terça-feira, 8 de dezembro de 2009

CIDADE DE ALCÂNTARAS TEM PERÍMETRO URBANO AMPLIADO


Com abertura de novas ruas e avenidas, a cidade de Alcântaras terá seu perímetro urbano ampliado. A área abrande praticamente todas as regiões da cidade, Centro, Bela Vista, Santo Antônio, Caldeirão e Junco.

Como as terras ao redor do perímetro urbano sempre estiveram nas mãos de poucos donos, esses nem sempre tinham o interesse de se dispor das terras, a cidade teve que crescer principalmente em uma faixa de terra no sentido norte sul, partindo do centro em direção ao sítio Santana, ou do centro ao sítio Espírito Santo, cresceu praticamente ocupando as terras dos primeiros moradores e também nas terras pertencentes à igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Em 1992, com a construção da Avenida Antônio Rocha Freire, uma grande via partindo do mercado público em direção a comunidade do sítio Prata, iniciou-se a expansão do crescimento da cidade em rumo diferente do início de sua formação, no entanto de maneira tímida, pois lhe faltava à infra-estrutura, como água, luz, esgoto e etc.

Hoje, além da Avenida Antônio Rocha Freire e da recém construída Virgílio Távora, um enorme loteamento particular deverá mudar radicalmente a planta da cidade. Todos os bairros sofrerão mudanças. No parte oeste da cidade, algumas ruas terão mais de 1 km de extensão no sentido norte sul.
Ocupação poderá ser lenta

As terras a espera de ocupação deverá aumentar a área a disposição para a habitação em cerca de 100 % ou mais, isso sem contar com os já existentes. No entanto com essa grande demanda, há alguns detalhes a observar, o primeiro deles é o alto valor das prestações oferecidas pelos lotes, poucos são os podem se comprometer a comprar um pagando-a com prestações tão longas e fora da realidade dos moradores do município.

Outra observação, é caso a cidade cresça realmente nas proporções que lhes estão sendo oferecidas, há logo a necessidade em se pensar na infra-estrutura futura, sendo uma das principais a água, afinal o reservatório responsável pelo o abastecimento da cidade, o açude pinga foi construído para abastecer a população da cidade há quase duas 20 anos atrás, e não como ela se encontra hoje, e muito menos da nova transformação em que a cidade está passando. De lá pra cá, alem do crescimento da cidade, outras comunidades rurais próximas à cidade já fazem parte do sistema de abastecimento de água, como é o caso do Espírito Santo, e ainda em construção o sitema de abastecimento da comunidade sitio Prata e comunidades próximas.

Na foto do meio, o loteamento no bairro do junco, no outro lado do riacho Espírito Santo, ficará ligado diretamente por vias com o Caldeirão e ao bairro Bela Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores