segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CONFIRA NA ÍNTEGRA TUDO O QUE ACONTECEU NA ÚLTIMA SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS



Sessão Municipal de 02 de setembro de 2011
Mais uma vez a Casa do Legislativo Municipal, estava lotada de expectadores, também compareceram todos os Vereadores. Logo após a abertura da sessão pelo Presidente Antônio Marcos e as atividades de praxe da sessão, foi concedida a Tribuna para o Secretário de Saúde de Alcântaras, Dr. Elder Parente (foto abaixo), para prestar esclarecimentos sobre como está a saúde ultimamente e se colocar diante dos Vereadores para esclarecimento de possíveis dúvidas. ( Postagem original extraída do Blog Alcântaras)
Na sua fala, o mesmo pediu desculpas por eventuais falhas, parabenizou seu antecessor, Nascimento, pelo trabalho exercido antes a ele na Secretaria de Saúde. O mesmo prosseguiu sua fala com uma relação de serviços executados em sua gestão, a saber:
- Reforma do prédio da Secretaria de Saúde;
- Estruturação do sistema de informática;
- Aquisição de equipamentos de xerox;
- Aquisição de equipamentos hospitalares (autoclaves e aparelhos de pressão);
- Otimização no serviço Fisioterapia;
- Reestruturação do Hospital;
- Otimização do Sistema dentário;
- Implantação do serviço ginecológico;
- Aquisição de um eletro-cardiólogo e um técnico;
- Aquisição de Medicamentos diários;
- Manutenção de uma criança especial;
- Manutenção e assistência aos PSF’s;
- Projeto de colocar farmácia em todos os PSF’s;
- Parceria com Vigilância Sanitária e Agentes de Edemias;
- Projeto de Reciclagem (Roda na Secretaria);
- Projeto de cobertura do canal, vizinho ao Hospital;
Em parceria com outras Secretarias:
- Projeto de 12 poços profundos;
- Programa Pró-Cidadania.
O mesmo ainda falou de seu compromisso para com o povo de Alcântaras, pois pelo profissional que é, ele não necessita de encargos públicos. Disse ainda que sempre está em seu gabinete no horário da tarde e na sua estadia em Sobral, o mesmo usa da grande parte do tempo em benefício do povo de Alcântaras.
O Presidente então abriu espaço para que os Legisladores fizessem perguntas ao mesmo, tendo 02 minutos para a pergunta e para a resposta:
Vereador Manoel Albuquerque - Com toda sua experiência, o que fazer para a criação do HPP de Alcântaras?
Dr. Elder – Foi iniciado o processo de criação, inclusive com a otimização dos serviços nele prestado, e devendo ser criado a setorialização dos serviços, devendo primeiro funcionar como Hospital.
Vereador Tony do Matias - Como você avalia o serviço prestados pelos Agentes de Saúde?
Dr. Elder - Vamos requalificar os seus serviços e incluí-las no Projeto Roda da Saúde, pois todas são de fundamental importância.
Vereador Zé Maurício – Como está o serviço de distribuição de remédios e os serviços prestados pela Secretaria de Saúde, sobretudo dos serviços na UBS, é de seu conhecimento que faltam materiais até de higiene pessoal na UBS?
Dr. Élder - Chego aqui as 14:00 horas e saio as 17:00 horas, sou médico e não trabalho no Hospital, presto meus serviços em todas os setores da Saúde, reconheço que as vezes podem acontecer falta de material, porém estou sempre atento a estas eventuais faltas. Estou aqui para assitir a saúde e continuarei assistindo.
Vereador Antonio Marcos – Qual o motivo de que a Saúde está com falta de material, sobretudo de limpeza, se documentos comprovam que o dinheiro está entrando devidamente, e porque deslocar a Profissional Kelyane para a UBS?
Dr. Élder – Recebemos a Secretaria de Saúde com a folha de pagamento de maio e junho atrasada, contas de luzes da UBS atrasada e telefones, sem internet. O dinheiro foi usado para cobrir estas despezas. Quanto a previsão ginecológica prestada na UBS, foi necessidade de trazer a Kelyane.
Encerrando sua participação o Dr. Elder, falou que cada projeto tem seus méritos e os projetos herdados da jestão anterior passarão apenas por adaptações e serão dados prosseguimentos aos mesmos.
Então o Presidente abriu os trabalhos do grande expediente, com o uso da Tribuna, que fora, usadas pelos seguintes Legisladores:

Francisco Reges Albuquerque Barros
Agradeceu a Deus pela oportunidade adquirida e pediu pelos seus requerimentos, para que sejam todos aprovados. A Vereadora Cleuvilândia pediu a palavra e o mesmo a concedeu e a mesma lançou nota de pesar, família da Dona Ana Ferreira Aguiar de Vasconcelos (In memorian) e sobre um mau entendido entre o Curso que está acontecendo em Meruoca, com os Gestores Escolares, que com a mudança dos Gestores de Alcântaras, os novos adquirem também este direito de fazerem o mesmo e que a Prefeitura não tem obrigação de estar apoiando financeiramente os Gestores anteriores, porém os mesmos também ainda tem o direito de participar e concluir o mesmo.

Manoel Freire Albuquerque
Se mostrou satisfeito por ter tanta gente no plenário, e falou sobre o assunto de que nas cidades onde aconteceram eleições suplementares, não haverá mais eleição em 2012, fato que não é verídico. Manoel disse que o município de Alcântaras está inadiplente do INSS, perfazendo dívida de mais de 160 mil reais, adquirido nos governos anteriores, onde deverá ser sanado imediatamente para aquisição de verbas para execução de obras e projetos. Os banheiros inacabados em todo o município culminando com o escândalo dos banheiros no estado e que é preciso ver quem é o culpado por isso. O município foi beneficiado com o Pró-cidadania. A Praça Gregório Cunha ja fora iniciada a reforma e pedido de iluminação elétrica das duas Avenidas. O mesmo falou da circulação de um Blog na cidade, que está veiculando assuntos sem créditos, tais como ameaça de morte ao Vereador Zé Maurício. O mesmo apnda falou de uma coluna no Informativo Semanal O SERRANO da ECOS, onde foi veiculado uma matéria intitulada “Quem faz é a Prefeitura e não o Prfeito”, de autoria de Douglas Alcantara, o mesmo se mostrou indignado com a matéria e que era totalmente contra ao assunto relatado.

José Cunha Freire
Lançou Nota de pesar a Família de Dona Ana Ferreira Aguiar de Vasconcelos, falou do desreipeito à população para com o atendimento prestado pela UBS, com a grande falta de material na mesma. Se faz necessário também a convocação do Secretário de Educação, para prestar esclarecimentos, lamentou ainda a troca dos educadores nas escolas. Se é necessário dar oportunidades para criação de empregos, porém é preciso ver as consequências. Falou ainda da lentidão nas reformas das estradas e sem falar ainda no serviço mal execultado. As transferência de funcionários estão se dando por conta de retalhações. Falou ainda que é lamentável a ação tomada pelo Secretário de Educação pedir demissão alegando que não tinha autonomia no seu cargo. O Vereador Tony, Pediu a parte, e foi concedida, ele reforçou as palavras do Vereador José Freire, quanto ao trabalho de recuperação das  estradas. O Vereador José Cunha concluiu suas palavras falando que o mesmo fora abordado pelo Secretario de Obras para prestar esclarecimentos sobre os banheiros do município e o mesmo não seria o ideal para dar tais informações, indicando quem seria ideal para tanto.
José Maurício Carvalho
Quem ouviu o Secretário de Saúde falar, acredita que a melhor Saúde do Brasil é de Alcântaras, porém é lamentável, na UBS ja faltou até guia de referência, é um descaso com usuários de remédios controlados e hipertensos, pois hoje os mesmos estão comprando. falta manutenção nos transportes e que não é necessário está monitorando ninguem, pois a população está vendo o funcionamento. É vergonhoso um Secretário Municipal pedir demissão de seu cargo, como aconteceu com o Secretário de Educação, agradeceu pela atitude de colocar um ônibus novo para os universitários do turno da noite, porém se faz necessário assistência também para os universitários do turno diurno. Já se faz necessário visita ao Ministério Público, para relatar os descasos com os transportes escolares, onde o mesmo assina a denúncia caso seja necessário. Ainda pediu mais atuação do Prefeito, para que as ações acontecidas em sua ausência, não possam lhe ser prejuduciais ao próprio.

Antonio Marcos Ximenes Carvalho
Iniciou usando as palavras de Raimundo Manduca “Boa Noite a esse povo maravilhoso de Alcântaras”, relatou o que está acontecendo em Alcântaras, como o descaso com com os funcionários de Alcântaras. Exemplificando a Dra. Keulyane que fora transferida só por conta de perseguição. A Educação está um caos. Acontecem desvio de funções, e até transferências verbais, sendo que hoje tudo é possível. O Secretário de Educação pediu demissão do município por conta de não poder assumir seu devido cargo. Falta qualidade na merenda escolar, falta material escolar. O município voltou a política do atraso, mas em pleno Século XXI, não se admite mais estas atitudes. Quanto ao INSS, a dívido foi adquirida nesta nova gestão, pois se isso vier a acontecer a entrada do FPM não é liberada, quanto aos banheiros o técnico da FUNASA esteve no município e aprovou as obras. Ainda se orgulha de ter ombridade de entregar a prefeitura em mãos do adversário. A implantação do HPP ja aconteceria em junho ou julho e os planos do Secretário é para apenas daqui a 02 anos. Todos nós atamos atentos e vigilantes para com essa administração de Alcântaras.
Em seguida, para encerrar os trabalhos desta sessão, foram votados os Requerimentos apresentados e todos aprovados por unanimidade:
- Reforma do Colégio do Bom Fim para que seja a sede de um Posto de saude, autoria do vereador Reges;
- Poço profundo no sitio Benedito, autoria do Verador Zé Mauricio;
- Calçamento no Sítio Espirito Santo, autoria do Vereador Zé Maurício;
- Calçamento do trecho do Sítio Benedito Benedito ao Sítio Algodões, de autoria do Vereador Zé Mauricio;
- Encanação do Esgoto em frente a Igreja do Sítio Silva, de autoria da Vereadora Toinha;
- Convocar o Procurador do Município para esclarecimentos na próxima Sessão, de autoria do Veredaor Antonio Marcos.

 Postagem original extraída do Blog Alcântaras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores