter Cavalcante (PP), Tin Gomes (PHS), Dr. Santana (PT), Ely Aguiar (PSDC), Evandro Leitão (PDT), João Jaime (DEM) e Tomaz Holanda (PMDB).
Fotos: Divulgação/AL-CE
Assessoria de Imprensa – AL/CE

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

COREAÚ: ERIKA CRISTINO ENTREGA PREFEITURA COM TODAS AS CONTAS QUITADAS E MAIS DE R$ 1,8 MILHÃO EM CAIXA

A ex-prefeita de Coreaú, Erika Frota Cristino, foi uma das gratas revelações da política cearense neste ciclo de gestores públicos que ficaram responsáveis por gerir os 184 municípios do nosso Estado no quadriênio 2013/2016.

Administrou para todos, transformou a educação do município tirando-a das últimas posições no Estado e deixando-a entre as melhores do Nordeste, e saneou as contas públicas. No último sábado, 31 de dezembro, último dia de seu Governo, Erika Cristino foi ao Facebook e publicou, em respeito ao povo de Coreaú, os saldos de todas as principais contas da Prefeitura:

  • FPM: R$ 658.848,88
  • Iluminação Pública: R$ 400.328,50
  • PAB: R$ 631.137,03
  • Saúde (recursos próprios): R$ 162.316,56
  • Hospital: R$ 8.278,22
  • Tributos: R$ 2.055,65

DETALHE
Em tempos de prefeituras quebradas país afora, onde boa parte dos prefeitos sequer conseguiu para a folha de dezembro e o 13º salário do funcionalismo aguarda por recursos para ser quitado, em Coreaú a folha de dezembro foi paga no último dia 30, todos os servidores receberam o 13º, e todos os fornecedores foram pagos, ou seja, nada de dívidas e mais de R$ 1,8 milhão em caixa. Literalmente, Erika Cristino fez história!!

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores