sexta-feira, 3 de junho de 2022

LEÔNIDAS CRISTINO DEFENDE A CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SOBRAL

O Deputado Federal Leônidas Cristino fez discurso no Plenário da Câmara Federal para  anunciar que deu entrada do Projeto de Lei 1344/2022 que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal de Sobral (UFS). Na oportunidade, o parlamentar solicitou o apoio dos colegas deputadas e deputados para aprovação do PL.

Segue abaixo o discurso de Leônidas:

“Essa semana eu dei entrada no Projeto de Lei Nº 1344/2022, que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal de Sobral (UFS), na minha querida cidade de Sobral, no estado do Ceará.

Esse projeto representa um anseio antigo da Região e incorpora uma forte legitimidade marcada por seguidas demonstrações de apoio da população em geral e pela comunidade acadêmica.

Nossa proposta representa uma evolução histórica no processo de ampliação e consolidação da interiorização do ensino superior.

Há 16 anos era criado o Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) na cidade de Sobral. Uma obra fruto de muito esforço e de uma grande mobilização da sociedade. Nessa época eu era prefeito do município.

Em 2006 o Campus da UFC foi instalado em Sobral com o curso de Medicina e mais cinco novos cursos conquistados naquele ano: Odontologia, Psicologia, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação e Ciências Econômicas. Quatro anos depois, em 2010, foram acrescidos os cursos de Finanças e Música.

A conquista de uma universidade federal pública e gratuita, com a história e credibilidade da UFC, premiou as sociedades sobralense e de uma vasta região do Estado. Um empreendimento que se somou à trajetória de um município que nos últimos 25 anos, investe prioritariamente na melhoria da educação e é líder nos indicadores de qualidade do setor no País.

Hoje, são nítidos os benefícios transformadores decorrentes da atuação da UFC de Sobral. Mas o ideal tem de avançar. Há uma demanda intensa e crescente por mais vagas e novos cursos que apontam para a necessidade de se fundar uma nova etapa na evolução bem-sucedida do ensino superior público federal no município.

A criação da Universidade Federal de Sobral, a partir do desmembramento da UFC, representa esse progresso.

É unanimidade entre os estudiosos que a universidade, com seu papel plural e diverso exerce função estratégica essencial no processo de desenvolvimento sustentado. A compreensão plena dessa premissa estimula a ideia de criação da Universidade Federal de Sobral.

Por essas razões, pela importância que a proposta representa para uma extensa região e uma grande população do estado do Ceará, eu solicito o apoio dos colegas deputadas e deputados para aprovação do PL Nº 1344/2022, que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal de Sobral (UFS).”

Sobral em Revista

Um comentário:

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores