sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

(CRENÇAS POPULARES) EXPERIÊNCIAS APONTAM PARA QUADRA CHUVOSA ' PIOR DO QUE 2014'

Chuva em Alcântaras. Imagem arquivo
Apesar de dias inteiros de céu nublado e temperaturas amena, muitos agricultores de Alcântaras temem que a seca se arraste no ano de 2015. 

No município de Alcântaras, norte do Ceará, é comum ocorrer entre o Dia de Santa Luzia e o Natal as chamadas experiências sobre o inverno. No último dia 13 de Dezembro, a experiência das pedras de sal, apontou inverno rápido e semelhante ao de 2014. Já a Lua do Natal. confirmou um ano de poucas chuvas e possivelmente pior que o inverno passado.

 No Estado onde as crenças populares são consideradas como profecias das chuvas em várias regiões do Ceará, pela analogia das informações a crença popular com base nos fenômenos da natureza parecem coincidir com as primeiras previsões da Funceme, que alertou em estudo preliminar  chuvas abaixo da média para a próxima quadra chuvosa com base na intensidade do fenômeno climatológico chamado El Niño neste segundo semestre de 2014. Caso as previsões de confirmem, o Ceará poderá viver cem anos depois da Seca do Quinze, uma das piores seca dos últimos tempos, devido o prologamento da estiagem que vêm desde 2012.

Post. Francisco Freire (Do blog o Serrano e PJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores