quinta-feira, 25 de agosto de 2011

UVA REALIZA OUTORGA DE GRAU A CONCLUDENTES EM SEGUNDA LICENCIATURA


A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) será a primeira instituição de ensino superior no país a formar turmas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), que cursaram segunda licenciatura.

A solenidade de Outorga de Grau aos 100 concludentes dos Cursos de Ciências Sociais, Educação Física, Geografia, História e Matemática será presidida pelo Reitor da UVA, professor Antonio Colaço Martins, nesta sexta-feira (26), às 19h, no campus da Betânia.

De acordo com a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), responsável pelo Programa na UVA, a Universidade tem o maior número de alunos e de turmas no Estado do Ceará: são 447 estudantes matriculados em 17 turmas de 8 cursos de graduação. “A UVA tem um papel social importantíssimo na formação de professores, está na essência da Universidade a responsabilidade de formar profissionais competentes para a Educação Básica. A formação da primeira turma do Programa no Brasil é um reconhecimento federal, do papel que a Universidade vem desempenhando”, disse a Pró-reitora de Graduação da UVA, professora Ludmila Apoliano.

Em 2012.1 será ampliado de 60 para 660 o número de vagas para os cursos do PARFOR/UVA, que também serão ofertados em outros municípios da região Norte do Estado, além de Sobral. O PARFOR também estará presente nos municípios de Acaraú, Canindé, Forquilha, Granja, Marco e Tianguá. “Será facilitado o acesso para novos alunos, e a perspectiva é de que mais profissionais possam participar do Programa”, informa a professora Ludmila, ao reforçar a importância da parceria entre a Universidade, a Secretaria de Educação  do Estado do Ceará e as prefeituras, para a expansão do PARFOR e a qualificação de professores.    

Os concludentes da primeira turma de formandos em Segunda Licenciatura do PARFOR são professores dos municípios de Acaraú, Alcântaras, Bela Cruz, Canindé, Forquilha, Fortaleza, Graça, Granja, Itapajé, Marco, Martinópole, Massapê, Meruoca, Mucambo, Pacujá, Santana do Acaraú, Santa Quitéria, Sobral, Tianguá, Uruoca e Viçosa do Ceará. 

PARFOR
O PARFOR foi instituído pela Portaria Normativa Nº 9, de 30 de junho de 2009, do Ministério da Educação (MEC). O Plano, implantado pela Secretaria Nacional de Educação Básica, é gerido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com as secretarias de educação dos estados e dos municípios e as instituições públicas de ensino superior. O objetivo é melhorar a formação dos docentes em exercício na rede pública, o que influencia na qualidade do ensino que as crianças e os jovens recebem nas escolas.

O Plano tem como meta formar, no período de 2009 a 2011, 330 mil professores que hoje exercem a profissão sem licenciatura. Do total de vagas, 52% são em cursos presenciais e 48% em cursos a distância.

O Plano oferece cursos de graduação para educadores em exercício no magistério público que estão em uma das três situações: professor que ainda não tem curso superior (primeira licenciatura); professor com graduação, mas que leciona em área diferente daquela em que se formou (segunda licenciatura); e bacharel sem licenciatura que precisa de estudos complementares que o habilitem ao exercício do magistério.

Assessoria de Imprensa da Secitece
Simplícia Viana ( plicia@sct.ce.gov.br | 85 3101 6466)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores