quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

ESTUDANTE DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ EM SOBRAL DESENVOLVE APLICATIVO VOLTADO PARA A COLETA SELETIVA

A ideia é conectar moradores de uma cidade a catadores de materiais recicláveis.

Um aplicativo voltado para a coleta seletiva, conectando a população a catadores de materiais recicláveis, está sendo criado por um grupo de estudantes dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), de Pernambuco (IFPE) e do Amazonas (IFAM).

O estudante Delano Lopes da Silva, do curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental do campus de Sobral do IFCE, faz parte da equipe que está desenvolvendo o projeto. Ele explica que a ideia de criar o aplicativo CataCata surgiu durante o curso de extensão Novos Negócios em TIC, ofertado pelo campus de Fortaleza do IFCE, de forma online, a discentes dos Institutos Federais (IFs). O objetivo do curso, encerrado agora em dezembro, foi formar os alunos para o desenvolvimento de negócios baseados em aplicativos iOS ou Android, aproximando os projetos desenvolvidos a potenciais investidores e às comunidades locais.

No início do curso, Delano formou uma equipe de trabalho com outros quatro estudantes: Ezequiel da Silva (IFPE), João Paulo Rodrigues (IFCE), Josiane Bertoldo (IFAM) e Naliane Andrade (IFCE). "Lancei a ideia de criarmos algo sobre sustentabilidade e o campo de coleta seletiva foi escolhido", conta. Delano teve proximidade com o tema quando participou, entre maio e agosto de 2021, da equipe de execução de um projeto de extensão do campus de Sobral do IFCE intitulado "Educat - Ensinando e aprendendo com os catadores de materiais recicláveis: uma experiência no início da operação da Central Municipal de Reciclagem em Sobral-CE". "Pude conhecer um pouco mais sobre a realidade do trabalho executado pelos catadores", diz.

O aluno explica que o aplicativo CataCata está na fase de prototipação, sendo criado o seu mvp - uma versão simplificada do aplicativo, que inclui somente os recursos mais essenciais. "O CataCata é um aplicativo com vistas à sustentabilidade e à responsabilidade socioambiental, na área de coleta de resíduos sólidos recicláveis, sendo uma plataforma que conecta os catadores e os moradores, bem como uma associação ou empresa de reciclagem. Uma das premissas do aplicativo é facilitar para o morador o descarte do material reciclável de maneira rápida e objetiva. Para o catador, traz a certeza da geração de renda e da coleta pontual de modo que ele não fique percorrendo ruas e bairros na busca de algo que ele não tem a certeza de onde encontrar", detalha Delano.

A ideia é que o catador estabeleça metas através do aplicativo, de modo que possa otimizar seu tempo de trabalho na coleta e consiga, consequentemente, uma melhoria na qualidade de vida. Fazem parte ainda das premissas do aplicativo a redução dos lixos nas ruas, a fomentação da coleta seletiva na comunidade, a difusão da educação ambiental como ferramenta para a conscientização de preservação do meio ambiente e a valorização e o reconhecimento da atividade de catador de materiais recicláveis.

Eventos

Delano e os outros integrantes da equipe têm participado de eventos para agregar valor ao projeto e para adquirir conhecimentos em áreas importantes, como inovação, empreendedorismo e negócios. Entre os eventos, estão o Campus Party, maior festival de tecnologia, empreendedorismo, ciência e disruptividade do mundo, realizado em São Paulo, no mês de novembro; a 2ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília, promovida pelo Ministério da Educação, também em novembro; o 1º Inova Week, em Sobral, em outubro; a 6ª edição da Feira do Conhecimento, em Fortaleza, em novembro; e a IV Maratona de Negócios, realizada pelo campus de Sobral do IFCE, em novembro. "Tenho levado o CataCata ao conhecimento das pessoas e, ao mesmo tempo, realizado networks, buscando parcerias e troca de experiências que engrandecem nosso projeto".

Na IV Maratona de Negócios, o projeto recebeu menção honrosa e receberá, no ano de 2023, mentoria e consultoria de especialistas. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo email  appcatacata@gmail.com.

Coordenadoria de Comunicação Social do IFCE de Sobral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores