sábado, 26 de novembro de 2011

UM POUCO DO QUE ACONTECEU NA ÚLTIMA SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS

Nesta sexta-feira 25/11, não houve sessão na Câmara Municipal de Alcântaras, a última realizada dia 18 houve boa discussão em relação a votação de requerimento e projetos, entre eles, beneficiando as Agentes de Saúde, construção de estradas e por último beneficiando os estudantes universitários, único aprovado sem o consenso de todos os vereadores presentes. Apenas um vereador faltou a sessão: José Maurício, e  houve homenagens ao radialista e vereador José Maria Félix. Vamos relembrar o que foi discutido na Tribuna na última sessão.
A Vereadora Cleuvilândia Menezes do PT iniciou o seu discurso comunicando sobre uma emenda parlamentar do Senador José Pimentel (PT) enviado para o município de Alcântaras, não citou o lavor, mas que oriunda do Ministério do Turismo. Parabenizou os envolvidos na organização da Festa da Padroeira acontecida em outubro e também a Festa dos Professores.

Que está sendo realizado um estudo sobre o Plano de Cargos e Carreira (PCCR) na Secretaria de Educação, que será favorável aos professores, aumentar a diferença de níveis I, II e III. Hoje a diferença do professor leigo para graduado é de apenas 12,5 %.

Agradeceu ao prefeito por atendido um de seus requerimentos, que são duas merendas nas escolas em que possui creche. Falou da harmonia/sintonia na Secretaria de Ação Social, vivenciada durante uma oficina de reciclagem que participou na mesma, e do apoio da Secretaria de Educação aos alunos que participaram da Prova Brasil. Parabenizou toda a equipe de Educação e das escolas envolvida na prova Brasil, na qual ela também participou, atuando como coordenadora desta Prova.

No final, ainda falou sobre o problema que está acontecendo entre prefeitura e o Banco BMG, que segundo ela e alguns funcionários, a prefeitura não teria repassado os valores relativos aos empréstimos aos funcionários, e o banco estaria fazendo as cobranças que segundo foi, ocasionado pela administração passada.
O vereador Manoel Albuquerque – PSB começou suas palavras cobrando e reclamando do 1º secretário da Câmara (Toni do Matias) sobre o cumprimento dos Artigos 46 a 47 do regimento interno da casa, que estaria sendo desrespeitado por ele, uma dessas atribuições seria distribuir aos vereadores a pauta da sessão 4 horas com antecedência da realização da mesma. Segundo ele, o Regimento Interno só está funcionando quando é a favor dos vereadores da oposição. “Lei foi feito para cumprir, e não para ser desrespeitada”, esclareceu.

Pediu um voto de apoio aos seus requerimentos; um abrigo para usuários dos transportes alternativo nas proximidades do povoado de Carmolândia, e a construção de uma estrada ligando as comunidades do povoado de Rosápolis ao distrito de Camilos em Meruoca, e ainda sobre projeto do executivo que estenda de 20 para 30 % a gratificação das Agentes de Saúde.

Explicou que 151 municípios cearenses foram contemplados com recursos a serem investidos na Saúde, ente eles Alcântaras que receberá R$ 500.000. Os projetos ou reivindicações serão discutidos em Audiência Pública. No final cobrou explicações do representante dos universitários, Jardel Gualberto, sobre projeto que beneficia os universitários. Convidou a população para a Festa do Sítio Silva, finalizou agradecendo a todos que estavam lhe ouvindo.
Antônio Vagner de Sousa (Toni do Matias) - PC do B iniciou suas palavras prestando homenagens ao locutor e vereador da cidade de Sobral, recentemente falecido, destacou como sendo uma grande perda para Sobral e região.

Falou sobre o esporte de Alcântaras, no Futebol de salão, desportistas de Alcântaras estariam participando de campeonatos em Meruoca por não haver promoção em Alcântaras, e o pior sem o apoio da Liga de Desportos e da Prefeitura, pediu que a prefeitura olhasse para os jovens que gostam deste esporte e aproveitou a oportunidade pedir a agilidade nas construções das quadras de esportes de Rosápolis, Carmolândia e Silva, para que possam ser realizados novos torneios de futebol de salão em Alcântaras.

Relembrou quando alguns desportistas afirmaram que quando com a nova administração municipal, o município iria realizar dois ou três torneios de futebol ao ano, mas que até agora nada, nenhum.  Ente outras assuntos, Toni do Matias ainda cobrou em nome dos usuários do sistema de saúde que não estão conseguindo realizar a marcação de exames. “foram dois meses e oito viagens, ao posto de saúde e ao hospital para a marcação de um exame de sangue e não conseguiu” esclareceu Tonis sobre a rotina de morador do povoado de Rosápolis”.

Antônio Marcos - PSD: “Quem ouviu as palavras da nobre vereadora (Cleuvilândia) acha que Alcântaras esta tudo como um céu, tudo lindo, mas não é assim não", iniciou Antônio Marcos. Reclamou sobre as obras iniciadas por eles estão todas paradas por incompetência dos assessores do Prefeito.  Segundo o presidente da Câmara, “a jogada é a seguinte; as obras estavam todas licitadas mas o prefeito não quer estas empresas que é outras empresas executando as obras”, com isso o município e as comunidades acabam sendo prejudicada, e algumas comunidades estão deixando de receber calçamentos. Esclareceu.

Segundo ainda, a atual administração estaria deixando de enviar os devidos documentos obrigatórios ao Tribunal de Contas do Município, inclusive os que tratam das diárias do prefeito, e que para a Câmara “está mandando documentação incompleta pensando que a Câmara é bodega”. Sobre os postos de Saúde, recebeu denúncias que estariam faltando material em todos eles, além dos medicamentos básicos como aerosol, e outras. “Estão comprando material permanente ao invés de remédios, deixando a prioridade”.

Sobre o requerimento do Vereador Manoel Albuquerque, classificou como sendo muito bom, mas não para a ocasião, pois ao invés de se construir uma estrada ligando o povoado de Rosápolis ao distrito de Camilos-Meruoca, ligar as comunidades alcantarenses de Venturinha,  Alegre e Bela Vista é muito mais prioridade.

"Querem que Alcântaras seja um feudo da Meruoca. Eu não acredito que o povo de Alcântaras vá deixar Alcântaras voltar para Meruoca. O que estão querendo é isso, tudo é a Meruoca."

“Defensores dos professores, é uma vergonha, secretária, prefeito...ninguém, nenhum vereador que tanto brigava pelo professores compareceu para conversar com os professores.” Segundo Antônio Marcos, na época dele, Alcântaras foi o primeiro município do Estado do Ceará ao pagar o aumento dos professores, pagando fevereiro retroativo a janeiro, pois era um direito deles e não precisou reivindicar. Sobre a festa dos Professores, muito bonita; executaram o projeto do ex-secretário de Educação (Joaquim Silva).

Davi X Golias, assim comparou a relação prefeito e funcionários sobre transferência, humilhação e discriminação no trabalho, o que também classificou como "Bullying."

 Esclareceu sobre  a situação do Fundeb, um simples carimbo e indispensável para a prestação de contas do conselho e que a prefeitura deixou de emitir, que foi cobrado a ele, e agora caíram no mesmo erro, o pior sabendo do erro. Sobre a prefeitura com o Banco BMG, segundo ele foi para audiência para tratar sobre o parcelamento da dívida, fez o acordo, uma grande parte foi depositada antes de deixar o governo, faltou à parte da empresa cobradora. Sobre o Regimento Interno cobrado pelo vereador Manoel, fez a observação, "três mandatos e só agora foi ler o Regimento Interno, eu não estou entendendo, por que só agora?"

No final falou sobre o projeto que beneficia as Agentes de Saúde, e terminou enviando nota de pesar em razão da morte do Radialista e vereador José Maria Félix.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores