sábado, 9 de novembro de 2013

JUVENTUDE DE ALCÂNTARAS, PARTICIPEM!

É logo mais a noite na Praça da Matriz de Alcântaras. Para todos, e principalmente para toda a juventude local.

Swinguera de Cristo
A partir das 18:00 horas deste sábado dia 09/11
Show com Banda ao vivo

HOJE, É A ÚLTIMA NOVENA DA FESTA DE SANTA TEREZINHA EM ROSÁPOLES - ALCÂNTARAS

Foto: Capela de Santa Terezinha em setembro de 2006
Hoje acontece a última novena da Festa de Santa Terezinha no Povoado de Rosápoles. 

Já quase encerrando o calendário católico de 2013 da Paróquia de Alcântaras, hoje em Rosápoles,  acontecerá a última novena da Padroeira da região. A Santa das Rosas (Santa Terezinha), por isso o nome do lugar de 'Rosápoles' ou 'Santa Rosa' para quem reside na área mais rural.

Para quem for visitar Rosápoles neste final de semana, hoje sábado, ou amahã domingo, de Alcântaras há duas opções; partindo da saída do bairro do Junco, a estrada Maracajá passando pelo sítio São Luís 5,5 km , ou a estrada Espírito Santo passando pelo sítio São Bernardo onde o percurso aumenta em mais de 3 km.

Uma novidade para a Festa neste ano, é a importante reforma, e ampliação da parte de trás da igreja e que não consta na imagem acima.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

SUCESSÃO ESTADUAL 2014: Eunício diz que pode ser candidato com apoio de Tasso

Declaração foi publicada no blog Panorama Político, do jornal O Globo.

O senador cearense Eunício Oliveira (PMDB) parece disposto a ser candidato ao governo do Estado em 2014 independente de quem estará com ele no palanque. Segundo o blog Panorama Político, escrito pelo jornalista Ilamar Franco no jornal O Globo, o peemedebista fará aliança com Tasso Jereissati e o PSDB caso os atuais aliados, o Partido dos Trabalhadores (PT) e o governador Cid Gomes (PROS) não o apoiem. A informação foi publicada nesta sexta-feira (8).

“Estou com um pé lá e outro cá", teria dito o senador com relação à sua futura candidatura ao governo. (Foto: Alex Costa)

“Estou com um pé lá e outro cá. Se o PT e o governador Cid Gomes não me apoiarem, concorro ao governo ao lado do PSDB e do Tasso Jereissati”, teria dito o senador. Na última quinta-feira (7), a ex-prefeita Luizianne Lins havia dito em entrevista a uma rádio que Eunício Oliveira seria traído pelo grupo do governador: “Esse grupo passou a perna em Tasso (Jereissati), no Lúcio Alcântara, passou a perna em mim e vai passar no Eunício”, disse a presidente estadual do PT.

O jornalista Ilamar Franco também afirmou que Tasso deverá concorrer mais uma vez ao Senado. O ex-governador tentou se reeleger no cargo em 2010, mas foi derrotado pelo próprio Eunício e por José Pimentel (PT).

Do Diário do Nordeste Online

1ª FASE DO VESTIBULAR DA UECE 2014.1 ACONTECE NESTE DOMINGO (10)

Com 32.551 candidatos inscritos, a Universidade Estadual do Ceará (UECE), realiza neste domingo (10), das 09 horas às 13 horas, a 1ª Fase do Vestibular 2014.1. Com uma Prova de Conhecimentos Gerais de múltipla escolha, compreendendo Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Geografia, História, Matemática, Física, Química e Biologia. A 2ª Fase acontece nos dias 08 e 09 de dezembro (domingo e segunda-feira, respectivamente), com a realização de quatro Provas: uma de Redação e três Específicas, de acordo com o curso de opção do candidato.

Segundo o presidente da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), Prof. Cleiton Batista Vasconcelos, a UECE, nos seus 38 anos de existência, está promovendo o maior Vestibular de sua história. Os 32.551 candidatos disputam 2.281 vagas, das quais 1.231 são para os cursos da Capital e 1.050 vagas para as seis unidades da UECE, no Interior do Estado, localizadas nos municípios de Itapipoca, Crateús, Limoeiro do Norte, Iguatu, Quixadá e Tauá. Professor Cleiton, recomenda aos candidatos, que cheguem ao seu local de prova, com uma hora de antecedência, às 08 horas.

O Cartão de Informação do candidato, com os endereços e locais de prova, estão disponíveis no site www.uece.br/cev O primeiro Vestibular de 2014 será realizado em todas as sedes da UECE, Campus do Itaperi, Centro de Humanidades (Campus Fátima) e nas unidades dos municípios já citados e em vários Colégios da Rede Pública e Particular de Fortaleza.

Concorrência

A concorrência tem como média geral 14,27 candidatos para cada vaga. No ranking dos cursos mais procurados, o campeão mais uma vez é o de Medicina, com 114,05 para cada vaga das 40 ofertadas, com 4.562 candidatos inscritos. O curso de Psicologia vem em segundo lugar, com 66,45 para cada vaga. O curso de Nutrição vem em terceiro lugar, com 65,80 candidatos para cada uma das 25 vagas ofertadas; o quarto mais concorrido é o curso de Administração, com 1.793 inscritos, concorrência de 44,83 candidatos por vaga. O curso de Medicina Veterinária vem em quinto lugar, com 1.296 inscritos, correspondendo a 43,20 candidatos por vaga.

Mais informações podem ser obtidas na sede da CEV, no Campus do Itaperi, situada na Av. Paranjana, 1700, no endereço eletrônico www.uece.br/cev ou pelos telefones 3101.9710 ou 3101.9711.

Assessoria de Imprensa da Uece

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

ISSO É A POLÍTICA! 'Ex-tassistas silenciam na Assembleia e defesa do tucano sobra para Heitor Férrer'

Ex-filiados ao PSDB como Fernando Hugo (SDD), Téo Menezes (DEM), Osmar Baquit (PSD) e Professor Teodoro (PSD), apesar de presentes, não comentaram o assunto.

Antigos aliados do ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) na Assembleia Legislativa silenciaram nesta quinta-feira, 7, diante das recentes críticas de Cid Gomes (Pros) ao líder tucano no Ceará. Diante da ausência dos “ex-tassistas”, o contraponto ao governador acabou sendo feito por Heitor Férrer (PDT): “O que o Cid quer é se contrapor ao seu criador. Isso de forma superficial, porque tudo que hoje se pensa para o Ceará, aliado ou opositor, passa obrigatoriamente pelas obras estruturantes que o Tasso fez”, disse.

Voz de oposição à Cid Gomes mais ativa na Assembleia, Heitor Férrer exaltou, por exemplo, a obra do Castanhão. “Ninguém pode imaginar indústria sem água (...) e o Castanhão bombeia água até o Pecém. Não se faz indústria sem porto para exportação, e ele fez o porto do Pecém. Não se pensa indústria sem energia, e ele trouxe dois leilões da Chesf ao Ceará, além de criar nova cultura de estradas ao Estado”.

Heitor Férrer ainda classificou comparação lançada por Cid – que disse ter feito duas vezes mais em sete anos de governo do que tasso em treze – como “desproporcional”. “Eu queria ver ele fazer o que disse que fez pegando o Estado como Tasso pegou (..) é indiscutível, existe um Ceará antes de Tasso e outro depois de Tasso”, disse.

Enquanto o pedetista saiu na defesa do líder tucano, demais antigos tassistas na Casa se calaram ou não estavam presentes. Ex-filiados ao PSDB como Fernando Hugo (SDD), Téo Menezes (DEM), Osmar Baquit (PSD) e Professor Teodoro (PSD), apesar de presentes, não comentaram o assunto. João Jaime (DEM) não estava presente na sessão.

Redação O Povo Online

SECRETARIA DA SAÚDE REALIZA ATIVIDADES PARA ALERTAR CONTRA DIABETES

Para marcar o Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, o Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), unidade da Secretaria da Saúde do Estado, ficará iluminado da cor azul durante todo o mês. As atividades do Dia Mundial do Diabetes começam nesta quinta-feira (07), com consultas de rastreamento da retinopatia e aplicação de laser. Cerca de 150 pessoas serão atendidas das 08 horas às 16 horas.

Ainda como parte da programação, no próximo sábado (23), os médicos do CIDH e estudantes de medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) farão atendimento à população no Shopping Benfica (Avenida Carapinima, 2200 - Benfica),  das 14horas às 18 horas. Neste dia serão realizados serviços de medição da dosagem de glicemia e pressão arterial e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Para finalizar a Campanha, no domingo (24), acontece uma caminhada na Avenida Beira-Mar, com distribuição de folderes informando sobre os cuidados com a diabetes.

A retinopatia diabética é uma complicação do diabetes, caracterizada pelo alto nível de açúcar no sangue, que provoca lesões definitivas nas paredes dos vasos que nutrem a retina. Em consequência, ocorre vazamento de líquido e sangue no interior do olho, desfocando a visão. Se não acompanhada e tratada, a doença se agrava e os vasos podem se romper, caracterizando a hemorragia vítrea e pode levar ao descolamento da retina. O diabetes pode ainda causar o surgimento de vasos sanguíneos anormais na íris, ocasionando glaucoma.

O diabetes é uma doença crônica, debilitante e de alto custo, principalmente quando associada a complicações severas. Estima-se que metade das pessoas com diabetes desconheça a própria condição. O diabetes tipo 1 ainda não pode ser prevenido. Acredita-se que sejam fatores ambientais os desencadeantes do processo que pode resultar na destruição das células produtoras de insulina. Isso ainda está sendo estudado cientificamente.

O diabetes tipo 2 pode ser prevenido em muitos casos, bastando manter um peso saudável e um corpo fisicamente ativo. Além de garantir o bem estar dos pacientes, a prevenção do diabetes também evitará uma sobrecarga nos sistemas de saúde. Pessoas com diabetes tipo 2 têm o dobro de chances de sofrer um ataque cardíaco. Pacientes de alto risco podem ser facilmente identificados através de um simples questionário. Há evidências concretas que manter um peso saudável e praticar atividade física moderadamente pode ajudar a prevenir o desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Assessoria de Comunicação da Sesa

NOTA DE PESAR (NENÉM SERGINO)

Reprodução/Facebook
É com bastante tristeza a notícia que recebemos do falecimento do jovem Neném Sergino ocorrido hoje 07/11/2013 na cidade de Fortaleza.

Há dias lutava pela vida, após um sério acidente de automóvel. Foram muitas as preces e torcida pela sua recuperação, mas que infelizmente não foi possível. Com certeza deixará muitas saudades para quem teve a oportunidade de conhece-lo; nos lugares onde andou, aos amigos de Alcântaras e principalmente na região do sítio Silva.

A Dona Toinha Sergino, Ritinha, Martinha, Carmelinda, Rosinha, Girlândia e demais irmãos do Neném e aos seus pais e a toda família, os meus mais sinceros sentimentos pela perda. E que tenham muitas forças neste momento de dor!

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

'SINDICAN - ALCÂNTARAS' SE REÚNE COM OS SERVIDORES BENEFICIADOS PELA ÚLTIMA DECISÃO JUDICIAL

Servidores efetivos que deixaram de receber 1/2 (meio) salário mínimo
Servidores Públicos Municipais de Alcântaras beneficiados com a decisão que acaba com as remunerações inferiores ao salário minimo no Serviço público municipal de Alcântaras. 

Ao atenderem a um chamado da diretoria do SINDICAN os primeiros 17 servidores beneficiados estiveram ontem dia 05/11 reunidos na sede do Sindicato para receberem á cópia da decisão judicial que os beneficiaram, na mesma oportunidade a diretoria do SINDICAN fez os esclarecimentos necessários a cerca do processo assim como dos procedimentos a serem adotados a partir de então.

Parabéns para o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alcântaras e, principalmente para seus associados por mais uma importantíssima vitória.

Com informações da Diretoria 

ENSINO SUPERIOR: PROFESSORES DA "UVA, URCA E UECE" REALIZAM PROTESTOS EM FORTALEZA

Professores, alunos e servidores de universidades estaduais realizam ato no Palácio da Abolição. Manifestantes se concentraram na Praça da Imprensa

Um grupo formado por diversos professores, servidores e estudantes da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Regional do Cariri (URCA) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) realizam manifestação na tarde desta quarta-feira (6). O grupo reivindica, entre outras coisas, concurso público para professores, regulamentação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos para professores e servidores. 

Os manifestantes se reuniram na Praça da Imprensa e ainda estão em caminhada ao Palácio da Abolição, localizado na Av. Barão de Studart, em Fortaleza.

Os professores da UECE estão em greve desde o dia 29 de outubro. Já a URCA deliberou a greve em assembleia realizada na última terça-feira (5). Está marcada para a próxima sexta-feira uma assembleia na UVA, em que será votado se a universidade entra também de greve ou não.

Mais informações no Jornal Diário do Nordeste Online.

DIOCESE DE SOBRAL CELEBRA O ‘DIA NACIONAL DA JUVENTUDE 2013’ NA CIDADE DE GROAÍRAS

Jovens alcantarenses no evento realizado no domingo 03/10/2013 
Jovens de várias comunidades de municípios da Zona Norte do Ceará, estiveram participando neste último domingo, 03 de novembro, do DNJ, que foi realizado na cidade de Groaíras.

O Dia Nacional da Juventude 2013, cujo foi celebrado pela Diocese de Sobral no último final de semana em Groaíras reuniu a juventude católica de mais de 13 paróquias da região na Praça Pe. Mororó, que além de orações, tiveram momentos de louvor e o flash mob. Posteriormente a caravana após uma caminhada pelas ruas da pequena cidade,seguiu para o Centro Recreativo onde ocorreu uma palestra com o Padre Jairo e as 19horas  houve a Missa celebrada por Don Odelir- Bispo de Sobral. De Alcântaras dezenas de jovens participaram do evento que mobilizou, grupos de jovens de várias capelas e localidades para festejar a grande festa jovem da igreja católica brasileira.

Com post. Francisco Freire (Portal Jovem)

OBS: É importante destacar que, os jovens da foto, são integrantes da Pastoral da Juventude da Capela de São João Batista, região ou comunidade do Sítio Prata distante 3 km da cidade de Alcântaras, que são: Raimundinha, Jonas, Nágela, Fernanda e Zezinho.

"NOVEMBRO AZUL” CHAMA ATENÇÃO PARA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Desde a última sexta-feira (1º), é comum ver laço azul em destaque nas camisas, paletós e também em praças e fachadas de prédios. O laço é o símbolo do “Novembro azul”, movimento de conscientização feito em diferentes países, durante todo o mês, para alertar sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata e cultivar a saúde do homem. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro.

Aos homens que não têm tempo durante o dia, por causa do trabalho, de irem às unidades de saúde para fazer prevenções, a Secretaria da Saúde do Estado implantou um serviço noturno no Centro de Saúde do Meireles, que fica na Avenida Antônio Justa, 3113. Das 17 horas às 21 horas, o Centro atende 850 pessoas, em média, por mês. Na grande maioria homens, que são atendidos por urologista, cardiologista e clínico geral. Para as mulheres dos homens atendidos, que são, além de acompanhantes, as maiores incentivadoras deles na prevenção e do serviço médico, o Centro de Saúde do Meireles oferece ginecologistas.  Assim, o atendimento contempla o casal.

Somente no ano passado, foram realizadas 9.478 consultas no Centro de Saúde do Meireles. Lá também são feitas pequenas cirurgias, como biópsia de pênis e retirada de HPV. Especificamente no atendimento em urologia, o trabalho do centro foca na prevenção do câncer de próstata, o tratamento de doenças sexualmente transmissíveis e os distúrbios sexuais no homem.

O câncer de mama de próstata é um grave problema, que deve ser controlado. No Ceará, foram registrados 570 óbitos em 2010, caindo para 562 em 2011 e subindo para 599 em 2012. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para 2013 é que sejam registrados 2.110 casos novos no Estado, sendo 490 só em Fortaleza.  O melhor é ir sempre ao médico. Ter o diagnóstico precocemente aumenta as chances de cura.   

Assessoria de Comunicação da Sesa

terça-feira, 5 de novembro de 2013

‘SISUTEC’ ABRE INSCRIÇÕES PARA VAGAS REMANESCENTES

Brasília – Entre a próxima quinta-feira (7) e o sábado (9) estarão abertas as inscrições para vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional (Sisutec). 

As vagas a serem preenchidas estão ociosas em função do cancelamento de matrículas. Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio. Não é exigida a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A inscrição é gratuita e pode ser feita apenas pela internet.


As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Os selecionados terão dois dias úteis para comparecer à instituição de ensino e confirmar a matrícula. De acordo com o Ministério da Educação, cabe à instituição que oferece a vaga estruturar um plano de recuperação de conteúdos e atividades, a ser apresentado ao candidato no momento da matrícula.

O Sisutec é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, no qual instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos.

Da Agência Brasil

AS ÚLTIMAS CHUVAS REGISTRADAS PELA FUNCEME NO ESTADO DO CEARÁ

Chuvas relativas ao período: 7:00 de 4/11/2013 às 7:00 de 5/11/2013. Veja os números das regiões Litoral Norte e Ibiapaba: 

Macro Região 1 Litoral Norte
Salão (Senador Sá) 42.0 mm, Granja 10.0 mm e Massapê 6.1 mm.
Postos com chuva: 3 / Postos informados: 17

Macro Região 5 - Ibiapaba
Viçosa do Ceará 30.0 mm, Sítio Vambira (Viçosa do Ceará) 11.0 mm, Reriutaba 6.0 mm, São Benedito 5.0 mm, Mucambo  3.0 mm, Croatá 2.5 mm, Tianguá 1.4 mm.
Postos com chuva: 7 / Postos informados: 25

Legenda determinada pela chuva máxima no município. Total de postos com chuva em todo o estado: 22. Total de municípios com chuva em todo o estado: 20. Dados extraídos automaticamente às: 12:50 de 5/11/2013.


ALCÂNTARAS RECEBERÁ 01 MÉDICO ESTRANGEIRO NA SEGUNDA ETAPA DO PROGRAMA 'MAIS MÉDICOS'

Foto: Arquivo. Hospital Municipal de Alcântaras-CE
Além de Alcântaras, os municípios vizinhos de Coreaú e Moraújo também serão contemplados pelo Programa Federal. Ao todo serão 212  médicos estrangeiros que atuarão em 103 municípios/cidades do Ceará.

Os 212 médicos estrangeiros, integrantes da segunda etapa do programa “Mais Médicos”, do Governo Federal, que irão atuar em 103 municípios cearenses foram, oficialmente, acolhidos ontem, na Escola de Saúde Pública (ESP), no bairro Meireles, em Fortaleza. 

Veja como ficou a distribuição dos médicos por municípios no Estado do Ceará 

Acaraú 3, Acopiara 3, Alcântaras 1, Aracoiaba 1, Marco 2, Ararendá 1, Arneiroz 1, Assaré 2, Aurora 1 ,Barro 1 , Barroquinha 1, Bela cruz 2  e Boa viagem 3. 

Camocim 3, Canindé 3, Capistrano 1, Cariré 2, Cariús 2,Caucaia 1, Chorozinho 1, Coreaú 2, Crateús 3 e Crato 3.

Fortaleza 42, Graça 1, Granja 3, Guaraciaba do norte 2, Hidrolândia 2, e Horizonte 1. 

Ibaretama 1, Ibiapina 2, Icó 2 ,Iguatu 5, Independência 2, Ipaporanga 1, Ipu 2, Ipueiras 2, Iracema 2 Irauçuba 1, Itapagé 3, Itapipoca 6 Itapiúna 2 e Itarema 3 e Itatira 1. 

Jaguaretama 2, Jaguaribe 2, Jardim 1, Jucás 1, Lavras da Mangabeira 1, Madalena 1, Maranguape 5, Mauriti 1, Miraíma 1, Mombaça 2, Monsenhor Tabosa 2, Morada nova 3, Moraújo 1, Morrinhos 2 Mucambo 1,Nova russas 2 e Novo oriente 2.

Ocara 2,Orós 1, Pacajus 2, Pacatuba 2, Pacujá 1, Parambu 2, Pedra Branca 2, Pentecoste 1, Piquet Carneiro 1, Poranga 1, Quiterianópolis 2 Quixadá 3, Quixeramobim 1, e Reriutaba 2 

Salitre 1, Santa quitéria 2, Santana do acaraú 2, São benedito 2, Senador pompeu 2, Solonópole 1, Tamboril 2, Tauá 3, Tejuçuoca 1, Trairi 3, Umirim 2, Uruburetama 2 Uruoca 2, Várzea alegre 2  e Viçosa do ceará 3.

PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF) SERÁ AMPLIADO NO CEARÁ

O Programa Saúde da Família (PSF) será ampliado no Ceará. A cobertura abrangerá uma equipe para cada grupo de dois mil habitantes. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (04) pelo governador Cid Gomes, na Escola de Saúde Pública (ESP), durante a solenidade de acolhimento do segundo grupo de médicos estrangeiros do programa Mais Médicos.

Segundo o Governador, o aumento foi autorizado pelo Governo Federal e fortalecerá o atendimento primário da população. "O atendimento básico é a porta de entrada ideal para o tratamento de saúde e assegurar uma ação necessária para a população, desafogando os hospitais", explicou Cid Gomes.

Durante o acolhimento, Cid Gomes agradeceu o empenho dos profissionais e destacou que não era concebível fazer restrições quando um corpo de profissionais é insuficente, como é o caso de muitas cidades brasileiras. O secretário de gestão estratégica participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, agradeceu o apoio do Governador ao Programa Mais Médicos e garantiu que até março de 2014 todas as equipes de PSF no Ceará estarão formadas.

O novo grupo de médicos Esse grupo será distribuídos em 103 municípios cearenses. Ao todo, os municípios brasileiros receberam 2.167 médicos estrangeiros nesta etapa, dos quais 212 são para o Ceará. A região Nordeste é a mais atendida com os médicos desta etapa do programa, com 928 profissionais. Em seguida, vêm o Sudeste (517), o Norte (358), o Sul (244) e o Centro-Oeste (120). No próximo dia 11, mais 236 médicos chegarão ao Estado.

A distribuição desses profissionais seguiu critérios técnicos, que deram igual prioridade às cidades em que é maior a parcela da população que depende completamente do atendimento ofertado pelo SUS e àquelas com alto percentual da população em situação de pobreza, conforme o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Este grupo se junta aos 1.499 médicos que já estão atuando em regiões carentes do País, sendo 819 brasileiros e 680 estrangeiros, elevando a cobertura do programa de 5 milhões para 13 milhões de brasileiros. Todos estes profissionais foram avaliados por três semanas por universidades federais que testaram seus conhecimentos em Língua Portuguesa e nos protocolos de atenção básica do SUS.

Esta etapa ocorreu simultaneamente em quatro capitais – Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte e Vitória. Com exceção destas cidades, onde permanecerão os profissionais que atuarão no Distrito Federal, no Ceará, em Minas Gerais e no Espírito Santo, todas as capitais receberão médicos do programa.

Da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

APOSENTADO É MORTO COM UM TIRO NO PEITO EM SOBRAL


O aposentado Luiz Vandeglace Félix, 41, foi executado com um tiro no peito na manhã desta segunda-feira, 4, no município de Sobral, localizado a 250 km de Fortaleza.

O crime aconteceu no bairro Padre Palhano. Segundo informações levantadas no local pela Polícia Militar, há um suspeito do crime denunciado pelos moradores do bairro. A vítima teve morte imediata. A Polícia segue com as investigações.

O POVO Online

FUNCEME REGISTRA CHUVAS EM 116 MUNICÍPIOS

 Em Fortaleza choveu apenas 2mm (Reprodução Funceme)
Choveu em 116 municípios no Ceará, entre 7h do último domingo, 3, e 7h desta segunda-feira, 4, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O maior índice pluviométrico foi registrado em Solonópole (119mm), seguido pelos municípios de Cedro (90mm), Sobral (89,8mm), Iracema (88,2mm) e Lavras da Mangabeira (85,2 mm).

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas fortes se devem ao fenômeno meteorológico chamado de vórtice ciclônico, que já estava previsto, mas não com essa intensidade. Houve precipitações em todas as regiões do Estado, principalmente no Sertão Central, Região Norte, Região Jaguaribana e também na faixa litorânea. O órgão prevê ocorrência de chuvas no Estado até a próxima quarta-feira, 6.

O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, atuando no Nordeste do Brasil, consiste numa grande circulação de ventos em elevada altitude (cerca de 12 mil metros) com formação de nuvens carregadas nas bordas dessa circulação. A borda norte do Vórtice está sobre o Estado, o que provoca as precipitações, acompanhadas de ventos fortes e raios.

Interior
No município de Sobral, na região Norte do Estado, a 250,3 km da Capital, a chuva provocou euforia e prejuízos na cidade. Árvores caíram, parte do teto de um shopping caiu e uma pessoa ficou ferida com a queda de uma antena de uma emissora local de rádio.

Em Iguatu, a 384,1 km de Fortaleza, uma ventania no fim da tarde derrubou a estrutura metálica da quadra de esportes do Rotary Club, localizado no Parque de Exposições da cidade. Testemunhas relataram que um raio atingiu o teto do Ginásio Poliesportivo Geraldo Nogueira Sobrinho, que foi inaugurado em 2009. Não houve feridos.

Redação O POVO Online (Atualizada às 11h25min)

OBS: Apesar da boa chuva registrada ontem na cidade de Alcântaras. O gráfico da Funceme mostra sem informação (cor cinza) para precipitações de chuvas no município.

FORTE CHUVA PROVOCA DESTRUIÇÃO NO MUNICÍPIO DE SOBRAL

Precipitação começou por volta das 17h e pegou a população de surpresa. Em 2 horas de chuva, ruas ficaram alagadas. Foto: Canal Notícias de Sobral.

Uma forte chuva no município de Sobral deixou ruas alagadas e provocou destruição neste domingo (3). A chuva, que veio com fortes rajadas de vento, começou por volta das 17h e pegou a população de surpresa. Parte do teto de um shopping do município caiu durante a precipitação, assustando a população.

Segundo os moradores da região, a chuva acabou por volta das 19h, mas deixou casas alagadas, árvores caídas, e carros ficaram submersos. De acordo com o Ronda da região o teto da escola técnica do município também teria desabado.

De acordo com o balanço do Corpo de Bombeiros, caíram cerca de 30 árvores no centro da cidade, em ruas e praças, causando dificuldades de circulação nas ruas, que tiveram que ser interditadas.

Devido a ventania, a antena de uma rádio local localizada no bairro Alto Cristo desabou e atingiu quatro residências. Cerca de quatro pessoas se feriram. A chuva também prejudicou o fornecimento de energia em Sobral, que ficou sem energia elétrica em vários pontos da cidade.

Uma placa de sinalização caiu na estrada que liga Sobral Groaíras, obstruindo a via. O Corpo de Bombeiros com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) interditaram a estrada a fim de evitar acidentes.

De acordo com o site da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme),  a região apresentou chuvas de forte intensidade das 17h às 19h deste domingo.

Cid Gomes comenta sobre chuva no Facebook

O governador Cid Gomes comentou na sua página pessoal no Facebook a chuva que caia no município. "Chovendo forte agora em Sobral. O Veveu me enviou esta foto. Tomara que volte a ver muitas destas no ano que vem! Viva São Pedro!!!", disse.

Diário do Nordeste Online (Com informações da repórter Silvânia Claudino).

domingo, 3 de novembro de 2013

ACIDENTE MATA EMPRESÁRIO DE FORRÓ CHICO BILL, FUNDADOR DA BANDA 'FORRÓ REAL'

Homem bateu carro contra trator na noite de sábado. Empresário tinha 75 anos. Foto: reprodução/Facebook.
Morreu, vítima de acidente de trânsito ocorrido na noite do último sábado (2), o empresário de forró Francisco de Sales Menezes, 75, conhecido como 'Chico Bill'. O homem era sócio da Real Produções, empresa responsável pelas bandas ´Forró Real´, ´Pau de Balançar´, ´Forró Bill´ e ´Nildinha e Amor Cearense´. 

Chico guiava sua Hilux na BR-222, no município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, quando chocou-se contra um trator que estava parado no km 11, por volta das 20h20. A via passa por obras, e por isso, o veículo estava parado no local. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O empresário foi levado de helicóptero ao Instituto Dr. José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza, mas não resistiu aos ferimentos. Chico morreu por volta das 5h45 deste domingo (3).

Fonte: Diário do Nordeste Online (Atualizada às 11h07)

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores