quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A IMPORTÂNCIA DO DEBATE PARA O PROCESSO DEMOCRÁTICO DA CIDADE

(Artigo de Douglas Alcântara)

EM ALCÂNTARAS, ELIÉSIO FONTELES JÁ FUGIU DE DOIS!

A eleição é o momento do cidadão exercer sua democracia. Ela força seus eleitores a discutir, ainda que minimamente, os problemas do nossa cidade e as possíveis soluções para resolvê-los. Nesse sentido, o debate público estimula a discussão e os compromissos feitos afetam as posições que esses representantes tomarão em seu mandato.

Tendo clara a importância de se pensar uma melhor Alcântaras, seus problemas e as possíveis soluções, e entendendo o momento eleitoral como importante nesse sentido, o candidato deve aproveitar ao máximo as oportunidades de expor suas idéias a criticas e opiniões. E através do diálogo com os setores da sociedade os candidatos devem definir suas posições e seus argumentos em relação aos diversos temas que incorporam a agenda do poder.

Sei que as Eleições já terminaram, e que o povo já definiu seus representantes, mas quero insistir que o Debate é de extrema importância.Pensando na importância deste momento para a Alcântaras várias entidades da sociedade civil que se pautam pela promoção da cidadania, do respeito à vida, da justiça social e o do desenvolvimento sustentável tentaram organizar um debate com os candidatos a prefeito, nessas Eleições e nas Eleições Suplementares do ano passado. Porém nessas duas oportunidades o atual prefeito se recusou a ir, e nos dois pleitos fora eleito Prefeito de Alcântaras! Isso é uma das provas que a cidade ainda se encontra em um estágio cultural político muito atrasado, onde o povo não se questiona da recusa deste em momentos tão ricos e virtuosos para o processo democrático alcantarense.

Por meio dos debates os candidatos fazem confronto direto, permitindo não só que apresentem as principais propostas e os planos de governo, mas também, que busque discutir as ideias dos adversários. Outra característica dos debates é que através deles os eleitores têm oportunidade de avaliar com mais critério o perfil dos candidatos e sua linha de trabalho para governar o município nos próximos quatro anos.

Que pena que o atual administrador pensou tão baixo na hora de se recusar a discutir os rumos de Alcântaras, que pena que para se recusar teve que inventar um debate fajuto da OAB, que nunca houve, e nem mesmo teve a humildade de falar o verdadeiro motivo de desvalorizar os debates de Alcântaras.

O que resta? Rezar nesses festejos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para que os próximos quatro anos sejam bem administrados, e que o Chefe do Poder Executivo, o cargo público mais elevado da cidade, não deixe ser levado pelos "puxa-sacos" e manipuladores que existem ao seu redor. E que a Câmara Municipal melhore os seus debates quinzenalmente e que, de verdade, fiscalizem e legislem a favor de todo o povo, e não a favor de seu grupinho político. Amém?

Como dizem os jovens da Pastoral da Juventude: AMÉM, AXÉ, AUWERÊ, ALELUIA!

(Portal Jovem)
Equipe envolvida na organização do debate em 2011
Relembre clicando AQUI. Ou AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores