sábado, 20 de abril de 2013

CHOVE EM 107 CIDADES DO CEARÁ; ICAPUÍ TEVE PRECIPITAÇÃO DE 180 MM

O município de Aracati teve a segunda maior chuva (142 mm), seguido de Fortim (118 mm) e Uruoca (113 mm). O registro em Fortaleza (foto) foi de 62 mm. Atualizada às 10h06min

Chuva foi registrada em 107 dos 184 municípios municípios cearenses entre a última sexta-feira, 19, e este sábado, 20. De acordo com informações da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), a cidade de Icapuí (Região Jaguaribana) teve a maior precipitação, com 180 mm. Aracati, na mesma região, teve a segunda maior chuva (142 mm), seguido de Fortim (118 mm) e Uruoca (113 mm). O registro em Fortaleza foi de 62 mm.

Segundo a Funceme, as chuvas e a nebulosidade no Ceará são associadas à presença de um Cavado de Altos Níveis (CAN), sistema de circulação horária e baixa pressão atmosférica, localizado no oceano Atlântico, favorecendo o transporte de umidade e a formação de nuvens que poderão ocasionar chuvas.

Entre a última quinta-feira, 18, e sexta-feira, 19, a Funceme registrou chuvas em 140 cidades do Estado. A cidade com maior intensidade de chuva foi em Hidrolândia, que teve um índice pluviométrico de 80 mm. Também choveu forte em Quiterianópolis (72 mm); Parambu (68 mm); Quixadá (60.1 mm); e Pacatuba (56 mm).

Previsão 
A previsão climática da região Nordeste para os meses de maio, junho e julho não é animadora. A Funceme reafirmou nesta quinta-feira, 18, a maior probabilidade de chuvas abaixo do normal para o período.


Em Alcântaras (posto sede), choveu 12 mm de 7:00 de 18/4/2013 às 7:00 de 19/4/2013.
As forte chuva registrada na manhã de hoje 20/04 em Alcântaras não foi divulgada pela Funceme.

NOTA DO VEREADOR ZÉ DO JOÃO LUÍS SOBRE A SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS OCORRIDA NO 08 DE ABRAIL


O vereador José Cunha Freire enviou nota oficial sobre a polêmica votação do da sessão extraordinária da Câmara Municipal de Alcântaras, em que envolvia o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alcântaras. A seguinte nota  foi publicada do Facebook Oficial do Sindicado.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Eu, Vereador José Cunha Freire, com a honra de três mandatos consecutivos com assento na Câmara Municipal de Alcântaras-ce, venho em nota, esclarecer que;

No dia 08 de Abril de 2013 participei da reunião extraordinária da Câmara Municipal na qual tinha finalidade de votar projetos em favor da municipalidade, Um deles o projeto de Lei Nº 20130326-1 que Institui o Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e a assim a referida criação do Fundo Municipal de Segurança Alimentar de Alcântaras – FUSAN.

Que, logo em seguida, ainda em outra sessão extraordinária que FUI CONVOCADO AINDA NA MESMA NOITE, foi votado e aprovado em caráter de URGÊNCIA URGENTÍSSIMA o projeto Nº 20130405-1 de 5 de Abril de 2013, no qual; altera dispositivos da LEI nº 509, de 3 de novembro de 2008 que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Município de Alcântaras e da lei nº 532, de 1 de março de 2010 que instituiu o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério da Educação Básica do Município de Alcântaras.

Sobre este último projeto declaro que: 

Não tinha nenhuma intenção de COMPACTUAR com o Executivo Municipal e parte do Legislativo deste Município na investida de tentar DESESTABILIZAR, FERIR, PREJUDICAR, ATACAR, DESTRUIR OU DESTITUIR o Sindicato dos Servidores Públicos deste município – SINDICAN, e como forma para eles obterem o poder absoluto no município.

Quero nesta oportunidade assumir meu erro, que no caso me coloca em reincidência, apesar de ter prometido pra mim mesmo que não mais votaria em nenhum projeto de interesse deste sindicato ou dos servidores públicos municipais sem abrir um diálogo com o mesmo. Afirmo, porém, que fui pego de surpresa, fui comunicado da sessão poucas horas antes de sua realização. O tempo não me permitiu uma consulta jurídica, nem tão pouca ao bloco político do qual sou componente na câmara municipal. No momento da votação por DESATENÇÃO E TAMBÉM POR FALTA DE DISCUSSÃO e da rapidez como foram lidos os projetos, este ultimo passou por mim despercebido eu pensava estar votando um Projeto NORMAL com tantos outros, e que não estava prejudicando esta entidade que tanto tem servido e lutado, auxiliado e servido a favor dos direitos dos nossos servidores públicos.

Reitero as minhas mais sinceras desculpas e que, torne pública minha posição e meu REPÚDIO aos atos praticados contra o SINDICAN, não me colocando na lista dos tais representantes que agem contra os servidores, e que estou à disposição no que for possível na reversão deste “ato” do Projeto que põe em total risco a manutenção desta tão necessária entidade.

Alcântaras 19 de Abril de 2013


José Cunha Freire
Vereador do PSD

sexta-feira, 19 de abril de 2013

COREAÚ-CE: POLÍCIA CIVIL E MILITAR PRENDEM HOMICIDA


O crime aconteceu na localidade de Mota, zona rural do município de Coreaú

Na data de hoje (19), por volta das 14h30m, Policiais Militares e Civis prenderam em flagrante delito, Francisco Pedro Lourenço, a prisão se deu na localidade Sítio Mota (Coreaú-Ce), os policiais realizaram a prisão em flagrante  do acusado pela prática de homicídio doloso contra a vítima de nome Régis Alves de Carvalho. O acusado foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.

Para ver fortes imagens clique AQUI.
Informações do site Sobral 24 horas. 

FORNECIMENTO DE ÁGUA DA CAGECE EM ALCÂNTARAS É NORMALIZADO

Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE de Alcântaras voltou a fornecer água em Alcântaras, e agora de boa qualidade.

Por questão de justiça informamos que a Cagece de Alcântaras, desde quarta-feira 17/04 voltou a fornecer água própria para o consumo humano e de excelente qualidade, sem a coloração escura, totalmente incolor e sem outras caraterísticas negativas.

Após problemas que já duravam deste o início do ano,a situação foi finalmente resolvido com a colocação de um novo filtro no sistema de tratamento - ETA (foto). Após reclamações que vinham de todos os lados,  Câmara de vereadores, Igreja, usuários de internet em blogs e redes sociais e etc.., na segunda-feira 15/04, a Cagece através de um representante em visita a Rádio Bela Vista FM, informou que o problema estaria resolvido a partir de terça-feira, no máximo até a quarta dia 17, e realmente cumpriu com o dever.

OBS: agora é torcer pelas chuvas, pelo açude Pinga, ou para outra solução para o abastecimento

PREFEITOS CEARENSES SÃO LIBERADOS NA LEI FICHA SUJA


O Ministério Público entrou com recurso contra a iniciativa.

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) do Ceará está analisando decisões de julgamentos que colocavam gestores cearenses na lista dos “Ficha Suja”. O procurador federal e ex-procurador eleitoral do Estado, Márcio Torres, declarou que, vários prefeitos e vereadores conseguiram “limpar a ficha” e reverter o status negativo.

Segundo Márcio Torres, os prefeitos de Pereiro, João Francismar Dias (PSD), e de Camocim, Mônica Aguiar (PSB), não tiveram aprovação do TCM, mas durante a última eleição municipal conseguiram por meio de liminar, o diploma eleitoral.

O Ministério Público entrou com recurso contra a iniciativa. 
“Nesse intervalo, o TCM modificou o julgamento e considerou as contas como regulares, liberando os gestores da inelegibilidade”, criticou Márcio Torres.

A prefeita de Camocim foi enquadrada na Lei da Ficha Limpa por ter contas desaprovadas pelo TCM, referentes ao período na qual ela foi secretária do Trabalho e Ação Social de Camocim, no ano de 1999. Após, o episódio, ela conseguiu manter a candidatura no ano de 2012 através de uma liminar da Justiça. No entanto, uma decisão da 8ª Vara da Fazenda Pública a incluiu novamente na lista de Ficha Suja.

O prefeito de Pereiro também teve reprovações de contas pelo TCM, por supostos problemas envolvendo licitações no Município. No ano de 2013, a pedido do gestor, o Tribunal voltou atrás.

Portal Ceará Agora

CCJ DO SENADO: "APROVADA CRIAÇÃO DE 6,8 MIL CARGOS FEDERAIS"


Pelo projeto, que ainda irá para votação em plenário, a maioria será de carreiras na área de ciência e tecnologia. Além de ampliar o efetivo do governo federal, o projeto que cria os concursos tem por objetivo substituir contratos precários, como terceirizados. Foto: Tuno Vieira 

Brasília A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou ontem projeto de lei complementar enviado pelo Executivo que prevê a criação de quase 7 mil cargos públicos federais para serem preenchidos por concursos, ao custo de quase meio bilhão de reais por ano.

A proposta, que já passou pela Câmara dos Deputados, vai à votação em plenário na semana que vem. Se aprovada, seguirá para sanção da presidente Dilma Rousseff (PT).

Pelo texto do senador Gim Argello (PTB-DF), relator do projeto na CCJ, o impacto financeiro com a criação de novos postos, previstos para serem preenchidos a partir de 2014, será de R$ 484 milhões anuais.

O gasto pode ser ainda maior, uma vez que, além das novas vagas, a proposta prevê a substituição de funcionários terceirizados por servidores concursados em órgãos como o Ministério da Saúde. Essa substituição tem impacto estimado de R$ 110,6 milhões anuais.

Ciência e tecnologia

Pelo projeto, a maioria dos 6.818 cargos terá como destinação as carreiras na área de ciência e tecnologia, com 3.593 postos a serem preenchidos. Entre outros, estão previstos ainda 755 cargos para a carreira da previdência, da saúde e do trabalho, 510 para o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), 500 para analistas em tecnologia e 475 para o quadro do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

"Sou a favor do concurso público, porque Brasília ganha muito com isso", afirmou Gim, ao ressaltar que a vocação da cidade está atrelada ao funcionalismo público. No seu parecer, Gim Argello rebate o que considera "críticas infundadas" sobre um suposto inchaço do aparelho estatal. Segundo ele, a relação servidor público/população no Brasil é uma das menores se comparadas à de países com o mesmo grau ou superior de desenvolvimento.

Além de ampliar o efetivo do governo federal, o projeto tem por objetivo substituir contratos precários, como terceirizados.

O relator da proposta queria ter votado o texto na sessão de ontem quinta. Contudo, o plenário já estava praticamente vazio e, por se tratar de um projeto de lei complementar, era preciso ter o voto de pelo menos 41 votos favoráveis para ser aprovado. Na quinta-feira, o quorum do plenário diminui em relação às terças e quartas-feiras. 

Diário do Nordeste Online

quinta-feira, 18 de abril de 2013

RECOMENDAÇÃO NACIONAL FRUSTRA ALIADOS DE CID QUE QUERIAM PRB

Os dirigentes locais se reuniram, em Fortaleza, e acataram a orientação do presidente da executiva regional, Marcos Pereira, para manter, sem alteração, a direção estadual.

Uma recomendação dos dirigentes nacionais para o comando regional do PRB ficar nas mãos do empresário Miguel Dias frustrou aliados do Governador Cid Gomes (PSB). Cid já havia conversado com o senador Marcelo Crivella, uma das lideranças nacionais da agremiação. O entendimento, porém, não evoluiu.

A estratégia de Cid era ter o comando do diretório estadual e transferir para sigla aliados que disputarão as eleições de 2014. Um dos novos filiados seria o ministro dos Portos e pré-candidato ao Governo do Estado, Leonidas Cristino.

A decisão sobre os destinos do PRB foi selada na noite desta quarta-feira (17). Os dirigentes locais se reuniram, em Fortaleza, e acataram a orientação do presidente da executiva regional, Marcos Pereira, para manter, sem alteração, a direção estadual.

O empresário Miguel Dias pediu para se afastar do comando estadual por razões particulares e, em seu lugar, responde pela Executiva o vice-presidente da sigla e deputado estadual Ronaldo Martins. O estatuto do partido não permite licença dos cargos de direção, mas, mesmo assim, foi dada ao empresário Miguel Dias a alternativa de, quando tiver condições, reassumir a Presidência Regional. O deputado estadual Manoel Duca ficou como primeiro secretário da Executiva Regional.

Portal Ceará Agora
Foto: Arquivo VN

ALGUNS CHAMAM DE MÃO MECÂNICA, OUTROS DE MÃO BIÔNICA, VEJA O VÍDEO


OBS: Desabilite o áudio da Rádio clicando abaixo do nome Bela Vista FM.


Para ler sobre o assunto clique:
Jovem desenvolve "mão biônica" em Alcântaras.

CHOVEU EM 65 MUNICÍPIOS CEARENSES DE QUARTA PARA QUINTA


Choveu em 65 municípios do Ceará das 7h da quarta, 28, até as 7h desta quinta-feira, 18. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou a maior precipitação, com índice de 49.4mm, na cidade de Missão Velha, a 504,8 km de Fortaleza.

O maior volume de chuvas aconteceu na macro região do Litoral Norte, onde a Funceme registrou precipitações em 18 municípios. As cidades que mais receberam chuvas foram Granja (29,0 mm), Meruoca (24 mm), Bela Cruz (19.2 mm), Miraima (18.8 mm) e Amontada (18 mm).

A previsão para todo o Estado nas próximas 24h é céu parcialmente nublado a nublado com chuvas em todas as regiões, devido elevada umidade relativa do ar e influência da Zona de Convergência de Umidade sobre o setor Nordeste do Brasil.


Redação O POVO Online

Em Alcântaras, uma chuva terminou a cerca de 30 minutos atrás. Tempo continua frio e nublado.

SINDICAN X EXECUTIVO E LEGISLATIVO DE ALCÂNTARAS CONTINUA

Engana-se quem achou que o poderes executivo e legislativo de Alcântaras, ambos comandados pela mesma sigla partidária de situação, agiriam com normalidade a manutenção e permanência de alguns atuais diretores do Sindicato dos Servidores Públicos (Sindican).

Antecedendo em uma semana a eleição com chapa única, e em sessão extraordinária na última noite do dia 08 de abril, foi votado em caráter de urgência urgentíssima o projeto de lei que entre outras, altera as regras no que se trata de licença remunerada de servidores para o desempenho de mandato classista, assim resumindo, alguns dirigentes que desempenhavam suas funções a serviço do Sindicato, voltaram a ser exclusivos da Prefeitura.

Entre os parlamentares que participaram da votação, o Vereador José Cunha Freire (fora da base do Prefeito) só se deu conta do que tinha (participado) feito depois da sessão extraordinária. Os demais vereadores seguiram as recomendações normais pela condições em que estão, pois tamanha era a IMPORTÂNCIA DO PROJETO. Passada a eleição, ainda não se sabe da reação do Sindicato, mas pelo histórico adotado, provavelmente não se entregará por vencido. 

O Sindicato realizou eleição para um mais um mandato de dirigentes no domingo 14/04 e escolheu como Presidente e vice os Professores Francisco Barbosa e Charlys Menezes respectivamente.


OBS: Sem entrar no mérito da questão; mas projeto em caráter de urgência urgentíssima?

quarta-feira, 17 de abril de 2013

SEGURANÇA PÚBLICA: "CIDADE DE ALCÂNTARAS PERDE COM A SAÍDA DO SARGENTO PM JOHNSON"


Policial Militar combativo e com uma vasta folha de serviço prestado em cidades da Zona Norte, como Jaibaras (Sobral), Varjota, Massapê e ultimamente em Alcântaras, comandando o destacamento policial, o Sargento Johnson (foto) por determinação superior vinda da Capital Fortaleza, está deixando a cidade serrana. É válido lembrar que a transferência do operoso Sargento não partiu do comando do 3° BPM - comando esse que sempre apoiou as decisões do PM.

Em tempo: Nos últimos meses a pedido das famílias alcantarenses o Sargento implantou uma espécie de “toque de recolher” tirando crianças e adolescentes das ruas após às 22hs.

Do blog Sobral de Prima

Leia mais nos links abaixo: 

CONTA DE LUZ: "ANEEL APROVA REAJUSTE DE ATÉ 4,38% PARA COELCE"


Consumidores residenciais, no entanto, terão aumento de 3,44% na sua conta de energia a partir do dia 22.

A partir do próximo dia 22 de abril, os cearenses terão um aumento médio de 3,52% na conta de luz. O índice foi aprovado na tarde de ontem pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Cerca de 3,1 milhões de unidades consumidoras serão afetadas pelo reajuste, localizadas nos 184 municípios do Estado. Para os clientes residenciais (convencionais e baixa renda), os quais representam em torno de 79% da base atendida pela Companhia Energética do Ceará (Coelce), o acréscimo na tarifa será de 3,44%. O índice pleiteado pela concessionária havia sido de 8,1%. 

No entanto, o reajuste tarifário, em 2013, pode chegar a até 4,38%, dependendo da classe consumidora, como é o caso daquela conectada à baixa tensão (abaixo de 2,3 kV), que abrange ainda estabelecimentos comerciais e indústrias de pequeno porte. Já no que se refere aos consumidores de alta tensão (acima de 2,3 kV), onde estão incluídas as grandes indústrias, por exemplo, o acréscimo será bem menor, ficando em 1,47%, segundo o deliberado, ontem, pela Aneel. Os índices aprovados pelo órgão regulador devem incidir na tarifa já reduzida, de acordo com a Revisão Tarifária Extraordinária (RTE) anunciada em 24 de janeiro deste ano, e conforme a Lei 12.873/2013.

No ano passado, as contas de energia elétrica no Estado tiveram redução média de 7,61% na conta de luz.

Matéria completa no Diário do Nordeste

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA: “EX-PREFEITO DE PACUJÁ É CONDENADO PELO MPF/CE”


Francisco das Chagas Alves é acusado de desviar recursos do Fundeb para aplicar em outros fins no município de Pacujá

16/04/2013 O ex-prefeito do município de Pacujá (Região Norte) Francisco das Chagas Alves foi condenado pela Justiça Federal pela prática de improbidade administrativa, com base em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal no Ceará. O procurador da República em Sobral, Ricardo Magalhães de Mendonça, denunciou o ex-gestor após ser observado desvio de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) naquele Município. 

Segundo a ação, o ex-prefeito realizou contratações sem licitações, totalizando um montante de R$ 329.336,88 em recursos empregados irregularmente. As despesas referiam-se a aquisição de combustíveis, alugueis de veículos para transporte de alunos, alimentos, e até serviços de assessoria e consultoria. De acordo com o procurador Ricardo Magalhães de Mendonça, tudo era pago com recursos do Fundeb, que deixaram de ser aplicados devidamente no Município durante todo o ano de 2007. 

O procedimento investigativo foi instaurado em Pacujá a partir de denúncia feita pelos próprios servidores do Município, dando conta da série de irregularidades na gestão dos recursos do Fundeb por parte do ex-prefeito Francisco das Chagas, no ano de 2007. 

Na sentença proferida pelo juiz federal Júlio Rodrigues Coelho Neto, a Justiça condena o ex-gestor à inscrição no Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por improbidade administrativa. 

Assessoria de Comunicação Social MPF/CE


terça-feira, 16 de abril de 2013

ECOA SOBRAL: CURSO “INTRODUÇÃO PRÁTICA À LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA” INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 18/04


No próximo dia 18/04/2013, encerra o prazo das inscrições para o Curso “Introdução Prática à Linguagem Cinematográfica”, dirigido aos entusiastas da sétima arte estreantes e profissionais. 

As inscrições podem ser feitas nos horários de 8h às 12h e das 14h às 18h, na ECOA ou enviando a ficha de inscrição via e-mail (somente válido com resposta do envio pela ECOA). Com carga horária de 40h/a, o Curso é GRATUITO e acontece na ECOA (restaurante do Restaurante Popular), no período de 22 a 27/04 e de 29/04 a 03/05, de 14h às 18h.

O instrutor é o publicitário e cineasta Heraldo Cavalcanti, produtor dos documentários Fractais Sertanejos, premiado no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e em mais de 20 festivais brasileiros e A CASA DAS HORAS, exibido em mais de dez países, premiado no maior festival de curtas-metragens dos EUA, o Palm Springs Shortfest e qualificado ao Oscar 2012.

O programa de estudo contempla técnicas de realização prática na linguagem audiovisual. Os alunos aprenderão a base da linguagem cinematográfica, os diversos tipos de planos e movimento de câmera, noção de plano/contraplano, plano sequência, cena e sequência, além de conceitos de estética do cinema através do exercício prático de câmera e edição.

Maiores informações na ECOA à Travessa Adriano Dias de Carvalho, 135 (atrás do Restaurante Popular) ou pelo telefone 3111 1661.


FUNCEME: APÓS DIAS COM POUCAS CHUVAS, CEARÁ REGISTRA PRECIPITAÇÕES EM 66 MUNICÍPIOS


Após três dias com poucas chuvas, a Fundação Cearense de Metereologia (Funceme) registrou precipitações em 66 municípios do Ceará nas últimas 24 horas. Sertão Central e Inhamuns e Jaguaribana foram as regiões do Estado que mais choveram. 

A cidade com maior intensidade de chuva foi Camocim, Litoral Norte, que teve um índice pluviométrico de 35 mm. Também choveu forte em Jijoca de Jericoacoara (33 mm), Acaraú (28 mm), Bela Cruz (27mm) e Saboeiro (24 mm). 

A previsão da Funceme para as próximas 24 horas é de céu parcialmente nublado com chuva no centro-sul do Estado por causa da influência da Zona de Convergência de Umidade (ZCOU), de um Cavado de Altos Níveis e do transporte de umidade associado ao vento de nordeste. Nas demais regiões há possibilidade de chuvas isoladas.

Redação O POVO Online
Atualizada e corrigida às 14h40min

O CASO DA JOVEM ALCANTARENSE QUE FALECEU DE PARTO NO ÚLTIMO DOMINGO

Foi sepultada ontem no cemitério São José na cidade de Alcântaras, a Sr e ainda Jovem Rita Amaro que morava na localidade de Penha na região do sítio Prata 3 km do centro da cidade.

O caso na cidade causou comoção de populares e principalmente revolta de amigos e familiares em virtude da maneira arcaica como ocorreu. A jovem faleceu de parto, coisa comum no início da década de oitenta para trás em Alcântaras. E o pior, a morte era prevista caso não tomasse medidas especiais e urgentes, e foi o que infelizmente aconteceu.

O Radialista Oliveira Domingos que reside em Alcântaras, além de sua forte identificação com o lugar , e sendo uma das vozes mais conhecidas da região norte do estado, publicou em sua página na rede social Facebook sua indignação, onde desencadeou um debate vergonhoso sobre o caso que mexeu com a região.

Sobre a criança, ela sobreviveu.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

VESTIBULAR DA UVA 2013.2 INICIA INSCRIÇÕES NESTA SEGUNDA-FEIRA (15)

Começa nesta segunda-feira (15) e segue até o dia 03 de maio as inscrições para o processo seletivo 2013.2 da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, no Norte do Ceará. As inscrições serão recebidas exclusivamente via Internet. 

Os candidatos podem acessar o endereço eletrônico http://vestibular.uvanet.br. Será cobrada uma taxa de R$ 100,00, paga através de boleto bancário que deverá ser impresso após o preenchimento da ficha requerimento de inscrição on-line.

O Vestibular destina-se ao preenchimento de 905 vagas nos Cursos de Administração, Biologia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Tecnologia em Construção de Edifícios e Zootecnia.

O presidente da Comissão Executiva do Processo Seletivo (CEPS), professor José Ferreira Portella Netto, chama a atenção dos candidatos de que a inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto bancário. O desconto ou isenção da taxa poderão ser solicitados no período de 15 a 19 de abril, das 08 horas às 11 horas e das 14 horas às 17 horas, na CEPS, no campus Cidão, em Sobral. A solicitação deverá ser feita por meio de requerimento, adquirido no endereço eletrônico http://vestibular.uvanet.br e acompanhado da documentação comprobatória.

O cartão de informação, documento indispensável para o acesso do candidato ao local de realização das provas, também será disponibilizado no endereço eletrônico da UVA, a partir do dia 27 de maio.

As provas do Vestibular 2013.2 da UVA serão aplicadas no domingo, dia 2 de junho, em local a ser indicado no cartão de informação, nos seguintes horários: das 08h às 12h, Prova de Conhecimentos Gerais; das 14h  às 17 h, Conhecimentos Específicos e Prova de Redação. Os candidatos deverão apresentar original do documento oficial de identidade e o cartão de informação.

Resultado

O resultado será divulgado no dia 4 de julho de 2013, às 17h, na sede da CEPS e através do site http://www.uvanet.br. A matrícula dos candidatos classificados será nos dias 15 e 16 de julho, na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), no campus Betânia, nos horários de 08h às 12h e de 14h às 18h.

A divulgação do número de vagas remanescentes será no dia 17 de julho, às 10h, na PROGRAD e no endereço eletrônico da UVA. A chamada dos classificáveis, se restarem vagas, será no dia 18 de julho, para todos os cursos, também na PROGRAD, às 08h. Perderão o direito à vaga os candidatos que chegarem fora do horário determinado.

Para a matrícula serão exigidos os seguintes documentos, acompanhados dos respectivos originais: uma fotocópia da Carteira de Identidade; uma fotocópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio; uma fotocópia do comprovante da obrigação eleitoral; uma fotocópia do Certificado Militar (para homens).

Serviço:

Comissão Executiva do Processo Seletivo – CEPS
Av. Dr. Guarany, 317 – Campus CIDAO, Derby, Sobral-CE
Fone/fax: (88) 3677-4210 – site: www.uvanet.br

Assessoria de Comunicação da UVA

CAGECE DE ALCÂNTARAS ANUNCIA NOVAS MEDIDAS PARA MELHORIA NA QUALIDADE DA ÁGUA

Por meio de um representante no Estúdio da Rádio Bela Vista FM 98.7, a CAGECE, comunicou o restabelecimento mornal no fornecimento de água na cidade de Alcântaras. O comunicado foi feito através do Programa do Locutor Carlos Andrade na manhã desta segunda-feira.

Há vários dias a população está recorrendo aos chafarizes públicos devido ao manutenção de serviços operacionais da Companhia de Água e Esgoto do Ceará. Na oportunidade o representante Sr, Manoelito, também anunciou a colocação de um novo filtro no sistema, que é o estava causando transtornos a população devido a coloração da água. Até amanhã (terça-feira) 16/04, estará tudo normalizado.

A Cegece também informou sobre a situação de outros municípios, em Meruoca, uma nova Estação de Tratamento de Água - ETA, foi construído para atender a população local, e o Sistema de Abastecimento do Açude Várzea da Volta que abastece as cidades de Moraújo e Coreaú, também receberá um novo filtro. 

SINDICATO DOS SERVIDORES DA PREFEITURA DE ALCÂNTARAS REALIZOU ELEIÇÃO: 87% DOS VOTANTES APOIARAM A NOVA DIRETORIA


Foto:  Assembleia Geral do Sindicato dos Servidores Públicos de Alcântaras – SINDICAN. (Arquivo VN)

Mesmo não sendo o voto obrigatório, a chapa 1 recebeu o apoio de 87% dos votantes que compareceram no domingo 14/04 a sede do Sindicato, houve ainda três votos nulos e observou-se um movimento organizado pró voto branco a fim de boicotar a eleição do Sindican, 35 aderiram sem sucesso. O presidente eleito agradeceu via página oficial em rede social.

Concluída a apuração verificou-se o comparecimento de 305 (trezentos e cinco) filiados, sendo que foram apurados 267 (duzentos e sessenta e sete) votos válidos, 03 (três) votos nulos e 35 (trinta e cinco) votos brancos. Sendo declarada vencedora a Chapa 1, única chapa inscrita para o pleito, obtendo esta chapa, 267 (duzentos e sessenta e sete) votos a seu favor.

"Queremos nesta oportunidade agradecer a todos os servidores municipais associados a esta entidade sindical que compareceram e participaram do processo eleitoral de renovação da Diretoria deste sindicato. Na oportunidade a Única chapa inscrita para o Pleito, a chapa 1 obteve 267 votos válidos equivalente a 87% do comparecimento.

Assim, confirma-se um SINDICAN a serviço dos servidores públicos, do serviço publico em Geral e não diferente em benefício da população de Alcântaras. 

Muito Obrigado a Todos! E a Luta Continua!"

FRANCISCO BARBOSA DA SILVA (Presidente Eleito)

As imagens são da última reunião do SINDICAN realizada no final do mês de março.

CINCO PEDIDOS DE PERFURAÇÃO DE POÇOS POR DIA NO CEARÁ EM 2013

De janeiro a março deste ano, 455 comunidades solicitaram à Sohidra perfuração de poços profundos (média de cinco por dia). Em 2012, foram 1.400. Mas falta de estrutura impede atendimento. Por ano, apenas 300 são feitos

O paliativo, estafante acesso à água de dona Diná, 68 (foto), no Guajiru (Caucaia), é realidade sonhada por pelo menos 1.855 comunidades sertanejas do Ceará desde 2012. “Pego o balde, encho no chafariz, boto no carrinho de mão e coloco pra dentro. Uso pra beber, tomar banho, lavar louça, tudo”, resume a aposentada Maria Pereira de Goes, 68, conhecida como Diná.

Afetados pela pior seca dos últimos 20 anos, moradores dessas localidades solicitaram à Superintendência Estadual de Obras Hidráulicas (Sohidra) a perfuração de poços profundos. Gotas de esperança que não brotaram do subsolo para 79% deles, já que o órgão tem capacidade de executar apenas 300 serviços do tipo anualmente.

Segundo o diretor de águas subterrâneas da Sohidra, José de Oliveira Borges Neto, foram 1.400 pedidos feitos em 2012 (média de três por dia) e 455 neste ano, entre janeiro e março (cinco por dia).

A expectativa é de 2013 superar o ano passado em 28% as requisições, se o quadro atual de escassez de precipitações manter-se. O POVO solicitou, mas não teve acesso à lista de comunidades que acionaram a Sohidra. “Só temos seis máquinas. Mas não produzimos mais também por causa do deslocamento. A logística é difícil”, explica Borges.

Matéria completa no O POVO online


domingo, 14 de abril de 2013

ELEIÇÃO DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE ALCÂNTARAS (SINDICAN) ACONTECE HOJE


Hoje 14 de abril, a partir das 8:00hs. acontecerá a eleição do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alcântaras - SINDICAN.

Apenas uma chapa inscrita para concorrer, e deverá eleger como Presidente o atual vice-presidente Professor Francisco Barbosa da Silva (Dir) que é natural do distrito de Ventura. Apesar de ser chapa única, não houve nenhum acordo ou "negociata" como geralmente acontece nas tradicionais eleições de políticas partidárias. Os servidores filiados entenderam que a causa é "da classe" e que no momento não há espaço para outros interesses, por isso, "o consenso foi natural e não forçado e fortalece para a luta no atual momento delicado em que o Sindicato se encontra...", esclareceu um filiado, "mas é claro que se tivesse uma outra chapa na disputa, e o cenário fosse outro, seria bem melhor para nós..."acrescentou outro.

A eleição ocorrerá hoje 14 de abril de 08:00 às 14:00 hs, na sede do próprio Sindicato que fica localizado na Rua Roberto Ximenes s/n, Centro, ao lado da Praça da Igreja Matriz. Não esqueça de levar documento com foto.

DESVIOS DE RECURSOS: 200 INQUÉRITOS INVESTIGAM PREFEITURAS NO CEARÁ


As investigações apuram crimes contra as finanças públicas praticados nos municípios cearenses

Pelo menos 200 inquéritos estão em andamento no Ceará, instaurados pela Polícia Civil, para apurar possíveis desvios de recursos nas prefeituras cearenses, dos quais 83 já foram encaminhados à Justiça. Dentre as investigações, constam infrações penais praticadas por agentes públicos contra as administrações municipais, crimes contra as finanças públicas, irregularidades nas licitações e casos que configuram improbidade administrativa. As informações foram divulgadas pelo delegado adjunto da Delegacia dos Crimes Contra a Administração e Finanças Públicas do Estado, Hugo Alencar Linard.

O delegado Hugo Alencar Linard afirma que as irregularidades mais comuns nas prefeituras ainda são referentes a problemas em licitações.Foto: Kid Júnior.

Matéria completa no Diário do Nordeste

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores