terça-feira, 27 de dezembro de 2011

SIAMESES DO PARÁ ESTÃO EM SITUAÇÃO ESTÁVEL

A princípio anunciadas como bebê de duas cabeças, as crianças têm cérebros diferentes e duas colunas. Mas dividem os outros órgãos. Não há previsão de alta, tampouco previsão do que ocorrerá com os bebês

A Santa Casa de Misericórdia de Belém informou ontem ser estável a situação das crianças siamesas, a princípio divulgadas como bebê de duas cabeças, que nasceram no dia 19 passado em Anajás, na ilha de Marajó, Norte do Estado. O boletim médico revela que os recém-nascidos, os quais receberam os nomes de Jesus e Emanoel, recebem alimentação por intermédio de uma sonda e apresentam melhora do desconforto respiratório.

Jesus respira normalmente, mas Emanoel ainda necessita da máscara de oxigênio. Não há previsão de alta. Os médicos descartam a possibilidade de cirurgia.

Segundo a diretora assistencial da Santa Casa, Neila Dahas, os bebês seriam gêmeos idênticos, mas as duas partes acabaram nascendo coladas, por causa do atraso na divisão celular, que só aconteceu após o 13º dia de fecundação, ocasionando a anomalia. “É importante entender que são duas crianças e não uma criança com duas cabeças

Elas já foram submetidas a uma bateria de exames, que constatou que ambas têm cérebros distintos e duas colunas, mas dividem os outros órgãos”, declarou a médica.

A mãe das crianças, Maria de Nazaré, de 23 anos, tem recebido a visita de parentes e de pessoas desconhecidas que se interessaram pelo caso dos bebês.

Ultrassonografia

Ela, que tem outros três filhos, mora na localidade conhecida por Timbó. Embora tivesse realizado o pré-natal, foi no exame de ultrassonografia, realizado na hora do parto, no Hospital Municipal de Anajás, que ela soube que seria mãe de duas crianças, e não apenas uma, como acreditava.

“Só Deus pode dizer o que vai acontecer daqui pra frente”, disse a jovem. Para Neila Dahas, ainda é impossível saber como será o desenvolvimento desses bebês e nem como a saúde de um afeta a do outro.

“É impossível tomar qualquer decisão com relação a uma cirurgia, tanto por aspectos físicos quanto éticos. No momento estamos nos preocupando em fazer todos os exames e assistir essas crianças”, resumiu a diretora. (das agências de notícias)

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Os siameses que ficaram conhecidos como bebê de duas cabeças seriam gêmeos univitelinos - conhecidos como gêmeos idênticos. Mas o atraso na divisão celular fez com que nascessem colados um ao outro, como se fosse um só corpo com duas cabeças.

Fonte: O POVO Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores