Inauguração Oficial do ED.Domingos Ximenes de Carvalho |
Antônio Marcos e Raimundo Manduca |
Entrega de Comenda ao Padre Edmilson |
Vereadores da Câmara Municipal de Alcântaras 2009-2012 |
Padre Edmilson (bênção da nova casa) |
Vereadora Cleuvilândia |
Asteamento das Bandeiras Nacional, Estadual e Municipal |
Depois de cinquenta e três anos de emancipação política, o Poder Legislativo de Alcântaras está totalmente independente do Poder Executivo municipal.
Histórico da Câmara Municipal
Histórico da Câmara Municipal
O município de Alcântaras, emancipado em 1957 e instalado em 1959, nunca teve uma sede própria do poder legislativo e quase sempre funcionou em prédio anexo a Prefeitura Municipal.
No mandato do ex-vereador e presidente da Câmara José Gomes do Nascimento (Zé Manduca) 1997 a 2000, a Câmara foi transferida para um prédio alugado localizado na Rua Monsenhor José Furtado no bairro Bela Vista, no entanto em 2001 retornou a prefeitura, pois embora alugado, não era legal funcionar em prédio privado, pois segundo a lei orgânica do município a câmara deveria funcionar em um prédio público.
Com o desentendimento do então presidente da Câmara Raimundo Nonato Ximenes Albuquerque e o Prefeito Joaquim Ximenes Carvalho em 2002, a Câmara foi despejada da prefeitura e posteriormente passou a realizar algumas sessões ao ar livres na praça pública João Capristano em frente à Igreja Matriz da cidade. Depois do ocorrido, a justiça determinou a volta da Câmara para seu devido lugar.
Raimundo Nonato que foi presidente da Câmara de 200-2004, deixou o terreno comprado na Avenida Antônio Rocha Freire e em Outubro de 2009, por Antônio Marcos Ximenes, foi dado o início da construção da nova Casa Legislativa de Alcântaras.
Dia de Festa e Homenagens a Políticos e Familiares
No discurso de Inauguração, o presidente da Câmara e Prefeito interino Antônio Marcos, relembrou alguns nomes que passaram pelo Legislativo de Alcântaras. Entre eles, Pedro Caetano Freire o primeiro presidente e Tarcísio Lopes Ximenes o último. O Plenário da Câmara recebeu o nome de um tio de Antônio Marcos, homenagem foi feita a Raimundo Nonato Albuquerque ex-prefeito e pai do ex-vereador Raimundo Nonato Ximenes Albuquerque.
O prédio da Câmara recebeu o nome de Domingos Ximenes de Carvalho, pai do ex-vereador e presidente da Câmara, vice-prefeito e prefeito de Alcântaras Joaquim Ximenes de Carvalho (Quinca Tibúrcio) e também de Antônio Alcântara Carvalho (Antônio Moceiro) ex-vice prefeito. Domingos também é avô dos primos e adversários políticos, os vereadores Joaquim Filho e Antônio Marcos que são filho de Quinca e de Antônio.
Além da população, autoridades e políticos de municípios da região norte também estiveram presentes ao Plenário Raimundo Nonato de Albuquerque, o presidente da Câmara Municipal Forquilha e demais vereadores do lugar, além de políticos de Meruoca e de Coreaú.
Algumas autoridades locais foram homenageadas, entre eles o padre Edmilson Pároco da Cidade, o ex-vice prefeito Antônio Moceiro, a vereadora Toinha Sergino, Benício vice-prefeito eleito, o próprio Antônio Marcos e Raimundo Gomes Sobrinho que foi chamado por Antônio Marcos como o verdadeiro prefeito eleito democraticamente pelo povo. Nesse momento houve uma grande aclamação e euforia por grande parte do povo presente em nome do prefeito. Antes Antônio Marcos esclarecera; Raimundo foi afastado por questões do pleito eleitoral e não por corrupção administrativa.
Toda a inauguração ocorreu tranquila e em tom festivos, todos os vereadores deram suas palavras agradecendo e comemorando o novo espaço. Todos foram convidados para um show da Banda Solteirões do Forró na Praça Senador Virgílio Távora. Afinal a festa é mesmo do Povo!
Três ou dois Ximenes ?
No final Antônio Marcos declarou foram dois Ximenes, um Ximenes construiu a Prefeitura Municipal, se referindo ao Roberto Ximenes de Aragão, e cinquenta anos outro Ximenes construiu a Câmara Municipal, se referindo a ele próprio.
"Na minha opinião, na verdade foram três Ximenes, pois a iniciativa de construir um prédio próprio da Câmara Municipal de Alcântaras foi de Nonato Ximenes quando comprou o terreno , mas não houve tempo para conclusão do projeto"
Escrito por Edilson Angelo
Nenhum comentário:
Postar um comentário