sábado, 31 de outubro de 2009

ALCÂNTARAS “UNIVERSITÁRIOS TEM TRANSPORTE ESCOLAR INTERROMPIDO”


A falta de uma política assistencialista ao transporte de estudantes do curso superior no Brasil, gera um problema aos estudantes universitários de Alcântaras, que a mais de uma semana estão sem poder ir à faculdade.

Como os transportes escolares para os estudantes do ensino fundamental ficam por conta das prefeituras, e dos estudantes do ensino médio em parte fica por conta das unidades da federação (os Estados), os estudantes de cursos superiores ficam por conta da sorte ou da boa vontade de alguns administradores.

Em Alcântaras um ônibus escolar adquirido através do Governo do Estado, modelo igual ao da foto, deveria está transportando integralmente somente os estudantes do ensino publico de Alcântaras, no entanto, segundo uma denuncia, também estava sendo usado no transporte de dezenas de estudantes universitários no turno manhã e noite, e que precisam se deslocar diariamente para a Universidade Estadual Vale do Acaraú e para outros cursos de graduação em faculdades de Sobral.

A denuncia feita ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) prejudicou os que necessitavam do ônibus. O fato ocasionou no problema, em que mais de uma semana muitos alunos de Alcântaras estão perdendo aula em Sobral. Os que podem pagar passagens estão pagando, enquanto outros estão se arrumando de outra maneira, alguns de moto, carona ou ficando em Sobral.

A maioria dos alunos denunciam que não tem como arcar com as despesas, que além do transporte ainda possui despesas com lanches e apostilas, ficando assim a maioria dos alunos com os estudos paralisados.

É comum ver esses ônibus de prefeituras estacionados aos arredores e nas dependências da UVA, no entanto a denuncia que segundo os comentários de alguns alunos, seria para prejudicar a prefeitura ou o prefeito, acabou pegando de cheio foram os alunos.

Enquanto a prefeitura trabalha para solucionar o problema, a maioria dos alunos aguardam a solução perdendo aulas.
.
Foto: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores