sábado, 9 de março de 2013

‘PT’ REAFIRMA ALIANÇA ESTADUAL COM ‘PSB’ PARA ELEIÇÕES DE 2014


Decisão desagrada Luizianne Lins, presidente estadual do partido. Aliança entre os dois partidos ficou estremecida após eleição para a Prefeitura da Capital. Foto: Kid Junior

A aliança no Estado entre o PT e PSB está mantida para as eleições de 2014, concluiu o Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores neste sábado (9). A decisão tomada articula as ramificações internas do PT e da coligação que apoia a reeleição de Dilma Rousseff em 2014.

"A aliança no Ceará em consonância com a política de alianças nacional será realizada com os partidos que estarão comprometidos no Estado com a reeleição da presidente Dilma. Neste sentido, reafirmamos a manutenção da aliança estadual partidária composta desde 2006 no Ceará e no Brasil respeitando-se as realidades municipais", explica artigo incluído na resolução após a reunião.

O posicionamento definido desagrada algumas ramificações do partido, como a Democracia Socialista, a qual a ex-prefeita e atual presidente estadual do PT Luizianne Lins é integrante. "Essa resolução já me levou a pensar em sair do diretório antes de fevereiro, mas, a pedido do Lula e da Dilma, eu decidi ficar". Luizianne justificou a permanência apontando que o foco nesse momento é fortalecer o PT para o cenário de 2014.

Presente na reunião do diretório, o vereador Acrisio Sena declarou que ficou decidido para novembro as eleições das executivas do partido, Ele adiantou ainda que em abril haverá seminários para vereadores e prefeitos e nos meses seguintes o PT sairá em caravanas pelo Interior do Ceará.

Luizianne Lins volta à UFC mas pode pedir licença

Luizianne Lins informou que está em negociação com a Universidade Federal do Ceará (UFC) para voltar a lecionar as disciplinas de fotopublicidade, assessoria de imprensa e marketing político no curso de Comunicação Social.

Ela afirmou que vai reassumir, já se apresentou na UFC, mas vai fazer, neste ano, provas de seleção de mestrado no Rio de Janeiro na área de semiótica ou da imagem. Caso aprovada na seleção, a ex-prefeita pretende tirar licença da universidade.

Luizianne revelou que quer manter contato com a juventude, por isso está se atualizando para voltar a dar aula, mas isso não a impede de ter um cargo no Governo Federal ou no PT Nacional.

Diário do Nordeste Online


NOTA DE PESAR EM MEMÓRIA AO FALECIMENTO DE DONA QUITÉRIA

 Faleceu em Sobral  nesta noite de sábado 08 de março, Dona Quitéria.

Dona Quitéria tinha 88 anos e morava no distrito de Jaibaras no município de Sobral. Detentora de uma imensa sabedoria, nos últimos dias apresentou um rápido e inesperado  problema de saúde, o que não os permitiu estar mais conosco.

Dona Quitéria Martins é a eterna avó da família Sales de Alcântaras, a quem deixo meus sentimentos de Pesar a todos.
Comemoração dos seus 80 anos

TOMBAMENTO NA ESTRADA ALCÂNTARAS-COREAÚ

Registramos na tarde de ontem 08/03, o tombamento de um caminhão baú na rodovia Iraldo Cristino (estrada Alcântaras-Coreaú).

O local do acidente foi a primeira curva do "S" no sentido Coreaú, localizado entre as localidades de sítio Milagre e Pai João. Não há informações sobre mortes ou feridos. Por toda a última noite o local permaneceu vigiado para prevenir o saqueamento, e o caminhão permaneceu no local por todo o dia de hoje.

O trecho desta via CE-241 liga a serra da Meruoca (Alcântaras) ao Vale Coreaú, e recentemente foi asfaltada pelo governo do estado do Ceará.

APÓS CASSAÇÃO, NOVO PREFEITO TOMA POSSE EM TRAIRI, NO CEARÁ


Prefeita e vice-prefeito foram condenados por compra de votos. Apesar do afastamento, eles ainda podem recorrer da decisão no TSE.

O novo prefeito de Trairi, no litoral oeste do Ceará, tomou posse nesta sexta-feira (8). Francisco José Noronha (PMDB) foi o segundo candidato mais votado nas eleições de 2012 e assumiu o cargo depois que a Justiça determinou a cassação do mandato da prefeita eleita, Regina Nara Batista (PSDB), do vice-prefeito eleito José Ademar Barroso (PSL) e dos vereadores Henrique Mauro Filho (PSD) e Carlos Gustavo Monteiro (DEM), condenados por compra de votos na eleição do ano passado.

O afastamento da prefeita Regina Nara foi determinado pelo juiz eleitoral Fernando Teles de Paula Lima. A prefeita e os demais envolvidos na ação haviam recorrido ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), mas tiveram o pedido negado pelo juiz João Luis Nogueira Matias. De acordo com o magistrado, “há provas robustas”, como documentos, depoimentos e escutas telefônicas, de que houve compra de voto. Apesar de terem sido afastados dos cargos que ocupavam, os acusados ainda podem recorrer da decisão.

O caso
De acordo com o MPE, as investigações se iniciaram após a captação de conversas telefônicas gravadas com autorização da Justiça na linha de propriedade do então candidato a vice-prefeito da coligação "Trairi Nossa Terra, Nossa Gente". Nas conversas, segundo o Ministério Público, ele mostrava estar cometendo delitos com fins políticos juntamente com outros integrantes da coligação. Entre os delitos, conforme o MPE, está o relato de um “loteamento” prévio da prefeitura de Trairi, com o apoio da candidata eleita.

Os áudios captados pela Polícia Federal e as investigações preliminares revelaram a atuação dos suspeitos em corrupção eleitoral. Segundo o MP, as investigações revelaram promessas de vantagens pessoais e materiais, como pagamento de poços profundos, material de construção, vale combustíveis, aquisição de remédios, empregos na futura gestão municipal, certidão de nascimento, transporte de pessoas, entre outras. Ainda conforme as investigações, há citações referentes a transporte ilegal de eleitores nos dias que antecederam e sucederam o pleito municipal, promessa e venda de votos para a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal em 2013 com referência sobre a setorização das áreas que alguns membros possuiriam na futura gestão municipal.

Do G1 CE

sexta-feira, 8 de março de 2013

OPERAÇÃO POLICIAL DESARTICULOU O TRÁFICO NA REGIÃO NORTE DO CEARÁ


Foram apreendidos 661 quilos de droga, uma das maiores do Ceará, segundo a polícia (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução).

Entre os chefes do tráfico, segundo a polícia, estavam um sargento da Polícia Militar e um empresário.
A operação da Polícia Civil em parceria com o Ministério Público do Estado Ceará resultou na prisão de 26 pessoas e na apreensão de um adolescente, suspeitos de participação em uma rede estadual de tráfico de drogas. Além das prisões, foram apreendidos 661 quilos de droga, uma das maiores apreensões de droga no Ceará, segundo a Polícia Civil.

Também foram apreendidos R$ 13 mil em dinheiro, sete motocicletas e seis carros usados pelos traficantes. Segundo a Polícia Civil, um dos veículos havia atravessado a fronteira do Brasil com a Bolívia 82 vezes em dois anos.

As investigações do grupo começaram há cinco meses, na cidade de Granja. Entre os presos, estão pessoas consideradas chefes do tráfico, que abasteciam pelo menos oito cidades do Ceará, incluindo Fortaleza. As operações foram realizadas na cidades de Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Granja,Camocim, Barroquinha, Tianguá, Novo Oriente e Fortaleza. Entre os chefes do tráfico, segundo a polícia, estavam um sargento da Polícia Militar e um empresário.

A operação foi coordenada pelo Departamento de Polícia Especializada em parceria com o Ministério Público, por meio da comarca de Granja, no interior do Ceará. Participaram do planejamento e execução da operação a Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) e o Ministério Público do Ceará (MP-CE).

Fonte: G1CE (Via Camocim Polícia24hs)

HOJE 08 DE MARÇO, DIA INTERNACIONAL DA MULHER


quinta-feira, 7 de março de 2013

SOBRE A MORTE DO PRESIDENTE VENEZUELANO HUGO CHAVEZ

Charge Sinfrônio Diário do Nordeste 07/03/2013

ALCÂNTARAS NÃO REGISTROU NENHUM CASO DE DENGUE ATÉ O MOMENTO


Nos dois primeiros meses de 2013, e até esta ultima quinta-feira 07 de março, o município de Alcântaras, não teve nenhum caso de dengue confirmado.

 A informação é do Serviço Combate a  Endemias do Município  Segundo o Coordenador do Serviço, a cidade não teria registrado nenhum caso da doença com origem causada por focos do mosquito na cidade, mas que um caso isolado teria sido importado da cidade de Moraújo após a mãe acompanhada de seu filho permaneceram alguns dias no município vizinho, afirmou Wildmarques.

Em todo o Ceará somente em 2013 cerca de 2.178 casos foram notificados em 63,1% dos municípios  Destes 324 casos foram confirmados em 35 cidades, sendo as cidades com maior incidência Fortaleza(54,6%) e Tauá com (16,7%). Referente a casos mais graves dois foram registrados , sendo um na cidade de Chorozinho e outro em Sobral. Ainda conforme o mapa gerado pela Secretaria de Saúde do Estado, 149 municípios não apresentaram casos da doença  em 2013, sendo que entre estes está Alcântaras que também não teve dengue em 2012 e esteve entre os 18 municípios sem casos confirmados.

Mesmo com a cidade livre da confirmação de casos até este momento, Wildmarques não descarta a possibilidade de casos serem notificados no município  mas enfatiza que os agentes estão trabalhando na prevenção e combate a endemia.

Post. Francisco Freire Portal Jovem

DESENTENDIMENTO ENTRE PROFESSOR DA UVA E UNIVERSITÁRIO DE COREAÚ VAI PARAR NA DELEGACIA


Na noite desta quarta-feira (06) o acadêmico do 5º período de física, Francisco Rodrigues, 22 anos, natural de Araquém, distrito de Coreaú, que por volta das 06:20hs foi agredido fisicamente pelo professor Hugo Rolando Christiansen.

O denunciante informou que foi agredido com socos e pontapés ficando com lábios e braços machucados, além de ter caído de uma escada em decorrência da agressão e machucado sua perna esquerda.

Ainda segundo Francisco Rodrigues, o professor já o reprovou duas vezes em sua disciplina e que insatisfeito com o resultado, no ano passado, pediu explicações ao Hugo Rolando por suas reprovações, porém, neste ano, não havia ocorrido nenhum contato entre ambos. Mas ao se encontrarem hoje no banheiro da universidade o professor inesperadamente apareceu e começou a agredí-lo.

Francisco Rodrigues juntamente com Hugo Rolando, foi conduzido pelo RONDA até a delegacia para prestar esclarecimentos, porém ao chegar ao recinto foi aconselhado pelos policiais a não registrar o Boletim de Ocorrência, visto que em outra ocasião o estudante havia se desentendido com o professor.

Todas as informações são do Blog Ar@quém News
Imagem: Web

THEATRO SÃO JOÃO EM SOBRAL APRESENTA: “A VOLTA DA MADRASTA”


Nos próximos dias 08, 09 e 10 de março (sexta, sábado e domingo), às 19 horas, o Theatro São João apresentará o Espetáculo “A Volta da Madrasta” da Cia Danças & Eventos de Sobral. A censura é livre e o acesso é R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia).

“A Volta da Madrasta” é uma comédia... Realizado com técnicas humorísticas, saindo do tradicionalismo para fazer o público rir. Os personagens engraçados levarão a plateia a dar boas gargalhadas! O espetáculo tornou-se referência para todas as gerações seguintes de animadores não apenas pela altíssima qualidade de seu resultado final. Adaptado e dirigido por Liduina Marques – coreografado por Kyara Quintela.

Serviço:

Theatro São João
Praça São João, 156 - Centro - Sobral/CE
Telefone: (88)3611-2430
http://www.facebook.com/tsj.sobral
http://www.theatrosaojoaodesobral.blogspot.com.br
 

CAI VETO DOS ROYALTIES DO PETRÓLEO


Estados não produtores conseguiram reverter decisão da presidente Dilma Rousseff.

Parlamentares de estados não produtores de petróleo conseguiram derrubar o veto da presidenta Dilma Rousseff ao projeto de lei que trata da nova distribuição dos royalties do petróleo.

Segundo a Mesa Diretora do Congresso, dos 63 senadores presentes, 54 votaram pela rejeição de todos os 142 dispositivos vetados (Foto: Divulgação)

Na Câmara, com o quórum de 405 deputados, os itens derrubados com menos votos receberam 349 manifestações pela rejeição. Já o dispositivo que recebeu mais votos pela derrubada teve 354 manifestações contrárias.

Foram quase cinco horas de debates e discussões acaloradas no plenário. Embora reconhecessem que não tinham votos suficientes para manter os vetos, deputados e senadores do Rio de Janeiro e do Espírito Santo protestaram durante toda a sessão. Eles obstruíram os trabalhos com a apresentação de requerimentos e questões de ordem para retardar a votação

O resultado oficial vai ser proclamado ainda nesta quinta-feira (7)  pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros ( PMDB-AL), e a parte rejeitada vai à promulgação.

Veto durou apenas quatro meses

Em novembro do ano passado, a presidenta Dilma Rousseff vetou itens do projeto de lei que mudou a distribuição dos royalties da exploração de petróleo. A proposta aprovada pelo Congresso reduziu de 26,25% para 20% a arrecadação dos estados produtores e garantiu aos estados e municípios não produtores – que recebiam apenas 1,76% dos royalties do petróleo – uma fatia maior dos recursos.

Com a nova regra, os produtores calculam perdas que variam entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões já este ano. Os royalties são um percentual do lucro obtido pelas empresas e pagos ao estado como forma de compensação pelo uso de recurso natural.

Fonte: Diário do Nordeste com Agencia Brasil

A expressão "estados produtores" ou "estados não produtores", é o fazem os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, acharem que eles é que devem ficar com a maioria dos recursos vindos do Petróleo. Na verdade quem produz é a União, o Território Nacional, por isso a divisão proporcional a toda nação.

A presidente Dilma Rousseff, inteligente que é, anteriormente vetou (Ato de proibir e/ou suspender determinada ação) a Lei, se saiu bem da discussão, pois sabia que não era uma decisão final.

quarta-feira, 6 de março de 2013

“CGU” VAI FISCALIZAR USO DE VERBAS FEDERAIS DE 4 MUNICÍPIOS DO ESTADO CEARÁ


Ação visa inibir desvios de verbas na administração pública

Crato, Abaiara, Aracoiaba e Morrinhos são os quatro municípios que terão as verbas federais analisadas pela Controladoria-Geral da União (CGU), através do Programa de Fiscalização por Sorteios Públicos, que visa inibir desvios de verbas na administração pública.

Em municípios com menos de 50 mil habitantes, caso de Abaiara, Aracoiaba e Morrinhos, será analisada a aplicação dos recursos nas áreas de saúde, educação, desenvolvimento social. Denúncias e representações contra os municípios feitas à CGU também serão analisadas.

Nos municípios que possuem o número de habitantes entre 50 mil e 500 mil, como Crato, serão fiscalizados os recursos repassados pelo governo federal e destinados às áreas de educação e desenvolvimento social, além de falhas de gestão como casos de divergências nas prestações de contas.

Cidades e capitais com mais de 500 mil habitantes não entram no sorteio.

Diário do Nordeste Online

URUOCA: VÍDEO MOSTRA MOMENTO EXATO EM QUE OS BANDIDOS ASSALTAM CASA LOTÉRICA


Para ver o vídeo clique AQUI.

Veja o vídeo que mostra o momento exato que o quarteto de bandidos armados com pistolas rendem clientes e funcionários de uma casa lotérica na cidade de Uruoca. Segundo relato dos funcionários aos policiais, os bandidos agiram com muita violência e os ameaçavam a todo instante. O valor levado ainda não foi revelado. As imagens foram capturadas pelo circuito interno de câmeras da lotérica.

Camocim Polícia 24hs
Vídeo: YouTube via Uruoca de Prima

TRE-CE DEFINE CALENDÁRIO DAS ELEIÇÕES SUPLEMENTARES EM MERUOCA


Dia 05 de maio, os eleitores do município de Meruoca voltaram as urnas para novamente eleger quem comandará a Prefeitura Municipal. Informações TRE-CE.

Os eleitores do município de Meruoca, a 277 Km de Fortaleza, voltarão às urnas no próximo dia 05 de maio, para escolher o prefeito e o vice. O calendário das eleições suplementares foi aprovado pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, na sessão dessa terça-feira, 05/03.

A Resolução 514/2013 fixa a data do pleito e aprova as instruções para a realização das novas eleições no município cearense. As convenções partidárias destinadas a deliberar sobre coligações e a escolha de candidatos serão realizadas no período de 25 e 26 de março. Já os candidatos deverão ser registrados no Cartório da 106ª Zona Eleitoral até o dia 28 de março.

As prestações de contas das campanhas eleitorais das eleições suplementares para os cargos de prefeito e de vice-prefeito de Meruoca estão disciplinadas na Resolução 515/2013, também aprovada pelos juízes da corte do TRE.

Meruoca é a primeira cidade cearense a ter eleições suplementares, em 2013. O candidato João Coutinho Aguiar Neto teve o registro indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral, TSE, não cabendo mais recurso. Como João Coutinho obteve 58,91% dos votos válidos, nas eleições municipais de 2012, o art. 224 do Código Eleitoral determina a realização de novas eleições.


CHORÃO, DO CHARLIE BROWN JR, É ENCONTRADO MORTO EM SEU APARTAMENTO

O vocalista foi encontrado desacordado pelo seu motorista que telefonou para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Atualizada às 9h14min

O vocalista Alexandre Magno Abrão, conhecido como Chorão, da banda Charlie Brown Jr, foi encontrado morto em seu apartamento, no bairro de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, na madrugada desta quarta-feira, 6. O cantor foi encontrado desacordado pelo seu motorista, que telefonou para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Às 5h18min, a Polícia recebeu chamado para averiguação de morte natural no apartamento do cantor. Ainda não se sabe o que provocou a morte de Chorão, que tinha 42 anos.

Trajetória

Alexandre Magno Abrão, mais conhecido como Chorão, foi o vocalista e principal compositor da banda Charlie Brown Jr., formada em 1992, na cidade de Santos (SP). Nascido em 9 de abril de 1970, em São Paulo, ele teve uma infância difícil e se mudou para o litoral paulista na adolescência, em 1987. Foi durante a adolescência também que Chorão começou a andar de skate. 

A carreira na música começou em um bar, em Santos, quando Chorão foi convidado a substituir um cantor que passou mal antes do show. A partir daí, Chorão conheceu Champignos, Renato Pelado, Marcão e Thiago Castanho, a primeira formação da Charlie Brown Jr..

"Fundei e batizei a banda com esse nome em 1992. Foi uma coisa inusitada. Trombei (literalmente) com uma barraca de água de coco que tinha o desenho do Charlie Brown, aquele personagem do Charles Schulz, mais conhecido por ser o dono do Snoopy. E o "Jr" é pelo fato de sermos filhos do rock", revelou Chorão. Ele foi o único componente da banda a permanecer por todas as gerações.

O Charlie Brown Jr.

O CBJr começou a se apresentar no circuito Santos  e São Paulo, em 1993, quando conheceram Rick Bonadio, presidente da Virgin Records no Brasil, que se interessou pelo grupo e contratou. De uma fita demo, surgiu o primeiro disco da banda “Transpiração Contínua Prolongada”, em 1997, que emplacou sucessos como “Tudo que ela gosta de escutar” e “Proibida pra mim”.

Redação O POVO Online
com informações de agências

terça-feira, 5 de março de 2013

MORRE O LÍDER VENEZUELANO HUGO CHÁVEZ

Morre aos 58 anos Hugo Chávez, presidente da Venezuela. Ele lutava contra um câncer desde 2011 e passou por tratamento em Cuba. Governante foi um dos mais destacados e controversos da América Latina.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, morreu na tarde desta terça-feira (5), aos 58 anos, na capital Caracas.A morte ocorreu às 16h25 locais (17h55 de Brasília), segundo o vice-presidente Nicolás Maduro, herdeiro político de Chávez, que fez o anúncio em um pronunciamento ao vivo na TV.

"Às 16h25 locais (17h55 de Brasília) de hoje 5 de março, faleceu o comandante presidente Hugo Chávez Frías", disse Maduro, emocionado.

"É um momento de dor", afirmou, cercado pelos ministros do governo.
Maduro afirmou que mandou as forças de segurança para as ruas, para garantir a segurança.

Informações G1/SP

VEÍCULOS DE DUAS RODAS REPRESENTAM 79% DA FROTA MOTORIZADA DO MUNICÍPIO DE ALCÂNTARAS


Imagem registrada em dez/2010 no Bairro Bela Vista/Alcântaras

Economicamente mais baratos, e com facilidade de locomoção em praticamente todos os lugares, os veículos de duas rodas lideram a frota de Alcântaras e junto com eles, acompanham as estatísticas de acidentes de trânsito.

 As motocicletas (motos) e motonetas mais conhecidas como “bis” representam 79% da frota de veículos no município de Alcântaras, em 2012 elas representavam quase cinco vezes o número registrados há dez anos em 2002 que era de apenas 406. Hoje Somente as emplacadas no município são 1914 no último levantamento oficial, mais se estima que o número seja bem superior ultrapassando os 2.500, isto devido a grande quantidade de irregulares. O aumento na frota de motos em Alcântaras, não é um fenômeno isolado, tem acontecido em todo o Brasil na última década, e principalmente nas cidades do interior da região Nordeste.

As motos também têm sido os veículos que mais registram acidentes na cidade, muitos fatais como o que aconteceu no mês julho de 2011 que deixou três mortes na ladeira do búzio distante 2,5 km da cidade e um outro em setembro do ano passado (2012) com mais duas mortes no trecho conhecido como Santa Maria no sítio Macacos a cerca de 3 km da sede de Alcântaras.

A maioria dos acidentes é acompanhada pelo consumo de álcool, imprudências de condutores não habilitados e de menos de idade. Geralmente acontecem nos finais de semana.


LISTA DAS 40 CIDADES DO CEARÁ COM REPASSES DO "PSF" SUSPENSO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Como base no Diário Oficial da União de dia 04 de março, listamos aqui os 40 municípios cearenses que tiveram o repassa do Programa Saúde da Família suspenso pelo governo Federal.

O motivo do bloqueio no repasse foi em virtude de agentes comunitários de saúde que apresentaram duplicidade no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Veja os nomes dos 40 municípios. Sobral, Camocim, e Santa Quitéria na lista:

Abaiara, Acopiara,Aiuaba, Altaneira, Alto Santo e Aracoiaba.
Beberibe e Boa Viagem.
Camocim, Campos Sales, Catarina, Caucaia e Cedro
Deputado Irapuan Pinheiro
Fortaleza e Fortim.
Icapuí e Itarema.
Jaguaribe, Jaguaruana, Jardim e Jucás.
Lavras da Mangabeira.
Missão Velha e Morada Nova
Pacajus, Pacatuba e Parambu e Piquet Carneiro.
Quixadá e Quixelô
Redenção.
Santa Quitéria e Senador Pompeu, Sobral e Solonópole
Tabuleiro do Norte, Tamboril, Tauá e Tejuçuoca

Editado por Visão Norte

SOBRAL: TERÇA DE GRAÇA NO THEATRO APRESENTA A PEÇA "AS BONDOSAS"

O Theatro São João recebe hoje dia 05 de março, a partir das 18h30min, a peça teatral "As Bondosas", uma produção da Companhia de Teatro Lua, de Fortaleza,  dentro do Projeto Terça de Graça, iniciativa do Instituto Ceabrindo, em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará e apoiado pela Secretaria da Cultura e do Turismo de Sobral e a ECOA.O acesso é gratuito e a classificação indicativa é para 12 anos.

Astúcia, Angústia e Prudência são três carpideiras (mulheres que acompanham funerais, pranteando os mortos) que estão saturadas do ofício. Encarregadas de velar o corpo da filha mais jovem de uma família aristocrática, surpreendem-se com o comportamento pouco ortodoxo dos membros da família, a começar pela própria falecida, morta em estranhas circunstâncias.

Perplexas diante das hilariantes e incomuns situações com que vão se deparando no decorrer do velório, as carpideiras acabam se confrontando com surpreendentes revelações sobre si mesmas, suscitando dúvidas, incertezas, desconfianças e desilusões quanto à realidade em que estão inseridas.

Imagem: Web,Pedro Cavalcante

SITUAÇÃO DO AÇUDE PINGA E ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM ALCÂNTARAS É DESTAQUE EM MATÉRIA DO DIÁRIO DO NORDESTE

FALTA DE ÁGUA: Ceará enfrenta risco de ter racionamento em abril. O mês de fevereiro trouxe desânimo para os cearenses; choveu apenas 69 milímetros, dos 150,4 esperados

O sinal de alerta foi dado: caso as previsões de chuvas continuem abaixo da média e as obras prometidas não sejam finalizadas, há risco, sim, de racionamento de água já a partir do próximo mês em alguns municípios do Interior. Os mais críticos são, conforme a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Crateús, Quiterianópolis, Beberibe e Pacoti. E a situação pode piorar já nos próximos dias; choveu apenas 69 milímetros, dos 150,4 esperados, metade em relação ao ano passado, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). Fortaleza estaria fora de perigo, por enquanto. Em Recife, por exemplo, já começou o racionamento, um rodízio.

Em Alcântaras, 221km de Fortaleza, moradores contam que já está havendo corte preventivo e que a distribuição só está sendo fornecida no período da manhã. O clima na cidade é de cautela, o temor é de colapso geral, afirma o morador e presidente da Entidade Cooperativista Sustentável (Ecos), Freire Caetano Filho. "O açude que abastece a cidade está quase seco, só deve ter uns 3% da sua capacidade. Teve dia até que, ao invés de água, veio só lama nos canos, tamanha era a secura. Se não chover, tenho certeza que daqui há dois meses a gente entra sim em crise, colapso geral. Estamos apreensivos".

A situação de Alcântaras não é muito diferente das demais. Mesmo com a seca, a população não colabora economizando. "As pessoas aqui da região não têm consciência de que a água é pouca e pode, sim, acabar. É um monte de gente jogando água fora, os lava-jatos funcionando a todo vapor e a construção civil não para de subir casa. Quem sabe o racionamento ajuda um pouco", afirma Freire Caetano Filho. Atualmente, 174 dos 184 municípios cearenses estão em estado de emergência. A previsão para os próximos dois meses, segundo a Funceme, aponta probabilidade de 40% para as precipitações ficarem abaixo do normal, de 35% para chuvas em torno da média e apenas 25% de chover acima da média prevista.

Conforme monitoramento da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), 74 açudes estão com volumes inferior a 30%. E muitos são os reservatórios em situação crítica. Na Bacia do Médio Jaguaribe, por exemplo, o açude Madeiro, em Pereiro, segue com 2,26%. Na Bacia de Crateús, açude de Colina, em Quiterianópolis, está com apenas 5,52% da capacidade.

Em meio a toda uma situação de desabastecimento, a pergunta segue: por que Fortaleza não estaria, então, em crise também? Na Capital cearense, no posto de Castelão, foram registrados apenas 103,2 milímetros, enquanto a média mensal era de 158 milímetros para fevereiro.

Os municípios mais atingidos foram Barroquinha, Litoral Norte, com 248 milímetros, enquanto a média é de 200,6 milímetros e Pacatuba, com 227,3 mm.

Castanhão

Para o professor doutor do departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC), Marco Aurélio Holanda de Castro, Fortaleza só não está pior por conta de ligações com demais bacias além das metropolitanas. "Se não fosse o Castanhão, o Ceará inteiro já deveria estar beirando um colapso hídrico geral", afirma. Ele não acredita em medidas palitavas, em carros-pipa e apenas nas cisternas, há que se ter demais ações como a transposição do Rio São Francisco e depois o Cinturão das Águas.

"Todo o Nordeste tem uma escassez hídrica histórica. O Ceara é um dos estados que mais tem extensão no semiárido. Nós temos índices de pluviosidade muitos baixos. Por conta de toda essa conjuntura, o Estado não pode ser dar ao luxo de só depender das chuvas, tem que ter ações, alternativas. O Castanhão é que garante a água bruta de Fortaleza", afirma Holanda.

Cidades como Recife, segundo ele, estão racionamento porque dependem quase e exclusivamente de suas bacias metropolitanas, diferente de Fortaleza.

Para Josineto Araujo, diretor de operações da Cagece, racionamento está descartado para a Capital, mas cidades do Interior estão em situação crítica. "Estamos assinando contrato de perfuração de novos poços. Estamos fazendo tudo para evitar racionamento, mas se não chover até abril teremos mais chances de racionar sim". Sobre Alcântaras, ele detalha que não há ´racionamento´, apenas uma ação educativa de combate ao desperdício.

SAIBA MAIS

Reservatórios abaixo de 10%

1. Jenipapo II (Baixio) 4,81%
2. Realejo (Crateús) 9,25%
3. Poço do Barro (Morada Nova) 4,53%
4. Patos (Sobral) 7,77%
5. Colina (Quiterianópolis) 5,52%
6. Broco (Tauá) 5,57%
7. Penedo (Maranguape) 2,74
8. Jerimum (Irauçuba) 6,85%
9. Pirabibu (Quixeramobim) 3,4%
10. Souza (Canindé) 7,8
11. Desterro (Caridade) 5,39%

Fonte: Cogerh e (Resumo da Matéria de Ivna Girão, repórter do DN.
Foto: Edilson (VN)



segunda-feira, 4 de março de 2013

PSDB X PT (Charge Clayton Jornal O POVO)

O atual embate, uma prévia antes das eleições de 2014

PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA: Irregularidades suspendem transferência de dinheiro para 40 municípios do Ceará


O Ministério da Saúde suspendeu nesta segunda-feira, 4, a transferência de dinheiro para 40 municípios do Ceará, beneficiários dos programas Saúde da Família e Saúde Bucal. Foi bloqueado também o pagamento de agentes comunitários de saúde que apresentaram duplicidade no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

Os agentes quebraram a regra para cadastramento de profissionais de saúde. Eles são proibidos de acumular mais de dois cargos ou empregos públicos e de se cadastrar em mais de uma equipe do programa.

Segundo o ministério, as equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias em uma comunidade; atuam na promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças, e na manutenção da saúde das comunidades.

Em todo o Brasil, 479 municípios tiveram os recursos suspensos. As cidades com irregularidades são: quatro do Acre, oito de Alagoas, cinco do Amazonas, um do Amapá, 75 da Bahia, 40 do Ceará, cinco do Espírito Santo, sete de Goiás, 64 do Maranhão, 62 de Minas Gerais, quatro de Mato Grosso do Sul, 12 de Mato Grosso, 19 do Pará, 22 da Paraíba, 35 de Pernambuco, 13 do Piauí, 20 do Paraná, nove do Rio de Janeiro, 15 do Rio Grande do Norte, uma de Rondônia, dois de Roraima, 13 do Rio Grande do Sul, 13 de Santa Catarina, 13 de Sergipe, nove de São Paulo, e oito do Tocantins.

Redação O POVO Online com Agência Brasil

REQUERIMENTOS APRESENTADOS NA ÚLTIMA SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS

Os requerimentos apresentados pelo vereador Reges do PMDB (foto), são são na maioria para a comunidades de Sítio Bom Fim e um para a comunidade do Sítio Santa Bárbara. Todos foram aprovados por unanimidade dos vereadores presentes.

Também foram apresentados e aprovados dia 01 de março os 06 requerimentos de autoria do vereador Aírton PSD,  todos as 11 solicitações  agora seguem para ser oficiados e enviados ao Poder Executivo Municipal: Confira o teor dos requerimentos apresentados e aprovados, a começar pelo vereador do PMDB.

01/2013. Que seja construída uma Quadra Poliesportiva dotada de toda infraestrutura no Sítio Santa Bárbara.

02/2013. Que seja construída uma Quadra Poliesportiva dotada de toda infraestrutura no Sítio Bom Fim.

03/2013. Que seja feito uma estrada do Sr. Lúcio para a Igreja Senhor do Bom Fim. 

04/2013. Que seja Concluída de pavimentação de pedra tosca e um bueiro do Chico Pedro e a casa do senhor Zeca

05/2013. Que seja edificada uma Praça na área frontal da Igreja Católica do senhor do Bom Fim.

O vereador Aírton do PSD requereu, além de Carmolândia, benefícios para as comunidades de Lanchinha, Sítio Benedito, e sítio Algodões. Confira: 

01/2013. Que seja ampliada que seja a expansão urbana em Carmolândia.

02/2013. Que seja construída uma Praça em frente à Igreja São Pedro no Sítio Lanchinha

03/2013. Sistema de Abastecimento de Água no sitio Lanchinha.

04/2013. Pavimentada em pedra tosca continuando até o comércio do Paulo no Sítio Benedito.

05/2013. Que seja implantado um Sistema de Abastecimento de Água no Sítio Algodões.

06/2013. Que seja asfaltado o seguinte trecho: Entrada da CE até a Carmolândia.

OBS: Todas as informações foram feitas de forma transcrita, e é possível alguma informação diferente dos documentos oficiais.

TOQUE DE RECOLHER EM ALCÂNTARAS

Sargento Johnson Vasconcelos (foto) anuncia Toque de Recolher em Alcântaras a partir desta segunda

Ontem, 03/03, o STG Johnson tomou a palavra no ultimo momento da missa dominical e comunicou a toda a comunidade que a partir de hoje em Alcântaras haverá Toque de Recolher, ou seja, a proibição de adolescentes com menos de 18 anos permanecerem nas ruas após as 22hs.

Comunicou ainda que a viatura agora possui um celular disponível para que a qualquer hora a população possa solicitar os serviços de segurança pública. Em breve iremos disponibilizar o contato. Ainda foi informado sobre as melhorias que Alcântaras recebeu com relação ao aumento do número de agentes policiais no posto municipal, e que a viatura durante toda a madrugada está sempre rondando as ruas da cidade para garantir a segurança das famílias alcantarenses.

Com relação ao Toque de Recolher, em todo o Brasil é um assunto bastante discutido e polêmico. O toque de recolher pode inicialmente resultar numa diminuição dos casos de violência e uso de drogas envolvendo jovens. Porém, como envolve uma imposição de regras, não ajuda no desenvolvimento de uma moral autônoma nas crianças e adolescentes, e não ataca o problema da violência e das drogas em suas raízes. A professora Maria Suzana Menin, de São Paulo, fala sobre o desenvolvimento moral de crianças e adolescentes e defende uma pedagogia que tenha o diálogo como método, possibilitando que eles pensem nas leis e nas regras às quais eles são submetidos. “Eu acho que uma pedagogia que trabalhe com o diálogo, com a descentração, com a cooperação, pode prevenir uma posição contrária à necessidade das leis, como também pode auxiliar a compreensão, do ponto de vista da formação moral, de por que algumas crianças e adolescentes se tornam infratores”, diz Menin. Por outro lado casos de violência e atendimentos do conselho tutelar diminuíram em 29 de 30 cidades que adotaram o toque de recolher, revela levantamento realizado pelo jornal Folha de S. Paulo. A medida – que restringe a circulação de crianças e adolescentes à noite – é polêmica, mas foi adotada por ao menos 60 municípios de 17 Estados.

O fato é que em Alcântaras a medida será adotada, como anunciou o sargento, e agora é só esperar os resultados sociais.

Texto: Douglas Alcântara (Portal Jovem)

DIRETOR DA GRENDENE PALESTRA PARA UNIVERSITÁRIOS EM SOBRAL


Universitários do Curso de Graduação Tecnológica em RH participaram de uma palestra na noite da ultima sexta-feira, 01, no Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú - IVA em Sobral. O diretor regional Nordeste da Grendene, Nelson Rossi, ministrou a palestra onde falou do valor para os resultados do negocio depois da realização de um bom processo de recrutamento e seleção. Com ampla experiência no ramo de produção compartilhou experiências e inspirou estudantes. 

A palestra abordou vários tópicos, como: Experiências pessoais, carreira profissional, liderança, o mercado trabalho, tendência mundial, fazer sempre o melhor, recrutamento e seleção, destacou a iniciativa, ousadia e atitude. Nelson Rossi abriu o evento falando sobre sua bem sucedida vida de empreendedor na produção de calçados na empresa Grendene. Atualmente Rossi é diretor de operações do grupo, se mostrando um ótimo exemplo a ser seguido. “Os universitários de hoje precisam de bons exemplos e mais interação com a pratica, ser mais empreendedores, motivados e acreditar que trabalhando poderão ser bem sucedidos no atual competitivo mercado de trabalho,” disse o diretor.

A ida do diretor a universidade faz parte do projeto “Ciclo Universitário” momento em que um profissional de destaque da iniciativa privada ou da gestão publica, expõe sua experiência para um pequeno grupo da comunidade acadêmica, em geral, uma turma, com a proposta de proporcioná-los uma hora de convivência com a realidade do palestrante. A realização é dos encontros é do Professor Veríssimo Barroso, com apoio do IVA.

Por Veríssimo Barroso

domingo, 3 de março de 2013

HOMENAGEM AO JOVEM ERIVAN DE VENTURA - ALCÂNTARAS

O Talhado da Ventura, localizado no distrito de Ventura em Alcântaras, tem sido palcos de diversos e curiosos vídeos publicado no Youtube. Este foi além da imaginação.

O Jovem Erivan falecido na última semana, o segundo que veio a óbito nos últimos dias em Alcântaras, com problemas provavelmente relacionados ou agravados pelo uso ao álcool. O vídeo foi feito por amigos

Vídeo AQUI.

PASTORAL DA JUVENTUDE DE ALCÂNTARAS EM ASSEMBLEIA

Belém - Alcântaras - ceará: PJ de Alcântaras se reúne e planeja o ano de 2013.


A PJ de Alcântaras realizou durante todo o dia deste sábado sua II Assembleia Paroquial, em 2013 o evento ocorreu na comunidade de Belém. E o tema do encontro foi "PJ: quem somos e o que queremos, nossa identidade num mundo em transformação".

Por que uma Assembleia Paroquial da Pastoral da Juventude? Muitos podem se perguntar, mas o fato é que a PJ é uma organização jovem que está presente em todo o Brasil, organizada em diversas camadas, e fundamentadas em diversas linhas de ação, essa pastoral precisa sempre reunir as lideranças e refletir sobre a caminhada e as atividades em sua região, município ou comunidade, e dessa forma, juntos, planejar e construir metas e visão em unidade, e daí pactuar e aglutinar forças jovens dessa organização capaz de atingir os objetivos desejados da PJ no Brasil.

Em Alcântaras, lideranças da Sede, Espírito Santo, Norte, Prata, Desterro e Belém se reuniram e com o apoio do pároco, refletiram, e estabeleceram as principais ações da PJ de Alcântaras para o ano de 2013. O Encontro também propiciou às jovens lideranças o espírito de unidade e uma só força em prol da organização dos jovens católicos do município. Pautados no seguimento na pessoa de Cristo, os jovens se sentem agora fortalecidos para a continuação da caminhada.

Texto: Douglas Alcântara (Portal Jovem)
Fotos: PJ Alcântaras


CONCURSO: AERONÁUTICA ABRE MAIS 241 OFERTAS, VAGAS SÃO PARA (SP, MA E RN)


Um novo edital da Aeronáutica abriu 241 vagas na área de ciência e tecnologia. A lotação dos aprovados será feita no Departamento de Ciência e Tecnologia (DCTA), em São José dos Campos (SP); no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em Alcântara (MA); e no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim (RN).

Os cargos de nível superior são de pesquisador assistente de pesquisa, tecnologista pleno I, tecnologista júnior, analista em ciência e tecnologia júnior. Os cargos de nível médio/técnico são de técnico I e assistente em ciência e tecnologia júnior - assistente I. Os salários são de R$ 2.867,31 para cargos de nível médio e vão de R$ 5.841,33 a R$ 9.490,33 para nível superior.

Participação

O período de inscrições ficará aberto entre 10h de 18 de março e 16h de 26 de abril, por meio do site da Fundação Vunesp (http://www.vunesp.com.br), organizadora do concurso. 

As taxas para se candidatar são de R$ 60 para assistente e técnico e de R$ 90 para analista, tecnologista e pesquisador.

Primeira etapa do processo seletivo, as provas objetivas serão aplicadas no dia 9 de junho, nas cidades de Natal (RN), São José dos Campos (SP) e São Luís (MA). O exame terá início às 8h para níveis médio e técnico e às 14h para nível superior. Informações a respeito dos locais da avaliação serão divulgadas, oportunamente, pela comissão de organizadores da seleção.

Alguns cargos contam, ainda, com prova prática, avaliação de títulos, análise de currículos ou defesa pública de memorial. 

Diário do Nordeste Online

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores