terça-feira, 3 de julho de 2012

A IMPLANTAÇÃO DO SENAI EM SOBRAL – BREVE HISTÓRICO


(Foto: Portal Fiec)
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, foi criado em 22 de janeiro de 1942, pelo então presidente Getúlio Vargas. O SENAI surgiu para atender a uma necessidade premente: a formação de profissionais qualificados para a incipiente indústria de base. Já na ocasião, estava claro que sem educação profissional não haveria desenvolvimento industrial para o País.

Nos primeiros 45 anos de atividade, o SENAI Ceará formou 110.827 profissionais nas diversas áreas sendo todos os cursos gratuitos focados para formação de Mão de Obra especializada para as Indústrias.

O Departamento Regional do SENAI no Ceará, foi criado em 27 de novembro de 1943 pelo primeiro Diretor regional do SENAI o Engenheiro Antônio Urbano de Almeida sendo a primeira unidade do SENAI na 1ª Região Administrativa formada por Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte. A primeira escola no Ceará foi o Centro de Formação Profissional de Fortaleza tendo como seu gerente o senhor Wanderillo de Castro Câmara.

A presença do SENAI em Sobral começou com através do pioneirismo da primeira gestão da Associação Têxtil de Sobral, fundada em 1956. Congregando 702 operárias e operários, a Associação foi idealizada por José Maria Rocha, sobralense atualmente residente em Belám-PA (irmão do empresário Agostinho Rocha), então funcionário da Fábrica de Tecidos Ernesto Deocleciano, com o aval do seu presidente Dr. José Saboya Neto. Deu-se então o primeiro convênio do SENAI em Sobral,  instalando 1 consultório odontológico, escola de alfabetização para adultos e crianças e curso de corte e costura. Tudo funcionava no “clube da Fábrica”, cujo prédio ainda existe e está sob a responsabilidade da Universidade Federal do Ceará. Tal mentalidade social no meio empresarial era digna de nota.

Dando continuidade a esta saga o SENAI instalou a Agencia de Treinamento de Sobral (ATS), em 1992, curiosamente com as mesmas iniciais da Associação Têxtil de Sobral. De lá para cá mais de 4.000 alunos já passaram pela ATS.

A partir da instalação da Grendene em Sobral em 1993, o Gerente de Divisão de Recursos Humanos da empresa, Jaime Bellicanta, solicitou da FIEC apoio para capacitar as pessoas nas áreas de manutenção industrial, uma vez que a fábrica cuidava do treinamento industrial de costura e outras atividades ligadas à produção.
O compromisso de instalar uma escola do SENAI em Sobral foi assumida em 1995, pelo então presidente Jorge Parente e o diretor Fco. das Chagas Magalhães, ainda a frente da instituição. Segundo Magalhães, “a Grendene, vem apresentando grande demanda por formação profissional e colocando-se a disposição para apoiar junto as instancias de decisão visando à implantação da Unidade”.

Desde então a Grendene tem acompanhado de perto a evolução do projeto. Embora tenha levado algum tempo para concretização devido à alterações na localização do equipamento na cidade, a ideia foi levada avante pelo atual presidente da FIEC, Roberto Macedo, que se inaugura neste dia 02 de julho de 2012.

-- 
Herbert Rocha
Relações Públicas da Grendene S/A para Sobral
twitter: aurionarq

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores