terça-feira, 18 de setembro de 2012

UMA IMAGEM TRISTE!

A raposa é um animal bastante perseguido tanto na serra como no sertão, e em questão, em Alcântaras na Serra da Meruoca. O motivo para alguns é a sua esperteza em abocanhar criações de galinhas, mas para esses animais; é apenas a natural sobrevivência. Alguns a matam apenas por maldade, esporte ou ignorância.

"Essa foi fotografada a pouco mais de um mês; e foi a primeira vez que me deparei com um animal desse de perto e tive a oportunidade de observar seus detalhes, embora já morto e com inúmeras perfurações a bala/chumbo pelo seu corpo, especialmente nas patas."

Reino Animalia,
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Canidae

Raposas são animais pertencentes à Família Canidae, assim como os cães, lobos, chacais, coiotes e mabecos. Todos esses animais, geralmente de médio porte, podem viver tanto solitários quanto em grupos, sendo este geralmente um hábito daqueles de tamanho maior.

Os canídeos, considerados os mais antigos carnívoros do planeta, possuem cauda comprida, garras não retráteis, pernas longas, e audição e olfato bem apurados, o que auxilia na caça. No entanto, em casos de escassez, são capazes de se alimentar de vegetais.

Quanto ao ambiente em que são encontrados, é bastante variável: desde regiões muito frias, como é o caso da raposa-do-ártico (Alopex lagopus), a desertos.

Existem 23 espécies de raposas no mundo, distribuídas nos Gêneros Alopex (1), Cerdocyon (1), Dusicyon (1), Otocyon (1), Pseudalopex (6), Urocyon (2) e Vulpes (11).

Destas, somente três são encontradas no Brasil:

- Cerdocyon thous, popularmente conhecida como graxaim-do-mato:
- Pseudalopex gymnocercus, popularmente conhecida como graxaim-do-campo:
- Pseudalopex vetulus, popularmente conhecida como raposa-do-campo:

OBS: Se alguem tiver um conhecimento mais aprofundado sobre qual especie habita nossa região de Alcântaras, extinção ou não, favor enviar comentário ou link, sobre essa especie da foto.

AQUI uma sugestão de pesquisa

Um comentário:

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores