terça-feira, 23 de agosto de 2011

MORADOR CAPTURA ONÇA EM BITUPITÁ

Do tipo Suçuarana, uma onça foi capturada em Bitupitá, distrito de Barroquinha. Depois de 8 horas laçada, fugiu

Sobral. Uma onça Suçuarana apareceu no quintal de uma casa no Distrito de Bitupitá, localizado no Município de Barroquinha, no Litoral Oeste do Estado. Um homem, que prefere não se identificar, laçou o animal e notificou os órgãos competentes, mas, depois de uma manhã inteira de espera, o animal conseguiu se soltar e fugiu.

De acordo com a população, a onça aparentava estar ferida e foi laçada com uma corda de nylon por volta das 6h30 do domingo, tendo fugido às 14 horas. A única equipe que chegou ao local foi a Polícia Militar Ambiental que estava em Jericoacoara. No entanto, não estava munida de material para sedar ou prender o animal. Os policiais da CPMA aguardavam os Bombeiros com equipamentos necessários, mas a demora foi suficiente para que o animal conseguisse se soltar e fugir para uma mata próxima.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) não tem equipe de plantão nos fins de semana e, até a manhã desta segunda-feira, não havia recebido nenhuma informação sobre a onça Suçuarana do Distrito de Bitubipá.

Outro caso

Em maio de 2010, uma onça da mesma espécie foi capturada na localidade de Sítio Algodões, zona rural do Município de Alcântaras, na Zona Norte. O animal, assim como todos os demais apreendidos pelo Ibama, foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, em Fortaleza, onde passou por uma quarentena. Saiba mais sobre este caso CLICANDO AQUI

Com o estado de saúde avaliado, os animais que chegam ao Ibama são soltos em áreas monitoradas pelo órgão. "O animal é avaliado por biólogos e veterinários e caso esteja em bom estado de saúde ele é libertado em áreas adequadas depois de 40 dias", explica o chefe substituto do Escritório Regional de Sobral do Ibama, Anastácio de Queiroz.

Mais encontrados
Ainda segundo Queiroz, os animais mais encontrados e apreendido na região é a jiboia e outras serpentes. "Temos espaço aqui mesmo na zona norte onde soltamos esses animais", finaliza o chefe substituto.

A onça Suçuarana, ou onça parda como também é conhecida, é o segundo maior felídeo neotropical, menor apenas que a onça-pintada. Chega a atingir 1,08 metros de comprimento e a pesar até 80 quilos. Seu período de vida é de 20 anos em cativeiro. Entre os felinos, é um dos melhores saltadores, podendo saltar para o chão, de alturas de até 15 metros.

Reportagem Diário do Nordeste (Tadeu Nogueira)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores