sábado, 14 de setembro de 2013

RESERVATÓRIOS NO INTERIOR DO CEARÁ: Reserva hídrica dos açudes registra redução em 15 dias

O Castanhão, que abastece a Bacia Metropolitana, teve a vazão reduzida para evitar desperdícios. Atualmente ele está comportando menos da metade da sua capacidade (47,46%). A vazão reduzida foi de 14 para 12 mil metros cúbicos por segundo. Foto: Ellen Freitas 

Limoeiro do Norte. Apenas um açude com volume superior a 90% da capacidade total e 82 com volume inferior a 30%. Esse é o balanço atualizado dos reservatórios no Ceará. No total, a reserva hídrica do Estado se encontra com apenas 38,4% de sua capacidade. Em matéria publicada pelo Diário do Nordeste, em agosto passado, esse percentual era de 39%.

A situação em algumas das 12 bacias se mostra bastante preocupante como, por exemplo, a dos Sertões de Crateús, onde todos os 10 açudes operam com volume abaixo de 30%. Um dos principais açudes de Crateús, o Barragem do Batalhão, é que comporta o maior volume de água da bacia, registrando 23,18% da sua totalidade.

Uma situação já ruim, mas que se comparada ao açude de Cupim, no município de Independência, se mostra em melhor situação. Neste outro, o volume não chega a 1%.

A Bacia do Acaraú é composta por 13 açudes, sendo que seis estão com suas cotas abaixo de 30%. As situações mais críticas estão nos casos dos açudes Carmina (16,7%) e Farias de Sousa (6,91%), localizados nos municípios de Catunda e Nova Russas, respectivamente. Os açudes Ayres de Souza, em Sobral, e Acarau Mirim, em Massapê, estão em uma situação mais confortável, comportando um volume de água, respectivamente, de 68,57% e 66,96% de suas cotas.

A região do Acaraú também abriga o Perímetro Irrigado do Baixo Acaraú, no trecho final da bacia. A fonte hídrica do perímetro irrigado vem através do Rio Acaraú, perenizado, pelas águas dos Açudes Públicos Paulo Sarasate e Edson Queiroz. Estes, de acordo com o balanço da Cogerh, estão com volume de armazenamento 31,56% e 44,76% da suas capacidades.

A Bacia do Alto Jaguaribe contempla 20 açudes, sendo 13 abaixo de 30%. Apenas os açudes Trussu (67,02%), em Iguatu, Orós (59,49%), em Orós, Valério (55,35%), em Altaneira e Muquém (55,46%), em Carius, estão com volumes acima da média. Os açudes Mamoeiro, em Antonina do Norte e Várzea do Boi, em Tauá, estão com níveis muito baixos, registrando 1,5% e 2,04% cada.

Na bacia do Baixo Jaguaribe, o açude Santo Antônio de Russas, no município de Russas, comporta 15,74% do total do seu volume. Na bacia do Banabuiú, dos 19 açudes,10 estão com volumes reduzidos abaixo de 30%. Os açudes Quixeramobim, localizado no município homônimo, está com volume acima de 80%, uma das melhores condições juntamente com o Açude de Curral Velho (74,98%), em Morada Nova. Os açudes Banabuiú e de Pedra Branca levam água para o Perímetro Irrigado de Morada Nova. Ambos se encontram com 35,88% e 31,88% d2 suas capacidades, respectivamente.

As bacias do Coreaú, curu e Lirotal somam 31 açudes, destes 19 se encontram com níveis abaixo dos 30%. A situação mais crítica dessas bacias está em Curu, onde os dez açudes estão muito abaixo de 30% e os outros dois não foram informados.

A bacia do Médio Jaguaribe, onde abriga o maior reservatório do Estado, o Castanhão, se encontra com uma realidade divergente. Enquanto a vazão do açude supre a necessidades da agricultura irrigada e da Bacia Metropolitana, cidades como Potiretama, no açude que leva o mesmo nome; Figueiredo, em Alto Santo; e Madeiro, em Pereiro, não chegam a 5% de suas capacidades. Já o Castanhão, mesmo comportando menos da metade da sua capacidade (47,46%), está com água para atender sua atual demanda.

A vazão de água estava em 14 mil metros cúbicos por segundo e há 10 dias foi reduzida para 12 mil metros cúbicos por segundo. De acordo com o coordenador geral do complexo do Castanhão, José Ulisses de Souza, a redução de vazão foi um pedido dos integrantes do Comitê das Bacias, diante do grande volume de água que foi constatado durante a medição da lona hídrica sobre a barragem, em Itaiçaba.

"Lá é o último ponto de observação do volume de água e foi solicitado uma redução da vazão para não haver desperdício. Isso em nada compromete a demanda de abastecimento de água que o Castanhão libera", afirma Ulisses.

Controle

Segundo o coordenador, a atual vazão garante que o açude continue abastecendo, caso haja mais dois anos de seca. "É utilizado um volume de água menor do que a cota que é destinada. A água está sendo utilizada de forma disciplinada", afirma.

O Açude Gavião, na Bacia Metropolitana, é responsável por manter o nível ideal para o bombeamento de água para capital, ele atualmente se contra com 93.09% de sua capacidade. O açude recebe água do Castanhão.

O que tem tentado assegurar o abastecimento de água, diante da baixa na reserva hídrica do estado, é a transferência de água entre açudes, instalação de adutoras, e abastecimento por carro pipa, sendo este último a alternativa mais utilizada em situações críticas nas cidades pequenas.

Mais informações
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Rua Adualdo Batista, 1550
Parque Iracema - Fortaleza
Telefone: (85) 3218.7020

Ellen Freitas (Colaboradora). Matéria completa no Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores