terça-feira, 6 de dezembro de 2011

MARCO HISTÓRICO EM ALCÂNTARAS DEIXADO POR FREI INOCÊNCIO

Antes que ele não desapareça por completo, é preciso que a população de Alcântaras tenham conhecimento que este cruzeiro é marco de um grande acontecimento, a virada de carro na velha ladeira do sítio Bom Jesus. Esse desastre causou a morte de 04 ilustres filhos de Alcântaras e um visitante da cidade de Sobral. A antiga cruz também marca a passagem de um movimento religioso pela cidade.

O caminhão era de propriedade do Sr.Gregório e dirigido por seu Filho Raimundão, o carro com 41 passageiros ceifou a vida dos Srs. Chico Raulino, Chico Teté e o Sr. Pintinho, horas depois morre na Santa Casa de Sobral uma criança sobralense que andava em companhia do pai, e após ter sua perna amputada, tempos depois morre Joaquim filho do Sr Vicente Quincas, que também havia ficado tetraplégico em decorrência do mesmo acidente.
Um mês depois aquela fatalidade, havia em Alcântaras as Santas Missões comandadas por Frei Inocêncio, um homem carismático que conquistou homens, mulheres, crianças e adolescentes, e para marcar as Santas Missões foi fincado neste lugar o velho cruzeiro no dia 18 de maio de 1966. Como a cidade estava ainda em grave clamor, monsenhor Furtado ordenou que fosse colocada ali de frente a velha estrada para lembrar os dois episódios. Dizem que foi o maior reboliço católico acontecido em épocas passadas.

Por Eneudo Alcântara
Como a moda em Alcântaras é desmanchar o que for taxado por alguns como feio, velho, esse aí nem se fala, já durou foi muito. Se realmente houver a abertura da extensão de uma rua que vai passar realmente por ele, como mostra a o marco da estaca pintada na foto acima, aí será mais símbolo do antiga Alcântaras que estará sumindo.

E por enquanto resistir ao tempo ou a vontade dos homens, ele continua sendo um local de preces e promessas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores