quinta-feira, 26 de agosto de 2010

RIO ACARAÚ ESTÁ POLUÍDO EM SOBRAL


A população que vive à margem do Rio Acaraú, no Município de Sobral, pede que os problemas do local sejam resolvidos

Urbanização das margens do rio, início de estiagem, a diminuição drástica das águas e a formação de bancos de areias, além da presença constante das lavadeiras, aliado ao lançamento de esgotos domésticos, têm sido fatores predominantes para a poluição do Rio Acaraú. As mudanças são visíveis não só para quem faz dele seu meio de sobrevivência, com é o caso dos canoeiros e das lavadeiras, mas também quem frequenta uma das áreas já urbanizadas, a margem esquerda do Rio Acaraú, nas proximidades das históricas Igrejas das Dores e da Matriz, ou para quem passa sobre as pontes Dr. José Euclides ou Othon de Alencar.

Do alto das pontes que cruzam o rio é possível notar o quanto o reservatório perdeu suas características. Há presença de plantas cobrindo o leito do rio, comprometendo seu espelho d´água, considerado principal cartão postal da cidade.

O canoeiro João Anastácio da Silva, 61 anos, lembra que antes era bom ir para o Rio Acaraú nem que fosse só para dar uma olhada nas correntezas. "Há cerca de dez anos, a água era limpinha que dava para ver o fundo do rio. Hoje, o nosso Acaraú está completamente sujo", contou o canoeiro, enquanto preparava a canoa para mais uma viagem. E voltou a reclamar: "O ruim é que ninguém faz nada".

Limpa e cheirosa

Outras pessoas, que também dependem diretamente do rio, são as lavadeiras. Caetana Ripardo de Sousa é uma delas. Ela conta que conheceu o rio quando tinha 11 anos de idade, levada pela mãe que também era lavadeira. Hoje, aos 43 anos, conta que naquele tempo a água do rio era limpa e cheirosa. "Hoje, a gente só lava a roupa de casa. As freguesas, que costumavam lavar no rio, deixaram por causa do fedor que ficava nas roupas", disse Caetana.

De acordo com uma das funcionárias da Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental (Sehabs), que preferiu não se identificar, as reclamações nesse sentido são muitas, mas, até agora, não foi traçado nenhum plano para limpeza do leito do rio. "Todos os pedidos e reclamações que chegam à Secretaria são encaminhados ao secretário e, posteriormente, ao setor de limpeza", disse a funcionária. O secretário adjunto da Sehabs, Carlos Augusto Linhares, contou que o prefeito, Leônidas Cristino, deverá, em breve, autorizar um mutirão de limpeza naquela área da cidade. "Esta é uma ação que depende de uma intervenção da Prefeitura, por isso estamos aguardando um sinal verde do prefeito Leônidas Cristino", disse o secretário Carlos Augusto.

Urbanização

No ano passado, a Prefeitura deu início à obra de urbanização da margem direita. Com 800 metros de extensão, a obra visa priorizar principalmente quem reside no Bairro Dom Expedito, localizado às margens do manancial. De acordo com estimativa da Prefeitura mais de cinco mil pessoas no local serão beneficiadas, além da construção e melhoria de 600 casas, escolas e postos de saúde.

A melhoria da margem direita do Rio Acaraú vai valorizar ainda mais os prédios públicos como a Biblioteca Municipal, o Museu e a Escola de Comunicação e Arte. Os investimentos, em parceria com o Governo do Estado, totalizam o valor em quase R$ 4 milhões.

O projeto que prevê a urbanização da margem direita do Rio Acaraú estava em estudo desde 2005. A obra tem, também, como principal finalidade, a melhoria do ecossistema local.

Segundo informação da Secretaria da Infra-Estrutura de Sobral, a participação, tanto do Governo Estadual quanto do Município, chega a quase 50%. Os principais problemas enfrentados na margem direita são existência de uma rede de esgoto, que desemboca no rio, e a manutenção do trabalho dos canoeiros, que está prevista na reforma.

Ação

"O mutirão de limpeza é uma ação que depende de uma intervenção da Prefeitura"
Carlos Augusto Linhares
Secretário adjunto da Sehabs

"Há cerca de dez anos, a água era limpinha que dava para ver o fundo do rio"
João Anastácio da Silva
Canoeiro

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental
Rua Viriato de Medeiros, 1250, Centro
(88) 3677.1160

Do Jornal Diário do Nordeste, 26 de Agosto de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores