segunda-feira, 22 de outubro de 2012

AUSÊNCIA DOS CAMELORES NA FESTA DA PADROEIRA 2012 CAUSA POLÊMICA


Barracas montadas na Avenida Virgílio Távora outubro em de 2011. (Post: F.F.C.Filho, Portal Jovem).

Alcântaras: Um ano após a publicação de uma matéria sobre o desrespeito com camelores em Alcântaras durante os festejos de Nossa Senhora do Perpetuo do Socorro. A equipe do Portal Jovem voltou ao local para conferir se as palavras ditas por muitos barraqueiros no ano passado se confirmaram.

Em 2011 os camelores  que há algum tempo direciovam-se a Alcântaras no mês de outubro devido os Festejos da Padroeira teriam alegado o desrespeito do Poder Público a qual segundo eles teria atrapalhado as vendas e a motivação dos mesmos na época. Em postagem publicada em 23.10.11 muitos disseram não desejar comparecer aos festejos de 2012 depois dos incidentes registrados e da forma a como foram tratados. Em 2012 apesar do local onde os camelores foram postos encontrar-se limpo, pavimentado e agora iluminado muitos deles ainda não chegaram ao município. 

Somente quatro dias após o inicio dos festejos alguns poucos barraqueiros começaram a chegar a cidade e montar suas barracas, mesmo ainda sendo cedo para se tirar alguma conclusão, o motivo pode estar relacionado o descontentamento destes retornarem a Alcântaras devido as ocorrências do passado.

Para muitos moradores da cidade, a ausência de camelores tem um lado positivo devido a renda produzida nos festejos concentrar-se apenas na cidade, para outros a falta destes configura um detalhes amenos sobretudo para as crianças que adoram passear entre as barracas e ganharam brinquedos durante a Festa. Em mais de 50 anos dos Festejos de Nossa Senhora 2012 parece ser a primeira edição da 'Festa de Outubro' até o momento onde a presença de barraqueiros não despertou interesse dos organizadores, fato confirmado no passado quando um camelô disse: ano que vêm eles vão botar  a gente lá debaixo dos cajueiros perto do curral do açougue...

Embora parte da renda escoe durante as compras nas barracas dos ambulantes, estes também contribuem com a economia do município durante sua estadia na cidade, devido gastos com alimentação, fretes, eletricidade e taxa de alvará de licença expedido pela Prefeitura. 

Como em 2011 os camelores deverão ficar na via direita da Av. Virgílio Távora. Neste ano a Praça do Mercado foi destinada a praça de alimentação e venda de produtos da terra.

Em conversa com camelores no município de Coreaú (Araquém junho 2012), alguns afirmaram não estaria em Alcântaras neste ano, o motivo, os mesmo descritos na matéria do blog Portal Jovem. Até o momento, muitos estão cumprindo a palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores